sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A nova poesia armênia


A nova poesia armênia
Yessai Ohannes Kerouzian
Editora FFLCH USP
São Paulo
1978?
Tombo: 1378







A nova poesia armênia, de Yessai Ohannes Kerouzian, é um estudo acadêmico e uma antologia importante acerca da poesia moderna armênia, em especial aquela produzida na primeira metade do século XX. Uma obra de referência para conhecer a literatura armênia, em especial, no que toca às tendências dos novos e velhos poetas armênios.
A obra traz várias poesias significativas do período com primorosa tradução para o português, além de apresentação dos poetas, suas tendências literárias.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Origens do alfabeto armênio


Origens do alfabeto armênio
Yessai Ohannes Kerouzian
Editora FFLCH USP
São Paulo
1981
Tombo: 1265







Origens do alfabeto armênio, de Yessai Ohannes Kerouzian, é um ensaio acadêmico de abordagem histórica e linguística acerca da criação do alfabeto armênio.
A característica da obra serve de fonte para o curso de língua e literatura armênia, além de ser um trabalho profundo a respeito do tema redigido em português.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Conversação português-armêmio


Conversação Português-Armênio
Yessai Ohannes Kerouzian
Editora FFLCH USP
São Paulo
1981
Tombo: 1264







Conversação português- armênio, de Yessai Ohannes Kerouzian, é uma obra didática para a aprendizagem da língua armênia moderna ocidental para o público falante do português. Trata-se de um dos primeiros livros didáticos produzidos no Brasil para esse desiderato.
A edição é o número 2 da Série Armênia que contempla uma série de estudos armênios no intuito de divulgação e formação de estudiosos na matéria.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

A morte sobre o Nilo


A morte sobre o Nilo
Agatha Christie
Nova Fronteira
Rio de Janeiro
1983
Tombo: não há







A morte sobre o Nilo, de Agatha Christie, é mais um romance policial que se junta ao consagrado rol de obras da espécie. Um best seller por décadas desde a sua publicação na década de 1930. A história trata de desvendar um assassinato ocorrido no cruzeiro que subia o Rio Nilo na proximidade de Assuã. Praticamente todos os passageiros tinha motivos para assinar alguém e de forma confessa ao próprio detetive Hercule Poirot, que, em férias, percorria aquelas paragens. Uma das maiores fortunas, da Inglaterra, Lisnet é assassinada no mesmo dia em que a ex-namorada de seu esposo, Simon, alveja-o com um tiro na perna. Para completar o enredo, outros dois assassinatos ocorrem durante a apuração dos fatos.
O exemplar é a oitava edição brasileira pela Editora Nova Fronteira, com tradução de Newton Goldman, que já contou no Brasil com outras edições por outras editoras também.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Massacre de armênios


Massacre de armênios
Nubar Kerimian
Comunidade da Igreja Apostólica Armênia
São Paulo
1998
Tombo: 1806







Massacre de armênios, de Nubar Kerimian, é uma reportagem acerca do genocídio, armênio ordenado pelas autoridades turcas no início do século XX, escrito com base em depoimentos de armênios que viveram aquelas atrocidades. A obra traz as memórias de Naim Bey recolhidas por Aram Andonian.
A edição é mais uma obra em que a comunidade armênia no Brasil relata e publica suas memórias acerca de um episódio negro da História da Humanidade que é pouco divulgado.

domingo, 26 de janeiro de 2020

A igreja dos armênios


A igreja dos armênios: sua história, doutrina, hierarquia, reforma, liturgia, literatura e situação atual
Maghakia (Malaquias) Ormanian
Edições O.L.M.
São Paulo
2003
Tombo: 2469






A igreja dos armênios: sua história, doutrina, hierarquia, reforma, liturgia, literatura e situação atual, de Maghakia Ormanian, é um estudo ensaístico profundo acerca da igreja armênia com abordagem ampla.
A edição é a versão brasileira da obra traduzida para o português por Charles Apovian com supervisão do Arcebispo Datev Karibian e Yervant Tamdjian.

sábado, 25 de janeiro de 2020

A course in modern western Armenian: dictionary and linguistic notes


A course in modern western Armenian: dictionary and linguistic notes
Thomas J. Samuelian
Armenian National Education
New York
1989
Tombo: 2041






A course in modern western Armenian: dictionary and linguistic notes, de Thomas J Samuelian, é um livro didático para o ensino da língua armênia ocidental. A maior parte da obra é dedicada a listar termos da língua inglesa e seu equivalente em armênio. Segue-se uma separata dedicada à gramática da língua armênia ocidental.
A edição elaborada nos Estados Unidos e redigida em inglês é uma das poucas obras dedicadas ao estudo da língua armênia ocidental.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Coletânea antológica da literatura armênia


Coletânea antológica da literatura armênia
Minas Hovsepean
Nairi
Teran
1999
Tombo: 1894







Coletânea antológica da literatura armênia, de Minas Hovsepean, é uma seleção de textos literários armênios dos grandes escritores, em especial, da fase da literatura moderna armênia. Os trabalhos em prosa são apresentados por trechos mais significativos de cada uma das obras selecionadas e tais trechos foram pinçados pelo organizador Minas.
A edição, editada no Irã, revela o interesse em se ter na mesma obra uma série de trabalhos literários para o conhecimento abrangente a literatura armênia. A obra é toda redigida em língua e alfabeto armênios.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Dizionario portoghese italiano portoghese


Dizionario portoghese italiano portoghese
Carlo Parlagreco
Editora Martins Fontes
São Paulo
1988
Tombo: 954







Dizionario portoghese italiano portoghese, de Carlo Parlagreco, é um dicionário bilíngue bastante completo para a compreensão do português e italiano.
Trata-se de uma edição brasileira de trabalho de dedicado estudioso italiano.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Timor Leste: este país quer ser livre


Timor Leste: este país quer ser livre
Sílvio L. Sant’Anna (org.)
Editora Martin Claret
São Paulo
1997
Tombo: 1673







Timor Leste: este país quer ser livre, organizado por Sílvio L. Sant’Anna, é uma coletânea de artigos de personalidades expoentes na discussão da independência de Timor Leste, em face a invasão pela Indonésia.
Na edição, destaca-se artigos de Herbert de Souza, Mathew Jardine, Noam Chomsky, Xanana Gusmão, entre outros. O lançamento do livro contou com a presença de J. Ramos Horta, prêmio Nobel da Paz, em sua visita ao Brasil, em 1997.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

International law and the question of East Timor


International law and the question of East Timor
International Platform of Jurists for East Timor (org.)
Editora IPJET
Leiden
1995
Tombo: 1546







International law and the question of East Timor é uma coletânea de artigos organizados pelo International Platform of Jurists for East Timor como fruto da Conferência Ocupação de Timor Leste pela Indonésia, realizada em 1992 em Londres.
Os artigos jurídicos, além do Direito Internacional, tratam do direito de autodeterminação e direitos humanos, entre outros. A edição teve repercussão no mundo jurídico em apoio à independência de Timor Leste.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

A arte da guerra: os treze capítulos originais


A arte da guerra: os treze capítulos originais
Sun Tzu
Editora Jardim dos Livros
São Paulo
2011
Tombo: 2943







A arte da guerra: os treze capítulos originais, de Sun Tzu, é uma obra da literatura clássica chinesa que se tornou um best seller no ocidente por seu título instigador em um momento de crescimento da influência chinesa no mundo.
A edição tem tradução direta do chinês para o português por André Bueno, especialista que se dedica há anos à sinologia no Brasil.

domingo, 19 de janeiro de 2020

Quarto século da morte do padre Matteo Ricci (1552-1610).


Quarto centenário da morte do padre Matteo Ricci (1552-1610). Macau e o oriente nas literaturas de língua portuguesa: receios e seduções
Piero Ceccucci (org.)
Editora Societá editrice Dante Aleghieri
Roma
2012
Tombo: 2906





Quarto centenário da morte do padre Mateo Ricci (1551-1610). Macau e o oriente nas literaturas de língua portuguesa: receios e seduções, organizado por Piero Ceccucci, é uma coletânea de artigos científicos acerca de Macau editado por ocasião das comemorações do quarto centenário de Matteo Ricci e é o resultado do Colóquio internacional ocorrido, em Florença, nos dias 10 e 11 de maio de 2010.
Dentre os artigos destacam-se: a apresentação feita pelo Papa Bento XVI, o artigo de George Wei, que identifica a arquitetura, os fortes, a política e questões sociais de Macau como elementos de uma identidade própria; e claro os artigos que tratam de vários escritores que têm vínculo com Macau como: Mateo Ricci, Fernanda Dias, Camilo Pessanha, Luís Gonzaga Gomes, Wenceslau de Moraes, Yao Feng etc.

sábado, 18 de janeiro de 2020

DITEMA: dicionário temático de Macau


DITEMA: dicionário temático de Macau
Universidade de Macau
Editora da Universidade de Macau
Macau
2010
Tombo: 2616







DITEMA: dicionário temático de Macau, da Universidade de Macau, é uma verdadeira enciclopédia de temas acerca de Macau. Cada verbete é assinado por um especialista e, por consequência, torna a obra um majestoso estudo sobre Macau.
A obra é composta por 4 volumes e contou com empenho de Maria Antónia Espadinha, em especial, para o inventário de verbetes referentes à literatura de Macau.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Timor-Leste: gerações de resistência


