quarta-feira, 30 de junho de 2021

Direito do comércio internacional: aspectos fundamentais


Direito do Comércio Internacional: aspectos fundamentais

Antônio Carlos Rodrigues do Amaral (coord.)

Editora Lex e Aduaneiras

São Paulo

2004

Tombo: 2172 

 

Direito do Comércio internacional: aspectos fundamentais, coordenado por Antônio Carlos Rodrigues do Amaral, é um manual bastante completo acerca do comércio internacional sob o ponto de vista do direito. A obra foi criada com a participação de uma série de internacionalistas como: Francisco Rezek, José Carlos Magalhães, Susana Camargo Vieira e de toda uma jovem geração de especialistas na matéria. O trabalho está dividido em quatro partes, tratando em detalhes: a) aspectos básicos do comércio internacional; b) exportações e importações no Brasil; c) contratos do comércio internacional e d) solução de controvérsias no comércio internacional. Trata-se, assim, de um trabalho a subsidiar os estudos do direito econômico internacional e a prática da consultoria de direito internacional.

A obra contou com o patrocínio da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo, por sua comissão de comércio exterior e relações internacionais.

terça-feira, 29 de junho de 2021

O menino maluquinho


O menino maluquinho

Ziraldo Alves Pinto

Editora Melhoramentos

São Paulo

2007

Tombo: 2601 

 

O menino maluquinho, de Ziraldo, é o romance marcante da literatura infanto-juvenil brasileira moderna. O enredo trata da vida e peripécias de um menino e seu crescimento na observação do mundo, enfrentando aventuras, alegrias e desapontamentos, incluindo aí a menção rápida à separação dos pais. A figura icônica do menino maluquinho com a panela transformada em capacete marca toda uma geração de leitores. A obra serviu de base para apresentação na forma de teatro, televisão, cinema e quadrinhos. 

segunda-feira, 28 de junho de 2021

Sob a influência dos mestres clássicos


Sob a influência dos mestres clássicos

Museu de Arte de Macau

Editora MAM

Macau

2007

Tombo: 2397 

 

Sob a influência dos mestres clássicos: exposição especial comemorativa do 80º aniversário da morte de Wu Chang, do Museu de Arte de Macau, é o catálogo da exposição que celebrava a arte de Wu Changshuo, pintor e calígrafo chinês que se destacou durante a dinastia Qing. O catálogo, em língua chinesa, apresenta o acervo exposto no Museu de Arte de Macau com detalhes de suas caligrafia e pintura e, também, de seus trabalhos de entalhe em sinetes. A exposição decorreu entre setembro e novembro de 2007.

domingo, 27 de junho de 2021

Mestre-cuca Larousse: 1800 receitas


Mestre-cuca Larousse: 1800 receitas

Larousse

Editora Lafonte

São Paulo

2007

Tombo: 3319 

 

Mestre-cuca Larousse: 1800 receitas, de Larousse, é um enorme livro de receitas da renomada entidade francesa Larousse, uma referência mundial em gastronomia. À edição brasileira, foram acrescentadas receitas brasileiras de autoria de Wanda Salermo e Silvana Salermo. É um grande repositório culinário eis que apresenta mais de 1800 receitas detalhadas para quem gosta de cozinhar e se deliciar com o preparo e resultado.

sábado, 26 de junho de 2021

Receitas práticas Ducôco


Receitas práticas Ducôco

 

Editora Ducôco

São Paulo

1970?

Tombo: 3318 

 

Receitas práticas Ducôco é um livro de receitas que pressupõe o uso do coco como o ingrediente básico. E lógico, insiste na marca Ducôco. O teor do livro culinário tem o princípio de ser prático e por isso se aproveita dos produtos processados do coco: leite de coco, coco ralado, queimado e em flocos. A versatilidade do coco permite aqui reunir receitas de doces e salgados. Todos muito saborosos para quem gosta de coco.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Seleção de receitas Maizena: doces e salgados


Seleção de receitas Maizena: doces e salgados

Maizena

Editora Maziena

São Paulo

1970?

