quinta-feira, 31 de março de 2022

Clara dos Anjos

Clara dos Anjos

Lima Barreto

Editora Edições de Ouro

Rio de Janeiro

1985?

Tombo: 799 

 

Clara dos Anjos, de Afonso Henriques de Lima Barreto, é uma coletânea de contos. O primeiro deles é o que dá título à obra. Seguem ainda: Um especialista, O filho da Gabriela; A nova Califórnia; O homem que sabia javanês; Um e Outro; Miss Edith e seu tio; e Como o homem chegou. O enredo do primeiro conto, Clara dos Anjos, trata do racismo e do papel da mulher na sociedade, em especial, a instituição do casamento. A obra é do começo do século XX, portanto pré-modernismo, embora só tenha sido publicada postumamente. A obra foi material de leitura e ensino de literatura no curso médio das escolas estaduais de São Paulo, como Escola Estadual Pereira Barreto.

A edição conta com prefácio da lavra de Sérgio Buarque de Holanda e integra a coleção Prestígio.

quarta-feira, 30 de março de 2022

Uma princesa em Berlim

Uma princesa em Berlim

Arthur R. G. Solmssen

Editora Record

Rio de Janeiro

1980

Tombo: 927 

 

Uma princesa em Berlim, de Arthur R. G. Solmssen, é um romance. O enredo se passa, em 1922, na Berlim, que ferve pela ditadura nacionalista, com alta inflação e num ambiente nada favorável à aristocracia. Nesse cenário, jovens se apaixonam e vivem os conflitos próprios da época e das classes sociais em ascensão e outras em queda. Violência e ternura num romance inesquecível, adverte o editor já na capa da edição.

terça-feira, 29 de março de 2022

O jogo do dinheiro

O jogo do dinheiro

Adam Smith (pseudônimo)

Editora Expressão e Cultura

São Paulo?

1969

Tombo: 558 

 

O jogo do dinheiro, de Adam Smith, é um compêndio difícil de se classificar. Pode ser tido como uma coletânea de contos, um romance nada usual com tom de ensaio. Muitos podem tê-lo como autoajuda, na área financeira ou econômica. É preciso também consignar que a obra não é da lavra do famoso pensador do universo econômico, Adam Smith, mas sim de um escritor que não se revela e confessa usar o nome de alguém famoso na área da economia.

segunda-feira, 28 de março de 2022

Napoleão: o retorno do homem

Napoleão: o retrato do homem

Gaston Bonheur

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1982

Tombo: 724 

 

Napoleão: o retrato do homem, de Gaston Bonheur, é uma biografia do famoso comandante e figura da história mundial. Trata-se de uma biografia bastante completa que esclarece, inclusive, suas motivações e estratégias

A edição é ilustrada e contou com tradução de Job de Lorena de Sant’Anna.

domingo, 27 de março de 2022

Histórias de arrepiar

Histórias de arrepiar

Susan Helena de Souza Silveira

Editora

São Paulo

1992?

Tombo: 2176 

 

Histórias de arrepiar, de Susan Helena de Souza Silveira, é uma coletânea de contos infantis. A temática, como o próprio título revela, lida com personagens misteriosos e aterrorizadores. É uma obra fartamente ilustrada e direcionada ao público infanto-juvenil.

A edição é ilustrada pelo Belli Studio.

sábado, 26 de março de 2022

Os mais belos contos de fadas franceses

Os mais belos contos de fadas franceses

Condessa D'Aulnoy, Condessa de Ségur e outros

Editora Vecchi

Rio de Janeiro

1964

Tombo: 174 

 

Os mais belos contos de fadas franceses, de Condessa D’Aulnoy, Condessa de Ségur e outros escritores franceses, é uma coletânea de histórias da carochinha direcionada ao público infanto-juvenil. Os contos são os mundialmente famosos como O gato de botas, As fadas, entre outros.

