terça-feira, 31 de agosto de 2021

Estive em Lisboa e lembrei de você


Estive em Lisboa e lembrei de você

Luís Ruffato

Editora Companhia das Letras

São Paulo

2009

Tombo: 2999 

 

Estive em Lisboa e lembrei de você, de Luiz Ruffato, é um dos romances do premiado escritor mineiro. O enredo apresenta o cotidiano de imigrantes brasileiros na Europa, especificamente no cenário da capital portuguesa, sem, entretanto, abordar as grandes questões específicas dessa condição em Portugal, mas sim divagando por várias e diferentes problemáticas do imigrante e sua condição social de choque de culturas. O texto tornou-se argumento para a produção cinematográfica homônima numa produção binacional: portuguesa e brasileira.

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Gigantes: cinco amigos uma história


Gigantes: cinco amigos uma história

Pedro Henrique Neschling

Editora Paralela

São Paulo

2015

Tombo: 2998 

 

Gigantes: cinco amigos uma história, de Pedro Henrique Neschling, é o primeiro romance do jovem ator e roteirista, filho de personalidades brasileiras de destaque: Lucélia Santos e John Neschling. Impulsionado pelos trabalhos realizados na televisão e cinema, o romance de Pedro Neschling alcança destaque, contando a história de cinco amigos no correr de um período abordando a juventude e o consequente amadurecimento dos personagens.

domingo, 29 de agosto de 2021

Neoplasticismo: na pintura e na arquitetura

Neoplasticismo: na pintura e na arquitetura

Piet Mondrian

Editora Cosacnaify

São Paulo

2007

Tombo: 2492 

 

Neoplasticismo: na pintura e na arquitetura, de Piet Mondrian, é um ensaio preparado por um dos gênios mais atuantes da arte moderna que adotou novas linhas de produção e cuida neste trabalho, com bastante propriedade, do neoplasticismo na pintura e na arquitetura. Mondrian pode ser considerado o criador do neoplasticismo que envereda em diferentes formas de arte buscando novas tendências. Assim passou pelo naturalismo, impressionismo, simbolismo, concretismo, chegando à síntese de sua teoria neoplástica, que veio dar novos rumos à arte. Neste trabalho, Mondrian apresenta sua teoria e as características desse movimento artístico, em especial, na pintura e na arquitetura.

sábado, 28 de agosto de 2021

Clóvis Bevilaqua: na intimidade


Clóvis Bevilaqua: na intimidade

Noêmia Paes Barreto Brandão

Editora Editorama

São Paulo

2008

Tombo: 2838 

 

Clóvis Bevilaqua: na intimidade, de Noêmia Paes Barreto Brandão, é um ensaio biográfico sobre um dos maiores juristas brasileiros. No trabalho, que já é segunda edição, a autora escreve a biografia de Clóvis Bevilaqua com base em documentos e depoimentos de pessoas que conviveram com o biografado e, portanto, consegue transcrever a intimidade desta personalidade brasileira tão completa: jurista, legislador, historiador, filósofo, diplomata e um dos responsáveis pela elaboração do Código Civil Brasileiro de 1916.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Breviário do Brasil

Breviário do Brasil

Agustina Bessa-Luís

Editora Tinta da China

Rio de Janeiro

2016

Tombo: 3016 

 

Breviário do Brasil, de Agustina Bessa-Luís, é a coletânea de narrativas das viagens da autora ao Brasil. O estilo particular de sua escrita, aliada a sua intelectualidade e a sua abordagem artística, imprime as características da autora na narrativa de uma viagem de conhecimento. A crítica presente na obra merece análise, eis que foge do jargão alegre brasileiro, trabalhando com o conhecimento de autores brasileiros, que influenciou seus conhecimentos sobre o Brasil, desde a tenra idade.

A edição conta com prefácio de Pedro Mexia, o escritor de destaque da editora Tinta da China – e integra a coleção grandes escritores portugueses.

When the lion feeds


When the lion feeds

Wilbur Smith

Editora Pan

Londres

2009

Tombo: 2823 

 

When the lion feeds, de Wilbur Smith, é o primeiro romance do autor rodesiano que tem trabalhado com as aventuras no universo sul-africano tratando tanto de brancos como negros. Nesse romance de estreia de 1964, o autor apresenta a família Courtney, que é protagonista de várias outras obras suas. No enredo, o autor trabalha, a trama dos irmãos Garrick e Sean, desde os tempos escolares, o acidente no qual Garrick perde uma perna, a guerra entre ingleses e zulus, na qual Sean desaparece, além dos amores envolvidos.