Tombo: 3317

 

Seleção de receitas Maizena: doces e salgados é um livrinho de receitas cujo ingrediente básico é a maisena. Em verdade, a maisena recomendada é a da marca Maizena e com ela prepara doces e salgados dos mais variados. São cerca de 30 receitas de doces (bolos, tortas, pudins e outros docinhos) e outras 30 de salgados (massas, sopas, carnes e outros salgados). Ficam assim sugeridas uma grande variedade de pratos culinários a base desse importante subproduto do refinamento do milho.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

Atlas terramicina de anatomia humana


Atlas Terramicina de anatomia humana

R.M.H. McMinn e R. T. Hutchings

Editora Pfizer

Guarulhos

1982

Tombo: 3311 

 

Atlas Terramicina de anatomia humana, de R.M.H. McMinn e R.T. Hutchings, é um trabalho ricamente ilustrado com detalhada descrição da anatomia humana. A edição trata apenas da primeira parte da obra, cuidando da anatomia da cabeça, pescoço e encéfalo, apresentado em quatro fascículos. Suas ilustrações, em trabalho de qualidade fotográfica, são de excelência a demonstrar o detalhamento do que se propõe a apresentar. Uma obra de utilidade e consulta médica, apreciável também por leigos.

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Código de ética médica


Código de ética médica

Conselho Federal de Medicina

Editora CREMERJ

Rio de Janeiro

1998

Tombo: 3314 

 

Código de ética médica, do Conselho Federal de Medicina, é a publicação que divulga a Resolução CFM nº 1.246, de 08 de janeiro de 1988. O referido código já foi alterado em outros  momentos posteriores, estando, em 2021, em vigor o Código de Ética Médica aprovado pela Resolução CFM nº 2217, de 2018. Mesmo em vista das atualizações havidas, as regras estabelecidas, nesta edição para o tratamento de pacientes, deixam evidenciada a liberdade de o médico adotar tratamento em benefício do paciente, sendo lhe vedado permitir que outros interesses e posicionamento ideológico interfira na escolha do tratamento.

Assim, esta edição tem valor histórico e comparativo.

terça-feira, 22 de junho de 2021

Revista Brasília


Revista Brasília

 

Editora Reis de Souza

Rio de Janeiro

2006

Tombo: 3315 

 

Revista Brasília, sob a coordenação de Reis de Souza, é um periódico dedicado a literatura fora dos grandes círculos editoriais. A edição comemora três décadas na literatura, apresentando autores e textos dos mais variados: poesias, ensaios, crônicas, recolhidos por todo o território nacional.

Dentre os trabalhos apresentados vale citar Teresópolis, cidade romântica: uma estória de amor, de Noêmia Paes Barreto Brandão.

domingo, 20 de junho de 2021

O que vale a pena saber sobre a hipertensão arterial


O que vale a pena saber sobre hipertensão arterial

Emílio Antônio Francischetti, Antônio Felipe Sanjuliani e Virginia Genelhu de Abreu

Editora Letra Capital

Rio de Janeiro

2005

Tombo: 3312 

 

O que vale a pena saber sobre hipertensão arterial, de Emílio Antônio Francischetti e outros, é um artigo didático acerca da questão. Os autores, basicamente, cuidam de explicar as características da pressão alta, suas consequências e o tratamento recomendável. A edição é bastante simples e de texto direto com ilustrações lúdicas, tornando o trabalho uma referência para divulgar a leigos as questões da hipertensão arterial.

Hepatites virais: o Brasil está atento


Hepatites Virais: o Brasil está atento

Ministério da Saúde, Alex J. Silva Freitas e outros

Editora Ministério da Saúde

Brasília

2005

Tombo: 3313 

 

Hepatites virais: o Brasil está atento, do Ministério da Saúde, é um texto básico de saúde, da série B, que tem a finalidade de dar orientações padronizadas a respeito da hepatite para o pessoal da saúde, em especial, os médicos. O trabalho traz elementos para o diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de hepatites.

sábado, 19 de junho de 2021

Development of the regulatory order of international liberalization and its impact on China


Development of the regulatory order of international liberalization and its impact on China

Long Jie

Editora Universidade de Macau

Macau

2009

Tombo: 2518 

 

Development of the regulatory order of internacional liberalization and its impact on China, de Long Jie, é uma dissertação de mestrado que trata do estudo da regulação da viação aérea internacional, sua respectiva liberalização no mundo e seus reflexos na China. O trabalho acadêmico trabalha bem as fontes regulatórias que a cada dia impunham a liberação dos voos comerciais internacionais, conhecida como open skies, e disserta sobre a internalização dessas normas na China com seus efeitos de importância da atividade no território chinês.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

Guia turístico São Paulo a cada estação


Guia Turístico São Paulo a cada estação

 

Editora Empresa das Artes

São Paulo

2006

Tombo: 2418 

 

Guia turístico São Paulo a cada estação, da editora Empresas das Artes, é um guia de turismo da cidade de São Paulo com o detalhe de exploração de circuitos através do uso do metrô. A partir de cada estação do trem metropolitano existente à época da edição são apresentados pontos de interesse turístico e, também, artístico. O guia trabalha a história, a cultura e aventura.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

A comunicação não-verbal


A comunicação não-verbal

Flora Davis

Editora Summos

São Paulo

1979

Tombo: 2417 

 

A comunicação não-verbal, de Flora Davis, é um estudo acerca da comunicação com uma abordagem inusitada. A autora se dedica a contar experiências e relatar observações acerca de casos corriqueiros das relações humanas em que a comunicação linguística não é o protagonista, mas sim uma linguagem não verbal traduz e denota muitos sentimentos e, por fim comunicações. Sua linguagem é bastante clara ao estilo jornalístico. O trabalho abriu oportunidade de análise desse campo da comunicação humana, sendo de interesse estratégico para negociações, apresentações em público e outras atividades em que o agente ao conhecer a expressão de cada gesto pode oferecer uma melhor compreensão e atingir seus objetivos mais prontamente. O trabalho é do início dos anos 1970 e de utilidade até os dias de hoje.

quarta-feira, 16 de junho de 2021

ISBN: manual do editor


ISBN: manual do editor

 

Editora Fundação Biblioteca Nacional

Rio de Janeiro

2009

Tombo: 2754 

 

ISBN: manual do editor, da agência brasileira do ISBN, da Fundação Biblioteca Nacional, é um manual detalhado sobre o ISBN (International Standard Book Number). A obra tinha o intento de divulgar e esclarecer detalhes acerca do ISBN, do cadastramento de novas publicações, instruções para os requerimentos, pagamentos etc. A obra foi feita para o serviço quando este ainda não era digital e tampouco online e, portanto, tem valor histórico.

terça-feira, 15 de junho de 2021

História Geral


História geral para o curso médio

Joaquim Silva

Cia Editora Nacional

São Paulo

1965

Tombo: 3310 

 

História geral para o curso médio, de Joaquim Silva com a colaboração de J. B Damasco Penna, é um compêndio didático da história universal delineado para seu ensino nos cursos de nível médio. A obra está dividida em duas partes, sendo a primeira dedicada à história antiga e medieval e a segunda à história moderna e contemporânea. Cada uma dessas partes está dividida em capítulos com: a) texto de forma bastante direta na descrição dos fatos; b) questionário; c) exercícios dissertativos; e d) em alguns capítulos, notas explicativas. A obra apresenta ainda um prefácio interessante onde faz uma introdução ao estudo da história; dois resumos cronológicos, cada um referente a uma das partes e um vocabulário.

Por ser uma edição de 1965, resta evidente a forma do ensino da história à época distinguindo-a da historiografia e da didática dos tempos atuais.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Museum of Macao


Museum of Macao

 

Editora Instituto Cultural de Macau

Macau

2002

Tombo: 2618 

 

Museum of Macao: museum guide, do Instituto Cultural de Macau, é um guia que apresenta o Museu de Macau e as principais coleções de seu acervo. São itens históricos e culturais que têm o condão de preservar a memória de Macau em seus aspectos principais. A justaposição e, em alguns casos, o amalgama das culturas ocidentais e orientais é fator de curiosidade popular e até acadêmica, que se destaca nas exposições permanentes e temporárias do museu.

A obra apresenta o acervo tal como se continha nos primeiros anos do século XXI. Um documento para memória da importante cidade internacional.

A edição foi produzida na língua inglesa.

domingo, 13 de junho de 2021

1808


1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganou Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil

Laurentino Gomes

Editora Planeta do Brasil

São Paulo

2007

Tombo: 2406 

 

1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganou Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil, de Laurentino Gomes, é um tratado de história abordando os fatos e as circunstâncias da instalação da Corte Portuguesa no Rio de Janeiro, em 1808. O trabalho do autor traz uma interessante pesquisa em documentos e fontes primárias para relatar os acontecimentos de forma agradável e bem humorada como revela o subtítulo da obra. Este trabalho abre a trilogia composta por outras obras que vão tratar de outros momentos chaves da história brasileira: 1822 e 1889. O autor é jornalista e recebeu algumas críticas por atuar na historiografia de forma tão contundente sem formação. A obra, em princípio, apazigua as críticas.

sábado, 12 de junho de 2021

Memórias para servir à história do reino do Brasil


Memórias para servir à história do reino do Brasil

Luiz Gonçalves dos Santos (Padre Perereca)

Editora Itatiaia / USP

Belo Horizonte

1981

Tombo: 2615 

 

Memórias para servir à história do reino do Brasil: dividida em três épocas da felicidade, honra e glória, de Luiz Gonçalves dos Santos, conhecido como Padre Perereca, é um compêndio de história sob a forma de coletânea de memórias oferecidas ao Rei Dom João VI. O autor por meio de memórias fornece informações preciosas para a historiografia do Brasil, explorando bem os anos de 1808 a 1821. Vale-se, na construção de sua obra, de uma brasilidade bem enaltecida. As passagens reportadas são marcantes, como as vestimentas dos primeiros imigrantes chineses.

O exemplar se refere ao Tomo I da obra.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Método de português para uso das escolas chinesas


Método de português para uso das escolas chinesas

António André Ngan

Editora Imprensa Oficial

Macau

1989

Tombo: 2619 

 

Método de português para uso das escolas chinesas, do Monsenhor António André Ngan, é um manual didático para o ensino da língua portuguesa ao alunado das escolas chineses de Macau, com presunção de serem falantes de chinês (cantonês ou mandarim). O trabalho é antigo dos anos 1940-1950, contudo esta publicação de 1989 tem ainda o mérito da prática da linha de ação para a manutenção da língua portuguesa no território de Macau e até mesmo no pós-reunificação com a China, em 1999. Assim, dois anos após a Declaração Conjunta entre a República Portuguesa e a República Popular da China, de 1987, o método do Padre Ngan aplicado nas escolas continuava seu desiderato. Em paralelo dos métodos direcionados à formação linguística de servidores públicos para administração do território, este manual visava espraiar a aprendizagem da língua portuguesa para os interessados em geral. 

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Gravação de audiência e art. 417 do código de processo civil


Gravação de audiência e art. 417 do código de processo civil

Cibele Pinheiro Marçal Cruz e Tucci

Editora AASP

São Paulo

2011

Tombo: 2685 

 

Gravação de audiência e art. 417 do código processo civil, de Cibele Pinheiro Marçal Cruz e Tucci, é uma brochura com ensaio que trata de uma, então, novidade do ornamento processual, a gravação de audiência, em face do artigo 417 do código de processo civil brasileiro. O trabalho tem um cunho didático e serviu de orientação aos advogados associados à AASP (Associação dos Advogados de São Paulo).

quarta-feira, 9 de junho de 2021

O sacy-Pererê: resultado de um inquérito


O Sacy-Pererê: resultado de um inquérito

Monteiro Lobato

Editora JB

Rio de Janeiro

1998

Tombo: 1765 

 

O Sacy-Pererê: resultado de um inquérito, de Monteiro Lobato, é uma coletânea de respostas de um inquérito formulado por Monteiro Lobato no suplemento Estadinho, do jornal O Estado de São Paulo, em 1918. Assim a obra se compõe de relatos dos leitores do jornal acerca do personagem folclórico: Saci. A obra teria sido o primeiro livro lançado pelo escritor, contudo este se colocou apenas como organizador do material recebido dos leitores. A obra tornou-se, assim, um dos primeiros trabalhos literários acerca desse personagem tão místico do imaginário brasileiro.

A edição é facsimilar da seção de obras de O Estado de São Paulo, com patrocínio da Fundação Banco do Brasil e Fundação Odebrecht.

terça-feira, 8 de junho de 2021

O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil


O povo brasileiro

Darcy Ribeiro

Editora Círculo do Livro

São Paulo

1995

Tombo: 1424 

 

O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, de Darcy Ribeiro, é um ensaio antropológico marcante da formação étnica e cultural do Brasil. Para o autor, a miscigenação ocorrida durante toda a história do Brasil permitiu a formação da identidade brasileira. Diferenciando-se do entendimento de Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro vê na miscigenação a estratificação da sociedade brasileira que vai corroborar também com a formação econômica e histórica do Brasil.

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Curso de linguística geral


Curso de linguística geral

Ferdinand de Saussure

Editora Cultrix

São Paulo

2006

Tombo: 2500 

 

Curso de linguística geral, de Ferdinand de Saussure, é um manual básico de linguística. Trata-se de um ensaio aprofundado, uma verdadeira tese da ciência linguística, que, por ser uma obra póstuma, foi organizada pelos linguistas Charles Bally e Alberto Sechehaye com a colaboração de anotações do então aluno, Albert Riedlinger. O trabalho diferencia a importância da língua em face da fala, mostrando o interesse do estudo da língua no tempo. Para tanto vale-se da sincronia para conhecer o estado momentâneo da língua e a diacronia para o seu estudo histórico.

A edição brasileira contou com a tradução preparada por Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. Essa edição tem, ainda, prefácio de Isaac Nicolau Salum, o introdutor brasileiro dos estudos linguísticos.

domingo, 6 de junho de 2021

Problemas de linguística geral I


Problemas de linguística geral I

Émile Benveniste

Editora UNICAMP

Campinas

1991

Tombo: 1406 

 

Problemas de linguística geral I, de Émile Benveniste, é um manual clássico da linguística. É uma obra de importância para compreensão do pensamento estruturalista. Questões como a língua, a linguagem e a própria linguística são analisadas com profundidade, assim como os estudos da comunicação e a linguagem humana.

A edição em parceria com a editora pontes é a de número 3 e contou com a tradução preparada por Maria da Glória Novak e Maria Luiza Neri, com a revisão de Isaac Nicolau Salum, professor da Universidade de São Paulo, considerado um dos introdutores da ciência linguística com abordagem romântica.

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Linguística e comunicação


Linguística e comunicação

Roman Jakobson

Editora Cultrix

São Paulo

2008

Tombo: 2499 

 

Linguística e comunicação, de Roman Jakobson, é o manual basilar da linguística estrutural. Roman Jakobson traça em sua obra a importância da linguística na comunicação e por consequência em várias e diferentes ciências humanas como a antropologia. Quanto à literatura, evidencia o interesse da linguística na poética. Uma obra fundamental para a linguística e para várias outras ciências em que serve como auxiliar, como é o caso até do Direito.

A edição conta com prefácio de Izidoro Blikstein, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, que também atuou na tradução da obra com José Paulo Paes.

