sábado, 30 de setembro de 2023

Geórgia, Arménia e Azerbaijão

Geórgia, Arménia e Azerbaijão

Elizabeth Roberts

Editora Edições Internacionais

Porto

1993

Tombo: Biblioteca Municipal de Belém (BLX) 

 

Geórgia, Arménia e Azerbaijão, de Elizabeth Roberts, é uma reportagem enciclopédica. O trabalho apresenta três países que, por maior período do século XX, integraram, com outros 12 estados membros, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS): a Geórgia, a Arménia e o Azerbaijão – todos localizados na transcaucásia e com características distintas e peculiares. A obra aborda: aspectos da política à época de sua edição; detalhes da geografia física e social; a divisão religiosa; detalhes de sua história (idade média, pressão turca, domínio czarista, revolução, a Glasnost, o isolamento), além das perspectivas para o futuro, já apontando a questão problemática da região de Nogorno-Karabakh.

A edição contou com a tradução de Amélia Madureira e integra a coleção Os Ex-Estados Soviéticos.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

O culto das fontes no noroeste hispánico

O culto das fontes no noroeste hispánico

Florentino López Cuevillas

Editora Museo do Pobo Galego

Noia

2002

Tombo: 3405 

 

O culto das fontes no noroeste hispánico, de Florentino López Cuevillas, é um ensaio. O trabalho tem um condão de estudo etnográfico sobre a Galícia e as suas fontes de água no imaginário da cultura local. O estudo é de 1934 e serve de memória e recolha de dados relativos às fontes e toda cultura e literatura envolvida.

A edição é o volume 15 da coleção Alicerces.

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

A casa, o trabalho e a cantiga en Pías

A casa, o traballo e a cantiga en Pías

Fermín Bouza Brey e Xurxo Lorenzo Fernández

Editora Museo do Pobo Galego

Noia

2001

Tombo: 3404 

 

A casa, o traballo e a cantiga en Pías, de Fermín Bouza Brey e Xurxo Lorenzo Fernández, é um ensaio. O trabalho é a reedição de ensaio de Xurxo Lorenzo Fernández, organizado por Fermín Bouza Brey. A obra trata de descrever a casa, os utensílios domésticos e das ferramentas de trabalho incluindo o carro de bois, em Pías, Mondariz, Pontevedra. Há ainda a transcrição de parte da participação de Xurxo em conferência em Santiago em fevereiro de 1933 e a recolha textual da Cantiga com a grafia original..

A edição é ilustrada com desenhos e integra como volume 14 da coleção Alicerces.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Respostas a un cuestionario

Respostas a un cuestionario

Museo do Pobo Galego

Editora Museo do Pobo Galego

Noia

2001

Tombo: 3403 

 

Respostas a un cuestionario, do Museo do Pobo Galego, é um relatório. O trabalho trata de questionário aplicado entre os anos 1928 e 1931 por Vicente Risco entre seus alunos de Ourense, no intuito de registrar estudos filológicos e etnológicos da região. As respostas apresentadas constituem um verdadeiro registro do que se apurou em respeito à descrição geográfica física e social das daquelas freguesias, dos costumes, das crenças, da cultura, da língua, da literatura e muitos outros itens de interesse para estudos da Galícia.

A edição é o volume 13 da Coleção Alicerces.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

A história d'el-Rei Breogán e dos fillos de mil

A história d’el-Rei Breogán e dos fillos de mil

Leabhar Gabhala

Editora Museo do Pobo Galego

Noia

2000

Tombo: 3402 

 

A história d’el-Rei Breogán e dos fillos de mil, de Leabhar Gabhala, é um conto. A obra apresenta um conto do imaginário galego impregnado pela cultura celta. Trata-se de história publica na revista Nós, no início do século XX, que o Museo do Pobo Galego redita no interesse de preservar os estudos da língua, literatura e cultura galega. O conto está inserido e, também, é conhecido como o livro das invasões.

A edição tem tradução indicada como de Vicente Risco, com grafia antiga. E integra o volume 11 da Coleção Alicerces.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Cuestionario do folclore galego

Cuestionario do folclore galego

Museo do Pobo Galego

Editora Museo do Pobo Galego

Noia

1994

Tombo: 3401 

 

Cuestionario do folclore galego, do Museo do Pobo Galego, é um guia. Tendo em conta que na Espanha, do século XIX, encetavam-se as pesquisas de filosofia e folclore daquele país, e que tais pesquisas já eram processadas na Galícia, em especial quando ao recolhimento de literatura popular, com anterioridade, o Museo fez publicar o questionário aplicado em 1884. A obra revela-se como uma fonte originária para os trabalhos outros além dos históricos.

A edição integra o volume 7 da coleção Alicerces.

domingo, 24 de setembro de 2023

A Santa de Gonzar: um caso clínico do século XIX

A Santa de Gonzar: um caso clínico do século XIX

José Verela de Montes e outros

Editora Museo Galego do Pobo Galego

Noia

1993

Tombo: 3400 

 

A santa de Gonzar: um caso clínico do século XIX, com artigos de José Varela de Montes e outros, é uma reportagem. A obra trata do caso de Xosefa da Torre, conhecida como a espiritada de Gonzar ou, ainda, como a Santa de Gonzar – uma jovem que sobreviveu muitos anos sem comer e beber, segundo a tradição local. Passados um século e meio, o Museo do Povo Galego publica documentos médicos a respeito num tratado da etnomedicina.

A edição integra o volume 5 da coleção Alicerces.

sábado, 23 de setembro de 2023

Estudos históricos: relações entre Portugal, Armênia e Médio Oriente

Estudos históricos: relações entre Portugal, Armênia e Médio Oriente

Academia Portuguesa da História

Editora Academia Portuguesa da História

Lisboa

1994

Tombo: Biblioteca Palácio Galveas 

 

Estudos históricos: relações entre Portugal, Armênia e Médio Oriente, da Academia Portuguesa da História, é uma coletânea de artigos e ensaios. O trabalho traz artigos que tratam das relações de Portugal, Armênia e o Oriente Médio. Alguns deles são documentos pela primeira vez traduzidos do armênio para português. Dentre os artigos há de se destacar: La legende de David de Sassoun d’aprés deux voyageurs portugais du XVIeme siècle; Les relations entre l”Arménie et le Portugal du Moyen-Age au XVIeme siècle; Os quatro evangelhos em persa da Biblioteca Nacional de Lisboa, o Grão Mongol, os jesuítas e os arménios. O trabalho traz ainda ilustrações, mapas e apêndices com fac-símiles de documentos.

A edição é o volume I dos Estudos Históricos da Academia Portuguesa de História.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Unha parroquia galega nos anos 1920-1926

Unha parroquia galega nos anos 1920-1925

Vicente Risco

Editora Museu do Pobo Galego

Noia

1993

Tombo: 3399 

 

Unha parroquia galega nos anos 1920-1925, de Vicente Risco, é uma reportagem. O autor, na obra, trata de descrever e reportar a povoação de San Pedro de Sabariz, ou seja, a Parroquia de San Pedro de Sabariz, uma região administrativa do Concelho de Rairiz de Veiga, na província de Ourense, na Galícia, na Espanha. O trabalho traz informações diversas do lugar e ilustra com textos poéticos e trechos de romances, assim como anexa desenhos e gravuras da paisagem e de detalhes dos bordados, dos entalhes em madeira, dos utensílios, das casas e das ferramentas encontradas na Parroquia.

O trabalho está escrito em língua galega.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

O pó do Império

O pó do Império: a corrida ao domínio no coração da Ásia

Karl E. Meyer

Editora Temas & Debates

Lisboa

2004

Tombo: Biblioteca Palácio Galveas

 

 

 

O pó do império: a corrida ao domínio no coração da Ásia: Afeganistão, Chechénia, Irão, Paquistão, Rússia, Cáucaso e Ásia Central, de Karl E. Mayer, é um ensaio de estudo histórico-político. A obra trata de explanar as condições históricas, sociais e políticas da Eurásia Central, apresentando suas distinções também culturais que levam o Ocidente a tê-los como “exóticos, românticos, estratégicos, complicados, perigosos” e um tanto desconhecidos. No âmbito dos conflitos dos Estados Unidos com a região, clarifica estratégias acertadas e muitas outras equivocadas perpetradas por desconhecimento local. Trata da Pax Britannica, da Pax Americana, do Orientalismo, além de outros agentes de domínio: Rússia, Irã, Paquistão, Afeganistão. O capítulo O Cáucaso: uma confusão de identidades, em especial, é de importância para a compreensão dos conflitos da transcaucásia: Armênia, Azerbaijão e Geórgia.

O título da obra é uma alusão a expressão usada por Charles de Gaulle quando “soube que as antigas colónias francesas em África tinham escolhido a independência, encolheu os ombros com indiferença e disse: ‘Eles são o pó do império’”.

É, assim, um estudo crítico da ação dos Estados Unidos da América, relevando a um segundo plano os imperialismos de outras nações europeias na região.

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Atas das Jornadas das Letras Galego-Portuguesas 2012-2014

Atas das Jornadas das Letras Galego-Portuguesas 2012-2014

Sociedade Antropolóxica Galega

Editora Sociedade Antropolóxica Galega

Ponte Vedra

2015

Tombo: 3398 

 

Atas das Jornadas das Letras Galego-Portuguesas 2012-20114, da Sociedade Antropolóxica Galega, é uma coletânea de artigos. Estão coletados, nessa obra, os artigos apresentados nas três primeiras Jornadas das Letras Galego-Portuguesas, referindo-se, portanto, aos anos de 2012 a 2014. A obra discute, em especial, a cultura celta na Galícia e no norte de Portugal. Da I Jornada, destacam-se os artigos: Marcas celtas nas cantigas de amigo, de Fátima Figueiredo; A pervivência das deidades célticas na mitologia galega, de David Outeiro; e A soberania indo-europeia, celta e galaico-portuguesa: a perduração no folclore, de Blanca Garcia Fernández-Albalat. Da II Jornada, estão coletados os artigos: Geografias míticas da Galícia e espaços hierofânicos: mitos, rito e crença, de Rafael Quintía Pereira; Os começos das relações galego-irlandesas na Idade Moderna, de Santiago Bernárdez; Os que termam do céu: imagens da sacralidade antiga ou quando o mundo era um templo, de Miguel Losada. E da III Jornada, o volume contêm os artigos: A utilidade do celtismo: celticidade galaica no século XX, de Xoán M. Paredes; Que é ser celta? Redefinindo um conceito cultural, de Rafael Quintía Pereira; Celtismo, construção cultural e identidade, de Miguel Losada; O conto de Santo Amaro, desde a Procura da Ilha Paradisíaca à diáspora dos galegos de Lisboa, Maria Seoane Dovigo; e Utilidade das pedra-fitas no neolítico como observadores astronómicos, de Alberte Alonso.

A edição apresenta ainda intervenção de outros participantes das jornadas, resumos fotográficos dos encontros e currículos dos autores e organizadores.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

As aventuras do jovem Jules Verne: arisionados na Lua

As aventuras do jovem Jules Verne: aprisionados na Lua

Capitão Nemo

Editora Planeta

Lisboa

2016

Tombo: Biblioteca Comunitário Meeple 

 

As aventuras do jovem Jules Verne: aprisionados na Lua, de Capitão Nemo, é um romance infanto-juvenil. A obra põe quatro jovens amigos em uma aventura relatada pelo Capitão Nemo (o pseudônimo do autor, que não é revelado) sob a liderança do mais astuto, o jovem Jules Verne. A obra faz clara referência às obras de Jules Verne e estilo de seus personagens, aqui caracterizados pelo viés juvenil.

