segunda-feira, 16 de março de 2020

As rosas brancas do Surrey


As rosas brancas do Surrey
Rodrigo Leal de Carvalho
Editora Livros do Oriente
Amadora
2007
Tombo: 2946







As rosas brancas do Surrey, de Rodrigo Leal de Carvalho, é mais um romance que envolve os personagens criados pelo autor com as outras tramas de suas histórias ligadas à Macau. É como um capítulo do grande novelão que compõe a obra de Leal de Carvalho.
Sua narrativa é capaz de envolver o leitor, atiçando sua curiosidade ao direcioná-lo a leitura de outras obras do mesmo autor, a exemplo de: Ao serviço de sua majestade: uma história de amor , O Oriente é vermelho, A IV Cruzada, O romance de Yolanda e O senhor conde e as suas 3 mulheres.
O romance, sob análise, está dividido em 2 partes: I - Blackfood e II - um país dois sistemas. A primeira parte, por sua vez, é composta de 12 capítulos, enquanto a segunda parte conta com 19 capítulos. Cada um dos capítulos tem, também, uma marcação divisória que secciona a narrativa em trechos devidamente enumerados. Por todo texto, o narrador além de sua frugal tarefa de narrar, lança comentários eivados com julgamento de valor devidamente assinados por parágrafos entre parênteses. São suas marcas de ironia.
O enredo trata da vida de Mr. Blackfoot, que, desde tenra idade, traçara sua meta na sociedade britânica: tornar-se um gentleman proprietário de uma cottage como hera na fachada e um belo jardim de rosas brancas, no Surrey. O editor fez constar, na última capa dessa edição, um breve relato da história que a condensa de forma reveladora:
Mr Blackfoot, filho de mineiro e de lavadeira de Walles, decidiu, na primeira infância, que haveria de ser um gentleman, com uma cottege no condado do Surrey e rosas brancas no jardim. Este alvo norteou toda a sua peregrina vida por terras de Oriente. Frustrado, porém por um código de valores pessoais que de há muito deixaram de existir, só por implausíveis fatores que lhe são estranhos consegue a realização póstuma do seu Destino.
O enredo do romance desenvolve-se em 2 partes bem demarcadas. Na primeira, trata o narrador de reportar a vida, aventuras, desventuras e a morte de Mr Blackfoot. Na segunda parte, a reportagem trata da trama posterior à sua morte.
Este é um dos últimos romances publicados por Rodrigo leal de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário