sábado, 31 de outubro de 2020

O pequeno lord


O pequeno lord

Frances Eliza Hodgson Brunett

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 38

 

O pequeno lord, de Frances Eliza Hodgson Brunett, é o primeiro romance desta escritora americana dedicada à literatura infantil. Seu livro trabalha a inocência, a pureza e a bondade infantil. O enredo conta a história de uma criança que vive modestamente nos Estados Unidos e vem a ser agraciado com uma herança por dedicação de seu avô inglês, com quem a família havia perdido contato intencionalmente. Intrigas permeiam a história e demonstram a sensibilidade infantil.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e teve a adaptação preparada por Maria de Lourdes de Andrade Cunha.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Os irmãos corsos


Os irmãos corsos

Alexandre Dumas

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 37 

 

Os irmãos corsos, de Alexandre Dumas, o pai, (1802-1870), é um romance cujo enredo trata de dois irmãos, separados no nascimento, mas que têm uma ligação metafísica, mesmo distantes na Córsega ou em Paris. O texto foi adaptado várias vezes para diferentes meios: televisão, rádio, teatro e cinema. Vale lembrar que até a televisão brasileira fez uma adaptação na década de 1960 (TV Tupi).

A edição integra a coleção clássicos da Literatura Juvenil com adaptação de Myriam Campello.

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

O corsário negro


O corsário negro

Emilio Salgari

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 36 

 

O corsário negro, de Emilio Salgari, é um romance de aventura considerado a obra prima deste escritor italiano, dando início aos romances de corsários. O enredo envolve vingança, resgate e muitas batalhas no mar do Caribe.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil com texto traduzido e adaptado por Graciela Karman.

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Rei Artur e seus cavaleiros


Rei Artur e seus cavaleiros

 

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 35 

 

Rei Artur e seus cavaleiros é um romance de cavalaria que trata do Rei Artur e de seus leais cavaleiros. O enredo congrega uma série de contos e histórias de aventura com características fantásticas e sobre humanas, referindo-se aos embates entre os galeses e os saxões entre o século V e VI. A autoria não é identificada eis que recolhida pela tradição britânica. O texto desta edição trabalha sobre um dos especialistas na obra Thomas Malory.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e seu texto é uma adaptação feita por Pepita de Leão, dedicada escritora, tradutora e educadora que se dedicou à literatura infantil.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

As mil e uma noites


As mil e uma noites

 

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 34 

 

As mil e uma noites, da tradição árabe, é uma coletânea de contos populares do Oriente Médio e parte da Ásia. Não há propriamente uma autoria para tais contos, entretanto, no Ocidente, a obra passou a ser conhecida por orientalistas que, a partir do século XVIII, trabalharam em excelentes traduções. A propósito, é oportuno lembrar que uma das traduções diretas do árabe para o português foi feita por D. Pedro II. No enredo, uma jovem chamada Xerazade ganha tempo antes da execução de sua condenação, contando histórias ao rei. Este interessado no final de cada história, adia a execução da sentença, para ouvi-la no dia seguinte.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e tem o texto adaptado por Sabá Gervásio.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Raptado


Raptado

Robert Louis Stevenson

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 33 

 

Raptado, de Robert Louis Stevenson, é um romance inglês bem trabalhado pelo autor que se destacou com narrativas de viagens na literatura inglesa. O enredo envolve a história de um órfão que teria direito a uma herança substanciosa, entretanto seu tio ardilosamente tenta assassiná-lo e, por fim, planeja raptá-lo para o vender como escravo, alijando-o da fortuna.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e tem a tradução e adaptação feita pela experiente escritora do universo infantil, Tatiana Berlinky.

domingo, 25 de outubro de 2020

Viagens de Gulliver


Viagens de Gulliver

Jonathan Swift

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 32 

 

Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, é um romance de aventura fantástica, com viés satírico, que tem agradado o público infanto-juvenil por séculos. Em seu enredo o autor leva seu personagem a terras desconhecidas, em princípio no Oceano Índico, a exemplo de Lilliput, onde o protagonista é um gigante ante ao tamanho diminuto das pessoas que habitam essa estranha ilha. Em seguida, o protagonista chega a outra ilha onde habitam gigantes.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a adaptação de Clarice Lispector.

sábado, 24 de outubro de 2020

A volta ao mundo em oitenta dias


A volta ao mundo em oitenta dias

Júlio Verne

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 31 

 

Volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, é um romance de aventura, um cânone da literatura infanto-juvenil. O enredo trata de uma aposta em realizar uma viagem ao redor do mundo em oitenta dias. A viagem inclui muitas aventuras, em especial, a bordo de um balão.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e tem a tradução preparada por Vieira Neto.

