sábado, 16 de novembro de 2019

Momento em Pequim




Momento em Pequim
Lin Yutang
Editora Nacional
São Paulo
1957
Tombo: 2878







Momento em Pequim: romance da vida chinesa de hoje, de Lin Yutang, é um romance histórico.
Lin Yutang escreveu Momento em Pequim, originalmente, em inglês, e publicado nos Estados Unidos da América em 1939, sob o patrocínio de sua editora americana Pearl S. Buck. O romance foi publicado no Brasil em 1957, em dois volumes, com tradução de Gulmara Lobato de Moraes Pereira e Monteiro Lobato, pela Companhia Editora Nacional.
A crítica literária aponta que Momento em Pequim, o primeiro romance de Lin Yutang, tem influência nas características da obra Sonho da Câmara Vermelha (Hong lou meng), de Cao Xue Qin (romance do século XVIII, considerado um dos Quatro Grandes Clássicos do Romance Chinês), que Lin Yutang havia traduzido um pouco antes de escrever Momento em Pequim, além de influência de Zhuang Zi, filósofo chinês do século III a.C. (369 a.C. – 286 a.C.).
Nas próprias palavras do autor, Momento em Pequim é:
“... uma história de como homens e mulheres da era contemporânea crescem e aprendem a viver uns com os outros; de como amam, odeiam, brigam e perdoam, sofrem ou se alegram; de como se formam certos hábitos de vida e pensamento; e de como, acima de tudo, sabem adaptar-se às circunstâncias desta existência terrena, onde os homens lutam, mas que só os deuses governam.”
Seu enredo se desenvolve de 1900 a 1938, abordando os acontecimentos históricos do Levante dos Boxers, a Revolução Republicana, a Era dos Coronéis, o surgimento do Nacionalismo e do Comunismo e o início da Guerra Sino-Japonesa em 1937.
Várias são as personagens, e quase todas integrantes ou ligadas a três famílias abastadas: os Yao, os Tseng (Zeng) e os New (Niu), cujo envolvimento no enredo permite divulgar os acontecimentos históricos, a cultura milenar chinesa e sua transformação no século XX: Sr. Yao, Sra. Yao, Yao Tijen, Yao Sze-na, Yao Afei, Yao Mochow, Yao Mulan, Tung Paofen, Kung Lifu, Anxiang, Hongyu, Sr. Tseng Wenpo, Sra. Tseng, Cassia, Tseng Pingya, Tseng Chinya, Tseng Sunya, Sun Mania, New Suyun, New Huaiyu, Tsao Lihua.
Yao Mulan é a protagonista, a filha caçula da família Yao. Durante o Levante dos Boxers, foi raptada e, posteriormente, resgatada pela família Tseng. Fato que aproximou as duas famílias. Yao Mulan é inteligente, perspicaz e sempre contou com apoio do pai para estudos incomuns a garotas daquele tempo, como apreciar as artes, ler os clássicos etc. Desde jovem foi admirada por Kung Lifu, integrante de uma família menos abastada. Entretanto, em cumprimento a determinação familiar, casa-se com Tseng Sunya com quem tem três filhos: Aman, Atung e Amei.
Tseng Sunya é o filho caçula da família Tseng. Ao contrário de Yao Mulan, não demonstra grande responsabilidade. Casou-se com Yao Mulan.
Kung Lifu, acadêmico, professor de biologia, luta pela democracia e o Estado de Direito na China, é membro do Kuomitang. Embora admirador de Yao Mulan, casou- se com Yao Muchow.

Um comentário: