quinta-feira, 26 de agosto de 2021

O melhor de Agatha Christie

O melhor de Agatha Christie: Assassinato no Expresso do Oriente; O Natal de Poirot; e Cai o pano

Agatha Christie

Editora Nova Fronteira

Rio de Janeiro

2009

Tombo: 2864; 2865 e 2866

 

O melhor de Agatha Christie é uma coleção, apresentada em conjunto numa caixa, com três obras de Agatha Christie: Assassinato no Expresso do Oriente; O Natal de Poirot; e Cai o pano. Nestes três trabalhos a autora apresenta casos resolvidos por seu célebre personagem Hercule Poirot. Há controvérsia em apresentar estas três obras como o melhor de Agatha Christie não só pela excelência de sua vasta obra como também por estas apenas lidar com casos de Poirot, enquanto a autora tem vários outros trabalhos com personagens igualmente conceituados: Anne Beddingfeld e Jane Marple. O mais adequado talvez seria intitular os melhores trabalhos de Agatha Christie com o seu personagem Poirot.

O enredo de Assassinato no Expresso do Oriente envolve a viagem de trem entre Istambul e Paris, na linha férrea conhecida como o Expresso do Oriente. O detetive belga, Hercule Poirot, é instado a desvendar a autoria do crime ocorrido a bordo, em um intricado enigma circunstancial de um assassinato, enquanto o trem se encontra retido no meio de uma nevasca com sérios problemas de circulação. A tradução é de Archibaldo Figueira.

O enredo de O Natal de Poirot lida com um assassinato ocorrido na véspera do Natal, sendo que todos os familiares da vítima são suspeitos e Poirot tenta elucidar o enigma policial buscando pistas incomuns e inimagináveis. A tradução é de Vânia de Almeida Salek.

Já no enredo de Cai o pano, Hercule Poirot corre contra o tempo para investigar, em seu último caso policial, os dossiês de vários suspeitos de “suicídios” e assassinatos. A tradução é de Clarisse Lispector.

Nenhum comentário:

Postar um comentário