domingo, 31 de julho de 2022

A leste do Éden

A leste do Éden

John Steinback

Editora Abril Cultural

São Paulo

1984

Tombo: 792 

 

A leste do Éden, de John Steinback, é um romance. O enredo envolve o relacionamento de duas famílias norte-americanas na Califórnia e seu envolvimento com o cultivo de suas terras não tão férteis. Há um tanto de autobiografia envolvida na história.

A edição é composta de dois volumes e integra a coleção “Grandes Romancistas”.

sábado, 30 de julho de 2022

Saudades de Portugal

Saudades de Portugal

Secretaria de Estado de Emigração

Editora Banco Português do Atlântico

Lisboa

1984

Tombo: 858 

 

Saudades de Portugal, da Secretaria de Estado de Emigração, é um manual de divulgação português. A instituição, em projeto de divulgação na área da emigração, apresenta Portugal sob diferentes aspectos à época de sua publicação. Um interessante documento histórico dos anos 1980.

A edição está ilustrada com diversas gravuras de casas típicas de cada região de Portugal continental e ilhas.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Estação Paraíso

Estação paraíso

Ivan Petrovitch

Editora CQ

São Paulo

1995

Tombo: 1559 

 

Estação paraíso, de Ivan Petrovitch, é uma coletânea de poesias. A obra apresenta poemas bem na linha subjetiva, mas dentro de um contexto filosófico e visão própria do mundo. O autor mantém um blog com inúmeras poesias; é atualmente um monge.

A edição parece ser do próprio autor e, salvo engano, era distribuída sob a marquise do Museu de Arte de São Paulo (MASP) por preços módicos em incentivo à divulgação.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Pari Mortel

Pari Mortel

R. L. Stine

Editora J’ai lu

Paris

1997

Tombo: 2257 

 

Pari Mortel, de R. L. Stine, é um romance de aventura. A obra é um thriller do afamado escritor dos Estados Unidos que tem alcançado sucesso com o público infanto-juvenil. Pari Mortel se tornou uma série televisiva de grande êxito na França e toda Europa, em especial nos anos 1990. O enredo lida com os perigos do jogo e dos casinos.

A edição está em francês, traduzida do original em inglês por Patrícia Rainvoisie.

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Ubirajara

Ubirajara

José de Alencar

Editora Saraiva

São Paulo

1970?

Tombo: 163 

 

Ubirajara, de José de Alencar, é um romance. Esta obra compõe a trilogia indianista do autor (os outros são: O Guarani e Iracema), na qual os primeiros habitantes do Brasil são postos como heróis, na busca dos ideais românticos. No enredo de Ubirajara, a vida desse personagem é tratada desde cedo com seus rituais de passagem a vida adulta. O cenário é a mata onde o herói atua com força, dedicação e grandeza.

O livro foi base para duas versões cinematográficas, sendo a primeira em 1919.

terça-feira, 26 de julho de 2022

O carteiro e o poeta


O carteiro e o poeta

Antônio Skarmeta

Editora Record

Rio de Janeiro

1997

Tombo: 2277 

 

O carteiro e o poeta, de Antônio Skarmeta, é um romance chileno que serviu de base para, ao menos, duas versões cinematográficas. O título da obra teve diferentes versões: no Brasil, o título aqui apresentado; em Portugal, foi intitulado: O carteiro de Plabo Neruda. Originariamente, a obra foi lançada como Ardiente Paciencia e, hoje, é publicada como El cartero de Neruda.

A edição é a tradução brasileira da obra Ardiente Paciencia.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Problemas atuais

Problemas atuais

Pietro Ubaldi

Editora Fundapu

Campos

1981

Tombo: 1065 

 

Problemas atuais, de Pietro Ubaldi, é um ensaio na linha da filosofia espiritualista, abordando os grandes problemas da Humanidade que se perpetuam pelos anos a fio como se fossem atuais. Trata de Maquiavel, do câncer, da teoria da reencarnação, da estabilidade da moeda, do novo homem, entre outros assuntos bastante diversificados.

A edição contou com tradução de Carlos Torres Pastorinho.

domingo, 24 de julho de 2022

O pastorinho de Aroer

O Pastorinho de Aroer

Luís Gonzaga Fleury

Editora do Brasil

São Paulo

1970 ?

Tombo: 402 

 

O Pastorinho de Aroer, de Luís Gonzaga Fleury, é um conto da literatura infanto-juvenil. No enredo, o autor trata da história de um pastor que se dedicava a sua atividade desde pequeno, daí o termo pastor no diminuitivo, na povoação de Aroer (vila mencionada na Bíblia), na Jordânia. A obra tem a preocupação de elaborar texto e conteúdo para leitura e seu ensino.

A edição é ilustrada por Álvaro Nova.

sábado, 23 de julho de 2022

Pedra sobre pedra

Pedra sobre pedra

Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn, Ricardo Linhares

Editora Globo

Rio de Janeiro

1992

Tombo: 1283 

 

Pedra sobre pedra, de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, é o texto da novela adaptado, para esta edição, por colaboração de Márcia Prates e Flávio de Campos. O trabalho apresenta o argumento adaptado, romanceado e resumido da telenovela de grande audiência na televisão brasileira. No enredo, de cunho regionalista, trata da rivalidade de duas famílias no interior da Bahia em sertão rico de diamantes.

A edição integra a coleção Globo novela, que era comercializada em bancas de jornais no intuito de alcançar popularidade junto ao público, aproveitando o sucesso da televisão. A capa reproduz a vinheta de apresentação da telenovela.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Janelas para o mundo

Janelas para o mundo

Leland Stowe e outros

Editora Ypiranga

Rio de Janeiro

1960

Tombo: 1270

 

 

Janelas para o mundo: seleções do Reader’s Digest, de Leland Stowe e outros, é uma coletânea de crônicas selecionadas pelo famoso Reader’s Digest. Cada crônica trata de diferentes lugares turísticos do mundo. Assim, aparece relatos sobre:  Brasília, Capri, Lisboa, Suécia, Uganda, A cidade Proibida, Lassa etc. A primeira crônica Arte de bem viajar, de Leland Stowe, abre a sequência interessante das narrativas de lugares e seus pontos de interesse turísticos. Tem sabor nostálgico pelos anos de sua escrita e a atualidade.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

O poder cósmico da mente

O poder cósmico da mente

Joseph Murphy

Editora Nova Era Record

Rio de Janeiro

1996

Tombo: 2272 

 

O poder cósmico da mente, de Joseph Murphy, é um tratado de psicologia com abordagem pendente para a autoajuda. O autor é catedrático da Universidade da Índia onde trabalhou com questões correlatas e é também o autor de O poder do subconsciente.

A edição é a 27ª e tem tradução elaborada por Miércio Araújo Jorge Honkis.

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Anjos guardiães e cabalísticos

Anjos guardiães e cabalísticos

Anngela Duzian

Editora Mistic Space

São Paulo

1995

Tombo: 2276 

 

Anjos guardiães e cabalísticos, de Anngela Duzian, é um manual de abordagem transcendental que trata de anjos da guarda e anjos cabalísticos. Como um tratado, a autora faz a apresentação desses anjos como guias de cada pessoa conforme a sua data de nascimento. A obra apresenta ainda rituais e orações.

A edição é ilustrada por Helena Marcondes.

terça-feira, 19 de julho de 2022

O mestre De Rose

O mestre De Rose

União Nacional de Yoga

Editora Uni Yoga

São Paulo

1995

Tombo: 2275 

 

O mestre De Rose, da União Nacional de Yoga, é um tratado sobre o Yoga sob a perspectiva do método do autor conhecido como De Rose. O autor é o codificador mundial do Swasthya Yoga e a obra traz explicações sobre essa interessante arte. Trata-se de um livro fundamental para a compreensão do método aplicado pelo autor primeiramente para o Yoga e, em sequência, para várias outras aplicações. O método que segue o equilíbrio colaborou para tornar o autor um empresário de sucesso na área.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Cem anos de solidão

Cem anos de solidão

Gabriel Garcia Marquez

Editora Record

Rio de Janeiro

1982?

Tombo: 852 

 

Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marquez, é um romance do autor consagrado pelo prêmio Nobel de Literatura de 1982. Muitos alegam ser esta sua obra-prima e um dos romances marcantes da literatura da Colômbia e região. O enredo releva a vida de uma sociedade vinculada a sua terra e à dificuldade de observar comportamentos exteriores, que entretanto estão ali também presentes.

A edição integra a coleção Best Sellers e a tradução é de Elaine Zagury.

domingo, 17 de julho de 2022

A mulher do tenente francês

A mulher do tenente francês

John Fowles

Editora Nova Cultural

São Paulo

1987

Tombo: 915 

 

A mulher do tenente francês, de John Fowles, é um romance. O enredo trata de episódio amoroso em cenário e clima vitoriano discutindo temas da modernidade ao modo de Sartre e Camus. A obra serviu de base para a produção cinematográfica que teve importante êxito.

A edição contou com a tradução preparada por Regina Regis Junqueira e integra a coleção Campeões de Bilheteria.

sábado, 16 de julho de 2022

Como se faz para sobreviver com um salário-mínimo

Como se faz para sobreviver com um salário-mínimo

Ana Lagoa

Editora Vozes

Petrópolis

1984

Tombo: 1098 

 

Como se faz para sobreviver com um salário-mínimo, de Ana Lagoa, é um trabalho de uma pergunta retórica. A autora descreve, na obra, a sobrevivência do personagem “Durval” que viveria com um salário-mínimo mensal no Brasil. Uma utopia vivida no Brasil por décadas a fio e que se suporta pela solidariedade, colaboração, jeitinho e informalidade, desconhecida pelos políticos de ocasião e pelos oportunistas que falam do tema para se destacar.

A edição integra a coleção Fazer.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

O evangelho segundo Jesus Cristo

O Evangelho segundo Jesus Cristo

José Saramago

Editora Companhia das Letras

São Paulo

1992

Tombo: 1389 

 

Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, é um romance do premiado escritor português. No enredo, autor reconta a história de Cristo em outra perspectiva: ao invés das narrativas dos apóstolos a história seria contada por Jesus. Logo, nos primeiros parágrafos, a história e contada sob outra ótica, como a própria concepção.

O exemplar tem dedicatória ao Comendador pela passagem de seus 33 anos – referência direta a idade de Cristo.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Viagem a Portugal

Viagem a Portugal

José Saramago

Editora Caminho

Lisboa

1995

Tombo: 1236

 

Viagem a Portugal, de José Saramago, é uma narrativa de viagem feita no final dos anos 1970 pelo escritor premiado com o Nobel da literatura. A obra é escrita em homenagem às Viagens a minha terra, de Almeida Garret. Ante a beleza literária da narrativa de viagem, nesta edição, o editor dispensou as fotografias da viagem pelo país. A obra fala das terras por onde o viajante passou, como Góis: o rio Ceira, o túmulo de D. Luiz Sequeira, atribuído à Hodart – cavaleiro ajoelhado e da Santíssima Trindade na Capela Lateral.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

O quinze

O quinze

Rachel de Queiroz

Editora José Olympio

Rio de Janeiro

1982

Tombo: 672 

 

O quinze, de Rachel de Queiroz, é um romance marcante da obra da escritora que se tornou a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. O enredo trabalha a questão do povo sofrido do nordeste brasileiro no cenário da estiagem de 1915.

A edição tem ilustrações da lavra de Poty e dados biográficos da autora, além de dois artigos sobre a obra: Um romance que não envelheceu”, de Adolfo Casais Monteiro e Louvado para Rachel de Queiroz, de Manuel Bandeira.

terça-feira, 12 de julho de 2022

A metade negra

A metade negra

Stephen King

Editora Francisco Alves

Rio de Janeiro

1991

Tombo: 1253 

 

A metade negra, de Stephen King, é um romance de suspense e terror bem alinhado ao modo de escrita do famoso escritor americano. No enredo, um escritor de histórias violentas de terror, que se valia de um pseudônimo, tem nome revelado. A partir de então uma série de crimes violentos envolvem-no na autoria. O lado maligno se aflora e é revelado.

Com o título original, The Dark Half, a obra foi publicada, no século passado, no Brasil, com o título, em português, de A Metade Negra. No século XXI, teve seu título alterado para A Metade Sombria, provavelmente no afã de adotar o “politicamente correto”, o jargão tão impregnado nas primeiras décadas desse século.

A edição conta com tradução de Luísa Ibañez e integra a coleção Mestres do Horror e da Fantasia. O exemplar tem dedicatória manuscrita por Marcelo Renovato ao Comendador.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Antologia do negro brasileiro

Antologia do negro brasileiro

Edison Carneiro

Editora Ediouro

Rio de Janeiro

19?

Tombo: 2113 

 

Antologia do negro brasileiro, de Edison Carneiro, é uma coletânea de trabalhos que tratam da questão do negro no Brasil. Trata-se de uma obra interessante que inicia com o prefácio: Importância nacional do negro. O trabalho está dividido em oito partes: Os pioneiros; Marcha da abolição; Sob a escravidão; As reações dos negros; Folclore; Religiões; Figuras de negros e Sob a república.

A edição integra a coleção Brasileira de Ouro e é ilustrada com trabalhos de Jean Baptista Debret.

domingo, 10 de julho de 2022

Eu, robô

Eu, robô

Issac Asimov

Editora Círculo do Livro

São Paulo

1976

Tombo: 64 

 

Eu, robô, de Issac Asimov, é uma coletânea de contos ao modo de um romance de ficção científica, em que o famoso escritor relata a evolução dos robôs autômatos. Está ali inserida as leis da robótica que delimitam as funcionalidades dessas criaturas autômatos na convivência com os seres humanos. Maravilhas e tensões rondam os enredos.

sábado, 9 de julho de 2022

Operação resgate

Operação resgate

Alessandro Porro

Editora Edibolso

Rio de Janeiro

1976

Tombo: 1356 

 

Operação resgate, de Alessandro Porro, é um romance. O enredo traz o cenário de um ato terrorista, em Uganda, e o sequestro que desencadeou uma importante operação de resgate pelos comandos especiais de Israel e que marcou os anos 1970 no mundo. A obra tornou-se um romance histórico do resgate em Uganda.

A edição traz um apêndice com a cronologia Calendário do Terror de 1968-1976.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Das Urteil

Das Urteil

Franz Kafka

Editora Fischer

Frankfurt

1981

Tombo: 973 

 

Das Urteil und andere Erzählungen, de Franz Kafka, é uma coletânea de contos do famoso escritor da língua alemã, nascido em Praga. A obra traz o texto original em alemão do intrigante romance O Processo, conhecido também como Julgamento, ou Veredicto. A história de um personagem que está sob julgamento de algo que desconhece e sequer sabe de que se trata. A narrativa é angustiante por colocar o leitor no sentimento do protagonista.

A edição é alemã e traz breve comentário acerca do autor e do livro.

quinta-feira, 7 de julho de 2022

O foguete sideral

O foguete sideral

Otfrid von Hanstein

Editora Clássica

Lisboa

1935

Tombo: 135 

 

O foguete sideral, de Otfrid Von Hanstein, é um romance de aventura. O autor – sócio honorário do Instituto de Coimbra – traça um romance de “forma absolutamente inédita onde a fantasia se alia às mais arrojadas concepções da técnica e da ciência moderna. Um verdadeiro romance de aventuras do século XX”.

A edição é o volume 12 da coleção Os melhores romances de aventuras”, dirigida por Frederico de Carvalho.

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Crítica da razão tupiniquim

Crítica da razão tupiniquim

Roberto Gomes

Editora FTD

São Paulo

1990

Tombo: 1469 

 

Crítica da razão tupiniquim, de Roberto Gomes, é um ensaio de filosofia. O autor trabalha filosoficamente várias questões, inclusive as da negação que é tratada em dois capítulos. O autor parece querer parodiar outras obras famosas na área: Crítica da Razão Pura, de Kant e a Crítica à Razão Dualista, de cunho mais econômico tratado pela CEBRAP, trazendo, entretanto, aspectos bem apropriados para o contexto brasileiro evidenciado a total dependência da filosofia estrangeira.

A edição é ilustrada por Luiz Carneiro.

terça-feira, 5 de julho de 2022

Christine

Christine

Stephen King

Editora Nova Cultural

São Paulo

1986

Tombo: 840 

 

Christine, de Stephen King, é um romance de terror. Na obra, o autor desenvolve bem a característica que vai permear toda sua trajetória literária: a montagem e criação de personagens em contextos bizarros. No enredo, o carro demoniado é um protagonista de relevância e assustador.

A edição tem tradução de Luísa Ibañez.

segunda-feira, 4 de julho de 2022

A linguagem das cem flores

A linguagem das cem flores

Regina Obata

Editora Círculo do Livro

São Paulo

1986

Tombo: 2019 

 

A linguagem das cem flores, de Regina Obata, é um manual sobre flores. A autora descreve o significado de várias flores e apresenta detalhes destas como floração, cuidados etc.

A edição é ilustrada por Daisy Startari.

domingo, 3 de julho de 2022

Escuta, Zé Ninguém!

Escuta, Zé Ninguém!

Wilhelm Reich

Editora Martins Fontes

São Paulo

1982

Tombo: 948 

 

Escuta Zé Ninguém, de Wilhelm Reich, é um ensaio filosófico alinhado ao gênero de conto. O autor traça uma filosofia de libertação trabalhista em linha com o sindicalismo.

A edição tem tradução preparada por Maria de Fátima Bivar e traz dados sobre o autor.

sábado, 2 de julho de 2022

Educação e valores

Educação e valores

Valéria Amorim Arantes (org.)

Editora Summus

São Paulo

2007

Tombo: 2594 

 

Educação e valores, organizada por Valéria Amorim Arantes, traz dois ensaios e a discussão sobre esses textos. O primeiro ensaio é de Ulisses F. Araújo e intitula-se A construção social e psicologia dos valores. O segundo ensaio é Aprender a viver, de Josep Maria Puig. Após a transcrição dos ensaios na integra, que constitui a primeira parte da obra, em duas partes seguintes são apresentados os contrapontos com a organizadora abordando educação e moral.

sexta-feira, 1 de julho de 2022

A primeira reportagem

A primeira reportagem

Sylvio Pereira

Editora Ática

São Paulo

1983

Tombo: 1735 

 

A primeira reportagem, de Sylvio Pereira, é um romance de aventura dedicado ao público infanto-juvenil. O enredo trata das aventuras de um jovem que se muda para a cidade grande, São Paulo, onde passa a morar em uma pensão e trabalhar num jornal. A história agrada ao público infanto-juvenil pelas experiências compartilhadas.

A edição é ilustrada por Negreiros.