terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Macau: history and society


Macau: history and society
Zhidong Hao
Editora Hong Kong University Press
Hong Kong
2011
Tombo: 2730







Macau: history and society, de Zhidong Hao, é um importante trabalho ensaístico de história social acerca de Macau. Desde a assinatura da Declaração Conjunta entre Portugal e China, em 1987, para a devolução da soberania de Macau para China, a academia passou a se interessar por estudos chineses sobre história de Macau. As fontes primárias chinesas eram poucas, conforme atestavam historiadores ocidentais, em especial, ingleses e portugueses. Aos poucos, foram aparecendo trabalhos como os de Fok Kai Cheong Estudos sobre a instalação dos portugueses em Macau (texto 1729). Em 2011, após 10 anos de existência da Região Administrativa Especial de Macau, Zhidong Hao apresenta este interessante trabalho.
A edição é bastante abrangente, abordando a história, a política, a economia, a identidade macaense e, também, a literatura e as artes. A obra é significativa. Note que até a fotografia de capa traz uma abordagem inusitada. O símbolo de Macau (a fachada da igreja de São Paulo) é mostrado pelos seus bastidores e, em primeiro plano, está à esquerda parte da fachada do templo chinês que fica naquela proximidade.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Bulletin of Portuguese/Japanese studies


Bulletin of Portuguese/Japanese Studies
João Paulo Henrique Leitão (ed)
Editora CHAM
Lisboa
2008
Tombo: 2884







Bulletin of Portuguese/Japanese Stuies, editado por João Paulo Henrique Leitão, do Centro de História de Além-Mar (CHAM), é uma revista científica que tem o intuito de publicar trabalhos acerca das relações Luso-japonesas em diferentes campos de estudo.
Esta edição é o volume 17, referente a dezembro de 2008, na qual os artigos publicados tratam dessas relações lusas com base em Macau. Por consequência, traça dados importantes para os estudos de Macau.

domingo, 29 de dezembro de 2019

Mulheres em Macau: donas honradas, mulheres livres e escravas - séculos XVI e XVII

Mulheres em Macau: donas honradas, mulheres livres e escravas – séculos XVI e XVII
Elsa Penalva
Editora Centro Histórico de Além-Mar
Lisboa
2011
Tombo: 2882






Mulheres em Macau: donas honradas, mulheres livres e escravas – séculos XVI e XVII, de Elsa Penalva, é um ensaio acerca do universo feminino, em Macau. Analisando a questão social e descrevendo a estruturação social macaense, entre os finais de quinhentos e meados de seiscentos, a autora identifica os códigos sociais impostos às mulheres naquele ambiente multicultural de Macau.
A edição é o volume 8 da coleção Estudos & Documentos (E&D) do CHAM – Centro Histórico de Além-Mar, que tem se dedicado a estudos da espécie referente a todo o antigo império português.

sábado, 28 de dezembro de 2019

Papiaçám di Macau


Papiaçám di Macau
José dos Santos Ferreira
Editora Fundação Macau
Macau
1996
Tombo: 2138







Papiaçám di Macau é o título dado ao segundo volume das obras completas de José dos Santos Ferreira – prestigiado autor macaense, também conhecido como Adé – organizadas e editadas pela Fundação Macau. Este volume reúne as obras de Adé produzidas originariamente em patuá – a língua dialetal de Macau.
O referido volume constitui um compêndio de interesse e uma importante analogia de textos em patuá. Estão ali reunidos textos de teatro, contos, novelas e outros escritos esparsos originariamente publicados por Adé em obras como Poema di Macau, História de Maria com Alferes João. Papiá Cristám di Macau. O referido volume traz, também, uma interessantíssima gramática e vocabulário do patuá, que viabilizam a compreensão dos trabalhos ali apresentados.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Beijing Jinqiu: 100 stories


Beijing Jingju: 100 stories
Mei Baojiu
Editora tep
Pequim
2013
Tombo: 2925







Beijing Jinqiu: 100 stories, de Mei Baojiu, é uma coletânea de resumos de óperas de Pequim, conhecidas também como óperas chinesas do tipo Jinqiu.
A edição é bilíngue, em chinês e inglês, no intuito de divulgar e dar a conhecer mais a respeito da Ópera de Pequim e suas narrativas.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Idolatria dos antepassados e outros poemas


Idolatria dos antepassados e outros poemas
Christopher Kelen
Editora CETAPS
Lisboa
2013
Tombo: 2881







Idolatria dos antepassados e outros poemas, de Christopher Kelen, também conhecido como Kit Kelen, é uma coletânea de seus poemas vertidos para o português por Andreia Sarabando.
Ato tão próprio do Oriente, a idolatria dos antepassados, é colocada em linguagem poética, pelo autor, em referência aos seus antepassados húngaros. Os poemas são modernos com estrutura livre e fruto de uma sistemática comum na China, qual seja: a escrita criativa incentivada pelas associações de escritores.
A respeito, é importante lembrar que Kit Kelen lecionou por mais de 10 anos, na Universidade de Macau, literatura e escrita criativa em inglês e foi o criador de associações de escritores com seus alunos no intuito de incentivar a literatura criativa em Macau, em língua inglesa.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

As relações entre China e América Latina num contexto de crise


As relações entre China e América Latina num contexto de crise: estratégias, intercâmbios e potencialidades
Marco Cordeiro Pires e Luís Antônio Paulino (org.)
Editora LCTE
São Paulo
2011
Tombo: 2721






As relações entre China e América Latina num contexto de crise: estratégias, intercâmbios e potencialidades, organizado por Marco Cordeiro Pires e Luís Antônio Paulino, é uma coletânea de ensaios que tratam da China e da América Latina sob o ponto de vista econômico e político. Há interessante estudo acerca da experiência chinesa na África.
A edição está dividida em três partes e aborda dados do final do século XX e início do XXI.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

The stupid-man


The Stupid-Man
Hovhannes Toumanian
Editora Grace
Glendale (CA)
1998
Tombo: 1893







The stupid man, de Hovhannes Toumanian, é um livro de literatura infantil escrito em armênio pelo fundador desse gênero de literatura no mundo armênio. O autor, em um curto conto, traz a história fantástica de um homem que deseja se encontrar com Deus para resolver seus problemas e, no caminho, coleta de outros personagens vários pedidos. Entretanto, não soube aproveitar com sabedoria o que Deus lhe indicou.
A edição é estadunidense e bilíngue, em armênio e em inglês.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Marinha do Brasil: poder naval


Marinha do Brasil: poder naval
Serviço de Relações Públicas da Marinha e Carlos Lorch
Editora Action
Rio de Janeiro
1997
Tombo: 2867







Marinha do Brasil: poder naval, de Carlos Lorch em conjunto com o Serviço de Relações Públicas da Marinha, é uma obra de divulgação da Marinha do Brasil.
Numa edição fartamente ilustrada, a obra torna-se um livro de arte, além de apresentar a Marinha do Brasil, sua gente e sua atuação em diversos rincões do Brasil: na selva, no mar, no litoral e, também, no continente gelado, a Antártida.

domingo, 22 de dezembro de 2019

Oriente 16


Oriente 16
Fundação Oriente
Editora Fundação Oriente
Lisboa
2006
Tombo: 2886







Oriente 16 é uma revista quadrimestral da Fundação Oriente, cujo volume recebeu o número 16 e se refere a publicação de dezembro de 2006.
Este volume da revista traz diversos artigos, tratando da China, Macau, Malaca e Índia. Os dois artigos sobre China tratam das embarcações. Dos artigos, vale destacar: “A importância da administração portuguesa de Macau para a República Popular da China durante o embargo americano dos anos cinquenta”, de Flora Bertizzolo.

sábado, 21 de dezembro de 2019

The grandaunt tiger


The Grandaunt Tiger

Editora 168books
Taipei
2004
Tombo: 2347







The Grandaunt tiger, da 168 books de Taipei, é um livro didático infantil para aprendizagem da língua inglesa por falantes de chinês. Faz parte da coleção Fairy tales for little readers: first steps to reading.
O exemplar traz uma lenda chinesa ao estilo de romance fantástico, eis que animais interagem com os humanos tanto em ações, falas e pensamentos. A edição é acompanhada de um cd.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

China em estudo


China em Estudo - 5
DLO – FFLCH - USP
Editora Humanitas
São Paulo
2002
Tombo: 2074







China em Estudo é uma revista acadêmica editada pela área de chinês do Departamento de Letras Orientais (DLO) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Este é o número 5 da revista, com textos dos professores da área de chinês do DLO (O teste de proficiência em língua chinesa, de Chen Tsung Jye; Modos de tradução de português para a língua chinesa, de David Jye Yuan Shyu; Do Minzhu à democracia, de Zhou Zhenhe, traduzido por Mário Bruno Sproviero) e outros convidados (Erna Joana Hock Schiavo; Pan Zhongqiu). Destaque para estudos acerca da língua.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

30 tian han yu tong - expert in Chinese in 30 days


30 tian han yu tong – Expert in Chinese in 30 days
Jennifer Chin e Mark Thorndal
Editora Sinilingua
Pequim
1997
Tombo: 1989







30 tian han yu tong, Fluente em chinês em 30 dias, ou ainda Expert in Chinese in 30 days, de Jennifer Chin e Mark Thorndal, é uma obra didática para o ensino e aprendizagem do mandarim, como língua chinesa. O interface do método é o chinês – inglês, com diálogos, tradução (inclui tradução para o japonês), e a transcrição dos caracteres pelo método pinyin. Apresenta exercícios de repetição e substituição estrutural.
Trata-se de manual de estudo indicado para iniciantes que já conheçam 300 caracteres chineses.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Os serões no Japão


Os Serões no Japão
Wenceslau de Moraes
Editora COD/Hoje Macau
Macau
2007
Tombo: 3147







Os Serões no Japão, de Wenceslau de Moraes, é mais um trabalho literário de amor ao Japão da lavra deste que nesse país se radicou e amou. Trata-se da coletânea de textos publicados na revista portuguesa Os Serões no início do século XX em que o autor revela diferentes detalhes do universo japonês em princípio numa abordagem orientalista.
Esta edição integra a coleção “Obras Completas de Wenceslau de Moraes” como seu volume IX, que foi publicado em comemoração aos seus 150 anos.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Paisagens da China e do Japão


Paisagens da China e do Japão
Wenceslau de Moraes
Editora COD/HojeMacau
Macau
2007
Tombo: 3142







Paisagens da China e do Japão, de Wenceslau de Moraes, é uma interessante narrativa de viagem, redigida em bom português e alto padrão literário. O autor cuida de reportar ao leitor a China e o Japão do final do século XIX e início de XX. Por suas palavras, comparando com o que fora dito em Traços do Extremo Oriente, observa-se que o autor vai se acostumando com o oriente e se apaixonando por aquelas paisagens e cultura.
Esta edição é o volume VIII da coleção “Obras Completas de Wenceslau de Moraes” publicada em comemoração aos 150 anos de nascimento do autor.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Relance da alma japonesa


Relance da alma japonesa
Wenceslau de Moraes
Editora COD/Hoje Macau
Macau
2004
Tombo: 3146






Relance da alma japonesa e a educação no Japão, de Wenceslau de Moraes, é um ensaio literário que revela profundo conhecimento do universo japonês, neste caso tratando sobre a família e denota a distinção entre a alma de um povo e a sua história. Pela obra os conterrâneos do autor tiveram a oportunidade de melhor conhecer o mundo japonês e de tentar aproximação ao oriente.
Esta edição é o volume VII da coleção “Obras Completas de Wenceslau de Moraes, publicada em comemoração de seus 150 anos como um tributo ao português que admirava o Japão e que era admirado pelos japoneses.

domingo, 15 de dezembro de 2019

Relance da História do Japão


Relance da História do Japão
Wenceslau de Moraes
Editora COD/Hoje Macau
Macau
2004
Tombo: 3145







Relance da História do Japão, de Wenceslau de Moraes, é um trabalho ensaístico literário em que o autor – como especialista acerca do Japão – revela aos seus conterrâneos detalhes da história do Japão.
Sua forma de escrita torna o Japão um país admirável e, por conseguinte, fez o autor ser amado pelos japoneses.
Esta edição é o volume VI da coleção “Obras Completas de Wenceslau de Moraes”, publicada pela época de comemoração de seus 150 anos.

sábado, 14 de dezembro de 2019

Ó-Yoné e Ko-Haru


Ó-Yoné e Ko-Haru
Wenceslau de Moraes
Editora COD/Hoje Macau
Macau
2004
Tombo: 3144







Ó-Yoné e Ko-Haru, de Wenceslau de Morais, é mais uma obra literária em que o autor revela aos seus conterrâneos portugueses detalhes do universo da cultura japonesa. Neste trabalho o autor trata de suas companheiras que pelo convívio o ajudaram a compreender em viver o oriente e, em especial, o Japão.
Esta edição integra o volume V da coleção “Obras Completas de Wenceslau de Moraes” publicada em parceria com a Comissão de Comemorações dos 150 anos de Wenceslau de Moraes.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

O Bon-Odori em Tukushima


O Bon-Odori em Tukushima
Wenceslau de Moraes
Editora COD/Hoje Macau
Macau
2004
Tombo: 3143







O Bon-odori em Tukushima, de Wenceslau de Moraes, é um trabalho literário de cunho quase que autobiográfico do autor no intuito de falar do Japão e suas cerimônias e culto a ancestrais. Trata-se, portanto, de mais uma obra em que o autor demonstra seu profundo conhecimento sobre o Japão – país em que se radicou.
Esta edição é parte da coleção “Obras Completas de Wenceslau de Morais”, como seu volume IV, publicada em parceria com a Comissão das Comemorações de 150 anos de Wenceslau de Moraes.