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Rapaziada de Jô


Rapaziada de Jô

Luisa May Alcott

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 30 

 

Rapaziada de Jô, de Louisa May Alcott, é um romance que trata do universo feminino no século XIX, a exemplo de outras obras desta autora dos Estados Unidos. Por sua sensibilidade, sua escrita apaixonou jovens e adultos e se transformou em temas para televisão, a exemplo de sua obra principal: as mulherzinhas.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a tradução feita por M. Z Camargo.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Aventuras de um petroleiro


Aventuras de um petroleiro

Richard Armstrong

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 29 

 

Aventuras de um petroleiro, de Richard Armstrong (1903-1986), é um romance de aventura passada em alto mar como várias das obras desse escritor inglês. Neste caso, o enredo trata dos percalços de uma viagem em um petroleiro, cruzando oceanos mundo a fora.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a tradução de Edgar Magalhães.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Nevada


Nevada

Zane Grey

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 28 

 

Nevada, de Zane Grey, é outro romance popular desse autor dos Estados Unidos que soube muito bem explorar as histórias do velho oeste. O enredo trata da saga de um fazendeiro no violento Arizona em busca de uma vida melhor para saúde dos seus e no intento de recuperar Nevada, seu parceiro de cavalgada e de caça a cavalos selvagens. O romance, como outras obras desse autor, foi adaptado para o cinema.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e teve a tradução preparada por Pedro Ramires.

O príncipe e o mendigo


O príncipe e o mendigo

Mark Twain

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 27 

 

O príncipe e o mendigo, de Mark Twain, é um romance em que o grande escritor dos Estados Unidos apresenta influência do que viu de sua viagem à Europa. O enredo cuida de dois jovens que nasceram no mesmo dia e tinham uma incrível semelhança, entretanto um era filho de uma família pobre e outro filho do rei. A troca de seus papeis resultam em incríveis aventuras.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e tem a tradução de Maria Lúcia de Mello e Sousa.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Moby Dick


Moby Dick

Herman Melville

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 26 

 

Moby Dick, de Herman Melville, é um romance de aventura que cuida de reportar a saga de uma perseguição implacável a uma baleia branca. Ela, mesmo ferida, consegue sustentar um enredo de sensibilidade. Este enredo como de outros de sua obra têm inspiração autobiográfica pelas experiências que viveu cruzando todo o Oceano Pacífico.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a tradução de Francisco Manuel da Rocha Filho.

domingo, 18 de outubro de 2020

Caçadores de cavalos


Caçadores de cavalos

Zane Grey

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 25 

 

Caçadores de cavalos, de Pearl Zane Grey (1872-1939), é um romance bem ao estilo do autor que soube explorar muito bem as histórias do velho oeste dos Estados Unidos. Suas obras se tornaram bastante populares e serviram de base para a produção de seriados de televisão e cinema. O enredo envolve um caçador de cavalos selvagens que é acusado de um crime, mas consegue se reabilitar.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a tradução de Solange Escobar. 

sábado, 17 de outubro de 2020

Robinson suiço

Robinson suíço

Johann Rudolf Wyss

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 24 

 

Robinson suíço, editado por Johann Rudolf Wyss, é um romance de aventura que se tornou próprio para o público juvenil. A história da família suíça chamada Robinson foi escrita por Johann David Wyss e editada por seu filho Johann Rudolf Wyss, um afamado folclorista suíço e, na edição original teve as ilustrações produzidas por seu irmão. Tornou-se assim uma obra da família. O enredo tem clara influência da obra Robinson Crusoé de Daniel Dafoe: uma família que tem de se instalar em terras estranhas e passam a habitar uma árvore como sua casa que se tornou em um confortável lar.

A edição brasileira, que integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil, cunhou como autor o editor da obra. O texto desta edição é uma adaptação de autoria de Alfredo Gomes.

A filha do capitão


A filha do capitão

Alexandre Pushkin

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 23 

 

A filha do capitão, de Alexandre Pushkin, é um romance do fundador da literatura russa moderna. O enredo envolve a saga do jovem oficial do exército russo, Piotr, na proteção da filha de seu capitão, inclusive em um caso de um triângulo amoroso.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e teve a história recontada por Marques Rebelo.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Robinson Cruzoé


Robinson Cruzoé

Daniel Defoe

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 21 

 

Robinson Cruzoé, de Daniel Defoe, é um romance epistolar afamado do autor. A história clássica da literatura infanto-juvenil, embora relate uma aventura bastante adulta de um naufrago que se salva em uma ilha do caribe. O enredo é apresentado como a autobiografia do referido naufrago.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a tradução de Vera Veloso.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Chamado selvagem


Chamado selvagem

Jack London

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 20 

 

