quarta-feira, 31 de agosto de 2022

José Maria da Silva Paranhos: Barão do Rio Branco

José Maria da Silva Paranhos, Barão do Rio Branco: uma biografia fotográfica

Rubens Ricupero, João Hermes Pereira de Araújo e Ricardo Joppert

Editora Alexandre Gusmão

Brasília

1995

Tombo: 1570 

 

José Maria da Silva Paranhos, Barão do Rio Branco, de Rubens Ricupero, João Hermes Pereira de Araújo e Ricardo Joppert, é uma biografia. A obra, com texto de integrantes da diplomacia brasileira, trata da vida do patrono da casa diplomática do Brasil: o Barão do Rio Branco. A obra é fartamente ilustrada e este é o mote para reportar a vida do biografado.

Uma edição de arte.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

O português Cristóvão Colombo: o agente do rei D. João II

O português Cristóvão Colombo: o agente secreto do rei D. João II

Augusto Mascarenhas Barreto

Editora Referendo

Lisboa

1988

Tombo: 956 

 

O português Cristóvão Colombo: o agente secreto do rei D. João II, de Augusto Mascarenhas Barreto, é uma tese polêmica de história. Na obra, o autor levanta uma série de dados, manifesta o estranhamento e constrói tese em que o descobridor da América, Cristóvão Colombo seria um português nascido no povoado de Cuba no Alentejo, em Portugal. Sua terra natal seria o motivo de nomear a ilha que descobriu na América. O autor alega estranheza sobre o navegador ser genovês: a) este escrevia suas notas de viagem em português; b) era casado com uma nobre portuguesa de Viseu; c) após o descobrimento da América, antes de dirigir-se aos seus patrocinadores, os reis espanhóis, visitou Lisboa e o rei português, D. João II; d) após sua missão fixou residência em Lisboa. Ante estes dados a obra indica a suposição de Cristóvão Colombo ser um agente secreto na corte dos reis espanhóis. O Autor, por não ter formação na área, foi severamente criticado por outros historiadores que entretanto não dão explicação completa sobre certos elementos levantados por Mascarenhas em sua obra. Estes alegam que Cuba é um nome nativo do Caribe, que era comum comerciantes genoveses se estabelecerem em Lisboa à época. A tese é empolgante e a crítica também.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

História triste d'uma família da Beira e como se faz um monstro

História triste d’uma família da Beira e como se faz um monstro

anônimo

Editora ?

Coimbra?

1895

Tombo: 3359 

 

História triste d’uma família da Beira e como se faz um monstro, de autor não declarado, é um relato de fatos acerca de um suporto crime familiar. O autor conta detalhes das circunstâncias do relacionamento do “criminoso” e da vítima e junta ao final transcrição de documentos processuais de Conselho de Família. Sem maiores detalhes a respeito da obra, parece tratar-se de um relato feito para comprovar a existência de um crime e o martírio da vítima, deixando dúvidas acerca da justiça dos homens. Transparece um trabalho de divulgação de uma opinião jurídica.

O título da edição que sugere a escrita de duas obras, em verdade representa um só enredo supostamente com dois títulos

domingo, 28 de agosto de 2022

A cultura da erva-doce

A cultura da erva-doce

J. Mira Galvão

Editora Ministério da Economia

Lisboa

1943

Tombo: 3360 

 

A cultura da erva-doce, de J. Mira Galvão, é um manual para o cultivo da erva-doce e a produção de seus derivados. O autor, engenheiro agrônomo português, apresenta a erva-doce (Pimpinella anisum), conhecida também como anis. Dá detalhes da descrição botânica da planta, seu cultivo, preparos necessários, cuidados com pragas, produção e comércio. Lembra que a erva-doce tem diferentes aplicações, não apenas para chá, mas também para aguardente doce mundialmente chamada de anis.

A edição integra os manuais da Campanha da Produção Agrícola, do Ministério da Economia português nos anos 1940.

sábado, 27 de agosto de 2022

Homens de amanhã

Homens de amanhã

Dore Schary e Eleonore Griffin

Editora Progresso

Lisboa

1940

Tombo: 3358 

 

Homens de amanhã, de Dore Schary e Eleonore Griffin, é, em princípio, um romance, entretanto, melhor definido como uma narrativa de obra cinematográfica. A obra é apresentada em português numa versão livre de António Feio. O autor português narra a história do filme Homens de Amanhã da Metro Goldwyn-Mayer, estrelado por Spencer Tracy e Mickey Rooney. No enredo, um padre consegue realizar seu sonho de criar uma instituição para amparar meninos órfãos, no intuito de tirá-los da marginalidade e acaba criando uma verdadeira cidade: Boystown.

A edição integra a coleção Hollywood, que tinha por desiderato divulgar as obras cinematográficas, em especial, para o público que não tinha acesso às salas de cinema.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Barão de Rio Branco

Barão de Rio Branco

Márcio Tavares do Amaral

Editora Três

São Paulo

1974

Tombo: 1744 

 

Barão de Rio Branco, de Márcio Tavares do Amaral, é uma biografia do importante diplomata brasileiro: José Maria da Silva Paranhos. A biografia registrada teve a supervisão de Afonso Arinos de Mello Franco e Américo Jacobina Lacombe.

A edição integra a coleção a Vida dos Grandes Brasileiros. O exemplar contém dedicatória de Marcelo Renovato para o Comendador.

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

História do Cone Sul

História do Cone Sul

Amado Luiz Cervo e Mário Rapoport (org.)

Editora Universidade de Brasília

Brasília

1998

Tombo: 1902 

 

História do Cone Sul, organizado por Amado Luiz Cervo e Mário Rapoport, é uma coletânea de ensaios que tratam da história regional dos países do sul da América do Sul. A obra está dividida em 6 capítulos: 1) O Rio da Prata no século XVII e XVIII; 2) Dimensão Regional; 3) O Cone Sul e a América Latina; 4) Formação dos estados; 5) Países do Cone Sul e as grandes potências; e 6) Relações regionais.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Euclides da Cunha e o paraíso perdido

Euclides da Cunha e o paraíso perdido

Leandro Tocantins

Editora Gráfica Record

Rio de Janeiro

1968

Tombo: 1051 

 

Euclides da Cunha e o paraíso perdido, de Leandro Tocantins, é um ensaio sobre a figura e o trabalho sertanista de Euclides da Cunha no Norte do Brasil. Como expressa o subtítulo da obra, trata-se de tentativa de interpretação de uma presença singular na Amazônia e a consequente evolução de um pensamento sobre a paisagem étnico-cultural, histórica e social brasileira, alargando-se nos horizontes da história continental. A especialidade do autor de tratar o sertão brasileiro, fez da obra um importante ensaio e com boa receptividade no campo editorial.

A obra conta com várias edições por diferentes editoras.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Brasil França ao longo de cinco séculos

Brasil França ao longo de cinco séculos

Aurélio de Lyra Tavares

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1979

Tombo: 504 

 

Brasil França ao longo de cinco séculos, de Aurélio de Lyra Tavares, é um tratado de história das relações internacionais entre o Brasil e a França abrangendo o período de cinco séculos. O autor foi embaixador do Brasil na França nos anos 1970 e, portanto, dá à obra qualificado respaldo. A obra está dividida em quatro partes: 1) os franceses no Brasil a despeito de Tordesilhas; 2) Cultura francesa influencia a Independência; 3) O intercâmbio na república; e 4) Raízes históricas.

A edição é ilustrada.

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Maria Ruth

Maria Ruth

Maria Ruth Escobar

Editora Mandarim

São Paulo

1999

Tombo: 2236 

 

Maria Ruth: uma autobiografia, de Maria Ruth Escobar, é uma biografia. A autora traça, na obra, sua biografia. Trata-se, portanto, de uma autobiografia, que dividida em cinco partes: 1) pressentimentos; 2) a viagem; 3) Hay que pagar caro; 4) Pois é, mamãe – correspondência em família; e 5) Fragmentos de agora. Pela obra a autora - grande empreendedora do setor artístico - quer registrar as dificuldades por que passou e como contornou adversidades.

A edição contém fotografias.

domingo, 21 de agosto de 2022

Cinco dias de sagração

Cinco dias de sagração

Cunha de Leiradella

Editora Record

Rio de Janeiro

1993

Tombo: 1674 

 

Cinco dias de sagração, de Cunha de Leiradella, é um romance. Como o editor fez constar da capa: dividido entre o Brasil e Portugal, um homem caminha dentro de si mesmo e exorciza seus fantasmas. A obra tem tom autobiográfico, eis que o autor português esteve radicado no Brasil por muitos anos, onde teve papel importante no teatro revelando grandes autores como Renata Sorrah. O universo brasileiro e português se funde e confunde nas memórias traçadas, em cinco dias, iniciando a narrativa no quinto dia e a cada capítulo chega ao primeiro dia. Um romance em viagem temporal.

O exemplar contém dedicatória da esposa do Comendador em comemoração aos 15 meses de namoro.

sábado, 20 de agosto de 2022

A pictorial biography of Sakyamuni Buddha

A pictorial biography of Sakyamuni Buddha

Bhiksu Jan Hai

Editora Buda Educational Fundation

Taipei

2003

Tombo: 2049 

 

A pictorial biography of Sakyamuni Buddha, de Bhiksu Jan Hai, é uma biografia. A obra traz a biografia de Buda e textos budistas do Tai. A obra é bilíngue com a tradução feita para o chinês pelo biógrafo e para o inglês por Z. A. Lu.

A edição bilíngue e fartamente ilustrada com pranchas coloridas de Yann-Fang Lee.

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

História Geral I

História Geral I

Gilberto Tibério Marone e Hilário Franco Júnior

Editora Anglo

São Paulo

1980 ?

Tombo: 1204H 

 

História Geral, volume I, de Gilberto Tibério Marone e Hilário Franco Júnior, é um manual de História Universal. A obra é material didático para o ensino de História Universal, com enfoque ao Ocidente, em nível secundário e preparatório para os exames vestibulares de acesso ao ensino superior. Trata da História Universal desde a Antiguidade.

A edição, por seu volume 8, integra a coleção Sistema Anglo de Ensino, um dos primeiros projetos com apostilas didáticas com meta de formação preparatória para exames de ingresso aos cursos superiores.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

História Brasil II

História Brasil II

José Carlos Pires Moura

Editora Anglo

São Paulo

1980?

Tombo: 1204G 

 

História Brasil, volume II, de José Carlos Pires Moura, é um manual de história do Brasil. A obra é a segunda parte do manual didático para o ensino de História do Brasil em nível secundário e preparatório para os exames vestibulares de acesso ao ensino superior. O volume trata da História do Brasil a partir da Primeira República.

A edição, por seu volume 7, integra a coleção Sistema Anglo de Ensino, um dos primeiros projetos com apostilas didáticas com meta de formação preparatória para exames de ingresso aos cursos superiores.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

História do mundo

História do mundo

Roberto Fernandez e outros

Editora Visor

São Paulo?

2000

Tombo: 1877 

 

História do mundo, de Roberto Fernandez e outros, é um compêndio enciclopédico da história universal. A obra conta a história universal de forma sumária em estilo mais jornalístico do que propriamente ensaístico.

A edição é fartamente ilustrada, assemelhando-se a uma reportagem.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

História do Banco do Brasil

História do Banco do Brasil

Afonso Arinos de Melo Franco e Cláudio Pacheco

Editora Fundação Banco do Brasil

Brasília

1979

Tombo: 1225 

 

História do Banco do Brasil, de Afonso Arinos de Melo Franco e Cláudio Pacheco, é um ensaio de história. A obra conta com o primeiro volume escrito por Afonso Arinos e os demais cinco volumes pelo segundo autor, ou seja, Cláudio Pacheco. Afonso Arinos tratou da história do Banco do Brasil em sua primeira fase de 1808 a 1835. Por sua vez, Pacheco tratou da história financeira do Brasil desde 1808 a 1951.

A edição é composta de 6 volumes.

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

História de um banco

História de um Banco

Waldir Freitas Oliveira

Editora Museu Eugênio Teixeira Leal

Salvador

1993

Tombo: 1748 

 

História de um Banco: Banco Econômico, de Waldir Freitas Oliveira, é um ensaio de história. A obra trata da história da instituição financeira desde sua criação como Caixa Econômica da Cidade da Bahia, em 1834 até meados da publicação, já com o nome de Banco Econômico. Importante documento para a memória da instituição que não mais existe no século XXI.

A edição é uma cortesia do Museu Eugênio Teixeira Leal: Memorial do Banco Econômico.

domingo, 14 de agosto de 2022

Província de São Paulo

Província de São Paulo

Manuel Eufrásio de Azevedo Marques

Editora da USP

São Paulo

1980

Tombo: 1373 

 

Província de São Paulo, de Manuel Eufrásio de Azevedo Marques, é um compêndio de história. A obra trata da história da Província de São Paulo seguida da cronologia dos acontecimentos mais notáveis desde a fundação da Capitania de São Vicente até o ano de 1876 coligidos pelo autor.

A edição contém algumas ilustrações. É uma republicação pela Universidade de São Paulo de importante obra para a compreensão da história do Estado de São Paulo. A edição é composta de 2 volumes.

sábado, 13 de agosto de 2022

Portugal o ultramar e o futuro


Portugal o ultramar e o futuro

Manuel José Homem de Mello

Editora do autor

Lisboa

1962

Tombo: 3357 

 

Portugal: o ultramar e o futuro: oportunidade de um debate, de Manuel José Homem de Mello, é um ensaio estratégico e estudo de futurologia. Na linha do trabalho de António de Spínola que, dez anos após o lançamento desta obra, escreverá o seu Portugal e o Futuro, o autor, já nos anos 1960, delineava soluções para o ultramar português. Pela obra, resta clara a importância do debate das diferentes ideias portuguesas a respeito e não apenas da linha do pensamento oficial. Na obra, o autor analisa com precisão: o surgimento de um supercapitalismo em Angola e Moçambique que mudava o ritmo colonial e a criação de uma classe privilegiada; a onda anticolonialista no âmbito internacional; a alteração das correntes migratórias, entre outros interessantes antecedentes da emancipação soberana das colônias portuguesas.

A edição conta com prefácio do Marechal Craveiro Lopes.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Os fascismos na história

Os fascismos na história

Henri Lemaitre

Editora Estampa

Lisboa

1968

Tombo: 3356 

 

Os fascismos na história, de Henri Lemaitre, é um ensaio de história e ciência política. O autor trabalha sobre o uso indiscriminado do termo “fascismo” – vocábulo que “irrompe nos momentos de exaltação emocional”. Em princípio, criado nos anos 1930, o termo vinha sendo utilizado nos anos 1960 – ano da elaboração do trabalho – como “uma acusação que se faz com excessiva facilidade...que a esvazia do seu significado”. Fato que se repete, sem dúvida, na terceira década do século seguinte (ou seja, Século XXI). Na obra, o autor analisa o fascismo na Alemanha, na Itália e na Argentina, peronista. Uma obra que com mais de meio século ainda é atual.

A edição contou com a tradução de Margarida Schiappa e Artur Portela sobre o original em francês Les fascismes dans l’histoire.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Bichos

Bichos

Miguel Torga

Editora Coimbra

Coimbra

1995

Tombo: 3355 

 

Bichos, de Miguel Torga, é uma coletânea de contos do famoso escritor português que soube também retratar as gentes e os cenários tão diferentes e com uma habilidade de tratar das serras do centro de Portugal. Nesta coletânea, o autor apresenta em cada conto um bicho diferente. Estão ali o cachorro, o gato, o galo, o cavalo, os passarinhos, insetos e até outros bichos mais racionais. A linguagem da escrita é esmerada: há um uso bem apropriado dos termos serramos portugueses e das terras locais (Jurjais, giestas, urzes, aldeagante, fetos e tantos outros).

A edição é a 19ª.

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Senhora

Senhora

José de Alencar

Editora Abril - Klick

São Paulo

2000

Tombo: 1847 

 

Senhora, de José de Alencar, é um romance clássico no Brasil. Na mesma ideia de um folhetim, foi facilmente adaptado para novela televisiva de grande sucesso. A narrativa e as características da escrita do autor são comumente exploradas para os exames escolares e inclusive de ingresso aos cursos superiores.

A edição integra a coleção Livro Vivo.

Por que ler os clássicos

Por que ler os clássicos

Ítalo Calvino

Editora Companhia das Letras

São Paulo

1991

Tombo: 1419 

 

Por que ler os clássicos, de Ítalo Calvino, é um ensaio na área da teoria e crítica literária. O autor trata de importantes obras e autores como: Odisseia, Anábase, Ovídio, Stendhal, Mark Twain e tantos outros. Serve de um interessante guia de leitura e análise. A obra é um dos escritos mais marcantes do autor.

A edição contou com a tradução de Nilson Moulin.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

A ilustre casa dos Ramires

A ilustre casa dos Ramires

Eça de Queirós

Editora Abril - Klick

São Paulo

2000

Tombo: 1852 

 

A ilustre casa dos Ramires, de Eça de Queiros, é um romance de referência da literatura portuguesa, conforme divulgado por Maria América Pires Simões. O famoso escritor português, Eça de Queirós, escreveu este romance em sua melhor e mais produtiva fase. O enredo acaba construindo o romance em duas partes, já que cuida de narrar o envolvimento do protagonista com a política de Portugal e produzir uma segunda narrativa que trata da Torre de Ramires e da história portuguesa do século XIII.

A edição integra a coleção Livro Vivo.

domingo, 7 de agosto de 2022

O cortiço

O cortiço

Aluísio Azevedo

Editora Abril

São Paulo

2000

Tombo: 1851 

 

O cortiço, de Aluísio Azevedo, é um romance naturista do século XIX. O enredo do romance envolve o cenário de um cortiço na cidade do Rio de Janeiro e a vida de pessoas simples daquele centro urbano, mostrando uma visão realista da sociedade carioca da época. O cortiço torna-se um personagem e protagonista do enredo, que envolve um grande número de outros personagens.

A edição integra a coleção Livro Vivo.

sábado, 6 de agosto de 2022

O Guarani

O Guarani

José de Alencar

Editora Abril

São Paulo

2000

Tombo: 1906 

 

O Guarani, de José de Alencar, é um romance. Esta obra compõe a trilogia indianista do autor (os outros são: Ubirajara e Iracema), na qual os primeiros habitantes do Brasil são postos como heróis, na busca dos ideais românticos. No enredo, está expressa a saga de Peri, o guarani protetor de Ceci, a filha de um grande fazendeiro no sertão da Mata Atlântica. Seu amor por Ceci, além da força e abnegação, são as marcas do romance – um cânone da literatura brasileira. A obra serviu de base para versões cinematográficas e para a dramaturgia, além da obra de música clássica de Carlos Gomes.

A edição integra a coleção Livro Vivo.

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas

Machado de Assis

Editora Abril

São Paulo

2000

Tombo: 1855 

 

Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é um romance. O enredo reporta a vida de Brás Cubas contada por ele mesmo após sua morte. Na obra, o autor trata de diferentes assuntos do cotidiano da vida no Brasil de sua época, em especial, no Rio de Janeiro. A obra serviu para várias interpretações cinematográficas, dramatúrgicas e televisivas.

A edição integra a coleção Livro Vivo.

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Matusalem


Matusalem

Roger Cantin

Editora Boreal

Quebec

1993

Tombo: 1429 

 

Matusalem, de Roger Cantin, é um romance. Seu enredo é desenvolvido para o público infanto juvenil com muita aventura, mistério e descobertas que motivam o interesse pela saga da história. A obra foi idealizada para servir de roteiro para produção cinematográfica canadense.

A edição é bolso.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um sargento de milícias

Manuel Antônio de Almeida

Editora Abril

São Paulo

2000

Tombo: 1862 

 

Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, é um romance. do período romântico da literatura brasileira. Seu enredo conta as memórias de um menino travesso que, após desentendimentos com o pai, foge de casa e, mais tarde, torna-se sargento com muitas histórias para contar.

A edição integra a coleção “Livro Vivo”.

terça-feira, 2 de agosto de 2022

O Guarani

O Guarani

José de Alencar

Editora Melhoramentos

São Paulo

1962

Tombo: 1114 

 

O Guarani, de José de Alencar, é um romance. Esta obra compõe a trilogia indianista do autor (os outros são: Ubirajara e Iracema), na qual os primeiros habitantes do Brasil são postos como heróis, na busca dos ideais românticos. No enredo, está expressa a saga de Peri, o guarani protetor de Ceci, a filha de um grande fazendeiro no sertão da Mata Atlântica. Seu amor por Ceci, além da força e abnegação, são as marcas do romance – um cânone da literatura brasileira. A obra serviu de base para versões cinematográficas e para a dramaturgia, além da obra de música clássica de Carlos Gomes.

A edição é ilustrada por Parlagreco.

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Triste fim de Policarpo Quaresma

Triste fim de Policarpo Quaresma

Lima Barreto

Editora Abril

São Paulo

2000

Tombo: 1861 

 

Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, é um clássico romance da literatura brasileira. Tem características de vanguarda que anteciparam o modernismo brasileiro. O enredo tem como protagonista um exaltado patriota que se abate nas dificuldades do Brasil real. A obra já serviu para cinematografia e dramaturgia.

A edição integra a coleção “Livro Vivo”.