FNX

FNX

Academia de Letras da FADUSP

Editora Academia de Letras

São Paulo

2005

Tombo: 2193 

 

FNX, da Academia de Letras da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, é uma coletânea periódica de trabalhos literários dos alunos integrantes da referida Academia. Este volume XIX, do ano de 2005, contém várias poesias de diferentes estilos e traduções, como a preparada por Fábio Aristimunho Vargas.

A FNX tem o condão de revelar a veia artística e poética de alunos do curso de Direito da Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo, de onde saíram consagrados escritores brasileiros.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Akhenaton


Akhenaton

Agatha Christie

Editora L&PM

Porto Alegre

2019

Tombo: 3308 

 

Akhenaton, de Agatha Christie, é uma peça de teatro em que a autora revela todo o seu conhecimento de egiptologia, baseada nas lendas que lhe foram diretamente contadas pelo arqueólogo Howard Carter, em Luxor, no Egito. O casamento da autora com o também arqueólogo Archibald Christie legou-lhe um conhecimento exemplar acerca do Oriente. Nesta peça de dramaturgia Agatha expressa seu saber orientalista e evidencia sua versatilidade além dos romances de mistério e policiais. O enredo aborda o reinado de Akhenaton que abandonou o culto à Amon e se dedicou e obrigou ao seu povo a venerar Aton, o deus Sol. As tramas palacianas estão presentes e envolvem personagens canônicos da história da Antiguidade, como: Nefertiti (a esposa de Akhenaton) e Tutancathon (o cunhado), que se torna faraó com o nome de Tutancamon, retornando o Egito a veneração de Amon.

A edição integra a coleção L&PM Pocket como volume1262 e conta com a tradução preparada por Petrucia Finkler.

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Biscoito ou bolacha?


Biscoito ou bolacha?

Lu Bonometti

Editora Alaúde

São Paulo

2017

Tombo: 3309 

 

Biscoito ou bolacha?: pequenas delícias em 50 receitas e dicas, de Lu Bonometti, é um livro de culinária dedicado à preparação de biscoitos ou, como querem alguns falantes da língua portuguesa e suas variantes, bolachas. O título da obra explora bem essa polêmica linguística muito debatida entre paulistas e cariocas e outros. Em seu trabalho, a autora esclarece que biscoito vem do latim bis coctus, ou seja, a iguaria que é assada duas vezes: como é o caso do Cantucci, da Toscana, na Itália: um pão doce que, após assado, é cortado em fatias e novamente assado. A bolacha por sua vez parece ter origem do termo bolo em diminuitivo. Sendo assim a bolacha se aproximaria dos cokies tão famosos nos Estados Unidos. Por fim, a autora se abstém de resolver a polêmica e fica em cima do muro como seus colegas de formação: os economistas. A obra está muito bem escrita e cativa os leitores pelo texto, pelas receitas e dicas apresentadas.

terça-feira, 1 de junho de 2021

Grande Sertão: veredas


Grande Sertão: veredas

João Guimarães Rosa

Editora Nova Fronteira

Rio de Janeiro

1986

Tombo: 1903 

 

Grande Sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, é um romance marcante da literatura moderna brasileira. Com um linguajar todo especial cheio de neologismos próprios, o autor constrói um enredo fascinante e fantástico de cunho psicológico e filosófico. Nesse contexto, os personagens Riobaldo e Diadorim seguem caminhos que se cruzam em guerras e lutas no sertão brasileiro, evidenciando um grande companheirismo e um surpreendente desfecho. Na andança do protagonista, a travessia do rio parece querer marcar uma guinada e deixa-nos imbuídos de fazer a cada travessia nossa guinada pessoal.

A leitura da obra pode parecer maçante para alguns, entretanto Flávio Aguiar nos dá uma dica valiosa para enfrentar com gosto a deliciosa leitura: ler as 15 primeiras páginas em voz alta. Esta dica é válida para muitas outras obras também.