segunda-feira, 31 de julho de 2023

Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca

Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca

Júlia Souza Ayerbe e outros (coord.)

Editora Pinacoteca

São Paulo

2011

Tombo: 2772 

 

Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca, coordenada por Júlia Souza Ayerbe e outros, é um catálogo. A exposição apresentada na Pinacoteca do Estado de São Paulo foi sumarizada no catálogo em 10 partes: 1) a tradição colonial; 2) artistas viajantes; 3) a criação da academia; 4) a academia no fim do século; 5) o ensino acadêmico; 6) os gêneros de pintura; 7) pintura de gênero; 8) das coleções; e 10) o nacional na arte. O catálogo, ainda, contém a bibliografia a respeito.

domingo, 30 de julho de 2023

Revista de Estudos Orientais 4

Revista de Estudos Orientais

Plínio Martins Filho (editor)

Editora Ateliê

São Paulo

2003

Tombo: 3396 

 

Revista de Estudos Orientais, editada por Plínio Martins Filho e coordenada por Arlete O. Cavaliere, é o quatro volume do periódico científico do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Este volume contém artigos divididos em duas seções: I – identidades Culturais e II – Oriente e Ocidente: confluências. A primeira seção, traz artigos de Zhongqiu Pan, David Jye Yuan Shyu e Tsung Jye Chen, El islamismo y la nacionalidad Hui de China; de Najla Mahmoud Kamel, Islã e identidade cultural; de Lusine Yeghiazaryan, O porquê da existência do Khatchkar (Cruz de Pedra); de Nancy Rozenchan, A geração desiludida; de Mamede Mustafa Jarouche, Uma pequena epístola de Algazel, entre outros. Já na segunda seção, o volume apresenta artigos de Sylvia Leite, Cervantes e o sufismo: uma abordagem mística de Dom Quixote, de Arlete Orlando Cavaliere, A Rússia entre Oriente e Ocidente; Boghos Zekiyan, La storia dimenticata degli armeni in Italia. Verso uma riscoperta?; Beatriz Machado, Homem tigre, Santo Dragão; Selma Martins Meireles, O Ocidente redescobre o Japão: o boom de mangás e animes; entre outros.

A edição é o volume 4

sábado, 29 de julho de 2023

O mistério da casa verde

O mistério da casa verde

Moacyr Scliar

Editora Ática

São Paulo

2008

Tombo: 3395 

 

O mistério da casa verde, de Moacyr Scliar, é um romance infanto-juvenil. O autor traz na obra uma curiosa continuidade ao romance, O Alienista, de Machado de Assis. Personagens jovens, em Itaguaí, passam a explorar o grande asilo de loucos abordado na obra do século XIX, em aventura bem apropriada ao público juvenil.

A edição integra a coleção Descobrindo os Clássicos, como uma releitura, no caso, de O Alienista, de Machado de Assis. Exemplar doado por Maria Aparecida Santos.

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Auto da barca do inferno / Farsa de Inês Pereira / Auto da Índia

Auto da barca do inferno / Farsa de Inês Pereira / Auto da Índia

Gil Vicente

Editora Imaginaribooks

São Paulo

2023

Tombo: 3391 

 

Auto da barca do inferno / Farsa de Inês Pereira / Auto da Índia, de Gil Vicente, são peças de teatro. As três obras de dramaturgia colecionadas nesta edição são excelentes exemplares do teatro português do final do século XV. A antiguidade dos textos tem sua dificuldade, entretanto, a edição trás notas explicativas que viabilizam uma leitura bastante compreensível e agradável. Estas peças revelam bem as características do texto do autor com toques de comédia e curiosidade. O Auto da Índia é bem reveladora a respeito.

A edição integra a coleção Folha Clássicos da Literatura Luso-Brasileira como volume 2.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Quincas Borba

Quincas Borba

Machado de Assis

Editora Imaginaribooks

São Paulo

2023

Tombo: 3390 

 

Quincas Borba, de Machado de Assis, é um romance. A obra trata de contar a história de um professor que recebe uma herança e se vê enlouquecido com ela. Um romance da fase realista do autor que, mais uma vez, lida com a alienação da mente.

A edição integra a Coleção Folha Clássicos da Literatura Luso-Brasileira, como volume 1.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Sinopse

Sinopse

CINUSP

Editora Universidade de São Paulo

São Paulo

1999

Tombo: 3383 

 

Sinopse: revista de cinema é um periódico do CINUSP, da Universidade de São Paulo. A revista traz entrevistas, reportagens, ensaios como: Herança Melancólica, de Marcos Cesana e Jorge Furtado, de Leandro Rocha Saraiva. À revista também está encartado um catálogo com os filmes apresentados no CINUSP a época.

