sábado, 31 de agosto de 2024

El mensaje de la bandera de la paz

El mensaje de la bandera de la paz

Ricardo González

Editora Centro Roerich

Buenos Aires

2022

Tombo: não há 

 

El mensaje de la bandera de la paz, de Ricardo González Corpancho, é um documento de divulgação. Pelo trabalho, o autor peruano divulga a vida e obra de Nikolai Roerich, sua missão e mais detalhadamente a criação da simbologia da bandeira da paz e sua mensagem.

A edição está em espanhol

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Uwa'kürü: dicionário analítico

Uwa’kürü: dicionário analítico

Gerson Rodrigues de Albuquerque e Agenor Sarraf Pacheco

Editora NEPAN

Rio Branco

2016

Tombo: não há (on line) 

 

Uwa’kürü: dicionário analítico, organizado por Gerson Rodrigues de Albuquerque e Agenor Sarraf Pacheco, se intitula um dicionário, entretanto, apresenta-se como a coletânea de ensaios. A obra é um trabalho que visa as carências da região amazônica por repertórios de verbetes específicos e regionais. Lida com o Amazonialismo e, em especial, com o contexto acreano. Seus verbetes são, na verdade, ensaios de diferentes autores que livremente tratam de temas regionais. Um dicionário inusitado, que resulta do “Projeto coletivo, pautado no princípio da liberdade de pensamento e de reflexão, com os verbetes – de inteira responsabilidade de suas autoras e autores – sendo apresentados a partir das escolhas, perspectivas, pontos de vista de quem lhes subscreve. Um projeto, portanto, sem filtros de quaisquer natureza.

A edição aqui referida é o seu quinto volume e está em meio digital.

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Carne para canhão #2

Carne para canhão #2

Chili com carne

Lisboa

2024

Tombo: coleção folheto 

 

 

Carne para canhão #2, de Chili com Carne, é um periódico. O presente trabalho é o segundo volume, editado em junho de 2024, que traz trabalhos e divulgação do coletivo artístico 40 ladrões, um grupo alternativo que abusa da arte numa estética questionável.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Os armênios em Jerusalém

Os Armênios em Jerusalém

Fundação Calouste Gulbenkian

Lisboa

2024

Tombo: folheto 

 

 

Os Armênios em Jerusalém, da Fundação Calouste Gulbenkian, é um folheto. O trabalho divulga a exposição que ocorre de 20 de junho a 22 de setembro de 2024 no Átrio da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Discorre brevemente sobre os dois eixos temáticos da exposição: a) A primeira e mais antiga diáspora armênia e b) Calouste Sarkis Gulbenkian e Jerusalém.

A capa retrata uma peregrina armênia sendo tatuada em Jerusalém como registro tradicional da visita.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Eusebio Sempere

Eusebio Sempere

Juaco Vizuete

Editora MACA

Alicante

2024

Tombo: folheto 

 

Eusebio Sempre, de Juaco Vizuete, é um folheto. O autor, por história em quadrinhos / banda desenhada, traça a vida e obra do escultor e pintor espanhol Eusébio Sempere numa trajetória desde o nascimento em Onil, estudos em Valência e criações em Paris, Madrid, Nova Iorque e Alicante. Tratando inclusive da participação do artista na Bienal de São Paulo. O folheto serve de divulgação e catálogo da exposição no Museu de Arte Contemporânea de Alicante (MACA) 

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Rota Memorial do Convento

Rota Memorial do Convento

Museu Municipal de Loures

Loures

2024

Tombo: folheto 

 

 

Rota Memorial do Convento, uma iniciativa das Câmaras de Loures, Mafra e Lisboa, é um folheto. O trabalho divulga a rota cultural e histórica contida no Memorial do Convento e, portanto, torna-se uma homenagem a José Saramago. A rota proposta cuida de visitar dois pontos em Lisboa (Casa dos Bicos e Terreiro do Paço); outros seis pontos em Loures, incluindo do edifício onde hoje está instalado o Museu Municipal de Loures, conhecido também como Conventinho e, em Mafra, visita outros cinco pontos como por exemplo o emblemático Convento de Mafra, Patrimônio Mundial. O trabalho evidencia a ligação da Literatura com a História, o Turismo e o Desporto.

A edição tem parceira com a Fundação José Saramago.

domingo, 25 de agosto de 2024

Olhar o mar

Olhar o mar

Espaço Museológico de Ribamar

Lourinhã

2024

Tombo: folheto 

 

 

Olhar o mar, do Espaço Museológico de Ribamar, é um folheto. O trabalho apresenta o acervo Espaço Museológico de Ribamar, em Lourinhã, Portugal. A coleção apresentada está intimamente vinculada à região, que tem um caráter piscatório e, portanto, muito ligado a navegação. Sobre a Sala da Orientação no Mar, o trabalho trata do vasto conjunto de equipamentos para comunicação e orientação dos barcos organizada por Estevão Henriques. Sobre a Sala dos Pescadores o folheto refere-se brevemente aos utensílios e às fotografias antigas com os pescadores da terra.

sábado, 24 de agosto de 2024

Le droit de traduire

Le droit de traduire

Salah Basalamah

Editora University of Ottawa Press

Ottawa

2009

Tombo: 706 

 

Le droit de traduire, de Salah Basalamah, é um ensaio. O autor trata de desenvolver sua tese para a globalização do ato de traduzir analisando e questionando consagrados institutos do direito de autor e da tradução. Na primeira parte de seu trabalho, o autor trata do direito do autor e tradução, na segunda parte, discute o direito da tradução e um novo direito ante a história e a filosofia. O trabalho traz ainda um apêndice com a Convenção de Berna de 1974; da Recomendação de Nairobe (1976) e a Carta do tradutor (1994).

A edição está disponível em meio eletrônico no sítio: books. openedition.org/uop/994.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Charting the future of translation history

Charting the future of translation history

Georges L Bastin e Paul Bandia (org.)

Editora University of Ottawa Press

Ottawa

2006

Tombo: Não há (on line) 

 

Charting the future of translation history, organizada por Georges L. Bastin e Paul Bandia, é uma coletânea de ensaios. Os trabalhos apresentados tratam da historiografia da tradução, abordando diversos autores e teorias. Dentre os ensaios que compõem a obra está: Microhistory of translation, de Sérgio Adamo; Blank spaces in the history of translation, de Julio-Cesar Santoyo Mediavilla; Literalness and legal translation: myth and false premises, de Claire Helene Lavigne. O primeiro dos ensaios aqui referidos é material de classe e integra a bibliografia do curso de Historiografia da Tradução, no pós-graduação da Universidade de São Paulo.

A edição eletrônica está disponível no sítio: books.openedition.org/uop/301. Charting the Future of Translation History - Les Presses de l’Université d’Ottawa | University of Ottawa Press (openedition.org)

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

O latinórum na Tóri di Babel

O latinórum na Tóri di Babel

João Pedro Oliveira

Editora Centro Científico e Cultural de Macau e Universidade de Macau

Lisboa

2024

Tombo: 3483 

 

O latinórum na Tóri di Babel: humor e língua na literatura em crioulo de Macau, de João Pedro Oliveira, é um ensaio. O trabalho é resultado de tese acadêmica de doutoramento na Universidade de Lisboa em que se trata do estudo linguístico do dialeto de Macau ou crioulo de Macau, conhecido, também, como patuá. A abordagem ao tema é interessante por tratar do viés humorístico na literatura de Macau, valendo-se, portanto, de textos de José dos Santos Ferreira, o Adé, e do grupo teatral Dóci Papiaçam di Macau, além de corpus colhidos por estudiosos do dialeto. Traz ainda um apêndice com os termos não-portugueses do crioulo de Macau.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

