quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Macau: o livro dos nomes

Macau: o livro dos nomes
Carlos Morais José
Editora COD
Macau
2010
Tombo: 2780







Macau: o livro dos nomes, de Carlos Morais José, é mais uma publicação do trabalho desse autor, que, radicado em Macau, tem apresentado uma literatura própria bem aos moldes de uma literatura de Macau, em língua portuguesa.
Edição é bilíngue (português e chinês por tradução de Yao Feng e Sun Yi) sob a forma de poesia em prosa, 58 “estrofes”, cada uma intitulada por um logradouro ícone de Macau, tais como: ruas, praças, parques, pontos turísticos ou mesmo lugares comuns do cotidiano da vida naquela cidade.
Em cada página, um logradouro ícone de Macau é tomado para o autor desenvolver sua escrita poética, evidenciando numa abordagem imediatista a descrição ou destaques de detalhes e características desses logradouros relacionados pelos seus nomes próprios (ou até mesmo pelos nomes comuns, como: livraria, papelaria, talho etc. que ali tomam parte, perfeitamente identificados com o cotidiano da comunidade de língua portuguesa em Macau.
Além das referências aos ícones de Macau, no contexto da obra, o autor constrói um enredo protagonizado por seu amor. Com sua amada – seu amor – o autor desenvolve o enredo, conversa com ela e, por várias vezes, convida-a para viver aventuras nesses lugares, vindo, ao final, esse amor morrer no Cemitério de São Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário