sábado, 30 de abril de 2022

Os meninos da Rua Paulo

Os meninos da Rua Paulo

Ferenec Molnár

Editora Edições de ouro

Rio de Janeiro

1971

Tombo: 167 

 

Os meninos da rua Paulo, de Fenerec Molnár, é um romance escrito para o público jovem, mas que cativou também os adultos. O enredo trata de estudantes que organizam uma sociedade (Betume) que têm suas atividades (principalmente, o jogo de péla) num terreno adotado pelo grupo, que chamam de Grund e ali vivem aventuras próprias da idade. Os personagens são bastante representativos do grupo social de jovens escolares.

A edição conta com a tradução direta do húngaro por Paulo Rónai, que também escreveu o prefácio e tem revisão por Aurélio Buarque de Hollanda. Tem ilustração de Tibor Gergely reproduzidos da edição original húngara.

O exemplar tem dedicatória de professora de francês, Iracema, para o futuro Comendador. 

sexta-feira, 29 de abril de 2022

O transoceano M.1

O transoceano M. 1

P. G. Ehrardt

Editora Livraria Clássica

Lisboa

1934

Tombo: 1311 

 

O transoceano M. 1, de P. G. Enrardt, é um romance de aventura. O enredo envolve o voo aventureiro de um hidroavião, chamado Transoceano M.1, que parte da Alemanha com destino ao ponto oriental da América, em Pernambuco, fazendo a “circunnavegação”, enfrentando tufão, tempestades e acidentes, tudo regado com muita aventura até retornar à civilização.

A edição integra a coleção: Os melhores romances de aventuras, dirigida por Frederico de Carvalho, sendo esta obra o seu volume 10.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Poemas para a infância

Poemas para a infância

Henriqueta Lisboa (org.)

Editora Edições de Ouro

Rio de Janeiro

197 ?

Tombo: 391 

 

Poemas para a infância, organizado pela professora Henriqueta Lisboa, é uma antologia escolar com uma coletânea de poemas de importantes escritores brasileiros e portugueses e algumas traduções de poemas de língua espanhola. Estão ali selecionados 100 poemas que tratam do amor, da amizade e da vida, todos bastante adequados para o público infanto-juvenil. Dentre os poetas apresentados, estão: Vinícius de Moraes; Mário Quintana; Murilo Araújo; Carlos Drummond de Andrade; Cecília Meireles; Guilherme de Almeida; Raul Bopp; Mário de Andrade; Fernando Pessoa; Fagundes Varela; e João de Deus, além das traduções dos poetas: Frederico Garcia Lorca; Gabriela Mistral e José Martí.

A edição integra a coleção Baleia Bacana.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Desligado contra o homem da adaga


Desligado contra o homem da adaga

Boileau Narcejac

Editora Edições de Ouro

Rio de Janeiro

197 ?

Tombo: 1362 

 

Desligado contra o homem da adaga, de Boileau-Narcejac, é um romance de aventura bem alinhado com a literatura infanto-juvenil. Boileau-Narcejac é a sigla de uma dupla de escritores franceses que se valeram de pseudônimos para criação de suas obras (Pierre Boileau e Pierre Ayaud, também conhecido como Thomas Barcejac). Sob essa sigla, os autores escreveram vários romances envolvendo crimes com muito suspense e sarcasmo. Para o público juvenil, criaram uma série de romances em que a atuação do personagem “Desligado” (Sans Atout) era o grande detetive solucionador dos crimes a desvendar. Nesta obra, temos as aventuras desse protagonista Desligado, solucionando o mistério do homem de adaga.

A edição tem texto em português preparado por Luiz Fernandes sobre o original francês.

terça-feira, 26 de abril de 2022

Gênio do crime

Gênio do crime

J. C. Marinho Silva

Editora Edições de Ouro

Rio de Janeiro

197 ?

Tombo: 585 

 

Gênio do crime: uma história em São Paulo, de J. C. Marinho Silva, é um romance de aventura. A obra alcançou sucesso entre o público juvenil tão logo publicado, tornando-se um clássico da literatura infanto-juvenil. O sucesso talvez se justifique pelo fato de a história ser ambientada em São Paulo, tornando o enredo mais próximo do público leitor dessa grande cidade. O enredo trata de um grupo de jovens – detetives mirins – que intentam descobrir quem está falsificando figurinhas premiadas e levando a gráfica à falência.

A edição é a 18ª e tem ilustrações de Noguchi.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

O alienista e outras histórias

O alienista e outras histórias

José Maria Machado de Assis

Editora Edições de Ouro

Rio de Janeiro

197 ?

Tombo: 130 

 

O alienista e outras histórias, de Machado de Assis, é uma coletânea de contos do famoso escritor brasileiro. Estão ali os contos: O alienista; A cartomante; Cantiga de Esponsais; Uns braços; O enfermeiro; Conto de escola; e Primas de Sapucaia.

A edição é econômica visando a popularização e acesso dos textos ao público escolar. Consta da obra: Biografia do autor, Introdução e Notas preparadas por M. Cavalcanti Proença. A obra é ilustrada por Luís Jardim.

domingo, 24 de abril de 2022

Contos consagrados de Machado de Assis

Contos consagrados de Machado de Assis

Machado de Assis

Editora Edições de Ouro

Rio de Janeiro

197 ?

Tombo: 129 

 

Contos consagrados de Machado de Assis, de Machado de Assis, é uma coletânea de contos. Estão ali os contos: As academias de Sião; A igreja do diabo; A cartomante; Cantiga de esponsais; Noite de Almirante; Missa do Galo; Uns abraços; O enfermeiro; e Conto de escola.

A edição contempla ainda biografia do autor preparada por M. Cavalcanti Proença e Estudo Introdutório elaborado por Ivan Cavalcanti Proença. O exemplar integra a coleção Clássicos Brasileiros.

sábado, 23 de abril de 2022

Be my guest

Be my guest

Conrad Hilton

Editora Fireside

Nova York

1994

Tombo: 1613 

 

Be my guest, de Conrad Hilton, é um livro autobiográfico, em que o autor fala de seu sonho e da construção de sua rede de hotéis pelo mundo. A obra conta curiosidades das cidades em que seus hotéis estão instalados, como o caso de Nova York, onde as mulheres eram proibidas de fumar em público. A obra foi escrita em 1957 e ainda, na década de 1990, era distribuída em sua rede de hotéis para hóspedes selecionados.

A edição é ilustrada com fotos da família, mostrando inclusive sua Casa Encantada.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Noites no sertão

Noites no sertão

João Guimarães Rosa

Editora Record

Rio de Janeiro

1990?

Tombo: 3300 

 

Noites no sertão, de João Guimarães Rosa, é composto de dois romances, dito por especialistas como novelas. Os enredos envolvem a sensualidade e amor entre casais em circunstâncias incomuns no sertão de Minas Gerais.

A edição integra a coleção Mestres da Literatura Brasileira e Portuguesa.

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Histórias extraordinárias

Histórias extraordinárias

Edgar Allan Poe

Editora Abril Cultural

São Paulo

1978

Tombo: 293 

 

Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe, é uma coletânea de contos realmente extraordinários, eis que nada tem de comum, ordinário. Os enredos dos contos envolvem mistério com alto teor assustador e macabro, numa interessante linha policial. Na obra estão presentes entre outros contos: A queda da casa de Usher e Berenice.

Histórias extraordinárias é o título dado em português as tales of the grotesque and arabesque. A edição integra a primeira versão da coleção Obras Primas e contou com a tradução de Brenno Silveira e outros.

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Capitães de areia

Capitães de areia

Jorge Amado

Editora Record

Rio de Janeiro

1990?

Tombo: 1789 

 

Capitães de areia, de Jorge Amado, é um romance do famoso escritor brasileiro reconhecido internacionalmente. O enredo envolve a história de adolescentes abandonados que vivem de assaltos e malfeitos. Entretanto, as coisas começam a mudar quando uma mulher passa a integrar o grupo dos meninos do trapiche.

A edição é ilustrada com trabalhos do artista plástico Poty. E integra a coleção Mestres da Literatura Brasileira e Portuguesa.

terça-feira, 19 de abril de 2022

Poesias completas de Casimiro de Abreu

Poesias completas de Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu

Editora Edições de Ouro

Rio de Janeiro

1969

Tombo: 220 

 

Poesias completas, de Casimiro de Abreu, é uma coletânea de poemas do destacado poeta que escreveu os poemas mais populares da literatura brasileira. Nesta coletânea, estão presentes, entre outros: Canções do exílio; Cânticos, As Primaveras, além de páginas em prosa.

A edição conta com prefácio de Murillo Araújo.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Lobo-do-mar no supermercado

Lobo-do-mar no supermercado

Julieta de Godoy Ladeira

Editora Scipione

São Paulo

1988

Tombo: 2020 

 

Lobo-do-mar no supermercado, de Julieta de Godoy Ladeira, é um conto. Trabalhando com o imaginário infantil, a autora conta o encontro de um garoto com uma estranha figura de pirata no supermercado e daí partem as aventuras.

A edição conta com ilustrações de Ângela Haddad Villas e integra a série Diálogo.

domingo, 17 de abril de 2022

O caso dos exploradores de cavernas

O caso dos exploradores de cavernas

Lon L. Fuller

Editora Sérgio Antônio Fabris

Porto Alegre

1976

Tombo: 722 

 

O caso dos exploradores de cavernas, de Lon L. Fuller, é um conto que, com repercussão psicossocial, provoca discussão jurídica. O enredo conta a história de espeleologistas que se aventuram em uma profunda caverna e em razão de um acidente ficam presos e perdidos nas profundidades. Com o passar do tempo, os víveres se esgotam e precisam se alimentar, quando então decidem sacrificar um dos exploradores para servir de alimento aos demais sobreviventes. Os estudos de direito, na década de 1980, usavam o relato para discussão do direito em face do que é imposto por lei e o que as circunstâncias permitem. O intento da obra parece querer levar à inobservância do direito posto e a justificar um direito circunstancial. A crítica, sem dúvida impõem uma insegurança jurídica.

A edição contou com a tradução elaborada por Plauto Faraco de Azevedo e editoração e produção de Sérgio Fabris, no intuito de trazer a discussão do caso para o universo jurídico brasileiro.

sábado, 16 de abril de 2022

Poemas para rezar

Poemas para rezar

Michel Quoist

Editora Duas Cidades

São Paulo

1961

Tombo: 1306 

 

Poemas para rezar: quando toda a vida se torna oração, de Michel Quoist, é uma coletânea de poemas, pensamentos e contos ao modo de parábolas. Assim, embora o título do livro refira-se a poemas, estes são poucos, mas com muitos pensamentos e pequenos contos.

A edição contou com a tradução de Lucas Moreira Neves. 

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Hélio Melo

Hélio Melo

Emanuelly Falqueto e Helder Cavalcanti Jr. (org.)

Editora Fundação Garibaldi Brasil

Rio Branco

2011

Tombo: 3348 

 

Hélio Melo: coletânea de textos, organizado por Emanuelly Falqueto e Helder Cavalcanti Jr., é uma coletânea de textos do afamado artista acreano, Hélio Melo. A coletânea tem importância por contar com a colaboração de Fátima Melo, filha do autor dos textos e homenageado. A obra conta com apresentação de Pedro Vicente C. Sobrinho e ainda de: Fátima Melo, Ana Maria Gorete Barros e Dalmir Ferreira. Os textos, em si, são curtos e objetivos e estão apresentados nesta coletânea em três partes intituladas: História da Amazônia; Os Mistérios dos Pássaros; e Via Sacra na Amazônia. Da primeira parte, destacam-se os temas relacionados aos seringueiros como: Os Velhos Seringueiros; Casa de Seringueiro; Os Nordestinos no Seringal. Na segunda parte, o escritor trata dos pássaros da floresta, explicando sobre: o rasga-mortalha; João de barro; Jacamim; Japim, Alencó, Uirapuru, entre outros. Na terceira parte, traz uma miscelânea de assuntos, destacando uma história da Amazônia, A via sacra, onde os personagens são seringueiros, mas Cristo aparece no meio deles. No texto O Empate conta sob a atuação de Chico Mendes contra o desmatamento. Nessa miscelânea, constam também algumas poesias do artista multiforme acreano.

A edição conta com reprodução de ilustrações, em preto e branco, de Hélio Melo. Observa-se o estilo naïf com uso de tintas populares obtidas na floresta (tipo folk, conforme informação do Diretor do Memorial dos Autonomistas, Mateus).

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Nova literatura acreana

Nova literatura acreana

Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (org.)

Editora FGB

Rio Branco

2012

Tombo: 3349 

 

Nova literatura acreana, organizada pela Fundação Garibaldi Brasil, é uma coletânea de poemas, contos, crônicas, ensaios, memórias, relatos, casos e romances de autores com algum vínculo ao Acre e temas relacionados àquelas terras. Das obras apresentadas, destacam-se os trabalhos premiados e, em particular, o conto: Coisas de Criança, de Edimilson Pereira da Silva Júnior e o ensaio: A expedição dos poetas: guerra e poesia na televisão, de Maria de Nazaré Cavalcante de Sousa. Neste ensaio, vale consignar a coragem da autora em observar a desconstrução da história acreana pela telinha da televisão:

“É inegável que a televisão influencia na vida do povo através dos fatos do cotidiano e das narrativas de ficção; é um importante instrumento ideológico formador de opinião, possibilitando a fácil assimilação de imagens e de qualquer conteúdo de interesse da emissora. ... ... ... A ‘invasão’ em lares por esse meio de comunicação revelou-se novas ordens que alteram cotidianos, propondo comportamentos, instigando o novo, o diferente.

... ... ...

Ao apresentar [na minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes] a ação dramática sobre os feitos dos poetas com incidentes satíricos, a autora [Glória Perez] reinsere uma nova leitura da história da conquista do Acre, agora uma transposição da linguagem visual, instaurando uma versão alegórica da história oficial: o jogar com a vida e morte de forma circense”

A obra tem o feliz condão de divulgar textos excelentes e de uma gama bastante diversa de autores de qualidade.

A edição é o volume II dessa coletânea que visava divulgar os trabalhos dos escritores acreanos. A edição tem colaboração da Academia Acreana de Letras e tem, também, o propósito de divulgar os vencedores e os classificados aos títulos de melhor poema, conto, crônicas, ensaios, romances e de memórias, relatos e casos.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Escola Infantil Menino Jesus

Escola Infantil Menino Jesus

Fundação Garibaldi Brasil

Editora FGB

Rio Branco

2017

Tombo:3350

 

Escola infantil Menino Jesus, da Fundação Garibaldi Brasil, é uma obra-homenagem a pioneira escola de educação infantil de Rio Branco, no Acre. A obra tem caráter divulgador da escola, dos professores, alunos e do prefeito daquela cidade. Tem interesse por divulgar a história da educação na região e, em especial, daquele instituto de educação até os anos de 2017.

A edição é semelhante ao exemplar tombado sob número 3351 com idêntico conteúdo, porém em formato de brochura paisagem.

terça-feira, 12 de abril de 2022

Escola Infantil Menino Jesus

Escola Infantil Menino Jesus

Fundação Garibaldi Brasil

Editora FGB

Rio Branco

2017

Tombo:3351 

 

Escola infantil Menino Jesus, da Fundação Garibaldi Brasil, é uma obra-homenagem a pioneira escola de educação infantil de Rio Branco, no Acre. A obra tem caráter divulgador da escola, dos professores, alunos e do prefeito daquela cidade. Tem interesse por divulgar a história da educação na região e, em especial, daquele instituto de educação até os anos de 2017.

A edição tem formato de revista.

segunda-feira, 11 de abril de 2022

A mina da cabana perdida

A mina da cabana perdida

Eli Colter

Editora Clássica

Lisboa

1934

Tombo: 1360 

 

A mina da cabana perdida, de Eli Colter, é um romance de aventura. O enredo envolve várias aventuras, no oeste americano, de dois irmãos e seu cão companheiro de nome estranhamente invulgar: Satanaz. Na trama, estão presentes ação, audácia e violência no far-west empolgante do struggle-for-life nas regiões mineradoras do Colorado. É talvez a obra mais representativa desse consagrado escritor norte-americano.

A edição integra a coleção: Os melhores romances de aventuras, dirigida por Frederico de Carvalho, sendo esta obra o seu volume 11. O título original é Three Killers.


domingo, 10 de abril de 2022

A cartomante

A cartomante

Machado de Assis

Editora Moderna

São Paulo

1983

Tombo: 2027 

 

A cartomante e outros contos de Machado de Assis, é uma coletânea de contos do consagrado escritor brasileiro. O conto que dá título ao livro tem no enredo um triângulo amoroso.

A edição integra a coleção Travessias.

sábado, 9 de abril de 2022

O caçador de lobisomem

O caçador de lobisomem

Joel Rufino dos Santos

Editora Abril Cultural

São Paulo

1976

Tombo: 1111 

 

O caçador de lobisomem ou o estranho caso do cussarruim da Vila de Passatempo, de Joel Rufino dos Santos, é um conto dedicado ao público infanto-juvenil com farta ilustração produzida por Avelino Guedes. O enredo envolve uma pequena cidade, Vila Passatempo, que vive assustada com um bicho estranho até a chega do maior caçador de lobisomem da história.

