terça-feira, 30 de junho de 2020

Receitas essenciais: massas, caldos, risotos e bases para doces

Receitas essenciais: massas, caldos, risotos e bases para doces das cozinhas da Itália

 

Editora Gold

São Paulo

2011

Tombo: 2647 

Receitas essenciais: massas, caldos, risotos e bases para doces, da Coleção Folha Cozinhas da Itália, é uma coletânea de receitas culinárias, tratando de elementos básicos da culinária italiana como temperos, risotos, massas, incluindo pão e pizza, e doces.


segunda-feira, 29 de junho de 2020

Toscana: cozinhas da Itália

Toscana: cozinhas da Itália

 

Editora Gold

São Paulo

2011

Tombo: 2646 

 

Toscana: cozinhas da Itália é o volume 1 da coleção Folha Cozinhas da Itália que traz uma coletânea de receitas culinárias da região da Toscana evidenciando uma “paixão pelos sabores do campo. Uma coleção da Folha de São Paulo.


sábado, 27 de junho de 2020

Rio de Janeiro: cozinha regional brasileira

Rio de Janeiro: cozinha regional brasileira

Abril

Editora Abril

São Paulo

2009

Tombo: 2571 

 

Rio de Janeiro, volume 5 da coleção Cozinha Regional Brasileira, é um livro de receitas dedicado a apresentar a culinária tradicional do estado do Rio de Janeiro, como: entradas, pratos principais, guarnições, sobremesas. Revela uma culinária bastante típica ao comportamento carioca, atenta e relaxada, abraçando influências portuguesas, francesas e tantas outras que passaram pela cosmopolita Rio de Janeiro.


sexta-feira, 26 de junho de 2020

Teatro

Teatro

José de Anchieta

Editora Martins Fontes

São Paulo

1999

Tombo: 1971 

 

Teatro, de José de Anchieta, é a coletânea de duas peças de teatro da lavra do fundador da cidade de São Paulo. Compõem essa coletânea: Auto de São Lourenço e Na aldeia de Guaraparim. A tradução do texto castelhano é de Júlio César de Assunção Pedrosa e, do texto em tupi, de Eduardo de Almeida Navarro.


quinta-feira, 25 de junho de 2020

IX jogos pan-americanos: Caracas 1983

IX Jogos Pan-americanos: Caracas 1983

Sérgio Pereira Antunes [org.]

Editora SPA

São Paulo

1983

Tombo: 3187

 

IX Jogos Pan-americanos: Caracas 1983, organizado por Sérgio Pereira Antunes, é uma reportagem da nona edição dos Jogos Pan-Americanos, que tiveram sede na cidade de Caracas, na Venezuela, em 1983. Essa reportagem é, na verdade, a coletânea de recortes de reportagens e notícias extraídas dos jornais e revistas da época, com alguns comentários e dados apresentados pelo organizador da edição.


quarta-feira, 24 de junho de 2020

Integração na América Latina: ALALC e ALADI

Integração na América Latina: ALALC e ALADI

Sérgio Pereira Antunes

Editora Fundação AR

São Paulo

1988

Tombo: 3186

 

Integração na América Latina: ALAC e ALADI, de Sérgio Pereira Antunes, é um ensaio sobre o sistema de integração econômica na América Latina, abordando a questão pela institucionalização, primeiramente, da ALALC (Associação Latino Americana de Livre Comércio) e, depois, da ALADI (Associação Latino Americana de Integração). Trata-se de um estudo de interesse para compreensão da história da integração no continente e os primórdios do MERCOSUL.


terça-feira, 23 de junho de 2020

Procurando um amigo

Procurando um amigo

Edimilson Pimenta

Editora Fundação AR

São Paulo

1988

Tombo: 1210

 

Procurando um amigo, de Edmilson Pimenta, é um pequeno conto infantil cheio de poética e imaginação. O trabalho de origami é, nesta edição, transformado em livro, com o espírito lúdico que agrada ao público infantil.


segunda-feira, 22 de junho de 2020

O demoníaco caso do monstro que se apaixonou por uma go go girl

O demoníaco caso do monstro que se apaixonou por uma go go girl

Marcelo Renovato

Editora Fundação AR

São Paulo

1987

Tombo: 3184

 

O demoníaco caso do monstro que se apaixonou por uma go go girl, de Marcelo Renovato da Silva, é o teatro de uma história de linha fantástica explorando temas e situações bastante bizarras de contexto jovial. Várias personagens adentro em cena com seus tramas e paródias, completando o texto lúdico.

A edição tem capa de Marcelo dos Santos Lima.


domingo, 21 de junho de 2020

Como vejo Deus

Como vejo Deus

Marcelo Renovato

Editora Fundação AR

São Paulo

1988

Tombo: 3183

 

Como vejo Deus, de Marcelo Renovato da Silva, é uma coletânea de textos diversos com um viés poético filosófico bem próprio ao estilo do autor. São pensamentos, poesias, poemas concretos, esquemáticos e estruturados, crônicas, contos, ensaios e outros textos impossíveis de se enquadrar em classificações padronizadas; eis que o autor tem uma estética literária própria.

A obra tem seus textos datados, formando uma cronologia de ideias e manifestações, que compõem quatro volumes de densas palavras filosóficas.


sábado, 20 de junho de 2020

Manual básico de conservação e restauro: pintura sobre tela

Manual básico de conservação e restauro: pintura sobre tela

Danielle Schutz

Editora da ULBRA

Canoas

2012

Tombo: não há 

 

Manual básico de conservação e restauro: pintura sobre tela, de Danielle Schutz, é um guia detalhado para o restauro de pinturas, assim como a sua conservação, inclusive sobre a forma em que se deve manter a guarda de pinturas e quadros. O trabalho é conciso e de leitura acessível. No manual, a autora, por ser artista plástica, expõe os detalhes com propriedade.


sexta-feira, 19 de junho de 2020

Quitutes da sobrinha Juliana

Quitutes da sobrinha Juliana

Sérgio Pereira Antunes [org.]

Editora Fundação AR

São Paulo

1989

Tombo: 3182

 

Quitutes da sobrinha Juliana, organizado por Sérgio Pereira Antunes, é uma coletânea de receitas culinárias, dedicadas, em sua maioria, aos doces. O título da obra faz alusão direta ao livro de receitas do universo imaginário infantil, materializado na personagem de Monteiro Lobato, Tia Nastácia, ou seja, Os Quitutes da Tia Nastácia. De tia para sobrinha foi um pulo para homenagear quem adora a cozinha.


quinta-feira, 18 de junho de 2020

Quitutes do rancheiro sd. Renovato

Quitutes do Rancheiro Sd. Renovato.

Marcelo Renovato e outros

Editora Fundação AR

São Paulo

1986?

Tombo: 3181

 

Quitutes do Rancheiro Sd. Renovato é uma coletânea de receitas culinárias, parodiando o famoso livro de receitas Saborosos Quitutes da Mamãe Dolores. Trata-se de receitas colhidas nas embalagens de produtos alimentícios, que foram, na obra, classificadas como pratos dos oficiais e pratos dos soldados e outras paródias de Marcelo Renovato, enquanto cumpria o serviço militar obrigatório no rancho do quartel.


quarta-feira, 17 de junho de 2020

Cozinha de Puruba

Cozinha de Puruba

Sérgio Pereira Antunes [org.]

Editora Fundação AR

São Paulo

1990?

Tombo: 3180 

 

Cozinha de Puruba, organizada por Sérgio Pereira Antunes, é uma coletânea de receitas culinárias, pinçadas por serem práticas para preparo em um acampamento selvagem como eram aqueles nos anos finais do século XX na praia de Puruba, em Ubatuba (SP). A Cozinha de Puruba reflete o caos que eram os acampamentos selvagens. A própria ilustração da capa é reveladora desse aspecto: imagem sobreposta de uma cozinha improvisada sobre o chão de areia e da vista panorâmica da praia de Puruba (céu e praia).

A edição contou com apresentação de Fátima Lima, que esclarece:

 “A Fundação AR traz para você uma publicação, que, com certeza vai deixá-lo com água na boca. O livro Cozinha de Puruba apresenta receitas selecionadas, especialmente para você que vai acampar. Único no gênero, este livro traz também dicas quentíssimas para os que nunca acamparam e não sabem o que preparar nas refeições. Cozinha de Puruba é um livro extremamente prático e mostra que acampamento não é sinônimo de sofrimento (para o seu estômago) pelo contrário, com ele você aprenderá a preparar pratos rápidos e deliciosos que tornarão seus momentos, na praia ou no campo, ou até em casa, muito mais gostosos”.


terça-feira, 16 de junho de 2020

Crônicas - Folhetins

Crônicas - Folhetins

Sérgio Pereira Antunes e outros

Editora Fundação AR

São Paulo

1988

Tombo: 3179 

 

Crônicas – Folhetins, de Sérgio Pereira Antunes e outros, é uma coletânea de contos, crônicas e poemas de vários autores. O inusitado da obra é o traço das primeiras escritas de fôlego de autores, na juventude, nos anos 1980, com exceção de um de 1977.

Este volume contém: de Sérgio Pereira Antunes: A Perseguição; Eles Não Usam Black-tie ou O Dia em que Usei Black-tie; O Quadro; Conselheiro; Terras das Águas; Blitz; de R. J. S. Sei que vou embora; de Marcelo dos Santos Lima: Rua sem saída; de Jurandir Renovato da Silva Filho: O diálogo dos dois fantoches; O Sol de Guaraci; Miriam, Miriam; Teatro; As cartas de Angélica; de Samantha Vogado Souza: Tempo; de Nayra (Vera Lúcia de Angelis): A liberdade; de Veruska: (Vera Lúcia de Angelis); Miro Mirando acordando na primeira estrela; de Vera Lúcia de Angelis: O cometa H/86; Todos nós já fomos crianças.


segunda-feira, 15 de junho de 2020

Ilha de Páscoa: o fantástico universo Rapa Nui a desvendar

Ilha de Páscoa: o fantástico universo Rapa Nui a desvendar

Sérgio Pereira Antunes e Sheila Barroso Alves Antunes

Editora Sésamo

São Paulo

2019

Tombo: 3177 

 

Ilha de Páscoa: o fantástico universo Rapa Nui a desvendar, de Sérgio Pereira Antunes e Sheila Barroso Alves Antunes, é uma narrativa de viagem a enigmática Ilha de Páscoa. Com farta ilustração, a obra reporta detalhes dessa ilha, apresentando o universo dos Moais, o dos Homens Pássaros e o do momento atual, clamando por autonomia governamental. O mundo Rapa Nui é fotografado e descrito para que se tire suas próprias conclusões.

A edição traz ainda a história, as lendas, um glossário rapanui entre outras curiosidades.


domingo, 14 de junho de 2020

Guiné-Bissau: um mergulho abissal em África

Guiné-Bissau: um mergulho abissal em África

Sérgio Pereira Antunes e Sheila Barroso Alves Antunes

Editora Sésamo

São Paulo

2020

Tombo: 3178 

 

Guiné-Bissau: um mergulho abissal em África, de Sérgio Pereira Antunes e Sheila Barroso Alves Antunes, é uma narrativa de viagem à Guiné-Bissau, percorrendo várias regiões e visitando, especificamente, Bissau, Cacheu e Bafatá. Pela narrativa, observa-se a presença marcante do caráter humano dos habitantes e a influência de Amílcar Cabral na história do país.

A edição é fartamente ilustrada e traz informações acerca do país, sua história e sua cultura.


sábado, 13 de junho de 2020

Goa: Índia para iniciantes

Goa: Índia para iniciantes

Sheila Barroso Alves Antunes e Sérgio Pereira Antunes

Editora Sésamo

São Paulo

2019

Tombo: 3176 

 

Goa: Índia para iniciantes, de Sheila Barroso Alves Antunes e Sérgio Pereira Antunes, é uma narrativa de viagem ao centro cultural da antiga Índia Portuguesa. Nessa reportagem, a passagem por São Paulo, Dubai, Bombaim (Mumbai) é também referida, complementando o universo oriental de uma Índia que é possível sentir com proximidade ao mundo lusófono. Goa se apresenta nessa reportagem, fartamente ilustrada, por descobertas de uma terra tão ligada ao Brasil e integrada à história universal que mal se pode imaginar no cotidiano ocidental.

Além de reportar a viagem, a edição traz informações sobre Goa: história, culinária, religiosidade. Uma verdadeira iniciação à Índia.


sexta-feira, 12 de junho de 2020

São Tomé e Príncipe: ver para crer

São Tomé e Príncipe: ver para crer
Sheila Barroso Alves Antunes e Sérgio Pereira Antunes
Editora Sésamo
São Paulo
2019
Tombo: 3175 

São Tomé e Príncipe: ver para crer, de Sheila Barroso Alves Antunes e Sérgio Pereira Antunes, é uma narrativa de viagem a um amável país composto por duas ilhas, a de São Tomé e a de Príncipe. A história, os pontos turísticos e as deslumbrantes paisagens são reportados de forma sincera, revelando um país exuberante. A edição é fartamente ilustrada e traz destaques como as roças e a cozinha de Na Roça com os Tachos, da RTP (Rádio e Televisão Portuguesa).

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Timor-Leste: primeiras impressões de um país em construção

Timor-Leste: primeiras impressões de um país em construção
Sérgio Pereira Antunes e Sheila Barroso Alves Antunes
Editora Sésamo
São Paulo
2014
Tombo: 3174 

Timor-Leste: primeiras impressões de um país em construção, de Sérgio Pereira Antunes e Sheila Barroso Alves Antunes, é uma narrativa de viagem a um dos mais novos países soberanos do mundo, que ainda está em construção. Eis aí a justificativa do subtítulo da obra. A edição é repleta de fotografias e traz informações colhidas in loco que são raras em qualquer outro tipo de obra acerca de Timor-Leste. Além da narrativa da viagem, os autores tratam da história (com destaque para a Resistência Timorense), economia e outros detalhes do país.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Expedições urbenauta: São Paulo uma aventura radical

Expedições urbenauta: São Paulo uma aventura radical
Eduardo Emílio Fenianos
Editora Univer Cidade
São Paulo
2002
Tombo: não há

Expedições urbenauta: São Paulo uma aventura radical, de Eduardo Emílio Fenianos, é uma narrativa de viagem que beira o registro jornalístico e abraça um estudo antropológico no espaço abrangente da cidade de São Paulo. O centro e todos os cantos da urbe paulistana foram percorridos pelo autor com seu urbenave Gulliver, reportando o imaginável e inimaginável dessa enorme cidade.

terça-feira, 9 de junho de 2020

English Grammar in use

English Grammar in use

Raymond Murphy

Editora Cambridge

Cambridge

1994

Tombo: 3122 

 

English grammar in use, de Raymond Murphy, é um livro didático para aprendizagem da língua inglesa, em especial, sua gramática. A sistemática adotada pelo livro é bastante interessante, eis o que leitor (em princípio, um estudante intermediário) é direcionado pelo seu nível de conhecimento para determinadas partes do livro reforçando o que já é conhecido e insistindo na revisão de pontos falhos. Seu sistema de ensino é o aprendizado autônomo..


segunda-feira, 8 de junho de 2020

Curso de direito civil brasileiro: direito das sucessões 6º volume

Curso de Direito Civil Brasileiro: direito das sucessões-6º volume

Maria Helena Diniz

Editora Saraiva

São Paulo

1995

Tombo: não há 

 

Curso de direito civil brasileiro: direito das sucessões – 6º volume, de Maria Helena Diniz, é um manual de direito bastante completo a respeito da matéria. Neste sexto volume, o direito das sucessões é tratado em detalhes, cuidando da sucessão legítima, da sucessão testamentária e da liquidação da herança.

A edição é a 9ª revista e aumentada.


domingo, 7 de junho de 2020

Direito Administrativo

Direito Administrativo

Maria Sylvia Zanella di Pietro

Editora

Londres

1991

Tombo: 1259 

 

Direito administrativo, de Maria Sylvia Zanella di Pietro, é um excelente trabalho acadêmico, que editado como manual de Direito Administrativo se tornou material de classe de muitos cursos de Direito, em especial, no estado de São Paulo. O trabalho é bastante abrangente na sua área de direito público e desenvolve teorias interessantes. O posicionamento acerca da apreciação, pelo poder judiciário, dos atos administrativos discricionários é uma brilhante aula que derrubaria uma série de sentenças equivocadas, dotadas tão somente de carácter político e não jurídico.