sábado, 30 de novembro de 2019

Código Tributário Nacional


Código Tributário Nacional
Juarez de Oliveira
Editora Saraiva
São Paulo
1985
Tombo: 856







Código Tributário Nacional, indexado por Juarez de Oliveira, é uma obra fundamental para o estudo e trabalho tributário brasileiro. A indexação de Juarez de Oliveira era bastante útil para a referências e ligações.
A edição encontra-se desatualizada e hoje é mais prático atualizar e consultar as alterações pela internet.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Código de Processo Penal


Código de Processo Penal
Juarez de Oliveira
Editora Saraiva
São Paulo
1985
Tombo: 855







Código de Processo Penal, indexado por Juarez de Oliveira, era uma obra fundamental no estudo e prática do direito processual penal, eis que a indexação do autor referido facilitava a consulta e aplicação da lei processual.
Hoje essa obra se tornou obsoleta ante as alterações processuais incorridas no tempo.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Código Civil Português


Código Civil Português
Jacinto Rodrigues Bastos
Editora Almedina
Coimbra
1990
Tombo: 1248







Código Civil Português, preparado por Jacinto Rodrigues Bastos, é uma obra de utilidade para o estudo do direito civil em Portugal. Os comentários e referências apontadas pelo autor são úteis à compreensão da matéria.
Entretanto é preciso averiguar a atualização da obra, eis que esta edição é de 1990 e alterações legais podem ter havido no arcabouço legal português.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Introdução ao Universo Armênio


Introdução ao Universo Armênio
Sérgio Pereira Antunes
Editora Sésamo
São Paulo
2012
Tombo: 2818







Introdução ao Universo Armênio, de Sérgio Pereira Antunes, é um livro didático acerca da Armênia, sua história, questão territorial, cultura e literatura. É um livro bastante simples originado das apostilas de curso homônimo ministrado por várias vezes na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
O autor por meio de escrita objetiva e direta expõe elementos do universo armênio a exemplo do alfabeto, da mitologia, do cristianismo, de uma seleção de escritores e muito mais.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Agente de ligação: o romance da revolução


Agente de ligação: o romance da revolução
Albérico Barroso Alves
Editora Artenova
Rio de Janeiro
1974
Tombo: 2863







Agente de ligação: o romance da revolução, de Albérico Barroso Alves, é um romance histórico, ambientado em 1964, revelando os antecedentes da Revolução de 64, no Brasil.
No segundo semestre de 1964, o autor criou uma ficção para contar a história real da preparação da Revolução de 1964 que evitou a transformação do país em um estado autoritário sindicalista, pondo fim em um governo corrupto e pró-comunista. A obra, além de excelente literatura, é fonte para a compreensão de um momento ímpar da História do Brasil.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Le petit Nicolas


Le Petit Nicolas
Jean-Jacques Sempé e René Goscinny
Editora Folio
Paris
1988?
Tombo: 813







Le Petit Nicolas, de Goscinny & Sempé, é um livro de aventuras infanto-juvenis em francês, oriunda das histórias em quadrinhos e que foram, inclusive, transformadas em filme.
As histórias são de autoria de René Goscinny e as ilustrações de Jean-Jacques Sempé, tudo com tom humorístico que agrada às crianças e aos adultos.

domingo, 24 de novembro de 2019

Viagem a Portugal


Viagem a Portugal
José Saramago
Editora Cia das Letras
São Paulo
1995
Tombo: 1580







Viagem a Portugal, de José Saramago, é uma seleção de suas crônicas é foi originariamente publicado, em Portugal, em março de 1981. Em princípio, as crônicas ali colecionadas foram escritas ao longo da sua viagem por várias regiões de Portugal.
O título da obra e seu escopo fazem alusão às Viagens na minha terra de Almeida Garrett. A edição aqui apresentada é a brasileira, publicada em 1995, que em grande formato e fartamente ilustrado com fotografias de Maurício Abreu torna-se um livro de arte.

sábado, 23 de novembro de 2019

Nam Van: contos de Macau


Nam Van: contos de Macau
Henrique de Senna Fernandes
Editora Instituto Cultural de Macau
Macau
1997
Tombo: 2148







Nam Van: contos de Macau, de Henrique de Senna Fernandes, é a coletânea de seis contos que trata do universo humano de Macau e mais especificamente do macaense – a gente da terra que tem ascendência portuguesa.
Henrique de Senna Fernandes, importante advogado local, em suas horas de laser escrevia uma literatura memorável. Nesta obra, juntou parte de seus contos sendo o primeiro deles, A-Chan, a tancareira, trabalho premiado quando ainda estudava em Coimbra. Seus enredos transmitem ao leitor com precisão toda a emoção e sua escrita é de uma beleza literária peculiar.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Cheong-sam: a cabaia


Cheong-sam: a cabaia
Deolinda da Conceição
Editora Instituto Internacional de Macau
Macau
2007
Tombo: 2593