A edição é ilustrada com fotografias, charges etc. e constitui o volume 3 do periódico.

terça-feira, 25 de julho de 2023

Archipel

Archipel

Janine Courtilon e Sabine Railard

Editora Didier

Paris

1983

Tombo: 755 

 

Archipel, de Janine Courtilon e Sabine Railard, é um livro didático para a aprendizagem da língua francesa, em especial, para estrangeiros. A obra traz diferentes textos (artigos de jornais, revistas, músicas, poemas, propagandas etc.) que servem de base para observar a língua francesa em diferentes situações de uso. Dentre esses textos, destaca-se o poema Au Parc Monceau, de Yves Duteil. Seu método é o audiovisual, eis que o livro se faz acompanhar por diálogos e textos gravados em fita cassete.

A edição é ilustrada com fotografias, desenhos, gravuras, recortes etc. O exemplar é o volume 2, contendo as unidades 8 a 12 (unités 8 a 12).

segunda-feira, 24 de julho de 2023

Quinta reunião da comissão de língua japonesa

Quinta reunião da comissão de língua japonesa

Fundação Japão

Editora Fundação Japão

São Paulo

2005

Tombo: 2197 

 

Quinta reunião da comissão de língua japonesa, da Fundação Japão, é um relatório. O trabalho faz o relato da quinta reunião da comissão de língua japonesa, juntando todo o material de apoio. O relatório trata da metodologia do ensino da língua no Brasil, da gramática japonesa aplicada para os instrutores da língua; dos vários tipos de dicionários e vocabulários disponível no mercado, além de tratar da sociolinguística e dos aspectos da cultura japonesa entre outros assuntos de interesse.

domingo, 23 de julho de 2023

Linguística românica

Linguística românica

Rodolfo Ilari

Editora Ática

São Paulo

1999

Tombo: 1834 

 

Linguística românica, de Rodolfo Ilari, é um tratado de linguística. O trabalho trata, em sua primeira parte, da história e dos métodos da linguística românica. Na segunda parte, cuida em detalhes da romanização. Na terceira parte, o latim vulgar é detalhado. E, em sua quarta parte, o autor trata da formação das línguas românicas, inclusive na Península Ibérica. A obra traz, também, o ensaio de Ataliba T. de Castilho, O português do Brasil.

A edição é ilustrada com mapas.

sábado, 22 de julho de 2023

Italiano método prático de conversação

Italiano método prático de conversação

Pietro Giorgatti e Jill Norman

Editora Presença

Lisboa

1988

Tombo: 1277 

 

Italiano método prático de conversação, de Pietro Giorgatti e Jill Norman, é um livro didático de aprendizagem da língua italiana. A obra apresenta breves noções da pronúncia e gramática básica italiana; apresenta frases e vocabulário para situações específicas: restaurante, casa, hotel, jogos, horas etc.

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Por que (não) ensinar gramática na escola

Por que (não) ensinar gramática na escola

Sírio Possenti

Editora Mercado das Letras

Campinas

1999

Tombo: 1805 

 

Por que (não) ensinar gramática na escola, de Sírio Possenti, é um ensaio. A obra é um estudo da gramática e sua função, discute a gramática descritiva e a normativa além da língua padrão. Sua discussão central é a validade da fala de quem fala ser correta ou não na língua padrão. O autor trata de tema polêmico, que exige atenção.

A edição integra a coleção Leituras no Brasil.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Comunicare subito

Comunicare subito

Rita Luzi Catizone, Giorgio Piva e Christopher Humphis

Editora Dilit

Roma

1987

Tombo: 1519 

 

Comunicare súbito: corso d’italiano per stranieri, de Rita Luzi Catizone e outros, é um livro didático de aprendizagem de língua italiana. A obra propõe várias atividades, em 16 unidades de estudo, para diversas situações do uso da língua italiana. É estruturado sob o método comunicativo.

O exemplar é cópia xerográfica.

quarta-feira, 19 de julho de 2023

Italiano uno

Italiano uno

Luciana Berisso, Patricia Franzoni, e Anna Moriconi

Editora Asociación Dante Alighieri

Buenos Aires

1983?

Tombo: 1518 

 

Italiano uno, de Luciana Berisso e outras, é um livro didático para aprendizagem da língua italiana. A obra é apresentada por prologo em inglês e espanhol. A aprendizagem da língua italiana é feita por meio de exercícios e diferentes diálogos e situações para o uso e aplicação da língua.

