terça-feira, 30 de março de 2021

Viagem de um naturalista ao redor do mundo


Viagem de um naturalista ao redor do mundo

Charles Darwin

Editora Abril Cultural

São Paulo

1972?

Tombo: 70 

 

Viagem de um naturalista ao redor do mundo, de Charles Darwin, é a narrativa de viagem do autor em suas expedições ao redor do mundo que lhe deram subsídios para sua teoria da evolução dos seres vivos na Terra. Em verdade, esta edição apresenta apenas trechos escolhidos e com tradução de J. Carvalho.

A edição é constituída das capas dos fascículos da obra “O mundo em que vivemos”, que eram vendidos semanalmente em bancas de jornais.

Como funciona: enciclopédia de ciência e técnica


Como funciona: enciclopédia de ciência e técnica

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1974

Tombo: 79 

 

Como funciona, da Editora Abril Cultural, é uma enciclopédia de ciência e de técnica, com verbetes dedicados a tratar de aparelhos, equipamentos, máquinas detalhando seu funcionamento. A obra é fartamente ilustrada para demonstrar os detalhes que são tratados no texto. A obra tem valor histórico, eis que trata de alguns equipamentos que se tornaram obsoletos desde sua publicação nos anos 1974-75.

segunda-feira, 29 de março de 2021

Enciclopédia do estudante


Enciclopédia do estudante

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1973

Tombo: 306 

 

Enciclopédia do estudante, da Editora Abril Cultural, é uma enciclopédia razoavelmente abrangente, entretanto, com verbetes bastante sumários e objetivos. Sua abordagem visa esclarecer ao jovem estudante dos cursos do ensino fundamental e médio informações rápidas acerca de temas próprios do currículo desses cursos.

A enciclopédia é composta de 18 volumes, sendo que 17 deles são dedicados aos verbetes e o último volume ao atlas, guia profissional e índices. O guia profissional, em termos históricos, revela a visão profissional do momento de sua publicação.

domingo, 28 de março de 2021

Vida: um guia de autossuficiência


Vida: um guia de autossuficiência

 

Editora Três

São Paulo

1985

Tombo: 834 

 

Vida: um guia de autossuficiência, da Editora Três, é uma enciclopédia que apresenta artigos para a autossuficiência da vida humana, trazendo “explicações detalhadas de como criar, cultivar, fazer, fabricar, construir e preservar”. Essas ações aparecem em capítulos intercalados intitulados: Cultive, por exemplo: agrião e outros produtos de horta; em Crie: explicações para criação de codornas, coelhos etc.; em Construa: bebedouros etc.; Faça: cestos de vime e outros artesanatos; Fabrique: açúcar; Aprenda: passo a passo para tosquiar etc.

A enciclopédia é composta de 6 volumes.

sábado, 27 de março de 2021

Como fazer cerveja


Como fazer cerveja

 

Editora Três

São Paulo

1985

Tombo: 3240 

 

Como fazer cerveja, da Biblioteca Vida: um guia de autossuficiência, é uma obra enciclopédica com artigos sobre a bebida que tem fãs por todo mundo. Os artigos estão inseridos em partes intituladas: cerveja; glossário; como fazer cerveja; a cerveja no Brasil; cerveja até na Arca de Noé e a Cerveja na América.

Essa edição é um volume especial que integra as edições de Vida: um guia de autossuficiência. 

sexta-feira, 26 de março de 2021

Cinquentenário Disney


Cinquentenário Disney

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1973

Tombo: 75 

 

Cinquentenário Disney, da Editora Abril, é uma edição de revistas de história em quadrinhos comemorativa aos 50 anos das criações de Walt Disney. O autor, Disney, aparece em quadrinhos falando de suas criações e personagens, intercalando histórias em quadrinhos históricas.

Esta é a edição especial do Almanaque Disney, apresentada como edição comemorativa do gibi Mickey. A edição é histórica para os amantes do HQ.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Eletrônica: passo a passo


Eletrônica: passo a passo

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1983

Tombo: 804 

 

Eletrônica passo a passo, da Editora Abril Cultural, é uma enciclopédia dedicada a artigos acerca da eletrônica, abordando componentes, instrumentalização e montagem. Essas abordagens intercalam-se por toda a enciclopédia com artigos a elas afetos, tratando, por exemplo, em componentes: estudos sobre os transistores; em instrumentalização: o voltímetro; e em montagem: o passo a passo para criação de um rádio transmissor.

A obra é composta de 4 volumes.

quarta-feira, 24 de março de 2021

Medicina e saúde: guia prático


Medicina e saúde: guia prático

Robert E. Rothenberg

Editora Abril Cultural

São Paulo

1979

Tombo: 499 

 

Medicina e saúde: guia prático, de Robert E. Rothenberg, é uma obra enciclopédica que cuida de temas específicos da medicina em verbetes organizados. A obra foi construída por um especialista da área.

Esta é a 6ª edição, está divindade em 4 volumes e contou com a tradução de Marisis Aranha Camargo.

terça-feira, 23 de março de 2021

Medicina e saúde: enciclopédia ilustrada


Medicina e saúde: enciclopédia ilustrada

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1979

Tombo: 500 

 

Medicina e saúde, da Editora Abril Cultural, é uma enciclopédia ilustrada dedicada a matérias da saúde humana. Sem apresentar verbetes propriamente, a enciclopédia está dividida em diferentes assuntos de medicina, tratados em separatas que se intercalam por toda a enciclopédia: anatomia, medicina interna, patologia, cirurgia, fisiologia, dietética e as especialidades médicas.

Esta edição está divindade em 6 volumes.

segunda-feira, 22 de março de 2021

Grandes personagens da história universal


Grandes personagens da história universal

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

1978

Tombo: 447 

 

Grandes personagens da história universal da Abril Cultural, é uma enciclopédia dedicada a tratar de personalidades históricas que se destacaram na História Universal. Estão ali biografias desde chefes de clãs da Antiguidade, Buda até a rainha Vitória. A enciclopédia é composta de 4 volumes, com verbetes dos biografados e uma introdução onde se discute a designação das personalidades como “grandes”.

domingo, 21 de março de 2021

Dragões da independência: fotografias


Dragões da independência: fotografias

Renato Assis e Paulo Bertran

Editora Instituto Takano

Brasília

2002

Tombo: 3239 

 

Dragões da independência é um livro de arte com fotografias de Renato Assis e texto de Paulo Bertran. O livro apresenta fotografias de momentos da tradicional guarda de honra da Presidência da República brasileira. São cliques e instantâneos feitos em Brasília e em Pirenópolis (GO), da rotina do referido Regimento de Cavalaria de Guarda que embelezam as fotos com seus destacados uniformes e cavalos.

Na obra, Paulo Bertran, valendo-se de estudos de Gustavo Barroso, tece brevemente a história do Corpo de Dragões militares, uma incomum figura: “O soldado dragão surgiu no Exército Romano. Atravessou a Idade Média na frequente heráldica dos escudos dragonados e apareceu, ainda nos tempos modernos, como símbolo das Casas Ducais dos Bragança portugueses e dos Príncipes de Gales da Inglaterra, ambos presumidos candidatos ao trono de seus países.

Segundo a historiografia contemporânea o soldado dragão romano foi ressuscitado em 1554 pelo Marechal de Cossé-Brizac, organizador dos exércitos de Gustavo Adolfo, da Suécia, aparentemente ainda mantendo o formato dos últimos dragões romanos: a pé e a cavalo.

[No Brasil,] É possível que os primeiros corpos de dragões tenham surgido cerca de 1670, após a guerra holandesa, em Pernambuco, ainda a pé e os oficiais, certamente, a cavalo.

No decorrer dos últimos 180 anos, o primeiro regimento de cavalaria esteve presente nos principais eventos militares do país e foi sobremodo um corpo politicamente prestigiado, próximo ao poder central.

A respeito é importante lembrar que os dragões também aparecem na bandeira da dinastia chinesa Qing, contemporânea dos Braganças.

sábado, 20 de março de 2021

Essa história está diferente: dez contos para canções de Chico Buarque


Essa história está diferente: dez contos para canções de Chico Buarque

Ronaldo Bressane (org.)

Editora Companhia das letras

São Paulo

2010

Tombo: 3231 

 

Essa história está diferente: dez contos para canções de Chico Buarque, organizada por Ronaldo Bressane, é uma coletânea de contos de vários autores convidados a escrever com inspiração em uma das músicas de Chico Buarque. A ideia de concepção da obra é inusitada e funcionou bem. Constam ali os contos:1 - O direito de ler enquanto se janta sozinho, de Alan Pauls, sobre a letra da canção ela faz cinema; 2 - Lodaçal, de André Sant’anna, com base na canção Brejo da cruz; 3 - Carioca, de Cadão Volpato, inspirado na canção de mesmo nome: Carioca; 4 - Entrelaces, por Carola Saavedra, inspirada na canção Mil perdões; 5 - A calça branca, por João Gilberto Noll; 6 - Feijoada completa, de Luís Fernando Veríssimo, também baseada na canção de mesmo nome; 7 - Os fantasmas do massagista, de Mário Bellatin, com inspiração na música Construção; 8 - Olhos nus: olhos, de Mia Couto, baseado na canção Olhos nos olhos, deixando claro o gosto do escritor moçambicano por trocadilhos de linguagem; 9 - A mulher dos meus sonhos e outros sonhos, de Rodrigo Fresán, sobre a canção Outros sonhos; e 10 - Um corte de cetim, de Xico Sá, com inspiração na canção: Folhetim.

A edição apresenta ainda um apartado com dados sobre os contistas.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Clube do coleccionador



Clube do coleccionador

 

Editora CTT

Lisboa

2011

Tombo: 3238 

 

Clube do coleccionador é o periódico semestral do Clube do colecionador dos Correios, de Portugal, CTT. Nesta edição número 2, do ano XXVI, julho/dezembro 2011, há destaque para o artigo Tudo isto é fado, de Sara Pereira, diretora do Museu do Fado. Completa a edição, outros artigos: Coleccionar caixas de fósforos: uma visita ao Museu dos fósforos, em Tomar; Celebrar a vida e a obra de Fernão Mendes Pinto; A saga dos portugueses na Rússia; Uma história da arqueologia portuguesa; Os transportes públicos em Portugal; Os 500 anos de relações diplomáticas entre Portugal e Tailândia celebrados em selo; Bordados tradicionais portugueses; Quintas da Madeira; e Patrimônio Baleeiro dos Açores. 

quinta-feira, 18 de março de 2021

Postais - Revista do Museu Correios - 8


Postais – Revista do Museu Correios - 8

Museu Correios

Editora Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Brasília

2017

Tombo: 3233

 

Postais – Revista do Museu Correios - 8, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, é um periódico do Museu Correios que tem por missão divulgar artigos correlatos às atividades do museu e dos meios de comunicação a ele afetos. Nesta edição de número 8, o periódico apresenta os artigos: O serviço meteorológico dos telégrafos, por Miguel Angelo de Oliveira Santiago; O selo postal: entre o documento e o monumento, por Wilson de Oliveira Neto; e Cartas da FEB: entre a saudade e a guerra, por Marcos Moretzsohn Renault Coelho, Maria Vitória Lima Honzák e Silmara Küster de Paula Carvalho, com a transcrição de cartas e as biografias de alguns expedicionários. 

quarta-feira, 17 de março de 2021

Postais - Revista do Museu Correios - 3

Postais – Revista do Museu Correios - 3

Museu Correios

Editora Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Brasília

2014

Tombo: 3232

 

Postais – revista do Museu Correios - 3, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, é um periódico do Museu Correios que tem por missão divulgar artigos correlatos às atividades do museu e dos meios de comunicação a ele afetos. Nesta edição de número 3, o periódico apresenta um dossiê específico sobre o cartão-postal, com três artigos de José Carlos Daltozo, Xênia Soares da Silva e Luzia Maria Matos Ventura. Há ainda outros 6 artigos tratando de temas da história, museologia, artes etc.

terça-feira, 16 de março de 2021

Aproximando pessoas


Aproximando pessoas

José Santos e Marcus Aurelius Pimenta

Editora Museu da Pessoa

São Paulo

2013

Tombo: 3237 

 

Aproximando pessoas, de José Santos, é um almanaque do Museu da Pessoa que tem o escopo de apresentar narrativas de brasileiros de diferentes origens e condições sociais: famosos e anônimos, mas que têm histórias para contar. O Museu da Pessoa atua para registrar, preservar e disseminar essas narrativas. Com patrocínio dos Correios, o almanaque, por essas narrativas, aborda conexões com pessoas espalhados pelos rincões do Brasil, famosos ou não. Em cada um dos capítulos/pessoas apresentadas, o almanaque faz constar uma ligação de pessoas através dos correios, cartas, selos, carteiros etc.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Brasil Guiné Bissau: olhares cruzados pela identidade

Brasil Guiné Bissau: olhares cruzados pela identidade: Recife-Bissau, Amazônia-Bijagós

Dirce Carrion, Luigi Scatamburlo e Respício da Silva

Editora Reflexo

São Paulo

2010

Tombo: 3236

 

Brasil Guiné Bissau: olhares cruzados pela identidade Recife-Bissau, Amazônia-Bijagós, com a coordenação editorial de Dirce Carrion, é relatório do projeto Olhares Cruzados. Pelo trabalho, apresenta-se a relação geográfica física e humana existente entre o Brasil e Guiné-Bissau, mais especificamente, das cidades litorâneas de Recife e de Bissau, assim como das regiões de águas da Amazônia, no Brasil, e do arquipélago de Bijagós, em Guiné-Bissau. A edição apresenta texto em português e sua versão para o criolo, preparada por Luigi Scatamburlo e Respício da Silva. Em termos humanos, a edição além de trazer várias fotografias, apresenta a biografia de pessoas comuns que integram as comunidades dessas cidades e regiões.

domingo, 14 de março de 2021

Museu arquidiocesano Dom Ranulpho


Museu arquidiocesano Dom Ranulpho

Cármen Lúcia Dantas e Solange Maria Bezerra de Oliveira

Editora Caleidoscópio

Recife

2009

Tombo: 3235 

 

Museu arquidiocesano Dom Ranulpho, sob a organização de Cármen Lúcia Dantas, é um catálogo fotográfico do acervo do museu, que tem sede em Marechal Deodoro, em Alagoas. Sob a curadoria de Cármen e a produção executiva de Solange de Oliveira, o fotógrafo, Celso Brandão, expõe seus cliques sobre o acerco museológico, revelando detalhes de trabalhos coloniais de temática religiosa: pinturas, estátuas, peças de madeira, tecido, prata e outros metais.

sábado, 13 de março de 2021

Pepino e farofa: crônicas


Pepino e farofa: crônicas

Roberto Klotz

Editora LGE

Brasília

2009

Tombo: 3234 

 

Pepino e farofa: crônicas, de Roberto Klotz, é uma coletânea de crônicas que tratam das aventuras culinárias e bem humoradas do autor. Suas aventuras culinárias não fazem da obra um livro de receitas, mas sim um conjunto de narrativas bem humoradas com pequenas histórias que, de alguma forma, têm vínculo com a arte do bem comer e da culinária. Seu texto é cativante e atraente. A cada crônica, o autor insere uma nota de rodapé que se aproveita de ditos populares para os transformar em paródias com a arte culinária. É interessante.

sexta-feira, 12 de março de 2021

Direito e legislação: introdução ao direito


Direito e legislação: introdução ao direito

Gilberto Vieira Cotrim

Editora Saraiva

São Paulo

1989

Tombo: 958 

 

Direito e legislação: introdução ao direito, de Gilberto Vieira Cotrim, é um compêndio básico de direito, apresentando as noções elementares da ciência do direito com seus diversos ramos. A obra de Cotrim é útil para uma consulta rápida acerca de vários pontos do direito de forma objetiva e direta, por essa razão é material didático para o ensino de disciplinas relacionadas às noções de direito em cursos de matérias correlatas, como a economia, sociologia, turismo etc.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Vocabulário tupi-guarani português


Vocabulário Tupi-Guarani Português

Silveira Bueno

Editora BED Brasilivros

Londres

1982

Tombo: não há 

 

Vocabulário Tupi-Guarani Português, de Silveira Bueno, é um repositório de termos da língua tupi-guarani e seu correlato em português. A obra além de apresentar extenso e interessante vocabulário – sem se constituir em um dicionário propriamente – apresenta, também, alguns esclarecimentos da língua em referência.

A edição é a quinta e conta com ampliação e revisão.

quarta-feira, 10 de março de 2021

Curso de direito constitucional positivo


Curso de direito constitucional positivo

José Afonso da Silva

Editora Malheiros

São Paulo

1993

Tombo: 2300 

 

Curso de direito constitucional positivo, de José Afonso da Silva, é um manual de direito que trata da constituição como base fundamental do direito positivo. Seu conteúdo é de interesse para preparação para concursos públicos.

terça-feira, 9 de março de 2021

Lições preliminares de direito


Lições preliminares de direito

Miguel Reale

Editora Saraiva

São Paulo

1983

Tombo: 728 

 

Lições preliminares de direito, de Miguel Reale, é um cânone do direito, no Brasil. Nesta obra, o autor expõe sua teoria tridimensional do direito, evidenciando o direito como uma ciência propriamente humana. A guia central é a filosofia do direito, apresentando as linhas gerais da introdução ao estudo das ciências jurídicas, das normas de direito, de suas fontes e hermenêutica. Uma obra para especialistas, mas também útil para qualquer leigo. Um estudo interessantíssimo.

A edição é anterior as reformas jurídicas ocorridas no Brasil (Constituição de 1988 e Código Civil de 2002), entretanto, por ser uma teoria do direito geral, continua válida e atual.

segunda-feira, 8 de março de 2021

Instituições de direito público e privado


Instituições de direito público e privado

Ruy Rabello Pinho e Amauri Mascaro Nascimento

Editora Atlas

São Paulo

1999

Tombo: 2485 

 

Instituições de direito público e privado: introdução ao estudo do direito e noções de ética profissional, de Ruy Rabello Pinho e Amauri Mascaro Nascimento, é um ensaio de direito com os elementos fundamentais da ciência e da ética. Um trabalho de profundo estudo da filosofia aplicada ao direito e aos agentes que labutam com os atos, fatos e negócios jurídicos.

domingo, 7 de março de 2021

Código comercial brasileiro


Código comercial brasileiro

 

Editora Atlas

São Paulo

1983

Tombo: 774 

 

Código comercial brasileiro é o compêndio de direito que congrega a lei que regulava o direito comercial brasileiro e outras leis abundantes a respeito da matéria. A edição, embora tenha sido muito útil por anos a fio, hoje tem valor histórico, eis que boa parte do código foi revogado e alterado inclusive pelo novo código civil.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Código Civil Brasileiro


Código Civil Brasileiro

 

Editora Saraiva

São Paulo

1983

Tombo: 727 

 

Código Civil Brasileiro, conforme se encontra em vigor (em 1983) é a lei brasileira que regulava a generalidade dos direitos civis à data de sua publicação, em 1983. A edição tem valor histórico, eis que nesta data, já se encontra em vigor, no Brasil, um novo código civil. A obra além do texto base, trazia a lei de introdução ao código civil e a legislação completar da matéria. 

Economia brasileira

Economia Brasileira

Antônio Correa de Lacerda, João Ildebrando Bacchi, José Márcio Rego, Maria Angélica Borges, Rosa Maria Marques

Editora Saraiva

São Paulo

2000

Tombo: 2488 

 

Economia Brasileira, de Antônio Correa de Lacerda, João Ildebrando Bacchi, José Márcio Rego, Maria Angélica Borges e Rosa Maria Marques, é um manual didático sobre a economia brasileira dedicado aos cursos de economia, direito e preparatórios para concursos. 

quinta-feira, 4 de março de 2021

Curso de direito romano


Curso de Direito Romano

José Cretella Júnior

Editora Forense

Rio de Janeiro

1980

Tombo: 729 

 

Curso de Direito Romano, de José Cretella Júnior, é o tradicional manual de estudo de direito romano, em especial, em São Paulo. O trabalho é bastante completo, traz todo o histórico da estruturação do Direito no mundo ocidental, apresentando os documentos e as doutrinas basilares do direito romano que dão origem a ciência dogmática do direito moderno.

quarta-feira, 3 de março de 2021

Aprenda sozinho japonês


Aprenda sozinho japonês

C. J. Dunn e S. Yanada

Editora Livraria Pioneira

São Paulo

1961

Tombo: 198 

 

Aprenda sozinho japonês, de C. J. Dunn e S. Yanada, é um livro didático de aprendizagem de língua estrangeira, no caso o japonês. A concepção original da obra não é propriamente dirigida ao público brasileiro. Nesta edição tem-se uma adaptação para o caso com tradução preparada por Milton Campana. Seu método é conversacional, com descrição fonética em alfabeto latino. Tem o mérito por viabilizar as primeiras noções de contato com a língua japonesa.

Neste exemplar, consta nota de que o filho do proprietário se fez acompanhar desta edição em sua viagem ao Japão em 1999.

terça-feira, 2 de março de 2021

Português gramática ilustrada


Português gramática ilustrada

Hildebrando Afonso de André

Editora Moderna

São Paulo

1974

Tombo: 1727 

 

Português gramática ilustrada, de Hildebrando Afonso André, é um manual gramatical da língua portuguesa. A obra foi construída no conceito do desenvolvimento do método didático do autor que por toda a vida lecionou e chegou a dar aulas nos cursos preparatórios do Colégio Anglo. Ali criou o laboratório de redação – germe dos cursos de escrita criativa. Sua dinâmica didática é o porquê de este livro apresentar a gramática ilustrada.

segunda-feira, 1 de março de 2021

Life with the Taylors


Life with the Taylors

James H. McGillivray e Helen Aschenbacker Szokoli

Editora ao Livro Técnico

Rio de Janeiro

1974

Tombo: 257 

 

Life with the Taylors: conversational narrative and exercises in American English, de McGillivray e Szokoli, é um livro didático de aprendizagem de língua estrangeira, no caso, o inglês da vertente dos Estados Unidos da América. A obra se utiliza do método de conversação com aplicação de exercícios de compreensão e outros gramaticais. O ensino da língua inglesa, neste trabalho, é feito com base no cotidiano de uma família americana numa narrativa que vai introduzindo novo vocabulário e o uso adequado da língua nas situações bastante próximas do real. Um livro que atinge os seus objetivos mesmo de forma autônoma sem professor.