Cheong-sam: a cabaia, de Deolinda da Conceição, é uma coletânea de 27 contos selecionados e publicados na primeira edição, em 1956, para comemorar os 10 anos do jornal Notícias de Macau. O título da obra é também o título do primeiro conto dessa coletânea. A quinta edição, ou seja, a obra aqui reportada, é também uma homenagem, nesta oportunidade, feita pelo filho da escritora, Antônio Conceição Júnior, em 2007 – cinquentenário da morte da autora – para apresentação no III Encontro das Comunidades Macaenses.
Deolinda da Conceição representa o que há de excelência na produção literária, com profundo conhecimento do universo chinês, tratando como ninguém a condição feminina e sua emancipação em Macau e na China. Seus contos, embora pequenas histórias, são ricos de detalhes, fazendo com que o leitor perceba outros enredos não contados, mas provocados, imaginados e deduzidos pela arte de bem escrever da autora.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Viagens na minha terra


Viagens na minha terra
Almeida Garrett
Editora Ulisseia
Lisboa
1992
Tombo: 3148







Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, é tida como uma narrativa de viagem, mas, ante seu estilo único, alguns estudiosos classificam essa obra como um misto de romance, narrativa de viagem e texto jornalístico.
Na obra, Garrett traça uma viagem em Portugal de dentro de seu quarto, que se estende por outras terras a partir de Lisboa a Santarém. O texto de estilo bastante complexo empreende fatos históricos e políticos tão próprio do modo de ser jornalístico à época dos anos 1843.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Chinese Literature 11


Chinese Literature 11
Mao Tun e outros
Editora Foreign Language Press
Pequim
1963
Tombo: 2899







Chinese Literature 11 é o número 11 de revista literária chinesa, editada pela Foreign Language Press, em inglês, no intuito de divulgar a literatura moderna chinesa no mundo.
Neste número, uma série de autores apresentam seus textos, em geral, contos. Entre eles: Li Chun, Li Chi, Kao Ying, Han Pei ping, Lu Xun, Tang Tao, Fang Chi, Wang Chao Wen, Yang Yu, Tsao Yu, Yen Chen.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

O portão vermelho



O portão vermelho
Lin Yutang
Editora Pongetti
Rio de Janeiro
1965?
Tombo: 3141







O portão Vermelho: romance de uma terra distante, de Lin Yutang, é um romance histórico que trata da China em período conturbado, abordando inclusive a questão muçulmana.
Esta é a versão em português, numa edição brasileira, da obra de Lin Yutang: The Vermilion Gate, publicada em 1953, quando o autor à época radicado nos Estados Unidos escrevia no intuito de divulgar a cultura e história da China para o ocidente.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

A short history of modern Chinese literature


A short history of modern Chinese literature
Ting Yi
Editora Kennikat
Londres
1970
Tombo: 2897







A short history of modern Chinese literature, de Ting Yi, é um ensaio bastante completo da história da Literatura Chinesa Moderna. A obra é fundamental para se compreender essa nova fase da literatura chinesa sem menos prezá-la ou descuidar o patrimônio da sua fase Clássica.
Com maestria, o autor revela o surgimento da literatura chinesa moderna com o uso do vernáculo contemporâneo da língua, cujo marco, embora controverso, é a publicação do Diário de um louco, de Lu Xun, em 1918.
O autor traça a história e as características dessa rica literatura.

domingo, 17 de novembro de 2019

Uma folha na tempestade


Uma folha na tempestade
Lin Yutang
Editora Nacional
São Paulo
1942
Tombo: 2887







Uma folha na tempestade, de Lin Yutang, é um romance, elaborado como uma sequência ao período histórico de outra obra sua: Momento em Pequim. A edição brasileira é de 1942, que contou com a tradução primorosa de Ruth Lobato e Monteiro Lobato.
Nesta obra, é a vez de Lin Yutang contar os embates da invasão japonesa, que evidenciam a crise entre ambos países existentes até os dias atuais. A respeito, é importante registrar que Uma folha na tempestade foi publicada originariamente em 1940.

sábado, 16 de novembro de 2019

Momento em Pequim




Momento em Pequim
Lin Yutang
Editora Nacional
São Paulo
1957
Tombo: 2878







Momento em Pequim: romance da vida chinesa de hoje, de Lin Yutang, é um romance histórico.
Lin Yutang escreveu Momento em Pequim, originalmente, em inglês, e publicado nos Estados Unidos da América em 1939, sob o patrocínio de sua editora americana Pearl S. Buck. O romance foi publicado no Brasil em 1957, em dois volumes, com tradução de Gulmara Lobato de Moraes Pereira e Monteiro Lobato, pela Companhia Editora Nacional.
A crítica literária aponta que Momento em Pequim, o primeiro romance de Lin Yutang, tem influência nas características da obra Sonho da Câmara Vermelha (Hong lou meng), de Cao Xue Qin (romance do século XVIII, considerado um dos Quatro Grandes Clássicos do Romance Chinês), que Lin Yutang havia traduzido um pouco antes de escrever Momento em Pequim, além de influência de Zhuang Zi, filósofo chinês do século III a.C. (369 a.C. – 286 a.C.).
Nas próprias palavras do autor, Momento em Pequim é:
“... uma história de como homens e mulheres da era contemporânea crescem e aprendem a viver uns com os outros; de como amam, odeiam, brigam e perdoam, sofrem ou se alegram; de como se formam certos hábitos de vida e pensamento; e de como, acima de tudo, sabem adaptar-se às circunstâncias desta existência terrena, onde os homens lutam, mas que só os deuses governam.”
Seu enredo se desenvolve de 1900 a 1938, abordando os acontecimentos históricos do Levante dos Boxers, a Revolução Republicana, a Era dos Coronéis, o surgimento do Nacionalismo e do Comunismo e o início da Guerra Sino-Japonesa em 1937.
Várias são as personagens, e quase todas integrantes ou ligadas a três famílias abastadas: os Yao, os Tseng (Zeng) e os New (Niu), cujo envolvimento no enredo permite divulgar os acontecimentos históricos, a cultura milenar chinesa e sua transformação no século XX: Sr. Yao, Sra. Yao, Yao Tijen, Yao Sze-na, Yao Afei, Yao Mochow, Yao Mulan, Tung Paofen, Kung Lifu, Anxiang, Hongyu, Sr. Tseng Wenpo, Sra. Tseng, Cassia, Tseng Pingya, Tseng Chinya, Tseng Sunya, Sun Mania, New Suyun, New Huaiyu, Tsao Lihua.
Yao Mulan é a protagonista, a filha caçula da família Yao. Durante o Levante dos Boxers, foi raptada e, posteriormente, resgatada pela família Tseng. Fato que aproximou as duas famílias. Yao Mulan é inteligente, perspicaz e sempre contou com apoio do pai para estudos incomuns a garotas daquele tempo, como apreciar as artes, ler os clássicos etc. Desde jovem foi admirada por Kung Lifu, integrante de uma família menos abastada. Entretanto, em cumprimento a determinação familiar, casa-se com Tseng Sunya com quem tem três filhos: Aman, Atung e Amei.
Tseng Sunya é o filho caçula da família Tseng. Ao contrário de Yao Mulan, não demonstra grande responsabilidade. Casou-se com Yao Mulan.
Kung Lifu, acadêmico, professor de biologia, luta pela democracia e o Estado de Direito na China, é membro do Kuomitang. Embora admirador de Yao Mulan, casou- se com Yao Muchow.

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

A deusa de jade e outros contos chineses famosos


A deusa de jade e outros contos chineses famosos
Lin Yutang
Editora Pongetti
Rio de Janeiro
1963
Tombo: 2888







A deusa de jade e outros contos chineses famosos, de Lin Yutang, é uma coletânea de contos chineses modernos. Em verdade, trata-se da obra Contos Chineses Famosos, de 1952, cuja edição, em português, no Brasil, em 1963, recebeu o título A deusa de Jade e outros contos.
Na obra, Lin Yutang reescreve, a seu modo (“narradas numa versão nova”), alguns contos populares chineses. Trata-se de uma coleção de contos populares, muitas na forma de folhetins e novelas que fizeram sucesso em seu tempo e se tornaram cânones da Literatura Chinesa de língua vernácula, principalmente. Nessa coletânea, Lin Yutang apresenta: histórias de amor, romances policiais e de aventura, contos infantis e narrativas fantásticas e humorísticas, no intuito de apresentá-las ao ocidente de forma a melhor compreender o universo chinês.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Os Lusíadas


Os Lusíadas
Luís Vaz de Camões
Editora Abril Cultural
São Paulo
2002
Tombo: 1965







Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, é um épico da literatura portuguesa. Poema em oitava rima, com dez cantos perfeitos no qual os feitos dos portugueses pela viagem de Vasco da Gama à Índia são enaltecidos assim como a história nacional até então.
A obra em si já foi objeto de análise nesta coleção, sendo que esta edição – que compõe a coleção Obras Primas – em especial, adiciona novas notas à interpretação do texto. Um trabalho complementar a compreensão da obra.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Luís Vaz de Camões


Luís Vaz de Camões
Nádia Battela Gotlib
Editora Abril Cultural
São Paulo
1980
Tombo: 575







Luís Vaz de Camões, de Nádia Battela Gotlib, é um trabalho didático que propõe apresentar textos selecionados de Luís Vaz de Camões, com análise histórico-literária, biografia e atividades de compreensão do texto. A obra integra a coleção Literatura Comentada.
Uma interessante obra de auxílio à discussão da obra literária do autor português, em especial, com escopo de preparação para os exames de ingresso em universidade.