A edição integra a coleção de literatura infanto-juvenil das Aventuras do Jovem Jules Verne.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo

Editora Toray

Lisboa

1991

Tombo: Biblioteca Comunitária Meeple 

 

 

Cristóvão Colombo, da editora Toray, é uma biografia. A obra apresenta a vida de Cristóvão Colombo a partir de seu encontro com os Reis Católicos da Espanha a quem apresentou o projeto de circum-navegação para chegar as Índias e Extremo Oriente a partir do Ocidente. A biografia é romanceada em partes e, em seguida, apresentado um resumo dessa parte em quadrinhos (banda desenhada). Passa assim a ser uma forma lúdica de se ler uma biografia.

A edição integra a coleção biografias da editora. O texto foi traduzido por José Alberto Souza e revisto por Isabel Maria Hapetian.

domingo, 17 de setembro de 2023

A vida quotidiana na Babilônia e na Assíria

A vida quotidiana na Babilónia e na Assíria

Georges Contenau

Editora Livros do Brasil

Lisboa

1981?

Tombo: Biblioteca Palácio Galveias 

 

A vida quotidiana na Babilónia e na Assíria, de Georges Contenau, é um ensaio de história. O autor trata da Babilónia e da Assíria, entre 700 e 530 a.C., em diferentes aspectos: generalidades, o rei e o Estado, o pensamento mesopotâmico, a religião. Como Contenau tem importantes trabalhos acerca da Mesopotâmia, esta obra em particular acaba por condensar vários de seus trabalhos quando à história, à geografia, à literatura e aos costumes daquela região.

A edição contou com tradução de Leonor de Almeida e Alexandre Pinheiro Torres.

sábado, 16 de setembro de 2023

A rainha de Babilónia e outras histórias

A rainha de Babilónia e outras histórias

Esther de Lemos

Editora Verbo

Lisboa

1987

Tombo: Biblioteca Palácio Galveias

 

 

 

A rainha de Babilónia e outras histórias, de Esther de Lemos, é uma coletânea de contos. A autora traz, nesta obra, seis contos infantis de sua autoria: A rainha de Babilónia, Silvaninha em casa do oleiro, As meninas e o Sol, O exílio da fada branca, O principezinho e o papagaio real, e O hino de Natal. A autora é romancista, tendo recebido o Prêmio Eça de Queiroz pelo romance Companheiros. Entretanto, dedica-se também a literatura infanto-juvenil como a presente obra. No conto A rainha de Babilónia, a autora trata da história de uma gata chamada Semiramis, que, ao fugir de casa, descobre que seu nome é o da rainha da Babilônia, e assim, guiada pelo Mocho sabichão, anda, por toda a noite, em aventura para chegar à Babilônia, entretanto, no amanhecer, chegam aos Jardins Suspensos ou seja às floreiras da casa em que a gata vivia.

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Panorama das literaturas

Panorama das literaturas

Léon Thoorens

Editora Bertrand

Lisboa

1966

Tombo: Biblioteca Palácio Galveias 

 

Panorama das literaturas: Mesopotâmia, Egipto,.Palestina, Pérsia, Grécia, de Léon Thoorens, é um ensaio histórico sobre a literatura. O autor trata da história da literatura, dando como marco inicial a Torre de Babel, passa justificadamente pela literatura oral, anterior a adoção da escrita e da criação da própria História. Observa que a origem da literatura está vinculada à origem das civilizações e, portanto, junto a cinco grandes vales: Mesopotâmia (Tigres e Eufrates), Egípcio (Nilo), Asiático Meridional (Indo e Ganges) e Chinês (Amarelo). Entende que a literatura pode ser classificada segundo a língua, a inspiração religiosa/filosófica, a geográfica de localização e de suas raízes históricas, assim haveria o domínio literário: ocidental (Europa e Américas), indiano, extremo-oriental (China, Japão e Sudoeste asiático) e o mulçumano.

