domingo, 31 de janeiro de 2021

Jornal de Plantas e Flores

Jornal de Plantas e Flores

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1977-1979

Tombo: 448

 

 

Jornal Plantas e Flores, da Abril Cultural, é uma coletânea de periódicos, que, com esse título, acompanhava os fascículos semanais que formaram a enciclopédia denominada Plantas e Flores. Cada um desses jornais semanais trazia dicas para o cultivo de hortas, em especial, domésticas, jardins e plantas ornamentais; conselhos para decoração etc. Trazia também assuntos correlatos com entrevistas e divulgação de cuidados botânicos.

sábado, 30 de janeiro de 2021

Plantas e flores


Plantas e flores

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1977

Tombo: 342 

 

Plantas e Flores, da Abril Cultural, é uma enciclopédia dedicada às plantas e às flores, ou seja, à flora em geral, identificando várias espécies, suas características e até utilidade para ornamentação de jardins e decoração em geral. A obra é composta de 6 volumes que foram formados por fascículos que eram vendidos semanalmente nas bancas de jornais. O trabalho apresenta a flora mundial, mas há destaque, também, para o inventário botânico brasileiro.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Arte no Brasil

Arte no Brasil

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1979

Tombo: 469 

 

 

Arte no Brasil, da Abril Cultural, é uma enciclopédia dedicada à arte no Brasil. Apresenta uma série de afamados artistas e suas obras em diferentes modalidades das artes visuais brasileiras. A obra é apresentada em dois volumes luxuosamente encadernados em capa texturizada. Apresenta o artista e analisa cada uma das obras que ilustram fartamente a edição. A edição é por si um catálogo de referência e um livro de arte.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Gênios da pintura

Gênios da pintura

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1967

Tombo: 577 

 

Gênios da pintura, da Abril Cultural, é uma enciclopédia dedicada à pintura artística, apresentado a biografia e obras dos expoentes da arte pictórica no mundo e no Brasil. A obra é composta por 5 volumes, sendo um dedicado aos Maneiristas e Barrocos; outro para Impressionistas e Pós-impressionistas, outro para Góticos e Renascentistas; outro para Neoclássicos, Românticos e Realistas; e um último volume dedicado aos Pintores Modernos.

A edição foi formada pela coleção de fascículos semanais que eram vendidos em bancas de jornais.

A Bíblia

A Bíblia

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1965

Tombo: 987 

 

A Bíblia, da Abril Cultural, é o livro fundamental da tradição judaico cristão, apresentando o texto integral traduzido para o português, com acréscimo de comentários e explicações de cada um de seus capítulos e partes. A obra é uma das primeiras editadas pela Abril Cultural, vendida em fascículos em bancas de jornais, que posteriormente se tornou um método bastante utilizado por essa editora para suas publicações. A obra é composta de oito volumes, sendo o último, ou seja, o volume VIII, composto pelas capas dos fascículos e tratando do panorama da arquitetura religiosa no Brasil e no mundo, com fotos de igrejas ao redor do mundo e suas características arquitetônicas.

Mapas históricos brasileiros

Mapas históricos brasileiros

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1973

Tombo: 93 

Mapas históricos brasileiros, da Abril Cultural, é uma coletânea de mapas que tratam do Brasil e o descrevem em diferentes épocas. Muitos são trabalhos de europeus que participaram do desbravamento das terras brasileiras, desde a ocupação do território à época das grandes navegações.

A obra foi formada com as capas de fascículos da coleção Grandes Personagens da Nossa História que eram vendidos semanalmente nas bancas de jornais.

Grandes personagens da nossa história

Grandes personagens da nossa história

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1969

Tombo: 353 

 

Grandes personagens da nossa história, da Abril Cultural, é uma enciclopédia especializada nas personalidades da História do Brasil. A biografia, o papel e o envolvimento de cada personalidade, que se destacou nos eventos da história brasileira, estão, na obra, bastante detalhados e com farta ilustração. A obra, com 4 volumes, foi formada pela coleção de fascículos semanais que eram vendidos em bancas de jornais.

Livro do Ano da Barsa 1972

Livro do Ano da Barsa 1972

 

Editora Brittanica

São Paulo

1972

Tombo: 312 

 

Livro do Ano da Barsa 1972, da Editora Brittanica, é um anuário ilustrado dos principais acontecimentos de 1971, no intuito de atualizar a Enciclopédia Barsa, não em verbetes mas em diversas áreas de interesse. A obra apresenta uma cronologia dia a dia do ano de 1971; trata do Brasil, estado por estado; do Mundo, país por país; de temas gerais como Literatura, Esportes, Defesa, Biografias, Obituário etc., além de trazer artigos específicos como: A política exterior brasileira em 1971, de Mário Gibson Barboza.

Sem dúvida, é uma obra, hoje, de valor histórico.

Livro do Ano Barsa 1973

Livro do Ano da Barsa 1973

 

Editora Barsa

São Paulo

1973

Tombo: 313 

 

Livro do Ano da Barsa 1973, da Editora Brittanica, é um anuário dos principais acontecimentos ocorridos em 1972, no intuito de atualizar a Enciclopédia Barsa não em verbetes, mas em ocorrências de interesse diversos, como: Literatura, Artes, Esportes etc. A obra apresenta ainda, Biografias, Obituário, Cronologia, além de capítulos dedicados ao Brasil e ao Mundo. Esta edição contém também artigos, como O sentido e os efeitos da Independência, de José Honório Rodrigues; e a reportagem especial: As Olimpíadas de Munique: Suor e Sangue.

Livro do Ano Barsa 1974

Livro do Ano da Barsa 1974

 

Editora Barsa

São Paulo

1974

Tombo: 314 

 

Livro do Ano da Barsa 1974, da Editora Brittanica, é um anuário ilustrado dos acontecimentos do ano de 1973, no intuito de atualizar a Enciclopédia Barsa. O trabalho traz uma cronologia, capítulos sobre: Brasil, Mundo, Literatura, Artes, Esportes, Biografias, Obituário, além de artigos especiais, como: Inflação: Flagelo Mundial, de Irving S. Friedman e A crise de Energia, de James Ridgeway.


Livro do ano Barsa 1976

Livro do Ano da Barsa 1976

 

Editora Brittanica

São Paulo

1976

Tombo: 316 

 

Livro do Ano da Barsa 1976, da Editora Brittancia, é um anuário ilustrado dos principais acontecimentos do ano de 1975, no intuito de atualizar a Enciclopédia Barsa, não em verbetes, mas em cronologia dos fatos, no mundo e no Brasil, além de cuidar de temas específicos como Literatura, Esportes, Medicina, Biografias, Obituário, Artes etc. Essa edição traz ainda reportagem especial dedicada aos VII Jogos Pan Americanos, do México e outros artigos, como: Os Serviços de Inteligência numa Sociedade Livre, de John A. McCane.


Livro do Ano Barsa 1975

Livro do Ano da Barsa 1975

 

Editora Brittanica

São Paulo

1975

Tombo: 315

 

Livro do Ano da Barsa 1975, da Editora Brittanica, é um anuário ilustrado dos acontecimentos do ano de 1974 no intuito de atualizar a Enciclopédia Barsa. A obra apresenta uma cronologia dos acontecimentos mês a mês, uma parte dedicada ao mundo, outra ao Brasil e outra a temas gerais como Literatura, Artes, Ciências etc, além de Biografias e Obituário. A obra traz ainda artigos especiais, como: Um mundo sem pobreza, de Indira Gandhi e uma reportagem especial acerca da Copa do Mundo 74, na Argentina, de autoria de Nilson Damasceno.


Dicionário da língua portuguesa comentado pelo professor Pasquale


Dicionário da língua portuguesa comentado pelo professor Pasquale

Clóvis Osvaldo Gregorim e outros

Editora Gold

Barueri

2010

Tombo: 2580 

 

Dicionário da língua portuguesa comentado pelo professor Pasquale, de Clóvis Osvaldo Gregorim e outros, é um repositório de verbetes da língua portuguesa de acordo com a reforma ortográfica válida em 2010, com comentários. A obra tem interesse por apresentar os comentários de um expoente reconhecido de estudos da língua e de destaque na televisão, Professor Pasquale. Os comentários ajudam a compreender as alterações feitas pela reforma ortográfica e a correta aplicação.

Bíblia Sagrada


Bíblia Sagrada

 

Editora Britânica Barsa

São Paulo

1971

Tombo: 69

 

Bíblia Sagrada, editada pela Barsa, é o tradicional livro judaico cristão com seus elementos componentes em um único volume ricamente ilustrado e encadernado em capa de couro. A edição vem ainda acondicionada em uma caixa dourada, aprimorando sua apresentação. A edição era oferecida na compra da enciclopédia Barsa, nos anos 1970.

Geografia ilustrada: Brasil


Geografia Ilustrada: Brasil

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1971

Tombo: 343 

 

Geo: geografia ilustrada, da Abril Cultural, é uma coleção enciclopédica atualizada, à data de sua publicação, acerca dos estados federativos e territórios brasileiros. A obra tem tom de reportagem, traz dados geográficos gerais, econômicos e sociais e é bem ilustrada. A coleção é composta de quatro volumes, sendo um dedicado aos estados litorâneos do sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro; outro dedicado ao estado de Minas Gerais e aos estados litorâneos: Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco; outro para os estados litorâneos do nordeste e norte: Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará; e o último volume para os territórios federais, da época (Amapá, Rondônia e Roraima) e os estados internos: Amazonas, Acre, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. A obra tem hoje interesse histórico, inclusive para se observar a divisão política interna do Brasil, onde o Tocantins ainda integrava o estado de Goiás; Mato Grosso ainda não estava dividido e ainda existiam territórios federais (hoje estados).

domingo, 24 de janeiro de 2021

História ilustrada do século 20

História ilustrada do século 20

 

Editora Folha da Manhã

São Paulo

1996

Tombo: 2460 

 

História ilustrada do século 20, da Folha da Manhã, é um trabalho de reportagem histórica abordando o século 20 até a data próxima de sua publicação, em 1996. Tem um carácter jornalístico e suscinto com farta quantidade de ilustrações, mapas e fotografias de seus arquivos. Uma obra de interesse para conhecer os acontecimentos daquele século e útil para a realização de trabalhos de interpretação histórica.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

A pintura no Brasil

A pintura no Brasil

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1981

Tombo: 644 

 

A pintura no Brasil, da Editora Abril, é, praticamente, um catálogo da arte pictórica brasileira até os anos 1970. A obra apresenta os pintores consagrados e algumas de suas obras em um volume fartamente ilustrado, dedicado exclusivamente aos brasileiros e estrangeiros que adotaram o Brasil para desenvolver sua arte.

Cronologia das civilizações

Cronologia das Civilizações

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1975

Tombo: 351

 

Cronologia das Civilizações, da Editora Abril, é um trabalho de história universal que apresenta, de forma esquemática, uma cronologia dos grandes eventos das diversas civilizações ocidentais e orientais. O trabalho tem interesse por permitir uma visualização panorâmica do ocorrer dos fatos históricos.

A obra é uma produção paralela de outro trabalho da mesma editora, História das Civilizações. Ambas são formadas pelos fascículos semanais que eram vendidos em banca de jornais, uma sistemática bastante comum nos anos 1970. 