A edição conta com tradução de Alfredo Ferreira e outros.

sexta-feira, 25 de março de 2022

A casa dos budas ditosos

A casa dos budas ditosos

João Ubaldo Ribeiro

Editora Objetiva

Rio de Janeiro

1999

Tombo: 1770 

 

A casa dos budas ditosos, de João Ubaldo Ribeiro, é um romance. Este é o quarto volume da série intitulada pelo autor como Plenos Pecados, onde cada volume se dedica a um dos pecados capitais. O volume A casa dos budas ditosos trata da luxúria e serviu de base para peça de teatro e obra cinematográficas.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Lazarilho de Tormes

Lazarilho de Tormes

Editora Scritta

São Paulo

1992

Tombo: 1348 

 

 

Lazarilho de Tormes é um romance espanhol que inaugura o estilo picaresco. No meio dos romances de cavalaria e dos heróis, surge também os pouco-heróis que carregam as características de pícaro e alcançam sucesso. Seja por sua crítica à sociedade, seja pelo descompasso do caráter do protagonista. É assim que este romance anônimo se põe ao lado de Dom Quixote de la Mancha, por exemplo, e cria todo um estilo muito apreciado por séculos, marcando a literatura espanhola e universal. E influenciando outras.

A edição é bilíngue: português e espanhol e contou com tradução para o português de Pedro Câncio da Silva. A edição espanhola é de Milagros Rodriguez Cacerez, com patrocínio da embaixada espanhola. A edição traz ainda prefácio de Mário Gonzalez.

quarta-feira, 23 de março de 2022

Poemas de amor e solidariedade


Poemas de amor e solidariedade

Adriano Zanotto

Editora Garapuru

Florianópolis

1999

Tombo: 1865 

 

Poemas de amor e solidariedade, de Adriano Zanotto, é uma coletânea de poemas do escritor barriga verde. O autor é advogado de Santa Catarina e tem paixão pela escrita de poemas, eis os componentes usuais para as obras da espécie. Conforme revelado pelo título, os poemas têm temática sobre o amor, a solidariedade e claro o subjetivismo.

terça-feira, 22 de março de 2022

Voo noturno

Voo noturno

Antoine de Saint Exupéry

Editora Círculo do Livro

São Paulo

1973

Tombo: 57 

 

Voo noturno, de Antoine de Saint-Exupéry, é um romance do mesmo autor de O pequeno príncipe. O gosto do autor pela aviação resulta no enredo uma obra de grande valor e expressão. O enredo trata de voo noturno pelo correio aéreo postal da Argentina em que o piloto se sobrepõe para cumprir sua missão.

A obra serviu de base para a produção cinematográfica homônima.

segunda-feira, 21 de março de 2022

Eram os deuses astronautas?

Eram os deuses astronautas?

Erich Von Daniken

Editora Círculo do Livro

São Paulo

1974

Tombo: 59 

 

Eram os deuses astronautas? Enigmas indecifrados do passado, de Erich Von Daniken, é um ensaio que discute a tese de que, na Antiguidade, a humanidade teria tido contatos com extraterrestres, que ficaram registrados na história como deuses em diferentes religiões. Tendo em conta a possibilidade de vida extraterrestre, a tese de Daniken se justificaria. Entretanto para outros é apenas mais uma teoria da conspiração.

A edição foi selecionada pelo Círculo do Livro ante o seu sucesso mundial.

domingo, 20 de março de 2022

Aventuras de Tom Sawyer


Aventuras de Tom Sawyer

Mark Twain

Editora Coleção de Ouro

Rio de Janeiro

1970

Tombo: 166 

 

Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain, é um romance que já tratamos aqui sobre uma outra edição. O irreverente Mark Twain cria nesse romance um personagem juvenil cheio de malícias infantis que, além de fazer uma crítica social, expõe uma inocência na simplicidade da vida pueril.

A edição apresenta texto em português preparado por Carlos Heitor Cony recontado da obra original.

sábado, 19 de março de 2022

A garota rebelde

A garota rebelde

Emmy Von Rhoden

Editora Edições de Ouro

Rio de Janeiro

1972

Tombo: 241 

 

A garota rebelde, de Emmy Von Rhoden, é um romance da escritora alemã que conquistou o público infanto-juvenil. Com este pseudônimo e texto agradável, a autora conta a história da protagonista que tem um comportamento bastante desafiador. O romance teve continuidade com mais volumes escritos pela filha da autora e um outro por uma escritora nederlandesa.

A edição é texto recontado por Esdras Nascimento e integra a coleção Baleia Bacana. O título original é Der Trotzkopf.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Auto da barca do inferno

Auto da barca do inferno

Gil Vicente

Editora Estadão

São Paulo

1997

Tombo: 1655 

 

Auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é um texto de dramaturgia dos primórdios da literatura portuguesa escrita pelo pai do teatro português. O trabalho é a obra-prima do escritor humanista e compõe a trilogia de obras satíricas ao lado de Auto da Barca do Purgatório e de Auto da Barca da Gloria. Além da sátira há ali uma crítica a sociedade da época.