A edição é ilustrada e, embora a edição seja argentina, a língua de ensino é italiana.

terça-feira, 18 de julho de 2023

A personagem de ficção

A personagem de ficção

Antônio Cândido e outros

Editora Perspectiva

São Paulo

1968

Tombo: 1856 

 

A personagem de ficção, de Antônio Cândido e outros, é um tratado de literatura. Os autores apresentam a literatura, seu conceito e a questão da personagem de ficções. A matéria é tratada em capítulos intitulados: Literatura e personagem; A personagem do romance; A personagem no teatro; e A personagem cinematográfica.

A edição integra a coleção Debates Literatura.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Estilos de época na literatura

Estilos de época na literatura

Domício Proença Filho

Editora Liceu

Rio de Janeiro

1972

Tombo: 1148 e 1147 

 

Estilos de época na literatura, de Domício Proença Filho, é um ensaio didático a respeito da literatura. O autor trata dos estilos através de textos comentados. A obra conta com apresentação preparada por Cleonice Berardinelli e Fernando de Castro Ferro. O autor detalha o estudo da literatura com conceitos, estilos, periodização e das escolas (Renascentista, Barroca, Neoclássica, Romântica, Realista, Simbolista, Impressionista e Modernista)

A edição é ilustrada com gravuras de Segal, Picasso, Rembrandt etc.

domingo, 16 de julho de 2023

Gramática elementar da língua alemã

Gramática elementar da língua alemã

José Prévot

Editora Herder

São Paulo

1961

Tombo: 1237 

 

Gramática elementar da língua alemã, de José Prévot, é uma gramática. A obra explica a gramática da língua alemã, pelo método Gaspey-Otto-Sauer, em 58 lições, trazendo ainda vocabulário alemão-português e português-alemão. O trabalho é bastante detalhado, tratando, inclusive, do uso da letra gótica alemã, a pronúncia, artigos, substantivos, adjetivos, numerais, pronome, verbo, adverbio, preposição e interjeição.

sábado, 15 de julho de 2023

Novíssima gramática da língua portuguesa

Novíssima gramática da Língua Portuguesa

Domingos Paschoal Cegalla

Editora Cia. Ed. Nacional

São Paulo

1970

Tombo: 118 

 

Novíssima gramática da língua portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla, é uma gramática dedicada “para os alunos dos cursos de ensino de grau médio e para todos os que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre a língua pátria”. A obra trata da gramática de maneira bastante completa, apresentando fonética, morfologia, sintaxe, estilística, língua e arte literária. Contém ainda uma interessante antologia espalhada pela obra a título de ilustração da matéria tratada e vários exercícios.

A edição é a 11ª.

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Breviário da conjugação de verbos

Breviário da conjugação de verbos

Otelo Reis

Editora Francisco Alves

Rio de Janeiro

1993

Tombo: 3389 

 

Breviário da conjugação de verbos, de Otelo Reis, é uma gramática dedicada ao estudo dos verbos da língua portuguesa. A obra trata em detalhes dos verbos e da sua conjugação. Expõe regras e detalhes de vários verbos, tempos e modos, incluindo defectivos.

A edição é bastante completa em exemplos e integra a coleção Gramática Viva.

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Nossa América nº 0

Nossa América nº 0

Alceu Nader e Eric Nepomuceno (edit.)

Editora Imprensa Oficial do Estado de SP

São Paulo

1989

Tombo: 3388 

 

Nossa América nº 0, editada por Alceu Nader e Eric Nepomuceno, é o periódico inaugural da Fundação do Memorial da América Latina. Neste volume, a revista traz entrevistas de Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer e Orestes Quércia, exibindo detalhes do projeto arquitetônico dos Edifícios do Memorial e as atividades propostas para a Fundação.

A edição é ilustrada.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Nossa América nº1

Nossa América nº 1

Alceu Nader e Eric Nepomuceno (edit.)

Editora Imprensa Oficial do Estado de SP

São Paulo

1989

Tombo: 3386 

 

Nossa América, editada por Alceu Nadr e Eric Nepomuceno, é um periódico da Fundação Memorial da América Latina. Neste seu primeiro volume, o periódico apresenta artigos sobre literatura, ficção, teatro, artes plásticas, telenovelas e ensaios como Inti Raymi, de Juca Martins, ilustrado com fotos a cores da cerimônia inca. Na capa, a matéria em destaque é Amazônia: preservação com soberania, de Shiguenoli Miyamoto, evidenciando que desde os anos 1980 as discussões acerca da soberania da Amazônia já eram uma temática de ampla discussão.

