domingo, 28 de fevereiro de 2021

TD OSPB

Trabalho dirigido de organização social e política do Brasil: com estudos brasileiros

Elian Alabi Lucci

Editora Saraiva

São Paulo

1977

Tombo: 283 

 

Trabalho dirigido de organização social e política do Brasil: com estudos brasileiros, de Elian Alabi Lucci, é um livro didático da disciplina que ficou conhecida pela sua sigla: OSPB e que era obrigatória do currículo do ensino médio nos anos 1970. A obra traz a estrutura política brasileira da época com informações relevantes acerca da cidadania, direitos e deveres, legislação e traça a discussão de uma série de questões afrentadas pelo povo brasileiro no contexto do desenvolvimento de diferentes áreas de ação governamental.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Ganz leicht ist es nicht


Ganz leicht ist es nicht,…

Irene Teodora, Helena Aron, Heidrun Bruckner e Ruth Mayer

Editora Pedagógica e Universitária -EPU

São Paulo

1977

Tombo: 404 

 

Ganz leicht ist es nicht, ..., de Teodora, Aron, Bruckner e Mayer, é o livro texto do curso de alemão da Televisão Cultura. A obra, dedicada ao público brasileiro, que acompanhava as aulas televisivas de alemão, foi concebida para o método audiovisual muito comum na década de 1970. E teve uma boa recepção pelo alunado. Com diálogos escritos, explicações gramaticais e exercícios, o livro texto complementava as aulas televisivas com maestria.

A edição contou com a colaboração do Instituto Goethe, de São Paulo, a Fundação Padre Anchieta e o Centro Paulista de Rádio e Televisão Educativa.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Guia completo do mercado de ações


Guia completo do mercado de ações

Comitê de divulgação do mercado de capitais

Editora CODIMEC

São Paulo

1989

Tombo: 1160

 

Guia completo do mercado de ações, da CODIMEC, é um manual que tem o interesse em divulgar o funcionamento do mercado de capitais, em especial, o de ações, para o público em geral. O manual traz informações básicas do mercado, com descrição dos títulos negociados e das empresas listadas nas bolsas de valores. A publicação, embora hoje seja de interesse histórico, atendia com perfeição a missão do Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais (CODIMEC). 

Esta é a nossa história: atualidade Brasil República


Esta é a nossa história: atualidade Brasil República

Sonia Pacheco

Editora Ouro Preto

São Paulo

1969

Tombo: 2544 

 

Esta é a nossa história: atualidade Brasil República, de Sônia Pacheco, é um livro didático da história da república brasileira dedicada ao público infanto-juvenil dos anos 1960. No contexto da época, a história ali é apresentada sob a forma de diálogos e expõe os acontecimentos da república, dando ênfase ao progresso e às riquezas nacionais, destacando, neste particular, a exploração do petróleo.

Lei de introdução ao código civil brasileiro interpretada


Lei de introdução ao Código Civil Brasileiro interpretada

Maria Helena Diniz

Editora Saraiva

São Paulo

1994

Tombo: 1537 

 

Lei de introdução ao código civil brasileira interpretada, de Maria Helena Diniz, é um manual de direito de grande utilidade para a interpretação da lei de introdução ao código civil brasileiro. Os trabalhos de Maria Helena Diniz sempre se destacam pela excelência e coerência na estruturação do saber jurídico e, nesta obra em particular, a autora registra ensinamentos basilares e aplicáveis a matéria em questão, que é a própria base do direito brasileiro e de seu ordenamento jurídico.

Embora a Lei de introdução ao código civil foi revogada, a doutrina traçada pela autora ainda é basilar para a compreensão e interpretação do direito brasileiro. 

Auto da feira

Auto da feira

Gil Vicente

Editora Arnado

Coimbra

1994?

Tombo: 1924 

 

Auto da feira, de Gil Vicente, é mais um trabalho de dramaturgia do afamado autor português do século XVI. Esta peça de teatro trata do comércio, eis por que auto da feira, e tem como personagem Mercúrio, o deus do comércio, contracenando com vários outros personagens como, por exemplo, o diabo. No contexto da obra geral de Gil Vicente, o Auto da Feira é tido como uma obra de devoção, com a fala de cada um dos personagens em récitas de versos rimados.

Manual UQBAR de securitização: um glossário de termos


Manual UQBAR de securitização: um glossário de termos

Adriane Cabral da Silva Porto e Enrico Jucá Bentivegna

Editora UQBAR

Rio de Janeiro

2006

Tombo: 2394 

 

Manual UQBAR de securitização: um glossário de termos, de Adriane Cabral da Silva Porto e Enrico Jucá Bentivegna, é um depositório de termos utilizados, particularmente, nos negócios jurídicos envolvidos com o mercado de capitais e financeiros. Muitos dos termos são ou derivam do léxico anglo-saxão e por isso distintos dos significados comuns ao português. A obra auxilia os agentes atuantes nessa área e revela o conhecimento específico dos autores. Enrico Jucá Bentivegna tem labutado na área com abordagem jurídica e participou de importantes operações internacionais desse importante mercado. A UQBAR, por sua vez, é uma empresa dedicada às operações estruturadas, promovendo formação educacional e a publicação de trabalhos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

La magia de ser tú mismo

La magia de ser tú mismo: el despertar de tu propia conciencia

OSHO

Editora Grijalbo

México

2010?

Tombo: não há 

 

La magia de ser tú mismo: el despertar de tu propia conciencia, de OSHO, é uma obra de autoajuda que trata da filosofia de viver e da religiosidade. OSHO, designação adotada por Chandra Mohan Jain, o famoso guru indiano, fundador do Movimento Rajneesh, que tem uma vasta obra literária, tratando da religiosidade e da filosofia, num contexto e abordagem de autoajuda. Estão presentes nesta obra, a sua polêmica escrita crítica aos ensinamentos religiosos tradicionais, como o cristianismo, o hinduísmo e, até mesmo, os pensamentos de Mahatma Gandhi. Pelas frases que compõem o índice desta obra, observa-se o interesse crítico em desconstruir a figura cristã e Jesus Cristo: Jesús, el único hijo olvidado de Dios; ou Um Dios, um mensajero, um libro, uma gran mentira; ou Jesús: el único Salvador que casi se salvo. A magia consiste, em princípio, engolir o ego. A obra é controversa assim como o autor, mas traz um olhar diverso para os assuntos que aborda.

A obra contou com a tradução preparada por Esperanza Moriones.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Terra sonâmbula

Terra sonâmbula

Mia Couto

Editora Companhia das Letras

São Paulo

2007

Tombo: 2393 

 

Terra sonâmbula, de Mia Couto, publicado originalmente em 1992, é o primeiro romance desse premiado escritor moçambicano. Já nesse romance estão presentes todas as características de sua escrita tão particular. Mia Couto utiliza a língua portuguesa com extrema graça aplicando o modo africano de fala, valendo-se do léxico corrente em Moçambique, trazendo para sua obra termos locais cheios de significado, que vão sendo, então, incorporados ao universo literário da língua portuguesa. O autor, em sua linguagem, utiliza inúmeros trocadilhos, que alteram os ditos mais populares dando-lhe um novo sentido filosófico. No enredo de Terra Sonâmbula, as histórias de vida de uma série de personagens são reveladas no cenário da guerra civil que assolou o país no pós-independência. O protagonista, abrigado em um veículo bombardeado, descobre, entre os pertences das vítimas daquele transporte coletivo, cadernos (cadernos de Kindzu) em cuja leitura vai-se revelando uma história não só de pessoas, mas de um país que quer a paz.

O exemplar tem autógrafo do autor, colhido na Feira Literária Internacional de Paraty.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Receitas no relógio


Receitas no relógio

Cozinha Nestlé

Editora Cozinha Nestlé

São Paulo

2010?

Tombo: 3230

 

Receitas no relógio com creme de leite Nestlé, da Cozinha Nestlé, é um livrinho de receitas com o propósito de apresentar receitas que têm o preparo determinado em até 10 minutos ou até 30 ou até 50 minutos. Todas as receitas têm como ingrediente básico o creme de leite, resultando em doces ou salgados preparados de olho no tempo que o leitor tem para prepará-las.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Doceria moça

Doceria Moça

 

Editora Cozinha Nestlé

São Paulo

2010?

Tombo: 3229

 

Doceria Moça, da Cozinha Nestlé, é um livrinho de receitas de preparo rápido e prático. Constam ali receitas para sobremesas, festas, café da manhã e lanches. Todas as receitas têm como ingrediente comum o Leite Moça e, por isso, se apresenta como uma “doceria” de vários tipos de doces dos mais fáceis aos mais elaborados.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Hans Christian Andersen


Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen

Editora Melhoramentos

São Paulo

2013

Tombo: 3228 

 

Hans Christian Andersen (edição comemorativa 200 anos) é um livro de celebração dessa grande figura da literatura infantojuvenil. Nesta edição de lindas ilustrações, estão os contos: O criador de porcos, O patinho feio, O sapo e O soldadinho de chumbo de Hans Christian Andersen, vertidos para o português com seus textos integrais por Antônio Carlos Vilela. As ilustrações são de François Crozat, Marlee Alex, Ruth Inholf e Tiziana Gironi. No enredo desses contos, tão conhecidos e traduzidos para mais de 100 idiomas, estão toda a espiritualidade do autor no trato com o imaginário e mundo infantil. Suas histórias têm o dom de educar moralmente o leitor, ensinando a reconhecer a verdadeira natureza das pessoas, como em O criador de porcos; ou a percepção do diferente e sua incompreensão, como em O patinho feio; ou a reconhecer que o mais importante é ser o que somos e não o que possuímos, como em O sapo; ou o triunfo do amor verdadeiro, como em O soldadinho de chumbo.

Uma merecida edição comemorativa. 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Um rio chamado tempo, uma casa chamada Terra



Um rio chamado tempo, uma casa chamada Terra

Mia Couto

Editora Companhia das Letras

São Paulo

2003

Tombo: 2366 

 

Um rio chamado tempo, uma casa chamada Terra, de Mia Couto, é mais um romance desse autor moçambicano que ensina seus leitores a conhecer as magias da África e até a ter saudades de lá sem nunca lá ter estado. O enredo conta a história do retorno de Mariano à terra natal para as cerimônias fúnebres de seu avô. Nesse retorno, o jovem estudante descobre uma outra história de seu país, de sua família e de si mesmo. Esta obra de Mia Couto também foi transformada em filme cinematográfico.

O exemplar conta com autógrafo do autor, colhido na Feira Literária Internacional de Paraty.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

A varanda do frangipani


A varanda do frangipani

Mia Couto

Editora Companhia das Letras

São Paulo

2007

Tombo: 2392 

 

A varanda do frangipani, de Mia Couto, é o segundo romance do premiado autor moçambicano, publicado originalmente em 1996. O enredo é narrado por um espírito inconformado com suas cerimônias fúnebres e que vem a ser considerado herói das guerras que se seguiram à independência de Moçambique. Avesso às honrarias heroicas, as angústias do personagem só se resolverão com a tomada de um novo corpo para remorrer e conseguir um novo descanso eterno numa cerimônia tradicional. 

O exemplar está autografado pelo autor quando participou da Feira Literária Internacional de Paraty, em 2007.

domingo, 14 de fevereiro de 2021

O último voo do flamingo


O último voo do flamingo

Mia Couto

Editora Companhia das Letras

São Paulo

2005

Tombo: 2367 

 

O último voo do flamingo, de Mia Couto, é quarto romance desse importante escritor moçambicano. O enredo se desenvolve após as guerras de independência, quando, misteriosamente, atentados contra a ONU ocorrem além de outros acontecimentos inusitados. Numa das vilas locais, inicia-se as investigações acerca desses atos de violência que assolaram o país por tantos anos. A obra trabalha com uma prosa poética deliciosa que vai revelando os mistérios africanos, a resignação, a esperança por dias melhores e pela significação do voo do flamingo.

A obra serviu de base para a realização de interessante trabalho cinematográfico. 

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Venenos de Deus, remédios do diabo

Venenos de Deus, remédios do Diabo

Mia Couto

Editora Companhia das Letras

São Paulo

2008

Tombo: 2466 

 

Venenos de Deus, remédios do Diabo, de Mia Couto, é um romance que teve o mérito, ao autor e seus editores, de lançamento simultâneo no Brasil, Portugal e Moçambique: países de convivência do autor, de sua escrita e de seu processo de escrita criativa. No romance, o autor desenvolve o enredo de vários personagens ligados ao universo enigmático moçambicano. O médico português, que cuida de um doente terminal, vive um mundo de tramas de verdade e outras de mentiras, que dão o tom da história imaginária e/ou real.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

O outro pé da sereia

O outro pé da sereia

Mia Couto

Editora Companhia das Letras

São Paulo

2006

Tombo: 2349 

 

O outro pé da sereia, de Mia Couto, é um romance típico do autor moçambicano. Seu enredo aborda a exploração de histórias que se cruzam atravessando séculos num universo fantástico de muita magia e encantamento. O título se justifica pela abordagem, na história, de uma imagem sacra que carrega um defeito, em princípio, oculto: a falta de um pé. No desenrolar da trama, a hipótese de ser aquela entidade uma sereia, pelo encantamento das águas, dá rumo ao romance imaginativo e carregado das características de escrita de Mia Couto, com muitos ditos populares transformados filosoficamente, inclusive com verdadeiras críticas ao comportamento social.

O vendedor de passados


O vendedor de passados

José Eduardo Agualusa

Editora Gryphus

Rio de Janeiro

2004

Tombo: 2100 

 

O vendedor de passados, de José Eduardo Agualusa, é um romance marcante de moderna literatura angolana. Nesse romance, Agualusa, com seu peculiar modo de escrita, aborda a história de personagens, que para ser alguém, precisavam se valer de um vendedor de passados muito imaginativo que lhes dava nova vida. Tudo é assistido por uma lagartixa que habita a casa, seus muros e paredes. 