Timor-Leste: gerações de resistência
Steve Cox e Peter Carey
Editora Caminho
Lisboa
1995
Tombo: 1638







Timor-leste: gerações de resistência, de Steve Cox e Peter Carey, é um livro de reportagem fotográfica que impressionou o mundo a favor da luta pela libertação e autodeterminação do povo timorense. As fotografias de Steve Cox são retratos de uma realidade que vivia escondida pelas autoridades indonésias e cuja divulgação deu força à independência de Timor-Leste.
A edição é a versão portuguesa do livro originariamente publicado na Inglaterra com a fotos de Steve Cox, introdução de Peter Carey e prefácio de John Pilger.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Manual do mundo: 50 experimentos para fazer em casa


Manual do Mundo: 50 experimentos para fazer em casa
Alfredo Luís Mateus e Iberê Thenório
Editora Sextante
Rio de Janeiro
2014
Tombo: 2976







Manual do mundo: 50 experimentos para fazer em casa, de Alfredo Luís Mateus e Iberê Thenório, é um livro dedicado à curiosidade infanto-juvenil pelas experiências científicas.
A edição é o resultado em papel dos vídeos disponíveis na internet cuja série recebeu o nome de Manual do Mundo.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Daxiyangguo - Revista portuguesa de estudos asiáticos - 18


Daxiyangguo – Revista portuguesa de estudos asiáticos – n° 18
Instituto do Oriente

Lisboa
2013
Tombo: 2942







Daxiyangguo – Revista portuguesa de estudos asiáticos – n° 18, do Instituto do Oriente, em associação ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, é o 18° volume da revista que tem em seu nome um universo enorme e admirável. O grande país do ocidente, que engloba todo o ocidente como um ponto de interesse chinês pelo conhecimento e sabedoria.
Neste volume 8, as questões políticas que envolvem a China, Macau e Mianmar estão em evidência, com especial destaque para artigo de Ming K. Chan, que contou com a colaboração da tradução por Sérgio Pereira Antunes. Destaca-se ainda neste volume o artigo que trata do Livro dos 100 Caracteres.

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Leasing: aspectos jurídicos do arrendamento mercantil internacional no Brasil e Argentina


Leasing: aspectos jurídicos do arrendamento mercantil internacional no Brasil e na Argentina
Sheila Barroso Alves Antunes

São Paulo
2002
Tombo: 2726






Leasing: aspectos jurídicos do arrendamento mercantil internacional no Brasil e na Argentina, de Sheila Barroso Alves Antunes, é a sua dissertação de mestrado em que analisa com rigor científico, em um estudo comparado, o arrendamento mercantil internacional, ou seja, o leasing internacional, no Brasil e na Argentina.
O trabalho é profundo com base na legislação dos dois países e aborda a doutrina a respeito por expoentes e especialistas brasileiros e argentinos.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Poemas de Han Shan


Poemas de Han Shan
Han Shan
Editora COD
Macau
2009
Tombo: 2783







Poemas de Han Shan é uma coletânea de poesias de um autor chinês não muito cultuado por não se ter muita informação a seu respeito. Alguns estudiosos o localizam no século VIII, na dinastia Tang. O último poema do livro parece resumir bem o autor:

Habito a montanha
ninguém me conhece
Entre nuvens brancas
o silêncio, sempre o silêncio”.

Na obra, 156 poemas de Han Shan são traduzidos por António Graça de Abreu, estudioso português que há anos tem se dedicado a tradução de boa literatura chinesa para seus contemporâneos. A edição é bilíngue (português e chinês) e, um item curioso é a netografia, ou seja, uma relação de sítios da internet que trazem referências a Han Shan.

domingo, 12 de janeiro de 2020

Linguagem do oriente: territórios e fronteiras


Linguagens do oriente: territórios e fronteiras
Arlete Cavaliere e Reginaldo Gomes de Araújo
Editora Targumim
São Paulo
2012
Tombo: 2869







Linguagens do oriente: territórios e fronteiras, organizado por Arlete Cavaliere e Reginaldo Gomes de Araújo, é uma coletânea de ensaios científicos acerca do oriente abrangido pelo Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), ou seja, Armênia, China, Coreia, Rússia, Japão e Israel.
A edição traz trabalhos interessantes dos professores desse Departamento da USP e outros convidados. A estranheza a respeito desse oriente tem uma abordagem específica acerca da Armênia, que estaria nos limites do oriente e ocidente, no trabalho de Levon Abrahamian. A respeito, no posicionamento das entidades econômicas e bancárias, a Armênia é tida como país ocidental.