quarta-feira, 4 de março de 2020

Poemas de uma monografia de Macau


Poemas de uma monografia de Macau
Fernanda Dias
Editora COD
Macau
2004
Tombo: 2779







Poemas de uma monografia de Macau, de Fernanda Dias, é uma coletânea de poemas “segundo a tradução oral e literal do original por Stella Lee Shuk Yee”. No prefácio, esclarece-se que os poemas compõem a obra Aomen Jilue, ou seja, uma monografia sobre Macau escrita por dois delegados, Yin Guan-ren e Zhang Yulin, em 1751, por ordem do imperador chinês. Essa monografia era ilustrada com poemas – os quais estão nesta obra adequados à poética portuguesa por Fernanda Dias.
Alguns dos poemas são assinados por um dos delegados, Yin Guan, entretanto, há transcrição de poemas de vários outros poetas chineses. A obra evidencia uma narrativa de viagem, em verso, percorrendo Macau e outras terras tributadas ao Império chinês. Um verdadeiro documento histórico, mas com todo toque de poética.
Os elementos pictóricos, tão presentes na poesia chinesa, foram magistralmente transpassados para as poesias em português pela habilidade da poeta e artista plástica portuguesa, Fernanda Dias, que em Macau se revelou poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário