terça-feira, 31 de maio de 2022

A ordem do dia

A ordem do dia

Márcio Souza

Editora Marco Zero

Rio de Janeiro

1983

Tombo: 742 

 

A ordem do dia: folhetim voador não identificado, de Márcio Souza, é um romance. O escritor amazonense que tem uma escrita diferenciada, constrói neste romance uma ficção estranha e insólita em que fala do regime militar que governou o Brasil de 1964 a data da publicação. Trata do real, imaginário e loucura, colocando tudo à prova.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Para gostar de ler - crônicas - volume 5

Para gostar de ler – crônicas – volume 5

Carlos Drummond de Andrade e outros

Editora Ática

São Paulo

1989

Tombo: 2207 

 

Para gostar de ler – crônicas – volume 5 é uma coletânea de crônicas de famosos escritores brasileiros. Estão ali crônicas de Carlos Drummond de Andrade, como: Gravação; Carta a uma senhora; Anúncio de João Alves. De Fernando Sabino, Albertina. De Paulo Mendes Campos, O carioca e a roupa e de Rubem Braga: As Teixeiras e o futebol.

A edição integra a Coleção para gostar de ler, num interessante intento de criar leitores e, por que não, escritores. A obra apresenta ainda prefácio de Antônio Candido e a biografia de cada um dos cronistas.

domingo, 29 de maio de 2022

O palácio japonês

O palácio japonês

José Mauro de Vasconcelos

Editora Melhoramentos

São Paulo

1970

Tombo: 197 

 

O palácio japonês, de José Mauro de Vasconcelos, é um romance. A obra está dividida em duas partes: A flor da vida e A outra flor. No enredo, os jardins da cidade revelam belezas ocultas que fazem renascer a inspiração do artista plástico para suas novas telas.

A edição conta com ilustrações de Jayme Cortez. 

sábado, 28 de maio de 2022

Para gostar de ler - crônicas - volume 4

Para gostar de ler – crônicas – volume 4

Carlos Drummond de Andrade e outros

Editora Ática

São Paulo

1986

Tombo: 2205 

 

Para gostar de ler - crônicas – volume 4 é uma coletânea de crônicas de famosos cronistas brasileiros. Estão ali trabalhos de Carlos Drummond de Andrade: Da utilidade dos animais, Paulos Mendes Campos: Automóvel sociedade anônima, Rubem Braga: O telefone e Fernando Sabino: Condômino. Além das crônicas, numa parte inicial, cada um dos autores conta “como comecei a escrever”.

A edição integra a Coleção para gostar de ler, num interessante intento de criar leitores e, por que não, escritores. A obra apresenta ainda a biografia de cada um dos cronistas. 

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Para gostar de ler - crônicas - volume 1

Para gostar de ler – crônicas – volume 1

Carlos Drummond de Andrade e outros

Editora Ática

São Paulo

1986

Tombo: 2206 

 

Para gostar de ler – crônicas – volume 1 é uma coletânea de crônicas de afamados escritores brasileiros que escreviam rotineiramente em revistas e jornais. Estão ali crônicas de Carlos Drummond de Andrade: Gravação, Carta a uma senhora entre outras; Fernando Sabino: Conversinha mineira, Albertina, Obrigado Doutor entre outras, Paulo Mendes Campos: Ser brotinho, Fábula eleitoral para crianças entre outras e Rubem Braga: Luto da família Silva, Os jornais entre outros.

A edição integra a Coleção para gostar de ler, num interessante intento de criar leitores e, por que não, escritores. A obra apresenta ainda a biografia de cada um dos cronistas.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Batman: o cavaleiro das trevas

Batman: o cavaleiro das trevas

Frank Miller

Editora Abril Cultural

São Paulo

1987

Tombo: 1097 

 

Batman: o cavaleiro das trevas, de Frank Miller, é um gibi de luxo, encadernado com a minissérie completa. Em história em quadrinhos, a obra conta a trajetória de Batman – o homem morcego, em ilustrações modernas, onde os heróis Batman e Robin enfrentam o Coringa.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

No sertão de Mato Grosso

No sertão de Mato Grosso

Ivan Engler de Almeida

Editora Brasil

São Paulo

19 ?

Tombo: 1958 

 

No sertão de Mato Grosso, de Ivan Engler de Almeida, é uma coleção de contos. Dentre os contos publicados estão: A fazenda Floresta Verde; Nasce uma sólida amizade; Do Sertão para São Paulo e Internos num colégio. A obra, além dos contos, traz atividades didáticas de interpretação de texto, vivência e vocabulário.

A edição é ilustrada com trabalhos de Mirtes Cristina Sada e contou com equipe de apoio de Janet Persuhn. Integra a coleção Paradidática.


terça-feira, 24 de maio de 2022

A chave mestra das riquezas

A chave mestra das riquezas

Napoleon Hill

Editora Record

Rio de Janeiro

1968

Tombo: 296 

 

A chave mestra das riquezas, de Napoleon Hill, é um livro ao estilo de autoajuda. A obra tem por interesse tratar de princípios, autodisciplina e objetivos entre outros assuntos no desiderato de se ter a chave para o bom viver. Como alega o editor: “filosofia do sucesso pessoal, baseada na fórmula de Andrew Carnigie para enriquecer”.

A edição tem tradução de Mário Guerreiro. 

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Civilização e pecado

Civilização e pecado

Konrad Lorenz

Editora Artenova

Rio de Janeiro

1974

Tombo: 475 

 

Civilização e pecado, de Konrad Lorenz, é um ensaio do autor premiado pelo Nobel de fisiologia e medicina, de 1973. A obra trata da superpopulação, devastação do meio-ambiente, degradação genética, ruptura da tradição e contágio da doutrinação. Aponta, assim, os oito erros capitais do homem moderno, na abordagem de seus estudos comportamentais individuais e sociais do ser humano.

A edição conta com tradução de Marina Colasanti

domingo, 22 de maio de 2022

A águia pousou

A águia pousou

Jack Higgins

Editora Record

Rio de Janeiro

1975

Tombo: 932 

 

A águia pousou, de Jack Higgins, é um romance do famoso escritor britânico falecido em 2022 que deu arranque aos demais de seus best sellers. Sua escrita envolve o mistério, ao estilo policial, de uma missão do comando alemão durante a II Guerra Mundial.

sábado, 21 de maio de 2022

Uma breve história do tempo

Uma breve história do tempo

Stephen William Hawking

Editora Rocco

Rio de Janeiro

1988

Tombo: 1033 

 

Uma breve história do tempo: do Big Bang aos buracos negros, de Stephen William Hawking, é um ensaio acerca de estudos astronômicos. É talvez a obra mais popular deste famoso estudioso da física, que propôs as teorias mais avançadas da cosmologia.

A edição conta com introdução preparada por Carl Sagan, com tradução de Maria Helena Torres.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Reflexões para melhorar o clima do Rio de Janeiro

Reflexões para melhorar o clima do Rio de Janeiro

Manuel Vieira da Silva

Editora Impressão Régia (Imprensa Nacional)

Rio de Janeiro

1808

Tombo: 1480 

 

Reflexões sobre alguns dos meios propostos por mais conducentes para melhorar o clima da cidade do Rio de Janeiro, de Manuel Vieira da Silva, é um ensaio com recomendações para a saúde pública do Rio de Janeiro no início do século XIX, evidenciando uma preocupação ambiental.

A edição é facsimilar de interessante obra do período de Regência de D. João no Brasil. 

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Pequenas criaturas

Pequenas criaturas

Rubem Fonseca

Editora Cia das Letras

São Paulo

2002

Tombo: 3347 

 

Pequenas criaturas, de Ruben Fonseca, é uma coletânea de contos do premiado contista, roteirista, romancista brasileiro. Rubem Fonseca foi agraciado com o Prêmio Camões e vários Jabutis. Esta edição é cortesia do editor no propósito de divulgação da coletânea. Assim, traz apenas um dos contos da referida coletânea de 30. O conto apresentado é “Começo”. 

quarta-feira, 18 de maio de 2022

A cura de Schopenhauer

A cura de Schopenhauer

Irving D. Yalom

Editora Agir

Rio de Janeiro

2005

Tombo: 2577 

 

A cura de Schopenhauer, de Irving D. Yalom, é um romance. Pela obra o autor reporta seus estudos e discussões com seus pacientes em tratamento ou consultas de psiquiatria. Trata-se de um best-seller. 

terça-feira, 17 de maio de 2022

Tomás Antônio Gonzaga: literatura comentada

Tomás Antônio Gonzaga: literatura comentada

Samira Youssef Campedelli

Editora Abril Cultural

São Paulo

1980

Tombo: 595 

 

Tomás Antônio Gonzaga: literatura comentada, de Samira Youssef Campedelli, é um manual didático para a interpretação da obra literária de Tomás Antônio Gonzaga, importante escritor do arcadismo da literatura brasileira. Na obra, a autora trata didaticamente da vida e obra do escritor árcade, apresentando trechos de sua obra com a respectiva análise. Dentre os textos selecionados: Marília de Dirceu.

A edição integra a coleção Literatura Comentada. 

segunda-feira, 16 de maio de 2022

O estudo analítico do poema

O estudo analítico do poema

Antônio Cândido

Editora FFLCH

São Paulo

198?

Tombo: 1827

 

 

O estudo analítico do poema, de Antônio Cândido, é um ensaio de teoria literária. A obra é um clássico de sua área, escrita por reconhecido estudioso do assunto. Ali o autor traça detalhes para a realização de análise de poemas de forma analítica, construindo importante ramo da teoria literária. Pela Teoria Grammont estuda rima, retórica, metáfora entre outros assuntos. Trata, também, da interpretação, dos fundamentos (rima, metro, sonoridade) da obra poética.

A edição é o volume II da obra e integra a coleção Terceira Leitura. 

domingo, 15 de maio de 2022

China para hipocondríacos

China para hipocondríacos

José Avejero

Editora Barcarolla

São Paulo

2004

Tombo: 2478 

 

China para hipocondríacos: uma aventura de Nanquim à Kunming, de José Avejero, é uma narrativa de viagem. Na obra, o autor relata sua viagem nos anos 1990, na China, de Nanquim à Kunming. A obra foi agraciada, em 1998, com o prêmio Grandes Viajeiros.

A edição é ilustrada e apresenta o roteiro da viagem assim como um capítulo com a cronologia da história da China. 

sábado, 14 de maio de 2022

A carne

A carne

Júlio Ribeiro

Editora Três Livros

São Paulo

1984

Tombo: 904 

 

A carne, de Júlio Ribeiro, é um romance. A obra inclui, além do romance, do texto “Seguida da polêmica entre Júlio Ribeiro e o Padre Senna Freitas, após a publicação de A Carne”. O enredo envolve a emancipação da mulher na sociedade e em especial no casamento, são abordados temas de separação, divórcio, o universo feminino, temas que não eram tratados de forma tão ampla na literatura da época. A obra chegou a ter a distribuição restrita. Seu enredo foi base, também, para produção cinematográfica. 

sexta-feira, 13 de maio de 2022

O cerrado de casaca

O cerrado de casaca

Manoel Mendes

Editora Thesaurus

Brasília

1995

Tombo: 1542 

 

O cerrado de casaca, de Manoel Mendes, é um livro de memórias da diplomacia e da história de Brasília. Na obra, o autor trata da instalação das embaixadas em Brasília, transferindo-se da antiga capital, Rio de Janeiro, a construção dos edifícios, os eventos e a vida diplomática de Brasília. A obra está dividida em três parte: I – A mudança do Itamaraty, em que o autor reporta os primeiros anos de Brasília de 1960 a 1974; II – mudança das embaixadas; e III – Miscelânea com capítulos ilustrados com fotografias do período tratado.

A obra tem valor sui generis, eis que se trata de memórias do autor dos fatos e eventos que participou desde 1957, em Brasília, observando de perto o mundo diplomático daquela capital. 

quinta-feira, 12 de maio de 2022

O tronco do ipê

O tronco do ipê

José de Alencar

Editora Saraiva

São Paulo

197 ?

Tombo: 164 

 

O tronco do ipê, de José de Alencar, é um romance de destaque da literatura brasileira. Sua leitura era exigida nos currículos escolares e exames vestibulares. No contexto da crise das plantações cafeeiras no Rio de Janeiro, no século XIX, o enredo envolve o namoro de um casal, em que o moço tem dúvidas acerca do assassinato de seu pai, julgando ser o futuro sogro o assassino. 

quarta-feira, 11 de maio de 2022

No mistério do sexo

No mistério do sexo

Roberto de Alencar

Editora Prelúdio

São Paulo

1965

Tombo: 1367 

 

No mistério do sexo, de Roberto de Alencar, é um livro de autoajuda ao tom de um ensaio. Na obra, o autor aborda o sexo pelo lado religioso e casto, mas com intuito de desvendá-lo de forma útil ao leitor.

terça-feira, 10 de maio de 2022

A relíquia

A relíquia

Eça de Queiroz

Editora Ediouro

Rio de Janeiro

1998

Tombo: 2057

 

 

A relíquia, de Eça de Queiroz, é um romance do importante escrito português. O enredo conta a história de um jovem que quer viver a vida com muitos amores e prazeres, entretanto, enfrenta sua parente extremamente religiosa e contra o que é mundano.

A edição conta com Introdução de Augusto Pissarra e integra a coleção Prestígio.

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Sermões da Quarta-Feira de Cinzas

Sermões da Quarta-Feira de Cinzas

Antônio Vieira

Editora Ediouro

Rio de Janeiro

1997

Tombo: 2060 

 

Sermões da Quarta-Feira de Cinzas, de Antônio Vieira, é uma coletânea de três dos famosos sermões do Padre Vieira. Dois dos sermões foram pregados, em Roma, na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, em 1672 e outro em 1673. O terceiro sermão é o que foi escrito para ser pregado na Capela Real.

A edição conta com Nota Introdutória de Maria Ângela Villela. A edição integra a coleção Prestígio.

domingo, 8 de maio de 2022

As mulheres de mantilha

As mulheres de mantilha

Joaquim Manoel de Macedo

Editora Edições de Ouro

Rio de Janeiro

197?

Tombo: 128 

 

As mulheres de mantilha, de Joaquim Manuel de Macedo, é um romance histórico do famoso escritor fundador do romantismo no Brasil. É um romance que retrata o Rio de Janeiro, no final do século XIX. O título se refere à vestimenta comum à época (em especial na cidade de São Paulo) das mulheres puritanas, entretanto, sem muita referência no romance. Há, contudo, passagem em que estudante se disfarça com uma mantilha para passar incógnito.

A edição conta com introdução, biografia do autor e notas de M Cavalcanti Proença e ilustração de Percy Lau.

sábado, 7 de maio de 2022

Ressureição

Ressurreição

Machado de Assis

Editora Edições de Ouro

Rio de Janeiro

1998?

Tombo: 2058 

 

Ressureição, de Machado de Assis, é um romance, tido como o primeiro deste famoso escritor brasileiro. O enredo envolve a história de um solteirão convicto que vê seu amor renascer por uma viúva.

A edição traz advertência escrita pelo autor a respeito das edições feitas. Fato que enriquece o valor da obra. A edição conta ainda com biografia do autor preparada por M. Cavalcanti Proença e introdução e notas de Afrânio Coutinho. A edição integra a coleção Prestígio.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Eco lógico

Eco Lógico

Walmir Cedotti

Editora Massao Ohno

São Paulo

1990

Tombo: 1186 

 

Eco lógico, de Walmir Cedotti, é uma coletânea de poesias. O autor apresenta seus poemas, no estilo Haikais (também conhecidos como haiku). Entre eles, há muitos interessantes como:

“Contra stress, Straus.”

A edição é ilustrada com detalhes orientais ao estilo japonês: Sumiê.