O enredo da obra tornou-se argumento para o cinema e virou filme, tornando o autor a partir de então em escritor de tempo integral.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

O melhor de Agatha Christie

O melhor de Agatha Christie: Assassinato no Expresso do Oriente; O Natal de Poirot; e Cai o pano

Agatha Christie

Editora Nova Fronteira

Rio de Janeiro

2009

Tombo: 2864; 2865 e 2866

 

O melhor de Agatha Christie é uma coleção, apresentada em conjunto numa caixa, com três obras de Agatha Christie: Assassinato no Expresso do Oriente; O Natal de Poirot; e Cai o pano. Nestes três trabalhos a autora apresenta casos resolvidos por seu célebre personagem Hercule Poirot. Há controvérsia em apresentar estas três obras como o melhor de Agatha Christie não só pela excelência de sua vasta obra como também por estas apenas lidar com casos de Poirot, enquanto a autora tem vários outros trabalhos com personagens igualmente conceituados: Anne Beddingfeld e Jane Marple. O mais adequado talvez seria intitular os melhores trabalhos de Agatha Christie com o seu personagem Poirot.

O enredo de Assassinato no Expresso do Oriente envolve a viagem de trem entre Istambul e Paris, na linha férrea conhecida como o Expresso do Oriente. O detetive belga, Hercule Poirot, é instado a desvendar a autoria do crime ocorrido a bordo, em um intricado enigma circunstancial de um assassinato, enquanto o trem se encontra retido no meio de uma nevasca com sérios problemas de circulação. A tradução é de Archibaldo Figueira.

O enredo de O Natal de Poirot lida com um assassinato ocorrido na véspera do Natal, sendo que todos os familiares da vítima são suspeitos e Poirot tenta elucidar o enigma policial buscando pistas incomuns e inimagináveis. A tradução é de Vânia de Almeida Salek.

Já no enredo de Cai o pano, Hercule Poirot corre contra o tempo para investigar, em seu último caso policial, os dossiês de vários suspeitos de “suicídios” e assassinatos. A tradução é de Clarisse Lispector.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Daxiyangguo 14


Daxiyangguo 14

 

Editora Instituto do Oriente

Lisboa

2009

Tombo: 2752 

 

Daxiyangguo – revista portuguesa de estudos asiáticos, do Instituto do Oriente, é o periódico de divulgação dos estudos desse conceituado Instituto. Em seu volume 14, o Instituto do Oriente fez publicar os artigos: China’s African policies: driving forces and features, de He Wenping; Bridge and plataforma: the relations between Macao and Brazil under the presidency of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) de Ip Kuai Peng; Friends and tensions, de Lara Horta; O dilema das classificações regionais: pertencerá Timor-Leste ao sudoeste asiático ou ao pacífico sul, de Nuno Canas Mendes; Xintoísmo no Japão: reflexos culturais, políticos e diplomáticos, de Pedro Raposo Carvalho; A expansão Wahhabismo saudita no continente asiático, de Teresa de Almeida e Silva; e The circulation of western books from Europe to the jesuit mission in China (CA. 1650-CA 1750), de Noël Golvers.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

China in the twenty first century: politics, economy and society


China in the twenty-first century: politics, economy and society

Fumio Itoh (org.)

Editora UN University Press

Tóquio

1997

Tombo: 1659 

 

China in the twenty first century: politics, economy and society, organizado por Fumio Itoh, é uma coletânea de artigos preparados por especialistas patrocinados pela Universidade das Nações Unidas em Tóquio com o propósito de atualizar estudos acerca da República Popular da China com vistas à virada do século e os primeiros anos do século XXI. É interessante observar que seus estudos são feitos a partir de dados existente no final do século XX e as políticas públicas programadas para o século seguinte.

domingo, 22 de agosto de 2021

One country various legal systems


One country various legal systems

Maria do Céu Esteves (org)

Editora Institute of European Studies of Macau

Macau

1999

Tombo: 2152 

 

One country various legal systems, organizado por Maria do Céu Esteves, é uma coletânea de estudos acadêmicos patrocinados pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau, que abordam a questão do princípio chinês One country two systems adotado por Deng XiaoPing na elaboração do estatuto de reunificação de Macau e Hong Kong à China continental. O título da obra One country various legal systems foi adotado com bastante propriedade eis que seus artigos revelam que os sistemas legais adotados são bastante amplos desde o direito civil, ao modo luso-francês, como o sistema da common law anglo-saxão e o sistema jurídico chinês da República Popular da China.

Uma obra rara sobre o tema com trabalhos de especialistas dedicados. 

Um passeio por Malaca antiga


Um passeio por Malaca Antiga

Manuel Pintado

Editora Instituto Cultural de Macau

Macau

1990

Tombo: 2149 

 

Um passeio por Malaca Antiga, de Manuel Pintado, é uma narrativa de viagem com abordagem de relatório acadêmico, tratando da história, geografia, cultura do antigo porto estratégico português no sudoeste da Ásia. O autor explora com propriedade a influência lusitana e de Macau naquelas paragens da atual Malásia e do bairro de Malaca Antiga.

A edição é ilustrada com fotografias produzidas pelo próprio autor.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Revista de estudos orientais 8


Revista de Estudos Orientais 8

 

Editora DLO/FFLCH/USP- Humanitas

São Paulo

2010

Tombo: 2701 

 

Revista de Estudos Orientais 8 é o periódico acadêmico do Departamento de Letras Orientais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Neste seu oitavo volume, estão presentes artigos das áreas de Árabe, Armênio, Chinês, Hebraico e Russo da lavra de professores e egressos do Departamento de Letras Orientais.

Neste volume, destacam os artigos: Escritoras israelenses dialogam com a história, de Nancy Rozenchan; O genocídio armênio e seus reflexos na literatura, de Deize Crespim Pereira; Joaquim Guerra e o debate às margens da tradução de Confúcio: marcas do discurso polêmico, de Chen Tsung Jye e Antônio José Bezerra de Menezes Jr.; O branco sobre o negro e o contexto literário russo através do Russian Booker Prize, de Deize de Oliveira, entre outros.


Revista de Estudos Orientais 7


Revista de Estudos Orientais 7

 

Editora DLO/FFLCH/USP

São Paulo

2009

Tombo: 2588

 

 

Revista de Estudos Orientais 7 é o periódico acadêmico do Departamento de Letras Orientais, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Neste seu sétimo volume, estão presentes artigos das áreas de Árabe, Armênio, Chinês, Hebraico e Russo da lavra de professores e egressos do Departamento de Letras Orientais.

Dentre os artigos, destacam: Aluísio de Azevedo: o Japão, de Luiz Carlos da Silva Dantas; O Brasil redescobrindo a China, de Sérgio Pereira Antunes, A imagem do Brasil na China Imperial, de Chen Tsung Jye e Antônio José Bezarra de Menezes Jr.; A presença do Brasil na Armênia, de Lusiné Yeghiazaryan; As muitas vias do orientalismo, de Mamede Mustafa Jarouche, entre outros.


quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Revista de Estudos Orientais 6


Revista de Estudos Orientais 6

Berta Waldman (coord)

Editora DLO/FFLCH/USP

São Paulo

2008

Tombo: 2463 

 

Revista de Estudos Orientais 6, sob a coordenação de Berta Waldman, é o sexto volume (janeiro 2008) do periódico acadêmico do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Este volume contém artigos de: Mônica Nalbandian Marcarian, Diáspora Armênia no Brasil, Miguel Attie Filho, Indicações a respeito da divisão das ciências em Ibn Sina (Avicena); Paulo Daniel Farah, As cidades, a fauna e a flora do Brasil no testemunho ocular de um viajante árabe; Bruno Barreto Gomide, A “Fórmula de horror à Rússia” na belle époque brasileira; Koichi Mori e Bárbara Inagaki, Os concursos de beleza na comunidade nipo-brasileira e a imagem da mulher Nikkei, entre outros.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Revista de Estudos Orientais 5


Revista de Estudos Orientais 5

Berta Waldman (Coord.)