A edição integra como volume 8 da coleção Ler é aprender. 

quinta-feira, 17 de março de 2022

Espumas flutuantes

Espumas flutuantes

Castro Alves

Editora Estadão

São Paulo

1997

Tombo: 1650 

 

Espumas flutuantes, de Castro Alves, é uma coletânea de trabalhos poéticos do Poeta dos Escravos. No prólogo, a poética justifica o título do livro, eis que na viagem de navio que o leva ao Sul, as espumas flutuantes, que nascem do mar, floreiam o anoitecer. São poesias de diferentes anos, em sua generalidade, já recitadas em algum evento público.

A edição atende à demanda pela obra no final dos anos 1990, eis que era literatura indicada para os vestibulares para ingresso nas universidades públicas brasileiras. Outrossim, a edição integra como volume 1 a coleção “Ler é aprender”.

quarta-feira, 16 de março de 2022

Para gostar de ler: contos universais 11

Para gostar de ler: contos universais - 11

 Anton Tchekov e outros

Editora Ática

São Paulo

2000

Tombo: 2174

 

Para gostar de ler: contos universais é uma coletânea de contos de Anton Tchekhov (traduzido por Aurora Fornoni Bernardini), Edgar Allan Poe, Franz Kafka (traduzido por Betty M. Kunz), Guy de Maupassant (traduzido por Solange Lisboa), Jack London, Miguel de Cervantes e Voltaire.

A edição integra a coleção “Para gostar de ler”, como seu volume 11.

terça-feira, 15 de março de 2022

Amigos traiçoeiros

Amigos traiçoeiros

Thiago de Mello e Sérgio Bath

Editora UnB

Brasília

1996

Tombo: 1628

 

Amigos traiçoeiros, de Thiago de Mello e Sérgio Bath, é um ensaio que compara os termos em espanhol e em português, verificando os falsos cognatos. Numa obra bem-humorada, as duas línguas são comparadas quanto ao léxico e gratas surpresas são reveladas.

segunda-feira, 14 de março de 2022

Eu, Fortaleza

Eu, Fortaleza

Dorian Sampaio

Editora Stylos

Fortaleza

1982

Tombo: 1073 

 

Eu, Fortaleza, de Dorian Sampaio, é uma dedicatória poética à cidade de Fortaleza da lavra do jornalista, político e escritor cearense. Muito ligado ao Ceára, o saudoso Dorian tinha por regra enaltecer seu estado em todos os seus empreendimentos.  A obra, sobre a cidade de Fortaleza, conta: os começos; o ontem; hoje e amanhã; um passeio na cidade; aspectos outros da cidade e os governantes.

domingo, 13 de março de 2022

Dom Quixote de la Mancha

Dom Quixote de la Mancha

Miguel de Cervantes Saavedra

Editora Abril Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1305 

 

Dom quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, é a obra prima desse escritor espanhol. Os romances de cavalaria têm seu momento máximo desse trabalho reconhecido mundialmente com uma força expressiva de marcar toda uma nacionalidade. Dom Quixote e seu companheiro Sancho resultaram num cânone expressivo da literatura universal. O cavaleiro que luta contra todos para salvar sua amada é o enredo de valentia e honra que dá várias interpretações e lições à sociedade.

A edição contém Notas de José Maria Castro Calvo, traduzidas por Fernando Nuno Rodrigues. A obra foi traduzida por Viscondes de Castillho e Azevedo.


sábado, 12 de março de 2022

Fábulas fabulosas

Fábulas fabulosas

Millôr Fernandes

Editora Círculo do Livro

São Paulo

1974

Tombo: 60 

 

Fábulas fabulosas, de Millôr Fernandes, é uma coletânea de fábulas, sob a forma de crônicas ou contos, do famoso escritor carioca. A obra é ilustrada e o autor trabalha as fábulas com muito humor, inteligência e texto muito agradáveis, aproveitando para criticar o cotidiano da época.

sexta-feira, 11 de março de 2022

É preciso salvar o Brasil

É preciso salvar o Brasil

Nelson Teixeira

Editora Partido dos Trabalhadores

São Paulo

1982?

Tombo: 1162

 

É preciso salvar o Brasil, de Nelson Teixeira, é um manifesto político construído para servir de propaganda a sua candidatura e de amigos do Partido dos Trabalhadores: José Dirceu, Eduardo Suplicy, Hélio Bicudo e Jacob Bittar. O trabalho é dedicado a todos os brasileiros que estão imbuídos na fé de que o Brasil terá um futuro grandioso e livre. A obra trata das mazelas do Brasil e faz manifesto para sair da crise, sem muito esclarecimento das ações a serem efetivadas. O contexto revela que os políticos sempre se lançam para salvar o Brasil, que a tantos anos é “salvo” e continua necessitando de salvação.

A edição é bastante simplória (note que a encadernação é de brochura) e parece ter sido produzida pelo próprio autor.

quinta-feira, 10 de março de 2022

Mulheres de bronze

Mulheres de bronze

Xavier de Montepin

Editora Cia Brasil

São Paulo

1959

Tombo: 1304 

 

Mulheres de Bronze, de Xavier de Montepin, é um romance. Dentre os inúmeros romances populares do escritor francês, o Mulheres de Bronze, de 1880, é um que se encaixou com graça no universo feminino brasileiro até pelo menos na década de 1950. Seu enredo trata das mulheres de cor e sua função na sociedade: amadas por uns, criadas por outros.

A edição não indica o tradutor.

quarta-feira, 9 de março de 2022

Dona Flor e seus dois maridos

Dona Flor e seus dois maridos

Jorge Amado

Editora Record/Altaya

Rio de Janeiro

1995

Tombo: 1563 

 

Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado, é um romance. Dentre os vários romances da lavra de Jorge Amado, o Dona Flor e seus dois maridos é talvez o que mais sucesso fez e se popularizou pelo mundo. O enredo trata de Dona Flor que, na viuvez, passou a ter dois maridos: o falecido e o do segundo matrimônio. Assim, vive uma vida dupla com envolvimentos diferentes. O sucesso vem não apenas do enredo da obra, mas também das versões televisiva e cinematográfica da história.

A edição integra a coleção Mestres da Literatura Contemporânea.

terça-feira, 8 de março de 2022

Coletânea de estudos jurídicos de Macau

Coletânea de estudos jurídicos de Macau

Luís Gonzaga Gomes, Severo Portela, Antônio Vasconcelos de Saldanha e outros

Editora

São Paulo

2005

Tombo: 3346 

Coletânea de estudos jurídicos de Macau, organizada por Sérgio Pereira Antunes, congrega uma diversidade de artigos jurídicos de vários autores tratando da Região Administrativa Especial de Macau. A obra se inicia com a apresentação da História de Macau (Algumas noções sobre a história de Macau) da lavra de Luís Gonzaga Gomes. Por sua perspectiva histórica, os artigos jurídicos estão divididos em duas partes: uma tratando do período pré-reunificação à China e outra do período pós-reunificação. Dentre os artigos, merecem destaque: Macau entre Lisboa e Pequim, de Severo Portela; Autoridade imperial e simbolística da contradição: a propósito dos Códigos Wan Li e de Qianlong em Macau, de Antônio Vasconcelos de Saldanha; A justiça e a comunidade em Macau: problemas sociais, a administração pública e a organização comunitária no contexto da transição, de Boaventura Sousa Santos; Direitos fundamentais em Macau no quadro da transição: algumas considerações, de Paulo Cardinal; Conflitos de leis entre Macau e a China continental relativamente a assuntos civis e comerciais após o retorno de Macau e a sua resolução, de Zhao Xianglin; também, tratou do assunto Xuan Zengyi; Significado do sistema jurídico de Macau como ponto de referência do sistema jurídico da China: o caminho da evolução do direito sob um sistema jurídico plural, de Mi Jian; O acesso de Macau ao direito internacional convencional na perspectiva do estatuto orgânico, de Gonçalo Cabral; Macau: an (historic) autonomy internationalized, de Paulo Cardinal, entre outros.

A coletânea é uma modesta colaboração para o enriquecimento da bibliografia brasileira acerca de temas jurídicos de Macau.

segunda-feira, 7 de março de 2022

Aparições

Aparições

Erich Von Daniken

Editora Nova Fronteira

Rio de Janeiro

1976

Tombo: 1044 

 

Aparições, de Erich Von Daniken, é um outro ensaio do famoso escritor de Eram os deuses astronautas? A obra trata de discutir e apresentar fenômenos ligados a aparições estranhas que estariam ligadas a seres extraterrestres em visitas a Terra em tempos passados. O trabalho lida com ufologia, astronomia, astronáutica e, para alguns, com a teoria da conspiração.

A edição contou com a tradução de Trude Arneitz Von Lashan Solstein.

domingo, 6 de março de 2022

Deuses e astronautas na Grécia e Roma Antigas

Deuses e astronautas na Grécia e Roma Antigas

W. Raymond Drake

Editora Record

Rio de Janeiro

1976

Tombo: 1046 

 

Deuses e astronautas na Grécia e Roma Antigas, de W. Raymond Drake, é um ensaio. O trabalho trata da Grécia e de Roma, na Antiguidade, dos deuses espaciais da Escandinávia e da Cruz. O autor analisa reportes acerca de aparições estranhas em cada uma dessas épocas e lugares. Os fenômenos reportados são, então, analisados sob a tese de identificar deuses ou astronautas.

sábado, 5 de março de 2022

Desafios: ética e política

Desafios: ética e política

Celso Lafer

Editora Siciliano

São Paulo

1995

Tombo: 2126 

 

Desafios: ética e política, de Celso Lafer, é uma coletânea de artigos em que o ex-Chanceler brasileiro discute política, ética e ideologia. Livre docente de direito internacional, professor titular de filosofia do direito e ex-chefe da casa diplomática brasileira, o Itamaraty, o autor ousa, na obra, tomar partido ao tratar de matérias tão gratas à filosofia, em especial, quanto à abordagem ideológica, atitude proibitiva para a casa do Barão de Rio Branco. Revela, assim, a forma de se fazer a política exterior brasileira sob os últimos governos brasileiros, mais especificamente de Fernando Henrique Cardoso.

sexta-feira, 4 de março de 2022

Parte de nós

Parte de nós

Unidade Internacional do Banco do Brasil

Editora Ômega

São Paulo

2000

Tombo: 1871 

 

Parte de nós, da Unidade Internacional do Banco do Brasil, é uma coletânea de crônicas e poesias de vários funcionários que trabalhavam na área internacional desse banco e que desejavam expressar suas outras habilidades literárias. O título explica essa intenção de mostrar a arte que também fazia parte destes, além da lida diária com o sistema bancário internacional, câmbio e outras operações da área.

A edição foi coordenada por Osanan Barros, Eurico Maynardi e outros.

quinta-feira, 3 de março de 2022

Bilhete para o cardeal

Bilhete para o cardeal

José Luís Silva

Editora Lance

São Paulo

1982 ?

Tombo: 640 

 

Bilhete para o cardeal: o próximo papa será brasileiro, de José Luiz Silva, é uma coletânea de poesias. O autor publica nessa coletânea poemas concretos que abordam temas religiosos e a cidade de São Paulo. Em sua construção bastante subjetiva transparece uma profunda crítica aos temas da religião em São Paulo. Uma obra que causa estranheza.

quarta-feira, 2 de março de 2022

As boas mulheres da China: vozes ocultas

As boas mulheres da China: vozes ocultas

Xinran

Editora Companhia das Letras

São Paulo

2007

Tombo: 2132 

 

As boas mulheres da China: vozes ocultas, de Xiran, é uma coletânea de narrativas, à semelhança de contos. Na obra, a autora apresenta entrevistas com várias mulheres que participaram de seu programa de rádio (já no período de Deng Xiao Ping) relatando traumas que estas viveram durante diferentes fases da história chinesa contemporânea. A condição feminina na China do século XX está ali em relatos inimagináveis.

A edição apresenta apenas o Capítulo II do livro, como forma de divulgação.

terça-feira, 1 de março de 2022

Para gostar de ler: histórias divertidas 13

Para gostar de ler: histórias divertidas - 13

José Paulo Paes (org), Fernando Sabino e outros

Editora Ática

São Paulo

2001

Tombo: 2175 

 

Para gostar de ler histórias divertidas, de José Paulo Paes, é o 13º volume da coletânea de contos. A coletânea traz contos e crônicas de Fernando Sabino, Artur Azevedo, Machado de Assis, Stanislaw Ponte Preta, Lima Barreto, Luís Fernando Veríssimo, Aluísio de Azevedo e Moacyr Scliar.

A edição integra a Coleção Para Gostar de Ler, como volume 13.