A edição é ilustrada com fotografias em preto e branco e, também, em cores e muitas gravuras.

terça-feira, 11 de julho de 2023

Hopper: 16 Art Stickers

Hopper: 16 Art Stickers

Dover Fine Arts Stickers

Editora Dover

Toronto

1999

Tombo: 3387 

 

Hopper: 16 Art Stickers, da Dover Fine Arts Stickers, é um catálogo. A obra traz biografia breve do pintor e 16 reproduções de suas pinturas impressas em papel adesivo.

A edição é ilustrada a cores.

segunda-feira, 10 de julho de 2023

Victor Brecheret: obra de uma vida

Victor Brecheret: obra de uma vida

Sandra Brecheret Pellegrini

Editora CEF

São Paulo

2002

Tombo: 3384 

 

Victor Brecheret: obra de uma vida, de Sandra Brecheret Pellegrini, é um catálogo. A obra apresenta o famoso escultor brasileiro e suas obras expostas no Conjunto Cultural da Caixa, em São Paulo no início do século XXI. Conta com prefácio de Sandra Brecheret, com fotografias das obras e biografia ilustrada com fotografias do escultor.

A edição é ilustrada e bilingue (português e francês).

domingo, 9 de julho de 2023

Louçaria artística e histórica

Louçaria artística e histórica

Eldino Brancante

Editora Imprensa Oficial do Estado de SP

São Paulo

1988

Tombo: 3385 

 

Louçaria artística e histórica, de Eldino Brancante, é um relatório. A obra apresenta o acervo artístico-cultural dos palácios do governo do Estado de São Paulo, de itens artísticos em louça (leiteira, travessa, aquário, garrafas monocromáticas e pratos) de diferentes origens (China, Japão, França, Inglaterra e Brasil) com uma monografia explicativa; verbetes, explicando características dos itens; localização das obras citadas (todas no Palácio dos Bandeirantes) e bibliografia. O trabalho é ilustrado com fotografias em preto e branco dos itens referidos.

A edição integra como volume 8 da coleção Acervo artístico-cultural dos palácios do governo/São Paulo – 88.

sábado, 8 de julho de 2023

Prataria artística e histórica

Prataria artística e histórica

Serafina Borges do Amaral

Editora Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

São Paulo

1988

Tombo: 3376 

 

Prataria artística e histórica, de Serafina Borges do Amaral, é um relatório. A obra apresenta o acervo artístico-cultural dos palácios do governo do Estado de São Paulo, de itens confeccionados em prata localizados no Palácio dos Bandeirantes com uma monografia explicativa; verbetes, explicando características dos autores e das obras; localização das obras citadas e bibliografia. O trabalho é ilustrado com fotografias em preto e branco das obras tratadas, identificando dois autores: João Marques de Faria e Domingos José Ferreira.

A edição integra como volume 7 da coleção Acervo artístico-cultural dos palácios do governo/São Paulo – 88.

sexta-feira, 7 de julho de 2023

Tapeçaria: artística e histórica

Tapeçaria: artística e histórica

Serafina Borges do Amaral

Editora Imprensa Oficial do Estado de SP

São Paulo

1988

Tombo: 3380 

 

Tapeçaria artística e histórica, de Serafina Borges do Amaral, é um relatório. A obra apresenta o acervo artístico-cultural dos palácios do governo do Estado de São Paulo, de tapeçarias do Palácio dos Bandeirantes com uma monografia explicativa; verbetes, explicando características dos autores e obras; localização das obras citadas e bibliografia. O trabalho é ilustrado com fotografias em preto e branco das tapeçarias de David Teniers, Simon Vouet e outras de autores desconhecidos.

A edição integra como volume 6 da coleção Acervo artístico-cultural dos palácios do governo/São Paulo – 88.

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Mobiliário: artístico e histórico

Mobiliário: artístico e histórico

Cleide Santos Costa Biancardi

Editora Imprensa Oficial do Estado de SP

São Paulo

1988

Tombo: 3382 

 

Mobiliário: artístico e histórico, de Cleide Santos Costa Biancardi, é um relatório. A obra apresenta o acervo artístico-cultural dos palácios do governo do Estado de São Paulo, de mobiliário artístico e históricos do Palácio dos Bandeirantes, Palácio do Horto Florestal, e do Palácio Boa Vista com uma monografia explicativa; verbetes, explicando características dos itens; localização das obras citadas e bibliografia. O trabalho é ilustrado com fotografias em preto e branco do referido mobiliário.