Editora DLO/FFLCH/USP

São Paulo

2006

Tombo: 2348 

 

Revista de Estudos Orientais 5, sob a coordenação de Berta Waldman, é o quinto volume (abril de 2006) do periódico acadêmico do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Este volume traz artigos de: Francis H Aubert, Indagações acerca dos marcadores culturais na tradução; Mário B. Sproviero, Alguns tópicos e problemas de tradução da língua chinesa; Aurora F. Bernardini, A tradução e Haroldo de Campos; Yun Jung Im, As escritas coreana e japonesa: dois caminhos tradutórios; Mamede M Jarouche, Dois poemas árabes pré-islâmicos; Arlete Cavaliere, Traduzir Gogol: um problema de teoria e prática da tradução criativa; Lusiné Yeghiazaryan, O papel de tradução no desenvolvimento da estrutura da arte literária armênia, entre outros.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

A Armênia


A Armênia

Jean-Pierre Alem

Editora Difusão Europeia

São Paulo

1961

Tombo: T828 

 

A Armênia, de Jean-Pierre Alem, é um ensaio acadêmico, bastante didático, sobre a Armênia, tratando de sua história, aspectos geográficos e culturais. Trata-se de um dos primeiros trabalhos apresentados em língua portuguesa acerca desse país do Cáucaso, que, à época da edição, integrava a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), cujas atualidades acerca de cada uma das repúblicas eram pouco divulgadas.

A edição contou com a tradução de Arakcy Kafejian Martins Rodrigues e integra a coleção Saber Atual.

domingo, 15 de agosto de 2021

História das ideias pedagógicas no Brasil


História das ideias pedagógicas no Brasil

Dermeval Saviani

Editora Autores Associados

Campinas

2007

Tombo: 2410 

 

História das ideias pedagógicas no Brasil, de Dermeval Saviani, é um trabalho ensaístico acerca da história da pedagogia no Brasil, suas doutrinas e métodos aplicados pelas políticas de educação pública. O autor faz uma cronologia e exposição das várias ideias pedagógicas e de seus autores, criando um panorama da área da educação no Brasil. As teorias pedagógicas apresentadas parecem dar base às políticas públicas educacionais adotadas pelos governos do partido dos trabalhadores no Brasil, expressando o alinhamento partidário do autor, em compasso com Moacir Gadotti. Por esta obra, o autor evidencia sua teoria própria da pedagogia histórico-crítica, insistindo no posicionamento do alunado na crítica do que é aprendido, desviando a questão conteudista da pedagogia.

Vamos construir uma casa?


Vamos construir uma casa? Doze lições para a educação dos sentidos

Rubem Alves

Editora Papirus

Campinas

2006

Tombo: 2412 

 

Vamos construir uma casa? Doze lições para a educação dos sentidos, de Rubem Alves, é um manual didático de abordagem pedagógica que trata da educação dos sentidos. O autor, que tem uma escrita e linguagem populista e propriamente atrativa, expõe em doze lições suas diretrizes filosóficas e doutrinárias para a construção da aprendizagem, personalidade e sua educação dos sentidos. Em cada capítulo, cujo título refere-se a um cômodo da casa ou a alguma atividade exercida numa casa, o autor em sua linguagem popular vai colocando suas percepções e convidando o leitor a observá-las, trazendo e fazendo julgamentos de valor e pensamento crítico a respeito do que ali trata.

Um manual de utilidade pedagógica para os propósitos doutrinários de sua filosofia. O autor é um dos fundadores da teologia da libertação.


sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Metodologia do trabalho científico


Metodologia do Trabalho Científico

Antônio Joaquim Severino

Editora Cortez

São Paulo

2007

Tombo: 2420 

 

Metodologia do Trabalho Científico, de Antônio Joaquim Severino, é um manual ensaístico para a produção do trabalho científico. É uma obra de referência para a metodologia da preparação de dissertações de mestrado, teses de doutorado e outros trabalhos científicos como os TCC Trabalhos de Conclusão de Cursos etc.

A obra traz esquematizado todo o procedimento que deve seguir o trabalho científico, como a determinação de objetivos, especificação da metodologia adequada a cada tipo de trabalho, as normas para a composição do trabalho escrito com introdução, desenvolvimento e conclusão, assim como os elementos acessórios como normas para bibliografia, fontes primárias, anexos, apêndices etc. 

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Apontamentos sobre o ITCMD no estado de São Paulo


Apontamentos sobre o ITCMD no Estado de São Paulo

Centro de Estudos e Pesquisa da AASP

Editora AASP

São Paulo

2012

Tombo: 2860 

 

Apontamentos sobre o ITCMD no Estado de São Paulo, do Centro de Estudos e Pesquisa da AASP, é um manual ensaístico em comentário à lei do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação, aplicável ao estado de São Paulo. A obra traz a lei, notas e comentários a respeito de sua aplicação numa abordagem didática aos advogados associados à AASP (Associação dos Advogados de São Paulo).