Enciclopédia do mar

Enciclopédia do Mar

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1975

Tombo: 309 

 

Enciclopédia do Mar, da Editora Abril, é um trabalho dedicado a estudos oceanográficos e geográficos do litoral, incluindo o brasileiro, fartamente ilustrado com características enciclopédicas e de reportagem. A obra foi composta por fascículos semanais que eram vendidos em bancas de jornais. Desta forma, a obra pode popularizar os estudos da espécie. A obra é composta de 4 volumes.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

História das Civilizações

História das Civilizações

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1975

Tombo: 347 

 

História das Civilizações, da Editora Abril, é um extenso ensaio, ao estilo enciclopédico, dedicado à história universal, desenvolvendo seu texto cronologicamente e abordando as diferentes civilizações, tanto ocidentais como orientais. A obra é fartamente ilustrada, inclusive com mapas. A obra é composta por fascículos semanais que eram vendidos em bancas de jornais, popularizando o interesse pela história universal.

Obra é composta por seis volumes.

Ego: guia do comportamento humano

Ego: guia do comportamento humano

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1975

Tombo: 311 


Ego: guia do comportamento humano, da Editora Abril, é uma enciclopédia especializada em psicologia e psiquiatria. Seus verbetes são escritos de forma técnica, entretanto, tendo o cuidado de simplificar a redação para a leitura por leigos. A obra é composta por fascículos que eram vendidos em bancas de jornais semanalmente e, portanto, teve um caráter de popularizar essas ciências do comportamento humano.

A obra é composta de 5 volumes.

Personalidade de Nosso Tempo

Personalidades de Nosso Tempo

Abril Cultural

Editora Abril Cultural

São Paulo

1974

Tombo: 87 

 

Personalidades de Nosso Tempo, da Editora Abril, é uma enciclopédia dedicada à verbetes biográficos de personalidades de destaque, em especial, no final do século XX. O volume é formado por fascículos encartados em outros fascículos, que compunham uma outra enciclopédia, a Conhecer Nosso Tempo. A obra é de interesse para aquilatar e conhecer essas personalidades em maior detalhe.

Conhecer Nosso Tempo

Conhecer Nosso Tempo

Abril Cultural

Editora Abril Cultural

São Paulo

1974

Tombo: 318 

 

Conhecer Nosso Tempo, da Editora Abril, é uma enciclopédia que tinha por desiderato atualizar uma outra enciclopédia editada por essa conceituada publicadora de obras em fascículos semanais (Enciclopédia Conhecer). Seus verbetes, em estilo de reportagem, tratam de matérias em evidência no final do século XX.

A obra é composta de 4 volumes.

Enciclopédia Cultural

Enciclopédia Cultural

 

 Editora Matese

São Paulo

1966

Tombo: 303 

 

Enciclopédia Cultural é uma enciclopédia de verbetes dedicados à história, à cultura, às grandes civilizações e outras generalidades. Estes verbetes são sucintos, mas bastante completos acerca do assunto de que trata. A obra se revela como uma alternativa enciclopedista brasileira à parte das afamadas que existiam e eram publicadas à sua época. Trata-se de um trabalho de fôlego organizado por N.S. Nunes Galvão.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Curso de direito civil brasileiro: direito das sucessões


Curso de Direito Civil Brasileiro: Direito das Sucessões

Maria Helena Diniz

Editora Saraiva

São Paulo

1995

Tombo: não há 

 

Curso de Direito Civil Brasileiro, de Maria Helena Diniz, é um manual didático acerca da matéria, que tem este seu sexto volume dedicado ao estudo do Direito das Sucessões. A obra de Maria Helena Diniz é bastante conceituada acerca de vários pontos do Direito. Esta edição é um trabalho compreensivo e completo acerca do Direito de Sucessões. Embora seja uma edição de 1995, muitos dos fundamentos analisados ainda são válidos mesmo com o advento de um novo Código Civil adotado no Brasil a partir de 2003.

Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China

Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China

Macau

Editora Direção dos Serviços de Assuntos de Justiça

Macau

2005

Tombo: 2329

 

Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau é a lei adotada em 31 de março de 1993, pela Primeira Sessão da Oitava Legislatura da Assembleia Popular Nacional da República Popular da China para reger como instrumento legal fundamental da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), entrando em vigor em 20 de dezembro de 1999. A Lei Básica com seus nove capítulos traz todo o arcabouço para o funcionamento da RAEM. A edição traz ainda anexos e apêndice correlatos, além do desenho da bandeira e brasão da RAEM.

A edição tem o intuito de popularizar aos cidadãos da Região e seus visitantes a respeito da norma basilar de Macau.

domingo, 17 de janeiro de 2021

Lobisomem


Lobisomem

 

Editora Girassol/Itaú Social

São Paulo

2010

Tombo: não há 

 

Lobisomem, publicado pela Girassol em parceira com o Itaú Social, é uma estória clássica popular, recontada para o público infantil.

Esta edição integra a Coleção Itaú de Livros Infantis e tem o intuito de estimular e de criar o prazer pela leitura. A Fundação Itaú Social, por meio dessa iniciativa distribui livros de pequenos formatos com instruções para os leitores proceder atividades de leitura dessa coleção para crianças desde a tenra idade. 

O jogo da Parlenda



O Jogo da Parlenda

Heloisa Prieto

Editora Companhia das Letrinhas/Itaú Social

São Paulo

2010

Tombo: não há 

 

O Jogo da Parlenda, de Heloisa Prieto, é um jogo literário que se aproveita de versos da tradição popular para divertir e passar tempo com as crianças, em uma narrativa infantil. É um texto que serve para leitura em partes ou inteira.

Esta edição integra a Coleção Itaú de Livros Infantis e tem o intuito de estimular e de criar o prazer pela leitura. A Fundação Itaú Social, por meio dessa iniciativa distribui livros de pequenos formatos com instruções para os leitores proceder atividades de leitura dessa coleção para crianças desde a tenra idade. 

Bem-te-vi e outras poesias


Bem-te-vi e outras poesias

Lalau e Laurabeatriz

Editora Companhia das Letrinhas/Itaú Social

São Paulo

2010

Tombo: não há 

Bem-te-vi e outras poesias, de Lalau e Laurabeatriz, é uma coletânea de poesias infantis que inclui: Bem-te-vi; Zum-zum-zum; Peixinho; Palhaço; Eclipse; Mar; Paraíso e Plim-Plim. São poemas próprios para a leitura para crianças.

Esta edição integra a Coleção Itaú de Livros Infantis e tem o intuito de estimular e de criar o prazer pela leitura. A Fundação Itaú Social, por meio dessa iniciativa distribui livros de pequenos formatos com instruções para os leitores proceder atividades de leitura dessa coleção para crianças desde a tenra idade.

Os três porquinhos

Os três porquinhos

 

Editora Girassol/Itaú Social

São Paulo

2010

Tombo: não há 

 

Os três porquinhos, da tradição oral, é uma história infantil que por muito tempo envolve as crianças a interpretações e formação moral.

Esta edição integra a coleção Itaú de livros infantis e tem o intuito de estimular e de criar o prazer pela leitura. A Fundação Itaú Social, por meio dessa iniciativa distribui livros de pequenos formatos com instruções para os leitores proceder atividades de leitura dessa coleção para crianças desde a tenra idade. 

Código Civil

Código Civil

Brasil

Editora Câmara dos Deputados

Brasília

2002

Tombo: 2214

  

Código Civil, publicado pela Câmara dos Deputados, é o Código Civil brasileiro, ou seja, a Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, em seu texto original, no ano de sua publicação, entrando em vigor um ano após sua publicação (10 de janeiro de 2003). A obra tinha por desiderato divulgar e popularizar o texto legal, eis que trazia grandes alterações para a vida do cidadão e para o trabalho dos que labutam no mundo jurídico, a exemplo dos advogados. Assim, a obra tem interesse histórico.