A edição integra a coleção Livros de Recreio. Oportuno lembrar que Recreio refere-se à “Recreio – a revista brinquedo” que era publicada semanalmente com pequenas histórias e várias atividades para crianças desde os anos 1970.

sexta-feira, 8 de abril de 2022

História sem data

Histórias sem data

Machado de Assis

Editora Clube do Livro

São Paulo

1963

Tombo: 1397 

 

Histórias sem data, de Machado de Assis, é uma coletânea de contos do renomado escritor brasileiro. Estão ali os contos: Uma Senhora; Fulano; Ex-Cathedra e Manuscrito de um sacristão.

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Seleta em prosa e verso

Seleta em prosa e verso

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Editora José Olympio

Rio de Janeiro

1979

Tombo: 1178 

 

Seleta em prosa e verso, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, é uma coletânea de trabalhos em prosa e verso do famoso filólogo brasileiro, que criou um dos mais conceituados dicionários da língua portuguesa. Esses trabalhos são apresentados por uma seleção da função exercida pelo autor: contista, retratista, ensaísta, filólogo, dicionarista, cronista, memorialista, orador, poeta e tradutor.

A edição foi organizada e conta com a introdução da lavra de Paulo Rónai. E integra a coleção Brasil Moço.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

A espera de um milagre

A espera de um milagre

Stephan King

Editora Planeta de Agostini

São Paulo

2004

Tombo: 2076 

 

A espera de um milagre, de Stephen King, é um romance. O autor americano que tão bem sabe trabalhar as histórias de terror e de suspense, nesta obra trata de histórias do corredor da morte, seu carcereiro, os condenados e, em especial, um condenado que parece ter sido impossível o cometimento do crime que lhe é imputado. O suspense e terror estão presentes o tempo todo. A obra serviu de base para uma versão no cinema. 

terça-feira, 5 de abril de 2022

Crime e castigo

Crime e castigo

Fiódor Dostoiewski

Editora Avelar Machado

Lisboa

19 ?

Tombo: 1355 

 

Crime e castigo, de Dostoiewski, é um romance – uma das principais obras do autor russo. O enredo trata de um jovem, que se envolveu em um assassinato, e das consequências de seu ato, explorando com tenacidade a angústia e os dilemas morais que o perseguiram por toda a vida. A escrita abre vários postos de questionamentos psicossociais, éticos, religiosos e existenciais. O autor trabalha a questão psicológica do protagonista cuja ação tem consequências que procura justificar. A obra tem sido transformada em diferentes mídias: cinema, teatro, televisão etc.

A edição é composta de 2 volumes.

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Uma família inglesa

Uma família inglesa

Júlio Dinis

Editora Ediouro

Rio de Janeiro

1990?

Tombo: 2119 

 

Uma família inglesa: cenas da vida do Porto, de Júlio Dinis, é um romance. Como esclarece o subtítulo da obra, o enredo se passa na cidade do Porto, no norte de Portugal, e envolve o amor entre jovens de diferentes classes sociais: a aristocrática família inglesa e a família do contador empregado pela empresa dos ingleses.

A edição tem apresentação da lavra de Octavio de Faria e biografia do autor por Ivan Cavalcanti Proença. A edição integra a coleção Edijovem: Prestígio.

domingo, 3 de abril de 2022

Die grosse vision

Adrian Berry

Editora Heine

Munique

1978

Tombo: 1032 

 

Die grosse vision, de Adrian Berry, é um ensaio ou um exercício de futurologia. O autor analisa o futuro da Humanidade no espaço nos próximos 10.000 anos. A visão do futuro do homem no espaço é colocada quase como uma ficção científica que atrai os leitores do gênero. Neste século, o autor tem sido classificado como um negacionista do aquecimento global, entretanto, no século passado, à época da publicação do livro, suas teses eram bastante apreciadas e traduzidas para vários idiomas, como esta edição em alemão.

sábado, 2 de abril de 2022

Amarelinho

Amarelinho

Ganymédes José Santos de Oliveira

Editora Moderna

São Paulo

1983

Tombo: 2026 

 

Amarelinho, de Ganimédes José Santos de Oliveira, é um conto que trata de um menor infrator e favelado. A história do protagonista é contada de forma bastante realista, evidenciando o desconhecimento das infrações.

A edição ganhou o prêmio Literatura Infanto-juvenil João de Barro.