Comércio exterior: negociação e aspectos legais


Comércio exterior: negociação e aspectos legais

Lígia Maura Costa

Editora Campus

Rio de Janeiro

2005

Tombo: 2413 

 

Comércio exterior: negociação e aspectos legais, de Lígia Maura Costa, é um manual de direito dedicado ao comércio exterior brasileiro que discute as regras e sua aplicação em negociações internacionais. A autora, nesta obra, apresenta sua habilidade de ligar o universo acadêmico do direito à prática rotineiras das negociações de diferentes tipos de contratação, abordando diversos casos e propondo exercícios.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

The legal environment of business


The legal environment of business

Victor D. Lopez

Editora Prentice Hall

Upper Sadle River

1997

Tombo: 1614 

 

The legal environment of business, de Victor D. Lopez, é um ensaio e, também, manual para a análise de relações jurídicos entabulados no universo dos negócios comerciais. A obra traz discussão acerca de negócios específicos e aplicação de cláusulas contratuais mais adequadas. O trabalho tem interesse, em especial, para a construção de contratos sob a égide do direito consuetudinário à semelhança do direito inglês e dos Estados Unidos.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

100 jogos para grupos


100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas escolas e clínicas

Ronaldo Yudi K Yozo

Editora Ágora

São Paulo

1996

Tombo: 2414 

 

100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas, de Ronaldo Yudi K. Yozo, é uma coletânea de jogos, em especial, psicodramáticos para aplicação em treinamentos empresariais, escolares e em outras áreas. A obra, como um manual didático, além da apresentação dos jogos traz regras e metas a serem alcançadas em cada estágio do grupo.

A obra integra a bibliografia complementar da formação de facilitadores dos cursos da gestão de pessoal dos quadros do Banco do Brasil.

domingo, 8 de agosto de 2021

O texto e a construção dos sentidos


O texto e a construção dos sentidos

Ingedore Villaça Koch

Editora Contexto

São Paulo

2007

Tombo: 2416

 

O texto e a construção dos sentidos, de Ingedore Villaça Koch, é um ensaio de linguística textual que se debruça sobre o estudo do discurso na construção do sentido do que se escreve. A autora como professora de linguística e de jornalismo traz, nesta obra, as diretrizes para a criação de texto com o sentido que se deseja.

A obra integra a bibliografia complementar da formação de facilitadores dos cursos da gestão de pessoal dos quadros do Banco do Brasil.

sábado, 7 de agosto de 2021

História das ideias pedagógicas


História das ideias pedagógicas

Moacir Gadotti

Editora Ática

São Paulo

2006

Tombo: 2411 

 

História das ideias pedagógicas, de Moacir Gadotti, é um ensaio que apresenta as teorias de pedagogia e sua história, criação e aplicação. As teorias apresentadas parecem dar base às políticas públicas educacionais adotadas pelos governos do partido dos trabalhadores no Brasil, expressando o alinhamento partidário do autor, em compasso com Dermeval Saviani. Em razão da formação do autor, a filosofia da pedagogia é a diretriz deste trabalho. A obra tem interesse por apresentar as várias visões da pedagogia e verificar a construção de políticas públicas da educação.

A obra integra a bibliografia complementar da formação de facilitadores dos cursos da gestão de pessoal dos quadros do Banco do Brasil. 

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

O impressionismo e o Brasil


O impressionismo e o Brasil

Felipe Chaimovich

Editora MAM

São Paulo

2017

Tombo: 3090 

 

O impressionismo e o Brasil, sob a curadoria de Felipe Chaimovich, é o número 7 da revista Moderno MAM, que em edição extra serve de catálogo complementar à exposição homônima que ocorreu no Museu de Arte Moderna, em São Paulo de16 de maio a 27 de agosto de 2017. Felipe trata do impressionismo e da arte industrial em seu texto: O impressionismo e o Brasil: o nascimento da arte industrial. O trabalho traz também a cronologia do impressionismo em Linha do Tempo e o texto A Primeira Paleta, de Antônio Parreiras. O periódico apresenta ainda uma seção designada Experiências Poéticas onde vários exercícios de pintura são propostos para explanar e produzir o impressionismo na prática. São exercícios interessantíssimos.

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Uma ovelha negra no poder


Uma ovelha negra no poder: confissões e intimidades de Pepe Mujica

Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz

Editora Bertrand Brasil

Rio de Janeiro

2015

Tombo: 3323

 

Uma ovelha negra no poder: confissões e intimidades de Pepe Mujica, de Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, é uma biografia do controverso ex-presidente da República Oriental do Uruguai, Pepe Mujica. Na obra, os autores apresentam os resultados de entrevistas concedidas pelo biografado que vêm ilustrar a obra justificando o seu subtítulo: confissões e intimidades. Como biografia, o trabalho apresenta a vida e obra de Pepe desde suas origens na política e sua irreverência à própria doutrina esquerdista que seguia. Nas confissões, há trechos em que essa importante figura da social democracia releva o caráter de alguns de seus companheiros como o ex-presidente brasileiro dos primeiros anos do século XXI, Luís Inácio, sobre quem fez importantes alertas e evidenciou discordâncias.

A edição contou com a tradução preparada por Luís Carlos Cabral.

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

O menino maluquinho: panela vazia


O menino maluquinho: panela vazia

Ziraldo

Editora Fundação Banco do Brasil

Brasília

2002?

Tombo: 3321 

 

O menino maluquinho: panela vazia, de Ziraldo, é uma história infantil de campanha para o Programa Fome Zero, no Brasil, que aproveitou as características do personagem protagonista de sua principal obra, O Menino Maluquinho, para conscientizar o público infantil da importância da solidariedade para acabar com a fome no Brasil e no mundo. Sua panela, que vivia na cabeça, servindo de capacete, se torna um poderoso elemento para saciar a população.

Os pensadores Lucrécio, Epicuro, Cícero, Sêneca e Marco Aurélio

Antologia de Textos/ Da natureza/ Da república/ Consolação a minha mãe Hélvia; Da tranquilidade da alma; Medeia; e Apocoloquintose do divino Cláudio/ Meditações

Epicuro, Lucrécio, Cícero, Sêneca, Marco Aurélio

Editora Abril Cultural

São Paulo

1980

Tombo: 532 

 

Antologia de Textos, de Epicuro; Da natureza, de Lucrécio; Da república, de Cícero; Consolação a minha mãe Hélvia; Da tranquilidade da alma; Medeia; e Apocoloquintose do divino Cláudio, de Sêneca; Meditações, de Marco Aurélio, são textos fundamentais da filosofia latina, do século IV a.C. até século II. A Antologia de Textos é a coletânea de trabalhos atribuídos a Epicuro, anotados, provavelmente, por seus discípulos, onde estão os princípios da teoria epicuriana do bem viver, cantada até mesmo séculos mais tarde por Luís de Camões em seu Os Lusíadas. Da natureza, de Lucrécio, é uma obra poética, uma ode aos ensinamentos de Epicuro, discutindo a doutrina atomista e os fundamentos da vida humana na Terra, retirando qualquer esperança de vida após a morte, minando diretamente as religiões. A edição apresenta ainda os trabalhos de Sêneca, o grande estoico, em especial, sua obra teatral Medéia encenada por séculos até os dias atuais; as Meditações de Marco Aurélio, apresentado suas reflexões do estoicismo, como imperador e filósofo; bem como o trabalho, Da República, em que Cícero analisa as formas de governo, com destaque à República.

A edição integra a coleção Os Pensadores. Além dos textos dos pensadores acima, inclui Vida e Obra, desses filósofos, preparada por consultoria de José Américo Motta Pessanha. O texto de Epicuro é apresentado por “Estudo Introdutório” de E. Joyau. O texto de Lucrécio, por sua vez, é prefaciado por estudo introdutório de G. Ribbeck. Os textos de Epicuro e Lucrécio contaram com a tradução e notas de Agostinho da Silva. O texto de Cícero foi traduzido por Amador Cisneiros. Os textos de Sêneca foram traduzidos por Giulio Davide Leoni. E o texto de Marco Aurélio foi traduzido por Jaime Bruna.

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Fatos sobre a Coreia: turismo


Fatos sobre a Coreia: turismo

Korean Culture and Information Service

Editora Centro Cultural Coreano no Brasil

São Paulo

2018

Tombo: 3322 

 

Fatos sobre a Coreia: turismo, do Korean Culture and information Service, é um trabalho de divulgação da Coreia do Sul, através dos serviços de informações do Ministério da Cultura e Turismo daquele país. A obra trata especificamente do turismo na Coreia, com destaque monumentos, parques e construções do período da Dinastia Joseon. O trabalho é fartamente ilustrado e cumpre o interesse de divulgação, com detalhes da história e inventário turístico local.

A obra apresenta a versão em português preparada por Mariana Ferreira Ramalho e foi patrocinado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil.