segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Minha formação

Minha formação

Joaquim Nabuco

Editora da UnB

Brasília

1981

Tombo: 1626 

 

Minha formação, de Joaquim Nabuco, é uma autobiografia de reconhecido intelectual brasileiro. A obra faz uma recapitulação histórica do Brasil em seu período de vida, marcando em especial o período monárquico e os primeiros anos do período republicano. Sua abordagem é política, histórica e filosófica. Dividido em três períodos, apresenta a fase em que se defende a monarquia, a fase que luta pelo abolicionismo e os anos de decepção com a política republicana.

A edição ~conta com introdução elaborada por Gilberto Freire e faz parte da Coleção Itinerários.

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Rich man poor man

Rich man poor man

T.C. Jupp

Editora Heinemann

Londres

1976

Tombo: 474 

 

Rich man poor man, de T. C. Jupp, é um conto que faz uma dura critica social entre classes cultas e incultas. O enredo envolve a história de Adam, um pobre trabalhador rural que recebe uma ordem de pagamento com uma boa quantia. Entretanto, para resgatar o dinheiro se vê medido em dificuldades criadas pelas pessoas poderosas, evidenciando trapaças das pessoas tidas como cultas.

A edição apresenta o conto em inglês de forma reduzida, eis que tem interesse como material didático de aprendizagem da língua inglesa para iniciantes. A edição é ilustrada com trabalhos de Clifford Bayly

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Os filhos do imperador


Os filhos do imperador

Claire Messud

Editora Nova Fronteira

Rio de Janeiro

2008

Tombo: 2514 

 

Os filhos do imperador, de Claire Messud, é um romance. O enredo explora ao modo de vida de New York nos seus aspectos culturais, econômicos e de entretenimento, com abordagem da mudança do comportamento na cidade entre o antes e depois de 11 de setembro. A cidade pujante e ultra movimentada tem uma guinada.

A edição contou com a tradução de Santiago Nazarian.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Manual de otorrinolaringologia

Manual de otorrinolaringologia

Hélio Hungria

Editora Guanabara Koogan

Rio de Janeiro

1973

Tombo: 3298 

 

Manual de otorrinolaringologia, de Hélio Hungria, é um manual de medicina especializado no estudo anatômico e funcional da área de otorrinolaringologia. É o manual bastante popular, no Brasil, para o estudo dessa especialidade nas escolas superiores de medicina.

A edição é ilustrada e tem valor histórico.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Uma viagem através da Europa


Uma viagem através da Europa

CECA-CE-CEEA

Editora CECA

Luxemburgo

1994

Tombo: 3339 

 

Uma viagem através da Europa: informações sobre os Estados-Membros e a construção da União Europeia, da CECA, é um documento de divulgação da Comunidade Europeia, em português. A publicação tem o interesse de divulgar informações dos Estados que compõem a Comunidade Europeia, o funcionamento deste ente jurídico internacional e a sua evolução para uma União Europeia.

A edição tem interesse histórico para a compreensão da União Europeia e seu funcionamento. É uma edição ilustrada e atraente.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A Comissão Europeia 1995-2000


A Comissão Europeia 1995-2000

CECA-CE-CEEA

Editora CECA

Luxemburgo

1995

Tombo: 3340 

 

A Comissão Europeia 1995-2000, da CECA, é um documento de divulgação da Comunidade Europeia. O livreto tem a finalidade de divulgar a estrutura da Comissão Europeia e aproveita para apresentar os integrantes da Comissão, descrevendo os cargos, funções e currículo. Assim, ali aparece o Presidente da Comissão para o período de 1995 a 2000, Jacques Santer, e sua equipe.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Os Lusíadas

Os Lusíadas

Luís Vaz de Camões

Editora Castro Irmão

Lisboa

1880

Tombo: 55 

 

Os Lusíadas, de Luís de Camões é a epopeia portuguesa, reconhecida internacionalmente pela intelectualidade, eis que o autor, ao tratar de ação heroica de sua pátria, revela em seus versos um notável conhecimento de história universal, geografia, astronomia, mitologia clássica, literaturas antigas e modernas, além de poesia culta e popular. Pela poesia, em dez cantos, compostos de várias oitavas, Camões conta a viagem de Vasco da Gama à Índia e exalta toda a história e conquista portuguesa até a sua contemporaneidade.

Esta edição é uma homenagem ao terceiro centenário da morte de Luís de Camões e foi patrocinada pelo Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro. Além da obra camoniana, a edição traz introdução sob o título: Luís de Camões: a Renascença e Os Lusíadas, por Ramalho Ortigão e um capítulo alusivo ao patrocinador Gabinete Português de Leitura.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Vinte anos depois

Vinte anos depois

Alexandre Dumas

Editora Liv. Fittipaldi

São Paulo

1957

Tombo: 323 

 

Vinte anos depois, de Alexandre Dumas, é um romance histórico. É a sequência de Os Três Mosqueiros, cuja trilogia se completa com outro romance: O Visconde de Bragelone. No enredo, os afamados mosqueteiros se juntam novamente atuando em missões distintas, mas com o encontro tratam de fazer o que entendem como o bem.

A edição é composta de 3 volumes e não há dados sobre a tradução.

domingo, 20 de fevereiro de 2022

O visconde de Bragelone


O visconde de Bragelone

Alexandre Dumas

Editora Liv. Fittipaldi

São Paulo

1957

Tombo: 324 

 

O visconde de Bragelone, de Alexandre Dumas, é mais um romance da lavra do famoso escritor francês. O enredo trata de fatos históricos da França sob o reinado de Luís XIV, entretanto a história encerra as aventuras dos três mosqueteiros fatalmente eliminados em diferentes situações. O romance tem um tom triste pelo fim dos três mosqueteiros. É neste enredo que há o episódio do Máscara de Ferro, que foi tema para teatro e cinema.

A edição desta última parte da trilogia de Os Três Mosqueteiros é formada por 10 volumes. Não há informação sobre a tradução. 

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Menu Cultural

Menu cultural

Rio Sul/VARIG

Editora Varig

Rio de Janeiro

1996

Tombo: não há 

 

Menu cultural: as receitas preferidas dos artistas patrocinados pela Rio Sul é uma coletânea de receitas culinárias. Da coleção, constam entradas, pratos principais e sobremesas indicadas e assinadas por Marco Nanini, Antônio Fagundes, Bibi Ferreira, Marieta Severo, Diogo Vilela, Mauro Mendonça, Rosamaria Murtinho, Christiane Torloni, Nathalia Timberg, Flávia Monteiro, Françoise Forton, Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Marília Pera. A exemplo, Marília Pera indica, como entrada, salada de pera com queijo de cabra, como prato principal, salmão grelhado com purê de batata e, como sobremesa, abacaxi grelhado com calda de chocolate.

A obra foi publicada, no âmbito do Projeto Rio Sul Asas da Cultura. Um projeto criado em 1996 no intuito de “levar o trabalho de nomes consagrados do teatro brasileiro ao maior número possível de cidades”, “com centenas de passagens aéreas oferecidas a atores, diretores e técnicos de produções de alto nível".

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Uma filha do regente


Uma filha do regente

Alexandre Dumas

Editora Liv. Fittipaldi

São Paulo

1959

Tombo: 322 

 

Uma filha do regente, de Alexandre Dumas, é um romance histórico sobre a regência francesa. O enredo envolve dúvidas de amor e de paixão em face da missão de assassinato do regente.

A edição integra a Coleção Obras de Alexandre Dumas, sendo esta obra o terceiro volume da coleção. O volume I de Uma filha do regente, na coleção, inicial com a parte final do romance O cavaleiro de Harmental. Esta obra, na coleção ocupa dois volumes. Não há informação sobre a autoria da tradução. 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

O cavaleiro de Harmental

O cavaleiro de Harmental

Alexandre Dumas

Editora Livraria Fittipaldi

São Paulo

1959

Tombo: 321 

 

O cavaleiro de Harmental, de Alexandre Dumas, é um romance sobre o período de regência francesa. O enredo envolve a conspiração intentada por um jovem contra o rei da França, no século XVIII.

A edição integra a Coleção Obras de Alexandre Dumas, sendo esta obra o volume II. A obra continua no volume seguinte dedicado à obra Uma filha do regente. Não há informação sobre a autoria da tradução.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Os três mosqueteiros

Os três mosqueteiros

Alexandre Dumas

Editora Livraria Fittipaldi

São Paulo

1959

Tombo: 320 

 

Os três mosqueteiros, de Alexandre Dumas, é um romance de aventura que se tornou um clássico da literatura. O enredo tem todos os ingredientes para agradar ao público infanto-juvenil.

A edição integra a Coleção Obras de Alexandre Dumas, sendo Os três Mosqueteiros o volume I. Não há informação sobre a autoria da tradução.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Boa pergunta: curso de educação integrada

Boa pergunta: curso de educação integrada

Célia Augusta Teixeira Marques

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: Não há 

 

Boa pergunta – livro do aluno: curso de educação integrada, obra coordenada por Célia Augusta Teixeira Marques, é um livro didático que teve como interesse trazer elementos da cidadania ao alfabetizando adulto no programa de erradicação do analfabetismo, nos anos 1970, pela Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). A obra em linguagem bastante simples trazia uma série de assuntos apartados em 3 partes: 1) As muitas necessidades do Homem, que lidava com assuntos de saúde, economia, diversão e entretenimento; 2) Como o homem satisfaz as suas necessidades, que tratava de detalhes do cotidiano da economia; e 3) O homem no trabalho, que discutia questões trabalhistas. A obra tinha o intuito de integrar o alfabetizando a níveis adequados de educação.

A edição é uma publicação em parceria da Editora Abril e do Ministério da Educação, por meio da Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Alfabetização: livro de exercícios


Alfabetização: livro de exercícios

Joaquim Coutinho (Coord.)

Editora Abril

São Paulo

1972

Tombo: não há 

 

Alfabetização, obra coordenada por Joaquim Coutinho, é um caderno de exercícios planejado para ser usado em paralelo ao livro didático que ficou apelidado de Cartilha do Olavo, usada para alfabetização de adultos. Trata-se de material didático do Movimento Brasileiro de Alfabetização, o MOBRAL. Nos anos 1970, esse movimento tornou-se o mais eficiente programa de política pública para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Num mundo em que ainda não existiam a internet e as redes sociais, o MOBRAL alcançou grandes e importantes resultados. Assim, a obra aqui apresentada serve ao interesse histórico e exemplo para modernização e atualização de trabalhos da espécie.

A edição foi preparada por vários colaboradores e publicada pela parceria da Editora Abril com o Ministério da Educação, por meio da Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização com ampla distribuição e de forma gratuita.

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Revista de Estudos Orientais 9

Revista de Estudos Orientais 9

Reginaldo Gomes de Araújo

Editora FFLCH USP

São Paulo

2021

Tombo: 3333 

 

Revista de Estudos Orientais 9, sob a coordenação de Reginaldo Gomes de Araújo, é o nono volume do periódico acadêmico do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Este volume traz artigos de: Suely Ferreira Lima, Algumas observações acerca da formação dos verbos árabe e hebraico; Li Ye, Bilinguismo na China; Carolina Guimarães, Yun Jung Im e outros, Contos folclóricos coreanos: perspectivas para uma tradução colaborativa no Brasil; Naama Silverman-Forner, Deleção de identidade pessoal e ideológica no romance “A Mina Liza” por Orly Castel-Bloom; Alessandra Conde da Silva, Ismael e Isaque irmanados: os judeus nos romances de Milton Hatoum; Letícia Gabriela de Castro Monteiro, Os clássicos nas noites: estudo comparativo entre Penélope e Sahrazad; Manu Marcus Hubner, O deserto do Sinai; Sérgio Pereira Antunes, Transformações da China narradas pela literatura em língua portuguesa; Jinxu Wang, A divergência entre China e Brasil na questão da imigração: negociações diplomáticas em Paris durante a missão especial à China (1983); Deborah Hornblas Travassos, Andar com fé: o sionismo cristão e as fronteiras político idetitárias entre o turismo religioso e peregrinação a Israel; Narumi Ito, Um breve percurso histórico sobre o budô: a arte marcial japonesa à práticas esportiva mundial. O volume traz ainda a tradução das Fábulas do “Consolo dos Poderosos” por Mamede Mustafá Jarouche e Pedro Martins Criado.

A edição do volume 9 é digital e está disponível no sítio de revistas da Universidade de São Paulo

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Revista de estudos orientais 3


Revista de Estudos Orientais 3

Aida Ramezá Hanania (coord.)

Editora Humanitas / FFLCH-USP

São Paulo

1999

Tombo: 3337 

 

Revista de estudos orientais 3, sob a coordenação de Aida Ramezá Hanania, é o terceiro número do periódico acadêmico do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Este volume traz artigos de: Arlete O. Cavaliere, Arte e cultura na Rússia antiga: beleza e santidade; Carlos Alberto da Fonseca, A fantasie orientale de Paul Foucher, uma fantasia ocidental; Chaké Ekisian, Martiros Sergueievitch Sarian, muito prazer !; Aida R. Hanania, L’oeuvre dramatique de Georeges Schehadé: quelques aspects structuraux, Eliana Rosa Langer, A estrutura do livro de Isaías; Noé Silva, Realidade e Lirismo; Maria Valíria Aderson de Mello Vargas, Marcas da oralidade na composição dos textos narrativos sânscritos; Yêda de Moraes Camargo, Willian Saroyan: reporte a assírios e armênios; Ana Szpiczkowski, Símbolos visuais judaicos; Homero Freitas de Andrade, Puchkin e o teatro / O teatro de Púchkin; Yervant Tamidjian, Os 1700 anos da proclamação do cristianismo como religião oficial na Armênia. Este volume traz ainda a tradução do conto O limão, Remon, de Kajii Motojiro (1901-1932) por Junko Ota e a entrevista de Elena Vássina: um panorama cultural da Rússia.

A ilustração de capa deste volume é a mesma do primeiro volume: a caligrafia árabe: É aquele que se perde que descobre novos caminhos (Nils Kjaer). 

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Revista de estudos orientais 2

Revista de estudos orientais 2

Aida Ramezá Hanania (coord.)

Editora Humanitas e FFLCH/USP

São Paulo

1998

Tombo: 3336 

 

Revista de estudos orientais 2, sob a coordenação de Aida Ramezá Hanania, é o segundo volume do periódico acadêmico do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Este volume traz artigos de: Aida R. Hanania e Mario B. Sproviero, Os estudos orientais no âmbito da universidade; Ana Szpiczkowski, A essência do hebraico; Arlete O. Cavaliere, Almada Negreiros e o futurismo russo: intersecções; Chaké Ekizian Costa, Arquivo histórico: Madenataram; David Jye Yuan Shyu, O bilinguismo chinês/português será extinto?; Eliana Rosa Langer, Ressurgimento da língua hebraica e suas implicações culturais; Helena S. Nazário, O ciclo épico do Corvo no Paleoasiático e o mito do desaninhador de pássaros nos índios bororo no Brasil: em busca de elos; Homero Freitas de Andrade, Lênin, Trótski e Stálin por Bulgákov; Junko Ota, O sistema de escrita da língua japonesa e alguns aspectos da sua história; Luiz Jean Lauand, Al-Insan, l’homme, ce grand oublieux; Mário Ferreira, Elementos para a configuração do campo léxico da “linguagem” (Vâc) no Rgvedasamhitá; Nancy Rozenchan, O conto-crônica de Yehudit Hendel: um retrato do artista israelense; Yêda de M. Camargo, Armênia: rota de muitos povos. Este volume traz ainda a tradução de Epístola aos letrados, conforme exposto em Letrados e almocreves: um tratado árabe do século VIII, por Mamede Mustafa Jarouche e a entrevista de Georges Nivat: os estudos orientais.

A ilustração de capa deste volume é a mesma do primeiro volume: a caligrafia árabe: É aquele que se perde que descobre novos caminhos (Nils Kjaer).

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Revista de Estudos Orientais 1

Revista de Estudos Orientais 1

Aida Ramezá Hanania (coord.)

Editora Humanitas e FFLCH/USP

São Paulo

1997

Tombo: 3335 

 

Revista de Estudos Orientais 1, sob a coordenação de Aida Ramezá Hanania, é o primeiro volume do periódico acadêmico do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Este volume traz artigos de: Luiz Jean Lauand, A álgebra como ciência árabe; Ruth Leftel, O mito do oriente antigo: o mito bíblico; Homero Freitas de Andrade, A literatura que Stálin proibiu; Ana Szpiczkowski, A educação no judaísmo; Luiza Nana Yoshida, Histórias extraordinárias nas narrativas setsuwa do século XII; Ainda Ramezá Hanania, Hassan Massoudy e a arte da caligrafia árabe; Arlete O. Cavaliere, Um poeta da cena russa Meyerhold e o teatro russo de vanguarda; Yêda de Moraes Camargo, A importância dos cantos de Goghten para a cultura armênia; Madalena N. Hashimoto Cordado, Formas e formatos nas artes plásticas do Japão; Chaké Ekizian Costa, As manifestações artísticas armênias; Safa Alferd Abou Chahla Jubran, Árabe-português-aspectos contrastivos no plano fonológico: algumas implicações pedagógicas; Eliana Rosa Langer, A música popular israelense: um produto pluricultural; e Sandra Maria Silva Palomo, Sobre a posição do armênio dentro do indo-europeu.

A ilustração de capa deste volume é a caligrafia árabe: É aquele que se perde que descobre novos caminhos (Nils Kjaer), apresentada em umas das pranchas do artigo de Aida Hanania.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Washington Luís: o fim da Primeira República

Washington Luís: o fim da Primeira República

Pietro Sant’Anna

Editora Folha de S. Paulo

São Paulo

2019

Tombo: 3334 

 

Washington Luís: o fim da Primeira República, de Pietro Sant’Anna, é um ensaio, ao estilo jornalístico, sobre o governo federal de Washington Luís, o 13º presidente da república do Brasil. O trabalho está dividido em 4 partes: Apresentação; Governo; Biografia; e Para saber mais. Na Apresentação, o autor traça as linhas gerais do governo na presidência da república, fala de Washington Luís ter sido injustiçado e, também, de ter sido o protagonista do fim da primeira república. Na segunda parte da obra, Governo, o autor apresenta os feitos de seu governo a frente da federação. Na Biografia, constam os principais fatos da vida e obra de Washington Luís. E na parte intitulada Para saber mais, o autor indica outras obras de referência sobre o assunto, destacando os trabalhos de Célio Debes e Sérgio Pereira Antunes, sobre este informa que “é o mais completo balanço e listagem dos feitos políticos de Washington Luís”.

Uma análise crítica do trabalho revela que o estigma desconstrutor de reputação impingido à figura pública de Washington Luís, a partir do governo Getúlio Vargas, continua nestes primeiros anos do Século XXI. Exemplo disso é o fato de a parte do trabalho intitulada Governo, dar mais destaque por 5 parágrafos seguidos à Joaquim Távora do que ao tema que aquela parte se propõe a dedicar.

A obra integra como volume 11 a Coleção Folha A República Brasileira 130 anos, tratando do período 1926 a 1930. 

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Aprender sempre

Aprender sempre: língua portuguesa e matemática

Katia Regina Pessoa e outros

Editora Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

São Paulo

2021

Tombo: 3329 

 

Aprender sempre: língua portuguesa e matemática, de Katia Regina Pessoa e outros, é um manual didático para o ensino de língua portuguesa e matemática para o 9º ano do ensino fundamental, nas escolas públicas do Estado de São Paulo.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Método de teoria e solfejo

Método de teoria e solfejo

 

Editora Congregação Cristã do Brasil

São Paulo

2014

Tombo: 3330 

 

Método de teoria e solfejo: com aplicação ao hinário, da Congregação Cristã do Brasil, é um manual de estudo da música, apresentado a teoria musical (ritmo, compasso, intervalo, melodia, harmonia, tempo etc.), o registro musical com as figuras e o pentagrama e exercícios de solfejo. A obra apresenta nos exercícios várias partituras de hinos.

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Sobre o lixo

Sobre o lixo

Júlia Tolfo Barroso Alves

Editora Ciranda de Livro

Brasília

2021

Tombo: 3332 

 

Sobre o lixo, de Júlia Tolfo Barroso Alves, é uma história infantil que cuida da conscientização do descarte do lixo e do cuidado com o planeta. A obra integra o projeto de incentivo da criança à escrita, leitura, criatividade e ao pensamento crítico.

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Sereis como deuses: o STF e a subversão da justiça

Sereis como deuses: o STF e a subversão da justiça

Cláudia R. de Morais Piovezan e outros

Editora EDA

Londrina

2021

Tombo: 3328 

 

Sereis como deuses: o STF e a subversão da justiça, organizado por Cláudia R. de Morais Piovezan, é uma coletânea de artigos jurídicos e políticos que analisam processos e decisões emanadas pelo Supremo Tribunal Federal, revelando um Estado tecnocrático. Dentre os artigos merecem destaque: de Henrique Cunha da Lima, Aborto: o colapso moral da justiça; de Sandres Sponholz, A balada dos onze ressentidos; de Felipe M. Gimenez, Urna virtual: a roupa nova do rei; de Fábio Costa Pereira, A atividade de inteligência e a “arapongagem”; de Marcelo Schirmer Albuquerque, A lei antidrogas pelo STF: mutilações (in)constitucionais, de Cláudia R. de Morais Piovezan, A corrupção da linguagem e a inconstitucionalidade da Constituição; de Vitor Hugo Nicastro Honesko, O STF e a “ciência” do lockdown no caso covid 19; de Marcelo Rocha Monteiro, Scalia, o juiz que sabia que não era rei; e Flávio Morgenstern, A ascensão e concentração do poder na modernidade democrática; entre outros que participaram da obra Iinquérito do fim do mundo como: Cleber de Oliveira Tavares Neto e Márcio Luís Chila Freyesleben; ao lado de Sandres Sponholz e Cláudia Piovezan. Uma obra instigante e assustadora sob o ponto de vista do Estado de Direito.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Metodo Practico de violin

Metodo Practico de violin: princípios fundamentales de la técnica

Nicolas Laoureux

Editora Ricord

Madrid

2015

Tombo: 3331 

 

Metodo practico de violin: principios fundamentales de la técnica, de Nicolas Laoureux, é um manual para o estudo do violino. O autor se vale de aulas progressivas de ensino em que detalhes do manejo do instrumento são revelados e escalas ensaiadas. Trata-se de um livro clássico para a aprendizagem do uso do violino. O método, entretanto, não é autônomo e pressupõe o acompanhamento de um tutor ou professor. 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Carne e pedra

Carne e pedra

Richard Sennett

Editora Record

Rio de Janeiro

1997

Tombo: 1648 

 

Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental, de Richard Sennett, é um ensaio sobre a história do meio urbano sob a perspectiva do corpo humano. O autor parte da Antiga Atenas para discutir como os gregos lidavam com a nudez e sua relação com a arquitetura e urbanismo. Passa para análise dos romanos, à época de Adriano e o surgimento do cristianismo. Na teoria cristã, analisa o respeito ao corpo. Passa pela Idade Média, em Paris, identificando os primeiros guetos de caridade, que são também percebidos na Renascença. A partir de XVIII, identifica a cidade livre do paganismo ou crenças cristãs, numa demanda pela liberdade individual e pelo direito de ir e vir, que vai quebrar as fronteiras da cidade, analisando, então, Londres e Nova Iorque. Estuda, enfim, a constante mudança das cidades.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Cem dias entre céu e mar

Cem dias entre céu e mar

Amyr Klink

Editora José Olympio

Rio de Janeiro

1985

Tombo: 886 

 

Cem dias entre céu e mar, de Amyr Klink, é uma narrativa de viagem de outra de suas aventuras na navegação solitária. Nesta obra, o famoso navegador brasileiro reporta os cem dias de viagem, cruzando o Oceano Atlântico da Namíbia ao Brasil, remando solitário na imensidão das águas com o seu Paraty. A viagem se fez possível pelo profundo conhecimento das correntes marítimas que facilitaram a navegação e o barco a remo especialmente construído para a extraordinária aventura.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

O tesouro de Cananeia

O tesouro de Cananeia

Afonso Schmidt

Editora Clube do Livro

São Paulo

1964

Tombo: 675 

 

O tesouro de Cananeia, de Afonso Schmidt, é uma coletânea da prosa do habilidoso escritor brasileiro integrante da Academia Paulista de Letras. Dedicado a várias atividades, em especial, àquelas ligada às letras, a obra reúne, nesta edição, três contos com destaque para o que dá título ao trabalho. Em O tesouro de Cananeia, o autor, pelo personagem “seu Lolo”, um velho canoeiro do Mar Pequeno, em Cananeia, conta a história do tesouro do navio Havelock que teria sido enterrado na Ilha do Bom Abrigo.