sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Papo em família


Papo em família: como falar sobre bebidas alcoólicas com menores de 18 anos

AMBEV e Mauricio de Sousa

Editora Maurício de Sousa

São Paulo

2013

Tombo: 3326 

 

Papo em família: como falar sobre bebidas alcoólicas com menores de 18 anos, da AMBEV, é um trabalho de conscientização e comportamento em face às bebidas alcoólicas dedicado ao público juvenil. O trabalho é uma produção da equipe de Maurício de Sousa com a consultoria de Rosely Sayão, Dartiu Xavier da Silveira, Edemilson Antunes de Campos, Luiz Caversan e Arthur Guerra de Andrade. A obra se vale dos famosos personagens da turma da Mônica para tratar do assunto de forma lúdica.

Carvão no porão


Carvão no porão

Hergé

Editora ASA

Lisboa

2020

Tombo: Não há

 

 

Carvão no porão, de Hergé, é mais uma aventura de Tintin, em quadrinhos, na qual o protagonista e seus companheiros partem para o Oriente Médio para desvendar tráfico de armas e outros ilícitos. Na viagem, o navio que os transporta sofre um sério acidentes e a turma se vê em apuros. 

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

O caso girassol


O caso girassol

Hergé

Editora ASA

Lisboa

2020

Tombo: não há 

 

O caso girassol, de Hergé, é uma história em quadrinhos do icônico personagem belga Tintin. No enredo, o autor lança o seu protagonista em mais uma aventura de investigação, eis que, em princípio, o protagonista, o Capitão e o cão Milu percebem que o Professor Girassol está em perigo, na Suíça, e precisa da ajuda dessa competente equipe.

Tintin no Congo


Tintin no Congo

Hergé

Editora ASA

Lisboa

2021

Tombo: Não há 

 

Tintin no Congo, de Hergé, é uma das aventuras de Tintin, o personagem criado por Hergé – um personagem icônico belga e muito apreciado em toda Europa, em especial em Portugal. Especificamente nesta história de quadrinhos, conhecida como banda desenhada em Portugal, o protagonista vai cumprir uma missão no Congo Belga e vive ali uma série de aventuras, confrontando perigosos bandidos. Há uma questão colonialista na obra que têm raízes similares em Portugal e na Bélgica

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

A educação do delfim


A educação do Delfim

Calouste Gulbenkian

Editora Tinta da China

Lisboa

2019

Tombo: não há 

 

A educação do delfim: cartas de Calouste Gulbenkian a seu neto, de Calouste Gulbenkian, é uma coletânea das transcrições das cartas escritas por Calouste Sarkis Gulbenkian a seu neto. As cartas escritas durante a II Guerra Mundial em inglês ou francês, na obra, estão vertidas para o português – período em que o delfim estava num colégio interno na Inglaterra enquanto seus pais estavam retidos na França nazista.. As cartas mostram preocupação com a educação de seu herdeiro num ensejo de garantir uma sucessão viável.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Calouste Gulbenkian: história de um homem invulgar e da sua fabulosa coleção


Calouste Gulbenkian: história de um homem invulgar e da sua fabulosa coleção

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Editora FCG

Lisboa

2018

Tombo: não há 

 

Calouste Gulbenkian: história de um homem invulgar e da sua fabulosa coleção, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, é um ensaio biográfico sobre a vida do colecionador Sarkis Calouste Gulbenkian e histórico de sua coleção de arte. As autoras têm vários trabalhos sobre a coleção de arte da Fundação Calouste Gulbenkian, inclusive catálogos e organização de exposições.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

O homem mais rico do mundo

O homem mais rico do mundo

Jonathan Conlin
Editora
Lisboa
2019
Tombo: 3476


O homem mais rico do mundo: as muitas  vidas de Calouste Gulbenkian, de Jonathan Conlin, é uma biografia, que pretende ser a definitiva acerca de Sarkis Calouste Gulbenkian, o milionário armênio que se enriqueceu com o petróleo. Conlin escreve uma biografia ousada. falando de detalhes controversos da vida do magnata, empresário e importante colecionador que transformou seu patrimônio em uma importante fundação cultural.   

domingo, 10 de outubro de 2021

Dona Benta: comer bem


Dona Benta: comer bem

 

Editora Nacional

São Paulo

2013

Tombo: Não há 

 

Dona Benta: comer bem é um clássico da culinária brasileira. O livro mais lembrado na cozinha desde sua primeira edição nos anos 1940. A obra traz inúmeras receitas bem ao gosto e paladar brasileiro agradando de norte a sul. O título é uma alusão às habilidades de importante personagem literária de Monteiro Lobato, que tanto marcou a vida de leitores brasileiros.

sábado, 9 de outubro de 2021

Essencial do direito


Essencial do direito

Lou L. Fuller, Rudolf Von Ihering e Cesare Beccaria

Editora Hunter Books

São Paulo

2012

Tombo: não há 

 

Essencial do direito: entendendo as leis com os melhores clássicos do direito é a edição de três clássicos colecionados em uma caixa, a saber: O caso dos exploradores de caverna, de Lou L. Fuller; A luta pelo direito, de Rudolf Von Ihering; e Dos delitos e das penas, de Cesare Beccaria. A edição traz clássicos da filosofia do direito que se dedicam a analisar à questão do direito, das leis e da justiça, sob diferentes perspectivas jurídico-sociais da legitimidade, validade e legalidade. Assim, as obras não se prestam a ensinar o direito, mas a refletir sobre esse universo jurídico, no qual não basta a aplicação cega da letra da lei e tampouco a equidade. As três obras seriam melhor compreendidas na visão da filosofia desenhada por Miguel Reale, eis que didaticamente estabelece guias para a discussão acerca de todos esses conceitos e seus desideratos, ou seja a Justiça.

Fuller apresenta um caso inusitado de espeleologistas que, no fundo da caverna, poderiam estar afetos a um direito distinto do que viviam na superfície. Ihering, por sua vez, discute o direito como ciência e sua função na sociedade. Já, Beccaria, em 1764, discutia, nesse âmbito, a questão das penas e o direito de o Estado punir. 

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

O mágico de Auschwitz


O mágico de Auschwitz

José Rodrigues dos Santos

Editora Gradiva

Lisboa

2020

Tombo: 3325

 

 

 

O mágico de Auschwitz, de José Rodrigues dos Santos, é mais um romance do peso-pesado do mercado editorial lusófono. José Rodrigues, que tem um rol de romances de ficção baseados em personagens e histórias reais, nesta obra apresenta aspectos do Holocausto, em Auschwitz sob uma abordagem mística. No enredo, a arte ilusionista do grande mágico Nivelli, um judeu que tem sua vida destroçada com a chegada dos alemães, dá outro contorno a Auschwitz. Um soldado português, mercenário da Legião Estrangeira, junto com o mágico dão o tom à história.

A obra foi um sucesso editorial, sendo este exemplar a sua 5ª edição.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Jogos de família

Jogos de Família

Jim Glenn e Carey Denton

Editora Estampa

Lisboa

2004

Tombo: não há 

 

Jogos de família: centenas de jogos divertidos para todas as idades, de Jim Glenn e Carey Denton, é um manual enciclopédico de jogos. A obra trata de jogos de tabuleiro, jogos de cartas, jogos para festas, jogos para todos os sítios (ou seja, jogos rápidos e para entretenimento de viagens), jogos de interior (ou seja, in door) e jogos ao ar livre. Essa grande variedade de jogos abre oportunidade para diferentes entretenimentos para toda a família e membros de diferentes idades. Com relação aos jogos ao ar livre, uma série de esportes é explicada em detalhes como Futebol Americano, Voleibol, Críquete, Basebol etc.

A obra é inglesa com título original: The treasury of Family games. A tradução é de Raquel Mouta.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

I saw the Kingdom turn

I saw the Kingdom turn

Museu Nacional de Arte Antiga

Editora MNAA

Lisboa

2021

Tombo: 3324 

 

I saw the Kingdom turn, do Museu Nacional de Arte Antiga, é o catálogo, em inglês, da exposição Vi o reino renovar, que decorreu naquele museu de 25 de junho a 26 de setembro de 2021. A obra apresenta as quatro seções da exposição: a) Vi o reino renovar, que trata da arte portuguesa por 500 anos após a morte do rei Dom Manuel I; b) O poder da arte da beleza e da novidade à propaganda, onde se pode observar a arte como um instrumento de política pública daquele reinado; c) A reforma da Carta e a Leitura Nova, apresentando obras plásticas a respeito das novas ordenações legais que entraram em vigor e, em especial as iluminuras dos livros do Distrito de Estremadura, do Distrito do Além Douro, do Distrito da Beira, das Ilhas e dos Reis, entre outros; e d) A prensa, apresentado a importância das publicações impressas e sua expansão em Portugal, como Lisboa, Coimbra e Évora, embora muitas fossem impressas no exterior. Nesta última seção, estavam expostas interessantes obras, como: O livro das Maravilhas de Marco Polo, numa impressão de 1502; Cancioneiro Geral, de 1516, assim como livros de autoria de Manuel I: Epistola serenissimi principis Hemanuelis; Gesta proxime per Portugaleñ in India; e Gesta proxime per Portugalenses in India.

A obra apresenta detalhes do acervo exposto e em seus comentários traz dados embasados em especialistas desde a época do reinado de D. Manuel I aos tempos atuais.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Um sino na montanha


Um sino na montanha

Fernando Namora

Editora Bertrand

Amadora

1979

Tombo: 3086 

 

Um sino na montanha: cadernos de um escritor, de Fernando Namora, é uma coletânea de contos apartados por três temas: Terras e gentes; Conversas de acaso; e Galeria, sendo que esta última traz o tratamento de algumas personalidades: Jaime Cortesão, André Bay, Francisco Gentil e Aquilino Ribeiro. A obra revela ser contos transcritos de cadernos do próprio autor, tratando de impressões de viagens e de suas experiências como médico.

A edição é a 5ª.

domingo, 3 de outubro de 2021

Diálogo em setembro


Diálogo em setembro

Fernando Namora

Editora Bertrand

Amadora

1976

Tombo: 3087 

 

Diálogo em setembro, de Fernando Namora, é uma crônica romanceada, assim define o seu editor. Entretanto é um verdadeiro romance de fôlego, apenas a sequência dos capítulos marcados pela véspera e pelos dias do primeiro ao sétimo justificam a classificação como crônica.

A edição é a 5ª.

sábado, 2 de outubro de 2021

Retalhos da vida de um médico


Retalhos da vida de um médico

Fernando Namora

Editora Bertrand

Amadora

1975

Tombo: 3088 

 

Retalhos da vida de um médico, de Fernando Namora, é uma coletânea de narrativas ao estilo de contos continuados que constituem um romance dos eventos do cotidiano e da prática da vida de um médico. O parto, a tuberculosa, os curandeiros e a pneumonia, entre outros, são temas tratados nas narrativas ali coletadas. A obra está diretamente vinculada à vida do autor, que também era médico. O enredo constitui-se de memórias reportadas em primeira pessoa. A obra conta com prefácio de Gregório Marañón.

A edição é a 14ª. 

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

O anjo ancorado


O anjo ancorado

José Cardoso Pires

Editora Círculo de Leitores

Lisboa

1980

Tombo: 3082 

 

O anjo ancorado, de José Cardoso Pires, é um romance, que nas palavras do autor, é uma fábula. O enredo desenvolve-se numa história ocorrida em uma tarde. Sua escrita é repleta de crítica social, aversão à opulência e piedade dos humildes. Os personagens Guida e João, universitários e intelectuais, com suas consciências frustradas revelam uma das faces de encarar a vida, bem distinta de outra representada por pescadores sem barcos de uma pobre aldeia.

A obra conta com um extenso prefácio de Mário Dionísio.