Chamado selvagem, de Jack London, é um romance que trata da história de um cachorro da Califórnia que é levado para a mineração de ouro no Canadá, sequestrado por aventureiros malfeitores, acaba liderando uma alcateia. O título original, The call of the wind, foi traduzido de diferentes maneiras, criando equívoco quanto a obra. No Brasil, utilizou-se o título Chamado Selvagem ou O Chamado da Floresta. Em Portugal, adotou-se: O apelo da selva: o grito da floresta, que talvez seja mais explicativo. O autor impregna em sua narrativa seus ideais socialistas e de eugenia.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a tradução de Sylvio Monteiro.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Viagem ao centro da Terra


Viagem ao Centro da Terra

Júlio Verne

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 19 

 

Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne, é um romance de aventura alinhado às ficções científicas do conjunto da obra do autor. Numa harmoniosa mistura de ficção e realidade, o autor conduz seus personagens numa expedição ao centro da Terra, entrando em um vulcão na Islândia e acaba por relatar um universo paralelo ali existente.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e tem tradução de Vera Neves Pedroso.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Os patins de prata


Os patins de prata

Mary Elizabeth Dodge

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 18 

 

Os patins de prata, de Mary Elizabeth Dodge, é um romance próprio da literatura dos Estados Unidos que trata da história de uma família holandesa cujos filhos tinham de ajudar no sustento da família.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a tradução feita por M. Z. Camargo.

domingo, 11 de outubro de 2020

Ivanhoé


Ivanhoé

Walter Scott

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 17 

 

Ivanhoé, de Walter Scott, é o pioneiro romance histórico inglês. O enredo trata dos conflitos entre anglo-saxões e normandos. A obra literária já foi por várias vezes adaptada para a televisão, o cinema e o teatro.

Esta edição foi elaborada para o público infanto-juvenil por meio de uma narrativa recontada por Stella Leonardos para compor a coleção Clássicos da Literatura Juvenil.

sábado, 10 de outubro de 2020

Mulherzinhas


Mulherzinhas

Luisa May Alcott

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: 16 

 

Mulherzinhas, de Luisa May Alcott, é um romance de características autobiográficas, em que a autora conta a história de quatro irmãs da família March: Meg, Jo, Beth e Amy. Cada uma tem suas próprias características que vão se revelando e, assim, moldando o enredo. Esta obra literária se tornou, nos Estados Unidos, uma referência para literatura juvenil e tem sido recebida com alento pelo público feminino. Já foi tomada para outras formatações como cinema, teatro e ópera.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e é uma versão recontada por Herberto Salles.

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Receitas das festas populares


Receitas das festas populares

Abril Coleções

Editora Abril

São Paulo

2009

Tombo: 2568 

 

Receitas das festas populares, da Abril Coleções, é uma coletânea de receitas culinárias da gastronomia brasileira própria de suas festas populares de diferentes regiões do Brasil. Seguindo o padrão da coleção, a obra apresenta a história da gastronomia (no caso, vinculada às festas populares brasileiras, mês a mês, por todo o Brasil), entradas, pratos principais, sobremesas, incluindo ainda quitutes e bebidas.

A edição integra a coleção Cozinha Regional Brasileira.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Sergipe e Piauí: cozinha regional brasileira


Sergipe e Piauí: cozinha regional brasileira

Abril Coleções

Editora Abril

São Paulo

2009

Tombo: 2556 

 

Sergipe e Piauí: cozinha regional brasileira, da Abril Coleções, é uma coletânea de receitas culinárias da gastronomia dos Estados de Sergipe e do Piauí. A exemplo dos demais volumes da coleção, a obra traz a história da culinária desses estados, receitas de pratos (entrada, prato principal e sobremesa) além de sugestões de chefs conceituados, como: Francisca Lustosa Machado de Lima (do Piauí) e Eliane Maria da Santana Silva (Sergipe).

O trabalho apresentado é interessante, entretanto, o fato de querer juntar duas gastronomias nordestinas tão diferentes e distantes (uma que premeia o sertão e outra o litoral) resulta em discrepâncias que não atende aos especialistas. Basta lembrar que como entrada, em Sergipe, é bastante comum usar o amendoim cozido em casca e servido quente. Prato que não aparece no rol apresentado na obra.

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Alagoas: cozinha regional brasileira


Alagoas: cozinha regional brasileira

Abril Coleções

Editora Abril

São Paulo

2009

Tombo: 2572 

 

Alagoas: cozinha regional brasileira, da Abril Coleções, é um livro acerca da gastronomia alagoana. Traz uma coletânea de receitas culinárias para mesa completa: da entrada à sobremesa. Resta evidente uma culinária voltada para os produtos do mar e das águas. O trabalho traz também a história da gastronomia desse estado brasileiro e receitas de chefs conceituados como Antônio Cabral da Silva, Nazareno Petrúcio Vieira e Marileide dos Santos.