A culpa do homem branco

A culpa do homem branco

João Pedro Marques

Editora Guerra e Paz

Lisboa

2024

Tombo: não há 

 

A culpa do homem branco, de João Pedro Marques, é uma coletânea de crônicas. O trabalho apresenta uma série de crônicas do autor, sendo algumas inéditas e as demais já haviam sido publicadas nos periódicos: Diário de Notícias, O Público e Observador. O trabalho está dividido em 5 partes: A memória do império; Restituições e reparações; Escravatura; Ensino da História; e Ser Woke, além do prefácio e posfácio, que são muito instrutivos. As crônicas lidam, na perspectiva de Portugal, com ativismo woke (que se diz acordado para os males do mundo com a atenção focada nas questões atuais do racismo, do feminismo, dos direitos dos transexuais, da linguagem politicamente correta etc.) que vêm exigindo reparações históricas e na culpabilidade exclusiva do homem branco ocidental.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Jubilé de l'Ordre des Pères mékhitaristes

Jubilé de l’Ordre des Pères mékhitaristes

Bernard Outtier e outros

Editora Sources d’Arménie

Lyon

2017

Tombo: 3477 

 

Jubilé de l’Ordre des Pères mékhitaristes: tricentenaire de la Maison mère, l’Abbaye de Saint-Lazare 1717-2017, de Bernard Outtier e outros, é uma coletânea de artigos. O trabalho apresenta uma série de artigos tratando da Ordem dos padres mekhitaristas no tricentenário de sua sede na Ilha de São Lázaro, em Veneza. A Introdução é de Bernard Outtier e Maxime K. Yevadian. Há um interessante esclarecimento sobre a transliteração/romanização dos termos armênios, de Levon Zekiyan, Bernard Outtier e Maxime K. Yevadin, optando por usar o método simplificado da Biblioteca do Congresso americano, comentando também o método Hübschmann-Meillet. O trabalho está dividido em 4 partes: 1) o padre Mekhitar e sua época; 2) Duas abadias em dois ambientes culturais (trata da ordem em Veneza e em Viena); 3) Duas grandes figuras e 4) sua universalidade. Dentre os artigos é muito interessante conhecer o sistema armênio de cifras musicais, discutido por Haig Utidjian no capítulo 10: Les pères mékhitaristes vénitiens et la musique sacrée arménienne: les grandes figures et leur héritage.

A edição é ilustrada e aparenta um livro de arte em papel couchê. O exemplar é doação da Fundação Calouste Gulbenkian com seleção de itens bibliográficos por Shogher Margossian.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Armenian art

Armenian Art

Sirarpie der Nersessian

Editora Arts et Métiers Graphiques

Paris

1995?

Tombo: 3480 

 

Armenian Art, de Sirarpie der Nersessian, é um livro de arte. O trabalho apresenta a arte armênia em diferentes períodos da história: Ancient Armenia; Christian Armenia; The Armenian kingdoms: the Bagratids and Ardsrunis; The Kingdom of Cilicia; The Great Feudal Families; The Late Period. O trabalho também traz uma conclusão, notas, bibliografia e lista de ilustrações.

A edição é fartamente ilustrada com fotografias coloridas de artefatos em prata e ouro, mosaicos, igrejas, pinturas, iluminuras, baixos relevos, cruzes de pedras (Kratchkars) e detalhes arquitetônicos.