O autor nasceu em Liége, em 1921, estudou durante muitos anos literatura, história e filosofia, enquanto exercia várias profissões: repórter, crítico literário e teatral, cronista de televisão e correspondente de imprensa. Esta obra, em particular, recebeu o prêmio Malpertius (da Academia Real Belga de Língua e Literatura Francesa) em 1971.

O autor faz interessante citação de Goethe: “Cada vez me convenço mais de que a poesia é um tesouro comum a toda a humanidade. É por isso que gosto de ver o que se passa nas nações estrangeiras e aconselho a todos que o façam. A literatura nacional deixou de ter importância, a era da literatura mundial está prestes a nascer e cada um deve contribuir para o seu advento”.

A obra é composta de oito volumes, dedicados a diferentes horizontes geográficos da literatura.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

La parisienne

La parisienne

Ines de Fressange

Editora Flammarion

Paris

2010

Tombo: Biblioteca de Hotel 3 

 

La parisienne, de Ines de Fressange, é um guia de Paris. A obra tem textos e maioria das fotografias de Ines de Fressange e Sophie Gachet. Os desenhos são de Ines de Fressange. O trabalho trata de variedades sobre a vida em Paris, em especial, por uma visão feminina, tornando-se um guia parisiense de turismo, gastronomia, entretenimento, cultura e tudo mais.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Orinoco-Parima

Orinoco-Parima

Patrícia Phelps de Cisneiros e outros

Editora Kunst und Ausstellungshalle

Bonn

1999

Tombo: Biblioteca de Hotel 2 

 

Orinoco-Parima, de Patrícia Phelps de Cisneiros e outros, é um catálogo da exposição decorrida, de 6 de agosto de 1999 a 27 de fevereiro de 2000 no Kunst Ausstellugshalle, em Bonn, na Alemanha. A obra divulga trabalhos fotográficos e de etnografia tratando das comunidades indígenas da Venezuela. Dentre os artigos destacam-se: Indian Societies in Venezuela: the Cisneiros collection, de Patrícia Cisneiros; The Rain Forest as a Garden; Yanomani; Exchanging and sharing, estes de Gabrielle Herzog Schröder; Ye’kuana; E’nepa; De Aruwa, de Leila Delgado e outros artigos de Ulrike Prinz.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Jouer avec l'incertitude: palmares des jeunes urbanistes 2016-2017

Jouer avec l’incertitude: palmares des jeunes urbanistes 2016-2017

Paul Delduc

Editora Parentheses

Paris

2016

Tombo: Biblioteca de Hotel 1 

 

Jouer avec l’incertitude: plamarès des jeunes urbanistes 2016-2017, dirigido por Paul Delduc, é um livro de divulgação dos urbanistas e coletivos laureados com o Grande Prêmio de Urbanismo 2016 do Ministério da Habitação e do Habitat sustentável, da França. Nesse desiderato, a obra apresenta os trabalhos urbanísticos de Atelier Altern, Romain Champy, Grau, Felix Mulle et Loic Parmentier, Antoine Petitjean, Plateau Urban, Ville Ouvert e Ya-k.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

O sistema bancário do MERCOSUL

O sistema bancário do MERCOSUL

Sérgio Pereira Antunes

Editora FEA/PROLAM/USP

São Paulo

1999

Tombo: 2725 

 

O sistema bancário do MERCOSUL: o papel do Banco do Brasil e do Banco de la Nación Argentina na integração, de Sérgio Pereira Antunes, é uma dissertação de mestrado. O trabalho identifica o sistema bancário no MERCOSUL. Mediante a observação histórica da formação desse sistema na América Latina e, mais especificamente, no MERCOSUL, aquilatando a importância do papel dos bancos estatais nacionais, em especial do Banco do Brasil e do Banco de La Nación Argentina, percebeu-se que não há muito interesse em explorar a integração da região. Reporta que há ações isoladas, como o Convênio de Créditos Recíprocos e o projeto de constituição de um banco do MERCOSUL, seja através da transformação do FONPLATA ou da efetivação das operações do BANASUR.

domingo, 10 de setembro de 2023

A administração de Washington Luís: um resgate

A administração de Washington Luís: um resgate

Sérgio Pereira Antunes

Editora FFLCH/USP

São Paulo

2003

Tombo: 2727 

 

A administração de Washington Luís: um resgate, de Sérgio Pereira Antunes, é uma tese de doutorado. O trabalho resgata a vida, obra e feitos do historiador, advogado, político e administrador público, Washington Luís Pereira de Sousa. Em especial, a tese resgata a administração conduzida por Washington Luís na esfera municipal, estadual e federal. Embora os frutos de sua administração tenham sido fundamentais para a modernização do Brasil, eles são relegados ao ostracismo, principalmente nos livros didáticos. O Poder Público reconhece sua obra, contudo, os estudos de sua administração, que poderiam ser de valia para a compreensão da formação econômica-administrativa no Brasil, são reduzidos em razão da preponderância dos estudos relativos à Revolução de 1930.

sábado, 9 de setembro de 2023

A incorporação de tratados internacionais ao ordenamento jurídico

A incorporação de tratados internacionais ao ordenamento jurídico: análise à luz do direito constitucional comparado Brasil e Macau

Sérgio Pereira Antunes

Editora FD/USP e FD/UMAC

São Paulo e Macau

2005

Tombo: 2728 

 

A incorporação de tratados internacionais ao ordenamento jurídico: análise à luz do direito constitucional comparado Brasil e Macau, de Sérgio Pereira Antunes, é um relatório de pós-doutoramento junto à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e à Faculdade de Direito da Universidade de Macau. A pesquisa apresentou como se dá a incorporação de tratados no ordenamento jurídico do Brasil e de Macau, observando, também, o sistema jurídico chinês. O trabalho teve o condão de identificar as facilidades que Macau oferece ao entendimento e acesso ao mundo chinês. O trabalho está dividido em três partes: a introdução, o cerne da pesquisa com quatro capítulos e a conclusão, além dos resumos das atividades acadêmicas realizadas. No apêndice, há de se destacar a Constituição da República Popular da China em língua portuguesa.

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

O universo chinês a partir de Traços do Extremo Oriente, de Wenceslau de Moraes: língua, cultura e literatura


O universo chinês a partir de “Traços do Extremo Oriente” de Wenceslau de Moraes: língua, cultura e literatura

Sérgio Pereira Antunes

Editora FFLCH/USP

São Paulo

2013

Tombo: 3397 

 

O universo chinês a partir de “Traços do Extremo Oriente” de Wenceslau de Moraes: língua, cultura e literatura, de Sérgio Pereira Antunes, é um relatório de programa de pós-doutoramento junto ao Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tendo em conta que a literatura e os relatos de viagens têm o condão de trazer informações preciosas para o estudo da língua, da literatura e, em especial, da cultura dos locais visitados ou dos locais onde se desenvolve a trama narrada, o trabalho toma como objeto de estudo o universo chinês abordado por Wenceslau de Moraes em sua obra Traços do Extremo Oriente. A leitura sistemática da obra, a catalogação dos temas e o desenvolvimento de estudos desses temas oferecem elementos para a aprendizagem do universo chinês, a partir da literatura em língua portuguesa, que sejam de utilidade para os cursos da área de chinês daquela universidade, focando-se ao que atenda à construção de material didático e ao estudo da língua, literatura e cultura chinesa. O trabalho está dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada à obra de Wenceslau de Moraes e outra à literatura em língua portuguesa que exploram o universo chinês. A segunda parte relata várias atividades do programa de pós-doutoramento com resumo de conferências, simpósios e outras reuniões acadêmicas e, em especial, os estudos de macaulogia.

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Amilcar de Castro 34 gravuras

Amilcar de Castro 34 gravuras

Evandro Salles

Editora Caixa Cultural

Rio de Janeiro

2009

Tombo: 2561 

 

Amilcar de Castro: 34 gravuras, de Evandro Salles, é um catálogo. O trabalho apresenta as 34 gravuras do famoso escultor brasileiro que também se aventurou na arte o papel, Amilcar de Castro, que foram expostas de 1 de setembro a 11 de outubro de 2009 na Caixa Cultural no Rio de Janeiro e de 5 de dezembro de 2009 a 7 de fevereiro de 2010, na Caixa Cultural em São Paulo.

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Arte Nova China: da rebeldia à globalização

Arte Nova China: da rebeldia à globalização

José Drummond

Editora Livros do Meio

Macau

2011

Tombo: 2821 

 

Arte Nova China: da rebeldia à globalização, de José Drummond, é um compêndio de arte. O autor apresenta uma série de novos artistas chineses e suas obras, como Zhang Huan, Cui Xiuwen, Chen Shaoxiong, Zhao Band, Yue Minjun. Embora pareça, a obra não é um catálogo. Trata-se de um estudo da arte nova chinesa e seus expoentes do século XXI. Um livro fartamente ilustrado que constitui uma obra de divulgação e de arte.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Genealogias do contemporâneo

Genealogias do contemporâneo

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Editora MAM-RJ

Rio de Janeiro

2010

Tombo: 2859 

 

Genealogias do contemporâneo, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, é um catálogo. O trabalho apresenta as obras do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro expostas na temática Genealogias do contemporâneo dos artistas: Ismael Nery, Tarsila do Amaral, Nelson Lerner, Osmar Dillon entre outros.

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Elvis: the illustrated record

Elvis: the Illustrated record.

Roy Carr e Mick Farren

Editora Harmony Books

Nova Iorque

1982

Tombo: 789 

 

Elvis: the Illustrated record, de Roy Carr e Mick Farren, é uma biografia fotográfica do Famoso cantor americano. O trabalho, fartamente ilustrado em grandes dimensões, trata da obra de Elvis Presley, em especial, nas fases: The Memphis flash 1954-1958; Rock’n Roll rookie 1958-1960; Hollywood Hortage 1960-1968; The rise & fall of the king 1969-1977; e I’m left, you’re roght; He’s gone.

domingo, 3 de setembro de 2023

Clássicos do Rock em CD

Clássicos do Rock em CD

Bizz

Editora Azul

São Paulo

1993

Tombo: 3394 

 

Clássicos do Rock em CD, da BIZZ, é um catálogo anuário. A obra apresenta os clássicos de Rock in Roll gravados e disponibilizados em CD no mercado fonográfico do Brasil no ano de 1993. Trata-se na verdade do anuário edição 1992/1992 com mais de 7000 obras fonográficas do rock.

sábado, 2 de setembro de 2023

Andy Warhol: Mr. America

Andy Warhol: Mr. America

Philip Larrat Smith

Editora Pinacoteca do Estado

São Paulo

2010

Tombo: 2625

 

 

Andy Warhol: Mr. America, de Philip Larrat Smith (curador), é um catálogo. O trabalho apresenta as obras da exposição Andy Warhol: Mr. America da Pinacoteca do Estado de São Paulo de 20 de março a 23 de maio de 2010, sob curadoria de Philip Larrat Smith.

A edição é ilustrada e constitui um livro de arte.

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

BB 200 anos de Brasil: pessoas que fazem história

BB 200 anos de Brasil: pessoas que fazem história

Luiz Egypto

Editora Associação de Amigos do CCBB

São Paulo

2009

Tombo: 2808 

 

BB 200 anos de Brasil: pessoas que fazem história, de Luiz Egypto, é um compêndio biográfico. A obra apresenta uma série de biografias de pessoas comuns que fazem a história de seu entorno. O trabalho está divido em partes relativas a regiões brasileiras: Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Amazônia, Pantanal.

Edição alusiva aos 200 anos de fundação do Banco do Brasil.