sexta-feira, 30 de setembro de 2022

História das socieddes

História das sociedades

Rubim Santos Leão de Aquino e outros

Editora Ao Livro Técnico

Rio de Janeiro

1979

Tombo: 523 

 

História das sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais, de Rubim Santos Leão de Aquino e outros, é um compêndio de história para o ensino do nível médio/secundário. Os autores desse livro didático, ao tratar da história do período, dão uma abordagem econômica e sociológica, conforme revelam suas partes: I- Terras ou dinheiro?; II- Capital e trabalho; III- Crises e revolução; e IV- Neocapitalismo e socialismo.

A edição é ilustrada para os propósitos didáticos.

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Canada: the images of our heritage: 1895-1924

Canada the images of our heritage: 1895 - 1924

Patricia Pierce

Editora Stoddart

Don Mills

1985

Tombo: 1660 

 

Canada the images of our heritage: 1895-1924, de Patricia Pierce, é uma apresentação de fotografias do Canadá na coleção da Biblioteca Britânica, em Londres. Na obra, a autora apresenta a coleção daquela biblioteca referentes ao período de 1895 a 1924, fazendo referência ao patrimônio histórico do Canadá revelado em fotografias. Em sua introdução, a obra trata da história da coleção canadense da Biblioteca Britânica, em Londres e segue reproduzindo o referido acervo fotográfico.

A edição é um livro de arte.

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Biografias de personalidade célebres

Biografias de personalidades célebres

Carolina Rennó Ribeiro de Oliveira

Editora do Mestre

São Paulo

1964

Tombo: 218 

 

Biografias de personalidade célebres: para uso escolar nos diversos níveis de ensino e dos estudiosos da história do Brasil, de Carolina Rennó Ribeiro de Oliveira, é uma coletânea de biografias ao estilo enciclopédico. A obra tem o seu desiderato bem definido no subtítulo, apresentando biografias resumidas, mas completas, de várias personalidades da história, presidentes, poetas e prosadores brasileiros, eclesiásticos, pesquisadores, músicos, artistas plásticos etc.

Foi uma obra de referência para o ensino, nos anos 1960, no Brasil.

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Novas dimensões da história militar

Novas dimensões da história militar

Russel F. Weigley (org.)

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1981

Tombo: 676 

 

Novas dimensões da história militar, de Russel F. Weigley, é uma antologia de ensaios e artigos acerca da história militar, no mundo. A obra está dividida em sete partes: I- A natureza da história militar; II- As forças armadas e a sociedade; III- Segurança nacional e o comando militar; IV- A composição das Forças Armadas; V- As Forças Armadas na política e na diplomacia; VI- As guerras impopulares e não-convencionais; e VII- Algumas conclusões sobre a história militar.

A edição é composta por dois volumes.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Dicionário biográfico dos grandes brasileiros

Dicionário biográfico dos grandes brasileiros

Abril

Editora Abril

São Paulo

1980?

Tombo: 597 

 

Dicionário biográfico dos grandes brasileiros, da Editora Abril, é uma coletânea enciclopédica de biografias. Estão ali coletadas biografias de várias personalidades de destaque no universo brasileiro.

A edição é composta pelas contracapas da coleção em fascículos distribuídos em bancas de jornais que traziam biografias de grandes brasileiros. Apenas estão ali coletados parte da obra da Editora Abril, eis que alguns fascículos estão em falta, mas foi encadernado pelo Comentador para não desperdiçar as informações contidas.

domingo, 25 de setembro de 2022

Pró e contra Getúlio

Pró e contra Getúlio

R. Magalhães Jr.

Editora Melhoramentos

São Paulo

1976

Tombo: 251 

 

Pró e contra Getúlio, de R. Magalhães Jr., é uma biografia. A obra trata da biografia de Getúlio Vargas centro da perspectiva de análise de pontos a favor e contra suas atitudes. No escopo da coleção, Julgamento da História, o personagem brasileiro, que assumiu governo autocrático, é estudado na mesma linha que a coleção faz acerca de Adolf Hitler, Mao Tsé-Tung (Zedong), Winston Churchill, Mahatma Ghandi e Francisco Franco.

A edição integra a coleção Julgamento da História.

sábado, 24 de setembro de 2022

História marítima

História marítima

João Carlos Gonçalves Caminha

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1980

Tombo: 602 

 

História marítima, de Joáo Carlos Gonçalves Caminha, é um tratado de história. Na obra, o autor, com propriedade, cuida da história da exploração do mar desde o Egito Antigo. A obra está dividida em três partes: I – as nações e o mar; II – fatores de desenvolvimento marítimo e III – o Brasil e o mar.

A edição é uma obra de referência para o assunto.