A edição é de 500 exemplares ofertadas à Fundação Calouste Gulbenkian. O exemplar é numerado como 313 dos 500 e foi doado para o Comendador pela Fundação Calouste Gulbenkian com seleção de itens bibliográficos por Shogher Margossian.

domingo, 18 de agosto de 2024

O pensamento de Tobias Barreto

O pensamento de Tobias Barreto

Instituto Pluridisciplinar e de História das Ideias

Editora FCSH – Universidade Nova de Lisboa

Lisboa

1992

Tombo: 3482 

 

O pensamento de Tobias Barreto, do Instituto Pluridisciplinar e de História das Ideias, é uma coletânea de artigos. O trabalho apresenta as comunicações e mesa redonda do Colóquio ocorrido em Lisboa de 4 a 7 de julho de 1990 em torno da vida e obra de Tobias Barreto. O trabalho também revela uma homenagem ao filósofo brasileiro Miguel Reale, eis que sua comunicação aparece na abertura da edição, sendo certo que não foi a de abertura do colóquio e eis também por encerrar a edição com artigo de António Braz Teixeira, Miguel Reale e o Diálogo Filosófico Luso-Brasileiro. Dentre as comunicações do colóquio, – todas proferidas por representantes de institutos e universidades brasileiras – o trabalho apresenta: de Miguel Reale, A cultura no pensamento de Tobias Barreto, de Antônio Paim, A evolução de Tobias Barreto e seu significado para a filosofia brasileira entre outras.

A mesa redonda contou com Francisco da Gama Caeiro, Joaquim Cerqueira Gonçalves, Paulo Alexandre Borges e Pedro Calafate – todos da Universidade de Lisboa.

sábado, 17 de agosto de 2024

L'image

L’image

Krikor Beledian

Editora Classiques Garnier

Paris

2021

Tombo: 3475 

 

L’image, de Krikor Beledian, é um romance. O autor afirma que seu texto é uma récita, um poema em prosa. Para o leitor, o texto exige um grande fôlego. A poesia em prosa, e não em versos, acaba se estendendo por longos parágrafos. Graficamente, os longos parágrafos estão marcados por uso das letras em minúsculas, evidenciando que o parágrafo “poético” não se encerrou a cada parágrafo “real”. A generalidade dos parágrafos termina em vírgulas e o ponto final só surge no 17º parágrafo (é o caso do primeiro). Haja fôlego! Há um grande desfile de personagens com nomes armênios. Ora tratados por diminutivos carinhosos ou abreviações. Por exemplo Setrak é Seto ou Set. À propósito, vários capítulos do romance, inicia-se com um epiteto de Seto. O enredo trata dos armênios de um “gueto” em Beirute, que fazem dali sua terra natal, ao sabor de uma narrativa autobiográfica, que autor, entretanto, nega.

L’Image é a quarta récita de uma série intitulada “Retour de Nuit”, uma obra de peso, escrita em armênio ocidental e que alcançou leitores na Síria, Líbano e França.

Para a leitura dessa obra “de fôlego”, a dica de Flávio Aguiar é, no caso, válida: leia as primeiras páginas em voz alta.

A edição integra a coleção Littérature, Histoire, Politique, constituindo seu volume 43. A referida coleção é dirigida por Catherine Coquio, Lucie Campos e Emmanuel Bouju. A edição está em francês com tradução do armênio ocidental por Sonia Bekmezian.

O exemplar é doação da Fundação Calouste Gulbenkian com seleção de itens bibliográficos por Shogher Margossian.

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

The Gulbenkians in Jerusalem

The Gulbenkians in Jerusalem

Astrig Tchamkerten

Editora Fundação Calouste Gulbenkian

Lisboa

2006

Tombo: 3478 

 

The Gulbenkians in Jerusalem, de Astrig Tchamkerten, é um ensaio. O trabalho apresenta a história dos armênios na Terra Santa, a família Gulbenkian e suas maiores obras de caridade para aquela região (que já conta com dois séculos), assim como a assunção pela Fundação Calouste Gulbenkian para a continuidade dessa ação humanitária. Em especial, a autora trata das ações junto ao Patriarcado de São Tiago (Saint James), a casa publicadora e a Biblioteca de Jerusalém. Traz um capítulo especial sobre o ano de 1948, que é o marco na vida de Jerusalém e dos armênios ali residentes (por muitos séculos) com o surgimento de conflitos sérios, na região, em razão da divisão, pela Organização das Nações Unidas (ONU) do território palestino entre árabes e judeus.

O exemplar é doação da Fundação Calouste Gulbenkian com seleção de itens bibliográficos por Shogher Margossian.

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

A changing philanthropy

A changing philanthropy

Departamento das Comunidades Armênias

Editora Fundação Calouste Gulbenkian

Lisboa

2024

Tombo: 3479 

 

A changing philanthropy, do Departamento das Comunidades Armênias da Fundação Calouste Gulbenkian, é um documento de divulgação. O trabalho tem o desiderato de divulgar os trabalhos do Departamento das Comunidades Armênias (inicialmente designado como Departamento do Oriente Médio) da Fundação Calouste Gulbenkian; seus projetos abrangendo o período de 2014 a 2027, assim como a memória dos feitos de seu fundador em prol da comunidade armênia dispersa pelo Oriente Médio. Fortalecer o pensamento crítico, a cultura e a língua no universo armênio é a prioridade desse departamento, em especial em 4 áreas: a língua armênia ocidental; incentivo a criatividade cultural; pesquisa e engajamento crítico armênio; e bolsa de estudos universitárias.

O exemplar é doação da Fundação Calouste Gulbenkian com seleção de itens bibliográficos por Shogher Margossian.

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Moinhos e azenhas de Loures

Moinhos e azenhas de Loures

Luís Pereira e outros

Editora Câmara Municipal de Loures

Loures

1990?

Tombo: 3481 

 

Monhos e azenhas de Loures, de Luís Pereira e outros, é um ensaio publicado em periódico. Trata-se do periódico Cadernos Estudos Locais, editado na parceria entre a Câmara Municipal de Loures e a Universidade Nova de Lisboa. O volume sob comento é o nº 1 do ano 1. Este volume está dividido em duas partes, sendo a primeira Estudos sobre os Moinhos do Concelho de Loures e a segunda parte, Aplicação à Museologia. A primeira parte trata da tecnologia dos moinhos e azenhas, no geral, e no particular de Loures. Já a segunda parte, aproveita o estudo desses moinhos e azenhas para sua aplicação na museologia e propostas de museolização dos referidos sítios.

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

As minas de Salomão

As minas de Salomão

H. Rider Haggard

Editora Europa América

Mem Martins

2010

Tombo: 3473 

 

As minas de Salomão, de H. Rider Haggard, é um romance. O romance expressa a visão do contexto africano em que o autor viveu parte de sua vida, com enredo tratando de sua viagem a terra dos Caucuanas – povo admirável em costumes, no dialeto aparentado com a língua dos zulus; em habilidade militar e na arte de trabalhar os metais. A tradução é de Eça de Queirós, criando, com sua versão, uma nova obra literária de referência.

A edição é de bolso e conta com uma breve cronologia de vida e obra do autor e, ainda, uma interessantíssima nota introdutória, tratando do tradutor, sua obra em geral e a tradução de Rider Haggard quando arte da escrita de Eça “suplanta em qualidade o próprio original, já que Eça transmitiu ao texto todas as suas possibilidades de artesanato verbal”.

domingo, 11 de agosto de 2024

Rosendo Esteller: caligrafias para los sueños

Rosendo Esteller: caligrafias para los sueños

Antonio Gascó

Editora Castelló Cultural

Castelló

2006

Tombo: 3472 

 

Rosendo Esteller: caligrafias para los sueños, de Antonio Gascó, é um catálogo. O trabalho apresenta uma retrospectiva de 40 anos da obra artística de Rosendo Esteller Navarro, espanhol castellonense, nascido em 1935 em Vila-real, com a reprodução das pinturas a óleo expostas no Auditori/Palácio de Congressos de Castelló de 4 de abril a 25 de junho de 2006.

A edição é ilustrada a cores.

sábado, 10 de agosto de 2024

Citogenética

Citogenética

Centro de Recursos Educacionais Objetivo

Editora Objetivo

São Paulo

1970?

Tombo: 1207a 

 

Citogenética, do Centro de Recursos Educacionais Objetivo, é um livro didático. A obra trata do conteúdo, em nível médio, da biologia, neste volume, especificamente, tratando da citogenética, mitose, meiose e gametogênese, grupos sanguíneos etc.

A edição é uma apostila integrante da Coleção Objetivo Sistema de Métodos de Aprendizagem, correspondendo ao livro 1.

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Biologia animal

Biologia animal

Centro de Recursos Educacionais Objetivo

Editora Objetivo

São Paulo

1970?

Tombo: 1207b 

 

Biologia animal, do Centro de Recursos Educacionais Objetivo, é um livro didático. A obra trata do conteúdo, em nível médio, da biologia, neste volume, especificamente, tratando da biologia animal, estrutura celular, os sistemas: muscular, digestivo, nervoso, hormonal etc.

A edição é uma apostila integrante da Coleção Objetivo Sistema de Métodos de Aprendizagem, correspondendo ao livro 2.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Embriologia, evolução e ecologia

Embriologia, evolução e ecologia

Centro de Recursos Educacionais Objetivo

Editora Objetivo

São Paulo

1970?

Tombo: 1207d 

 

Embriologia, evolução e ecologia, do Centro de Recursos Educacionais Objetivo, é um livro didático. A obra trata do conteúdo, em nível médio, da biologia, neste volume, especificamente, tratando da embriologia, evolução e ecologia, ovos, embriologia do anfioxo, evolução e ecossistemas.

A edição é uma apostila integrante da Coleção Objetivo Sistema de Métodos de Aprendizagem, correspondendo ao livro 4.

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Zoologia

Zoologia

Centro de Recursos Educacionais Objetivo

Editora Objetivo

São Paulo

1970?

Tombo: 1207e 

 

Zoologia, do Centro de Recursos Educacionais Objetivo, é um livro didático. A obra trata do conteúdo, em nível médio, da biologia, neste volume, especificamente, tratando da zoologia e a classificação dos animais.

A edição é uma apostila integrante da Coleção Objetivo Sistema de Métodos de Aprendizagem, correspondendo ao livro 5.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Cinemática

Cinemática

Centro de Recursos Educacionais Objetivo

Editora Objetivo

São Paulo

1970?

Tombo: 1207f 

 

Cinemática, do Centro de Recursos Educacionais Objetivo, é um livro didático. A obra trata do conteúdo, em nível médio, da física, neste volume, especificamente, tratando da cinemática, noções básicas, movimentos e vetoriais.

A edição é uma apostila integrante da Coleção Objetivo Sistema de Métodos de Aprendizagem, correspondendo ao livro 6.

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Termologia

Termologia

Centro de Recursos Educacionais Objetivo

Editora Objetivo

São Paulo

1970?

Tombo: 1207g 

 

Termologia, do Centro de Recursos Educacionais Objetivo, é um livro didático. A obra trata do conteúdo, em nível médio, da física, neste volume, especificamente, tratando da termologia, colorimetria, termometria e mudanças de estado.

A edição é uma apostila integrante da Coleção Objetivo Sistema de Métodos de Aprendizagem, correspondendo ao livro 7.

domingo, 4 de agosto de 2024

Eletrodinâmica

Eletrodinâmica

Centro de Recursos Educacionais Objetivo

Editora Objetivo

São Paulo

1970?

Tombo: 1207h 

 

Eletrodinâmica, do Centro de Recursos Educacionais Objetivo, é um livro didático. A obra trata do conteúdo, em nível médio, da física, neste volume, especificamente, tratando da eletrodinâmica, corrente, tensão e resistores.

A edição é uma apostila integrante da Coleção Objetivo Sistema de Métodos de Aprendizagem, correspondendo ao livro 8.