quarta-feira, 31 de maio de 2023

Revista de Estudos Árabes

Revista de Estudos Árabes

Centro de Estudos Árabes

Editora FFLCH

São Paulo

1993

Tombo: 1710 

 

Revista de Estudos Árabes, do Centro de Estudos Árabes, do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é um periódico científico. A revista é dedicada aos estudos de língua, literatura e cultura árabes. Neste primeiro volume da revista, constam os artigos: Modernidade clássica e ciência árabe, de Roshdl Rashed; As projeções da língua árabe na língua portuguesa, de Antônio Houaiss; Personagens árabes na obra de Jorge Amado, de Jorge Medauar; Oriente e Ocidente: língua e mentalidade, de Alda R. Hanania e Luiz Jean Lauano; a tradução de Sublime entrevista, conto de Nagib Mahfuz, além da resenha de Orientalismo, de Edward W. Said. Na referida resenha, merece destaque a crítica do autor (Edward Said) aos estudos ocidentais de viés colonialista, conforme bem frisou o resenhista, Mamede Mustafa Jarouche.

terça-feira, 30 de maio de 2023

As (in)fidelidades da tradução

As (in)fidelidades da tradução: servidões e autonomia do tradutor

Francis Henrik Aubert

Editora Unicamp

Campinas

1994

Tombo: 2066 

 

As (in)fidelidades da tradução: servidões e autonomia do tradutor, de Francis Henrik Aubert, é um ensaio sobre teoria da tradução. O autor, na obra, trata da linguística aplicada às traduções e à interpretação com foco na fidelidade de equivalência linguística entre línguas e suas adaptações necessárias. O autor trata com maestria os limites da fidelidade.

segunda-feira, 29 de maio de 2023

A inter-ação pela linguagem

A inter-ação pela linguagem

Ingedore Villaça Koch

Editora Contexto

São Paulo

2000

Tombo: 1868 

 

A inter-ação pela linguagem: linguagem e sociedade a construção interativa dos sentidos no textos: estratégias dos jogos de linguagem, de Ingedore Villaça Koch, é um ensaio de linguística. Na obra, a autora trata da linguagem e suas teorias, como enunciação, atos da fala e atividade verbal. Trata, ainda, da argumentação e interação conversacional.

A edição integra a coleção Repensando a língua portuguesa.

domingo, 28 de maio de 2023

In italiano

In italiano

Equipe da Fundação Padre Anchieta

Editora Fundação Padre Anchieta

São Paulo

1990

Tombo: 1145 

 

In Italiano: curso básico pela TV em 26 aulas, da Fundação Padre Anchieta, é um livro didático de aprendizagem de língua italiana. A obra é o manual de apoio ao curso de italiano da TV Cultura, de São Paulo, que era transmitido nos anos 1990. O trabalho apresenta o texto básico das conversações, a lista de vocabulário e de locuções.

sábado, 27 de maio de 2023

Peças legais - 清凉小品

Peças legais 2 请凉小品

Zhang Youheng

Editora amtb-dba

?

2000

Tombo: 2050 

 

Peças legais 2 [qīng liáng xiăo pĭn - 清凉小品], de Zhang Youheng, é um livro de reflexões budistas. O autor trata do budismo atento ao novo século, no caso o século XXI. Está em chinês e trata do budismo.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Análise sintática

Análise sintática

Henrick Kacher

Editora EDLID Distribuidora de Livros Escolares

Rio de Janeiro

1972

Tombo: 1737 

 

Análise sintática, de Henrick Kacher, é um livro didático. A obra trata da análise sintática da língua portuguesa em três partes. Na primeira parte, o autor se dedica aos períodos simples (predicado e complementos). A segunda parte da obra cuida dos períodos compostos (coordenação e subordinação). O autor trata, ainda, na terceira parte das particularidades sintáticas referentes aos estilos de escrita. A obra apresenta uma série de exercícios.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

História da língua portuguesa

História da língua portuguesa

Paul Teyssier

Editora Martins Fontes

São Paulo

1997

Tombo: 1804 

 

História da língua portuguesa, de Paul Teyssier, é um ensaio. Numa retrospectiva histórica, o autor trata da língua portuguesa desde o latim e os textos em galego-português (século XIII). Do século XIV, trata-a como português europeu. A obra traz ainda capítulos específicos para o português do Brasil, da África e da Ásia.

A edição contou com tradução de Celso Cunha, grande estudioso brasileiro da língua portuguesa. Trata-se de uma obra fundamental a respeito da história da língua portuguesa e sua trajetória no mundo.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Aspectos da língua Apinayé

Aspectos da língua Apinayé

Patricia Ham, Helen Waller e Linda Koopman

Editora Summer Institute of Linguistics

Brasília

1979

Tombo: 1530 

 

Aspectos da língua Apinayé, de Patricia Ham, Helen Waller e Linda Koopman, é um manual didático para aprendizagem da língua apinayé. A obra trata da pronúncia, orações e expressões básicas da referida língua. Traz exercícios em cada lição com conversação, gramática e, ainda, exercícios de substituição. A obra conta ainda com um vocabulário específico para área da saúde.

terça-feira, 23 de maio de 2023

Quer falar a língua dos canoeiros?

Quer falar a língua dos canoeiros?

Joan Boswood

Editora Summer Institute of Linguistics

Brasília

1978

Tombo: 1534 

 

Quer falar a língua dos canoeiros?: Rikbaktsa em 26 lições, de Joan Boswood, é um manual didático. Em 26 lições, a autora trata das características da língua rikbaktsa, também conhecida como rikbak, trata, também, da gramática e de sua fraseologia. O estudo viabiliza comparações do rikbak com o tupi e línguas da família Gê. O trabalho traz ainda um vocabulário dedicado a termos de saúde.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Breves notícias da língua makú-hupda

Breves notícias da língua makú-hupda

Barbara J. Moore e Gail L. Franklin

Editora Summer Institute of Linguistics

Brasília

1979

Tombo: 1531 

 

Breves notícias da língua makú-hupda, de Barbara J. Moore e Gail L. Franklin, é um manual didático ao tom de ensaio sobre a referida língua indígena brasileira. O trabalho apresenta as características gerais da língua e traz locuções nominais específicas da língua Hupda.

domingo, 21 de maio de 2023

Moderno curso de oratória

Moderno curso de oratória

Admir Ramos

Editora Brasil

São Paulo

1962

Tombo: 1730 

 

Moderno curso de oratória, de Admir Ramos, é um manual de caráter didático. O autor dividiu seu trabalho em 3 partes: na primeira, traz exercícios para a oratória; na segunda parte, apresenta o estudo das partes de um discurso visando uma boa apresentação; e, na terceira parte, traz esquemas para desenvolver discursos. A obra trata ainda do improviso.

O exemplar está autografado pelo autor para a família Romanhoski.

sábado, 20 de maio de 2023

Curso de produção instrumental em inglês


Curso de produção instrumental em inglês

Orlando Vian Jr. e Maximina Freire

Editora BB e PUCSP

São Paulo

1998

Tombo: 1760 

 

Curso de produção instrumental em inglês, de Orlando Vian Jr. e Maximina Freire, é um material para aprendizagem de língua estrangeira. A obra coleta o material de classe utilizado para o estudo da língua inglesa e seu uso instrumental comercial, jurídico e bancário.

A edição contou com patrocínio do Banco do Brasil e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

English pronunciation

English pronunciation

Robert Lado e Charles C. Fries

Editora University of Michigan Press

Donn Mills (Canadá)

1973

Tombo: 635 

 

English pronunciation: exercicies in sound segments intonation and rhythm, de Robert Lado e Charles C. Fries, é um material de aprendizagem de língua estrangeira. A obra tem preocupação com o ensino da língua inglesa no que toca à pronúncia e ritmo da fala com sua entonação própria. São 35 lições com textos marcados e explanados quanto ao ritmo e posições da língua.

A edição está totalmente em inglês.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

A economia das trocas simbólicas

A economia das trocas simbólicas

Pierre Bourdieu

Editora Perspectiva

São Paulo

1992

Tombo: 1642 

 

A economia das trocas simbólicas, de Pierre Bourdieu, é um ensaio de sociologia. O autor tem preocupação de analisar Max Weber quanto à religião, à prática (práxis), à reprodução cultural e social, ao sistema de ensino e de pensamento: “a história da vida intelectual e artística das sociedades europeias revela-se através da história das transformações da função do sistema de produção de bens simbólicos”.

O editor na contracapa da edição fez constar: “A Economia das trocas simbólicas é uma investigação que lança uma luz reveladora sobre a realidade social. A sociedade é vista como um campo de batalha operando com base nas relações de força manifestadas dentro da área da significação. Atitudes, práticas, grupos de poder e de decisão, níveis de discurso, estruturação de imagens informam o campo ideológico de uma dada cultura e, para compreendê-lo, Pierre Bourdieu reconduz, de forma original, o estudo da simbolização às suas bases sociais. O sociólogo brasileiro Sérgio Micelli, autor da seleção e organização do material, através de ampla introdução crítica, encaminha o leitor para os pontos mais incisivos da obra do autor. Trata-se de uma primeira aproximação em língua portuguesa, de um pensamento extremamente fecundo para todos aqueles interessados nas Ciências do Homem. A Economia das Trocas Simbólicas é uma notável contribuição para a teoria da cultura e da ideologia.”

Ante o exposto pelo editor, é bom ter em mente que, pela edição, não se lê o autor, mas a seleção de seu trabalho por importante sociólogo brasileiro.

A edição contou com a tradução por Sergio Micelli.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Utilidades vernáculas


Utilidades vernáculas

Antônio Giannella

Editora Rondon

São Paulo

1980?

Tombo: 1732 

 

Utilidades vernáculas, de Antônio Giannella, é um livro didático. O autor analisa a língua portuguesa em seus detalhes problemáticos como acentuação gráfica, barbarismos, cacofonia etc. A obra trata ainda da análise sintática e traz uma interessante antologia de textos literários do Trovadorismo, Classicismo, Barroso, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismos e análise literária.

O exemplar é doação de Fred Silva.