A edição integra como volume 5 da coleção Acervo artístico-cultural dos palácios do governo/São Paulo – 88.

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Imaginária

Imaginária

Wolfgang Pfeiffer

Editora Imprensa Oficial do Estado de SP

São Paulo

1988

Tombo: 3381 

 

Imaginária, de Wolfgang Pfeiffer, é um relatório. A obra apresenta o acervo artístico-cultural dos palácios do governo do Estado de São Paulo, de obras de arte sacra com uma monografia explicativa; verbetes, explicando características dos autores (a maioria ignorada) e das obras; localização das obras citadas e indicação bibliográfica. O trabalho é ilustrado com fotografias em preto e branco das obras de Frei Agostinho de Jesus, Manoel da Costa Ataide, Joaquim Machado de Castro.

A edição integra como volume 4 da coleção Acervo artístico-cultural dos palácios do governo/São Paulo – 88.

terça-feira, 4 de julho de 2023

Pintura: séculos XVII / XX

Pintura: séculos XVII/XX

Ruth Sprung Tarasantchi

Editora Imprensa Oficial do Estado de SP

São Paulo

1988

Tombo: 3377 

 

Pintura: séculos XVII/XX, de Ruth Sprung Tarasantchi, é um relatório. A obra apresenta o acervo artístico-cultural dos palácios do governo do Estado de São Paulo, de pinturas desde o século XVII ao XX com uma monografia explicativa; verbetes, explicando características dos autores e obras; localização das obras citadas e bibliografia. O trabalho é ilustrado com fotografias em preto e branco das pinturas de Almeida Júnior, Benedito Calixto, Henrique Bernardelli, Dario Villares Barbosa entre outros.

A edição integra como volume 3 da coleção Acervo artístico-cultural dos palácios do governo/São Paulo – 88.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Modernismo: a pintura e a escultura

Modernismo: a pintura e a escultura

Marta Rossetti Batista

Editora Imprensa Oficial do Estado de SP

São Paulo

1988

Tombo: 3378 

 

Modernismo: a pintura e a escultura, de Marta Rossetti Batista, é um relatório. A obra apresenta o acervo artístico-cultural dos palácios do governo do Estado de São Paulo, de obras do período do Modernismo com uma monografia explicativa; verbetes, explicando características dos autores e das obras; localização das obras citadas e bibliografia. O trabalho é ilustrado com fotografias em preto e branco das obras tratadas: pinturas de Mafalti, Rego Monteiro, Tarsila entre outros e escultura de Vitor Brecheret (Cabeça de Daisy).

A edição integra como volume 2 da coleção Acervo artístico-cultural dos palácios do governo/São Paulo – 88.

domingo, 2 de julho de 2023

Contemporâneos

Contemporâneos

Sonia Salzstein

Editora Imprensa Oficial do Estado de SP

São Paulo

1988

Tombo: 3379 

 

Contemporâneos, de Sônia Salzstein, é um relatório. A obra apresenta o acervo artístico-cultural dos palácios do governo do Estado de São Paulo, de obras do período contemporâneo (desde década de 30 a meados da década de 70 do século XX) com uma monografia explicativa; verbetes, explicando características dos autores e obras; localização das obras citadas e bibliografia consultada. O trabalho é ilustrado com fotografias em preto e branco das obras tratadas: pinturas de Volpi, Ohtake, Djanira, Portinari entre outros e escultura de De Fiori (Homem Caminhando).

A edição integra como volume 1 da coleção Acervo artístico-cultural dos palácios do governo/São Paulo – 88.

sábado, 1 de julho de 2023

Anuário das artes 72 -74

Anuário das artes 72-74

Associação Paulista de Críticos de Artes

Editora APCA

São Paulo

1975

Tombo: 777 

 

Anuário das artes 72-74, da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) em parceria com a Fundação Bienal e Sindicato dos Artistas, é um catálogo. A obra apresenta as atividades artísticas ocorridas em São Paulo nos anos de 1972 a 1974, com sua respectiva crítica. A análise abrange diferentes manifestações da arte (teatro, música erudita, artes visuais, literatura, cinema, dança, música popular, televisão, circo) e inclusive cursos. Dentre as críticas podemos referir as manifestações a respeito de Abelardo Pinto, o palhaço Piolim; as músicas de Chico Buarque e, quanto ao cinema, fala de “A estrela sobe”, entre outras críticas de arte.