A edição compõe a coleção Cozinha Regional Brasileira.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

São Paulo: cozinha regional brasileira


São Paulo: cozinha regional brasileira

Abril Coleções

Editora Abril

São Paulo

2009

Tombo: 2558 

 

São Paulo: cozinha regional brasileira, da Abril Coleções, é uma coletânea de receitas culinárias próprias da gastronomia do Estado de São Paulo, no Brasil. O trabalho traz a história da gastronomia de São Paulo com suas tradições e adaptações. São apresentados pratos para entrada, pratos principais, guarnições, sobremesas, receitas de chefs como Fabiana Caffaro e Ana Lúcia Trajano, técnicas regionais e gerais, além de um glossário.

A edição compõe a coleção Cozinha Regional Brasileira. 

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

A noite desceu em dezembro


A noite desceu em dezembro

Henrique de Senna Fernandes

Editora Instituto Cultural

Macau

2015

Tombo: Não há 

 

A noite desceu em dezembro, de Henrique de Senna Fernandes, é mais um romance com todas as características da literatura macaense. Trata-se de uma obra póstuma, eis que o autor faleceu em 2010. O enredo trata do cotidiano de uma tradicional família macaense que vê as mutações de sua terra em face à Guerra do Pacífico.

A edição é composta pela compilação dos fascículos que vinham sendo publicados no jornal Ponto Final.

domingo, 4 de outubro de 2020

Poemas


Poemas

Gao Ge e Fernanda Dias

Editora Instituto Português do Oriente

Macau

2007

Tombo: não há 

 

Poemas, de Gao Ge e Fernanda Dias, é uma coletânea de poemas originalmente escritos em chinês por Gao Ge e reescritos, em português, por Fernanda Dias. A obra também contém um prefácio de Stella Lee Shuk Yee, que foi a responsável pela tradução literal dos poemas chineses para o português para viabilizar a reescrita de Fernanda Dias.

Gao Ge é o pseudônimo de Wong Io Fong, crítico de arte, bom conhecedor da cultura chinesa e poeta da família modernista de Macau, conforme esclarece Yao Jing Min, in Os poetas chineses de Macau, Revista de Cultura.

Esse trabalho conjunto de Stella Lee e Fernanda Dias tem sido profícuo eis que resultou em excelente oportunidade para os leitores, em língua portuguesa, conhecer a literatura chinesa de Macau.

sábado, 3 de outubro de 2020

Os hungareses


Os hungareses

Suzana Montoro

Editora Rocco

São Paulo

2014

Tombo: Não há 

 

Os hungareses, de Suzana Montoro, é um romance premiado na estreia da escritora que resulta de uma séria pesquisa de campo. Ela escreve sobre a saga de imigrantes húngaros em terras paulistas, em especial do interior, lembrando a presença de descendentes na região da Lapa, na capital. Embora seja uma ficção, o enredo é inspirado em histórias reais de imigrantes húngaros no Estado de São Paulo. Cultura, linguajar e modo de vida vão entremeando o texto de forma agradável.

Uma obra literária que tem interesse dos pesquisadores e estudiosos da imigração de povos e de uma parcela de descendentes húngaros de São Paulo.

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Amores do céu e da terra: contos de Macau


Amores do céu e da terra: contos de Macau

Ling Ling

Editora Instituto Cultural de Macau

Macau

2014

Tombo: 3218

 

Amores do céu e da terra: contos de Macau, de Ling Ling, é uma coletânea de contos, abordando o cotidiano da gente de Macau nas décadas 40 e 50 do século XX. São textos que contam parte da história de Macau, escritos por Ling Ling, traduzidos por Stella Lee Shuk Yee e recontados por Fernanda Dias.

Trata-se de um trabalho a seis mãos que tem um resultado maravilhoso, viabilizando aos leitores em língua portuguesa conhecer as histórias chinesas de Macau, em uma versão muito bem escrita como é tradição nos trabalhos de Fernanda Dias.

A edição é ilustrada por Ung Vai Meng.

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Princípios da Filosofia


Princípios da Filosofia

René Descartes

Editora Guimarães

Lisboa

1971

Tombo: 3064 

 

Princípios da Filosofia, de René Descartes, é o ensaio do famoso pensador francês, que trata de vários temas dos princípios do conhecimento humano. A obra conta com um prefácio, que é a carta do tradutor, Alberto Ferreira, fazendo suas considerações acerca do texto, da obra, do autor e da tradução. O tradutor ainda esclarece que a tradução para o português foi feita sobre o texto da tradução do original em latim para francês, de 1647, que foi revisado pelo próprio Descartes.