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

A mística da Amazônia

A mística da Amazônia

Felippe Cocuzza

Editora Zohar

São Paulo

1992

Tombo: 3364 

A mística da Amazônia, de Felippe Cocuzza, é uma narrativa de viagem. O autor – que tem tratado de diferentes questões místicas e históricas, descreve, na obra, a Amazônia que conheceu pessoalmente em viagem. A narrativa é bem descritiva tratando da Amazônia em diferentes abordagens. Tem ainda um tom crítico quanto ao tratamento que é dado pelo mundo à Amazônia, relata, assim, as grandes mentiras sobre a região e, em especial, no capítulo “O Nobel contra o Brasil”, em que evidencia a injustiça com vários brasileiros. Um relato digno de nota.

A edição é fartamente ilustrada. É bilíngue, português e inglês, no intuito de alcançar um público também estrangeiro para a causa que trata.

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

A descoberta do manganês

A descoberta do manganês

Josalfredo Borges

Editora do autor

Belo Horizonte

1985

Tombo: 953 

 

A descoberta do manganês: reminiscências de uma epopeia, de Josalfredo Borges, é uma narrativa de viagem de enfoque histórico econômico do antigo Território do Amapá. A obra trata da expedição e da descoberta de manganês no Amapá, como uma lembrança e uma epopeia, na forma revelada pelo subtítulo da obra. O trabalho é um importante registro para a história do Amapá e sua economia. Relatos raros de importantes feitos em viagens simplórias.

A edição é ilustrada com mapas e fotografias.

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

O céu não é o limite

O céu não é o limite

Marcos Palhares

Editora McHilliard

São Paulo

2019

Tombo: 3363 

 

O céu não é o limite: uma aventura em busca de sonhos, de Marcos Palhares, é uma autobiografia e um depoimento de empreendedorismo. Na obra, o autor traça elementos motivacionais para o empreendedorismo, apresentando sua história e formas de alcançar suas metas.

A edição é ricamente apresentada com arte de capa luxuosa e traz inovação na dobradura das orelhas que serve para a proteção do livro. O exemplar tem dedicatória do autor para o Comendador e foi oferta de seu irmão. 

terça-feira, 20 de setembro de 2022

A social-democracia alemã e o trabalhismo inglês

A social-democracia alemã e o trabalhismo inglês

David Owen e outros

Editora UnB

Brasília

1982

Tombo: 844 

 

A social-democracia alemã e o trabalhismo inglês, de David Owen e outros, é uma coletânea de ensaios. A obra traz os artigos tratados no Seminário sobre a experiência contemporânea da organização da sociedade, que se realizou de 24 a 26 de novembro de 1980, na Universidade de Brasília.

A edição contou com a tradução dos artigos preparada por Maria Rosinda Ramos da Silva e integra a coleção Cadernos UnB.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Visões do Brasil

Visões do Brasil

Rubens Ricupero

Editora Record

Rio de Janeiro

1995

Tombo: 1567 

 

Visões do Brasil, de Rubens Ricupero, é uma coletânea de artigos. A obra traz ensaios a história e a inserção internacional do Brasil, publicados pelo embaixador brasileiro em diferentes jornais. Tais artigos estão apartados em 5 partes: Visão do Brasil; Visão brasileira do mundo; Brasil autor internacional; Brasil e Comércio Internacional e Brasil, América Latina e relações internacionais. Trata-se de um bom trabalho para conhecer a atuação do Brasil no concerto das nações no período em que Rubens Ricupero se destacava pela amplidão da matéria tratada.

domingo, 18 de setembro de 2022

História da vida privada

História da vida privada

Paul Veyne (org.), Philippe Ariès e George Duby

Editora Cia das Letras

São Paulo

1990

Tombo: 1256 

 

História da vida privada, organizado por Paul Veyne e dirigido por Philippe Ariès e George Duby, é um compêndio de história de abordagem inovadora. Na obra, a história da vida privada é tratada desde o Império Romano até o ano 1000. O grande destaque da obra é realmente o modo de vida no universo romano, detalhando a moda, o cotidiano, as residências além dos fatos históricos que se intercalam à época.

A edição é o volume I da coleção.

sábado, 17 de setembro de 2022

Os grandes profetas

Os grandes profetas

Renzo Baschera

Editora Nova Cultural

São Paulo

1987

Tombo: 896 

 

Os grandes profetas, de Renzo Baschera, é uma enciclopédia de profetas. A obra trata de vários profetas: Nostradamus, Aranha Negra, Fátima, Dom Bosco, Mago Merlim, Rasputin, João XXIII entre outros. Trata ainda de profetas contemporâneos: Jean Discon, que previu a morte de Roosevelt e Kennedy e Cassert, que afirmava: “tanto direita quanto a esquerda vos prometerão o bem-estar. Não acrediteis... é tudo engano... o bem estar nascerá do espírito, quando o homem estiver maduro”.

A edição é composta por fascículos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

A light e a Revolução de 24

A light e a Revolução de 24

José Antônio Segatto e outros

Editora Eletropaulo

São Paulo

1987

Tombo: 901 

 

A Light e a Revolução de 24, de José Antônio Segatto e outros, é uma coletânea de artigos jornalísticos e históricos acerca da Revolução de 24 em São Paulo. Os autores jornalistas tecem seu artigo aproveitando pesquisas, em especial fotográfica, no acervo antiga Light para reportar o levante dos jovens militares em face da Velha República. O período da preparação, duração e conclusão do movimento revolucionário foi muito bem registrado pela Light em fotográficas que são aqui divulgadas.

A edição integra a coleção História & Energia e foi editorada pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Eletropaulo que herdou o acervo da Light.

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Halley e nossos planetas

Halley e nossos planetas

Roberto Terpilauskas; Inês Bari e Irineu Gomes Varella

Editora Nestlé

São Paulo

1986

Tombo: 1226 

Halley e nossos planetas, de Roberto Terpilauskas, Inês Bari e Irineu Gomes Varella, é um folheto de divulgação. Por ocasião da passagem do cometa Halley nas proximidades da Terra em 1986, o trabalho aproveitava a ocasião para didaticamente esclarecer questões a respeito do cometa e dos planetas do Sistema Solar. A obra com ilustrações lúdicas traz dados sobre cada planeta do Sistema Solar e sobre o cometa Halley, histórico e sua trajetória.

A edição era uma oferta dos chocolates Chokito e contou com a supervisão do Instituto Astronômico.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Ayrton Senna: herói da mídia

Ayrton Senna: herói da mídia

Paulo Scarduelli

Editora Brasiliense

Criciúma

1995

Tombo: 1553 

 

Ayrton Senna: herói da mídia, de Paulo Scarduelli, é um depoimento biográfico. O autor trata da figura marcante de Ayrton Senna para analisar o comportamento da mídia brasileira por ocasião da morte e funeral do famoso piloto de Fórmula 1. O autor explora bem a questão de Ayrton Senna ser um personagem midiático e, também, a forma de a mídia construir ou destruir personalidades.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

América Latina: história de meio século

América Latina: história de meio século

Pablo Gonzalez Casanova (org.)

Editora UnB

Brasília

1988

Tombo: 919 

 

América Latina: história de meio século, organizada por Pablo Gonzales Casanova, é uma coletânea de artigos que tratam da história recente dos países da América Latina. A obra, em seu primeiro volume, tem o desiderato de agregar uma visão conjunta da história dos países do Cone Sul-Americano (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) e sua relação de pertencimento à América Latina, com grande interesse na integração. O segundo volume, da mesma forma, cuida da história da Bolívia, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Carl Ritter

Carl Ritter: 1779-1979

Hanno Beck

Editora Drukenhei

Berlim

1979

Tombo: 1090 

 

Carl Ritter: 1779-1979, de Hanno Beck, é uma biografia. O trabalho trata do importante geógrafo da Prússia que juntamente com Humbolt modernizou os estudos da Geografia dando destaque especial a Geografia Humana: Carl Ritter - o gênio da Geografia. A obra em comemoração aos 200 anos de Ritter, além da biografia, sua vida e sua obra, mostra a influência do geógrafo nos estudos da área.

domingo, 11 de setembro de 2022

Leste Europeu: a revolução francesa

Leste Europeu: a revolução democrática

Jayme Brener

Editora Atual

São Paulo

1990

Tombo: 2021 

 

Leste Europeu: a revolução democrática, de Jayme Brener, é um estudo de história. O autor, sociólogo e jornalista com mestrado em história, traça um estudo sobre a Europa oriental. O texto, com interesse didático, traça a história recente dessa região da Europa num estilo jornalístico com expressão opinativa acerca da democracia.

sábado, 10 de setembro de 2022

O homem do casaco vermelho

O homem do casaco vermelho

Julian Barnes

Editora Quetzal

Lisboa

2021

Tombo: 3362 

 

O homem do casaco vermelho, de Julian Barnes, é um romance. O autor, vencedor do Man Booker Prize de 2011 entre outros prêmios, cria, em uma linguagem bastante intrigante e de leitura exigente, um romance que roda por personagens nada ordinários do período da Belle Époque. A narrativa de um profundo conhecedor faz abrilhantar o referido período e suas personagens centrado na biografia de um ginecologista.

O exemplar é oferta de Maria Antónia Espadinha.

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Ásia: o império das escritas

Ásia, o império das escritas

Rui Manuel de Sousa Rocha

Editora Instituto Português do Oriente

Macau

2019

Tombo: 3361 

 

Ásia, o império das escritas, de Rui Manuel de Sousa Rocha, além de ser um catálogo de exposição, é um ensaio a respeito da história da escrita. A exposição do IPOR (Instituto Português do Oriente): Ásia, o império das escritas, de 30 de setembro de 2010, Dia Internacional do Tradutor, foi o mentor dessa publicação, como catálogo, mas mais do que isso como um importante repositório acerca da escrita mundial com especial destaque para a Ásia. O autor trata das escritas em diferentes abordagens. Traz a cronologia da origem das escritas com uma interessantíssima “árvore genealógica” dos principais sistemas de escrita alfabética e silábica. Segue analisando as escritas do Oriente Próximo, da Ásia Central, do subcontinente indiano e suas influências, da Escrita Chinesa, das escritas não chinesas da China, do Sueste da Ásia (japonesa e coreana), além do uso do alfabeto latino na Ásia. Um trabalho carregado de história, linguística e de arte.

A edição é bilíngue: chinês e português e é fartamente ilustrada.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

História Moderna e Contemporânea

História Moderna e Contemporânea

José Jobson de A. Arruda

Editora Ática

São Paulo

1978

Tombo: 1158 

 

História Moderna e Contemporânea, de José Jobson de A. Arruda, é um manual didático de história. O autor trata das matérias exigidas pelo currículo dos cursos secundários tratando da história universal desde a Idade Moderna. O texto parece transparecer uma posição crítica acerca de determinados acontecimentos históricos.

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Governos da República

Governos da República

Presidência da República

Editora Imprensa Nacional

Brasília

1996

Tombo: 1850 

 

Governos da República, da Presidência da República, é uma enciclopédia dedicada exclusivamente aos governos republicanos brasileiros desde 1889 até a data da publicação, no caso o governo de Fernando Henrique Cardoso. Cada verbete trata da biográfica de cada um dos presidentes do período, delineado os principais fatos históricos ocorridos durante cada governo e suas linhas de ação.

A edição tem interesse didático e histórico.

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

The European Union: a very short introduction

The European Union: a very short introduction

John Pinder

Editora Oxford University Press

Oxford

2001

Tombo: 1930 

 

The European Union: a very short introduction, de John Pinder, é um manual de divulgação da União Europeia. O autor, empenhado em informar didaticamente sobre aquela organização internacional, dá detalhes, explica o funcionamento de seus órgãos internos e da instituição como um todo. Dá destaque aos direitos e deveres de cada cidadão europeu no contexto da instituição.

A edição é de bolso.

domingo, 4 de setembro de 2022

Lembrai-vos de 35

Lembrai-vos de 35

Ferdinando de Carvalho

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1981

Tombo: 650 

 

Lembrai-vos de 35, de Ferdinando de Carvalho, é um ensaio de história. O autor, general de Exército considerado “linha dura” no combate ao comunismo durante o período do governo militar, traça, na obra, suas considerações sobre os eventos históricos do levante de 1935, conhecido como intentona comunista. Um trabalho de interesse como fonte primária para estudos da área.

sábado, 3 de setembro de 2022

A trajetória contemporânea do México

A trajetória contemporânea do México

Werner Altman

Editora Pensieri

São Paulo

1992

Tombo: 1465 

 

A trajetória contemporânea do México, de Werner Altman, é um ensaio sobre a história do México por grande especialista brasileiro da área. O autor – doutor em História Econômica – trabalha importantes e interessantes pontos da história do México, em especial no século XX, traçando uma linha de conduta entre as nações da América Latina.

A edição integra a coleção América a descobrir.

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A história dos bancários

A história dos bancários

Dainis Karepov

Editora Sindicato dos Bancários

São Paulo

1994?

Tombo: 1492 

 

A história dos bancários: lutas e conquistas 1923 a 1993, de Dainis Karepov, é uma reportagem. A obra traça a história do sindicato dos bancários da cidade de São Paulo, dando enfoque aos movimentos grevistas desde sua fundação até 1993, quando, até na foto de capa, evidencia a influência da CUT Central Única de Trabalhadores.

A edição é fartamente ilustrada.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Nacionalismos e democracia

Nacionalismo e democracia

Ernest Gellner

Editora UnB

Brasília

1981

Tombo: 846 

 

Nacionalismo e democracia, de Ernest Gellner, é um ensaio. Na obra, o autor traça as características do nacionalismo e da democracia, no intuito de observar o quanto e como um afeta ao outro e pode, então, cada um se descaracterizar. Induz à limitações que não lhes são próprias.

A edição integra os Cadernos da UnB.