E se Obama fosse africano? E outras intervenções


E se Obama fosse africano? E outras intervenções

Mia Couto

Editora Caminho

Lisboa

2009

Tombo: 2502 

 

E se Obama fosse africano? E outras intervenções, de Mia couto, é uma coletânea de crônicas, contos e outras intervenções desse famoso escritor moçambicano em diferentes periódicos. Esses escritos, na obra apelidados de intervenções, abordam diferentes temas de sua contemporaneidade, entretanto, sempre marcadas por sua irreverência e particularidades na sua escrita literária.

O artigo E se Obama fosse africano? aparece nessa coletânea como última intervenção e tem a curiosa abordagem de tratar e imaginar o presidente dos Estados Unidos como realmente um africano.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

A muralha


A muralha

Dinah Silveira de Queiroz

Editora Record

Rio de Janeiro

2000

Tombo: 1848 

 

A muralha, de Dinah Silveira de Queiroz, é um romance histórico que trata da aventura do desbravamento do planalto paulista e os primórdios da área metropolitana de São Paulo. O romance foi base do roteiro de seriado de televisão e alcançou grande audiência.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Revista de direito bancário e do mercado de capitais


Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais

 

Editora Revista dos Tribunais

São Paulo

1998

Tombo: 2221 

 

Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais é um periódico especializado no Direito que lida com os bancos e o mercado de capitais, um ramo tão particular com os diversos institutos da vida jurídica financeira e econômica. Em seu volume de número 3, ano 1, os artigos tratam de factoring, seguros, leasing entre outras as questões pertinentes à matéria.

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Revista do Direito Bancário e do Mercado de Capitais

Revista do Direito Bancário e do Mercado de Capitais

 

Editora Revista dos Tribunais

São Paulo

1999

Tombo: 2222 

 

Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais é um periódico especializado dessa área de direito tão particular que lida com os diversos institutos da vida jurídica financeira e econômica. Em seu volume de número 4, ano 2, vários artigos tratam das questões pertinentes aos títulos de dívida pública, ao cheque pré-datado, às jurisprudências entre outros assuntos de interesse na matéria.

sábado, 6 de fevereiro de 2021

Constituição da República Federativa do Brasil

Constituição da República Federativa do Brasil

 

Editora Câmara dos Deputados

Brasília

1994

Tombo: 2408

 

Constituição da República Federativa do Brasil é a lei maior do ordenamento jurídico brasileiro e esta edição contempla a sua atualização através de emendas conforme se encontrava em vigor em 1994. Trata-se de uma edição histórica, eis que já foi reformada outras vezes desde aquela data.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Debates: competitividade internacional e desenvolvimento das regiões


Debates: Competitividade internacional e desenvolvimento das regiões

 

Editora Fundação Konrad Adenauer-Stiftung

São Paulo

1998

Tombo: 2585 

 

Competitividade internacional e desenvolvimento das regiões, da Fundação Konrad Adenauer-Stiftung, é um ensaio a respeito da matéria e que foi o tema central do volume 15 do periódico científico Debates.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração

Idalberto Chiavenato

Editora McGraw Hill do Brasil

São Paulo

1978

Tombo: 432

 

 

Introdução à teoria geral da administração, de Idalberto Chiavenato, é um manual de estudos da administração e gestão. Foi adotado por anos seguidos como manual basilar para os cursos de Administração, em nível superior, no Brasil. Apresenta a matéria com abordagem de diferentes escolas que marcaram essa ciência. É uma excelente referência para a compreensão da evolução histórica dos estudos da administração até os anos 1970.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Assassinatos na Academia Brasileira de Letras

Assassinatos na Academia Brasileira de Letras

Jô Soares

Editora Companhia das Letras

São Paulo

2005

Tombo: 2198 

 

Assassinatos na Academia Brasileira de Letras, de Jô Soares, é mais um romance policial em que o autor explora crimes e sua investigação. Seus enredos são instigantes e neste em particular trata do assassinato de dois membros da Academia Brasileira de Letras e a corrupção envolvida com a política. Embora o enredo melindrar a Academia, 11 anos após a publicação desta obra, Jô Soares foi nomeado imortal para uma das cadeiras da casa.

A publicação é de 2005.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Cisne Branco: uma ode marítima

Cisne Branco: uma ode marítima

 

Editora Sala Produções

Rio de Janeiro?

2005

Tombo: 2179

 

 

Cisne Branco: uma ode marítima, da Sala Produções, é um livro de arte de divulgação do navio escola Cisne Branco da Marinha do Brasil. A edição foi patrocinada pela Eletronuclear, com texto de Ronaldo Tapajós e trechos poéticos selecionados dentre vários escritores como: Fernando Pessoa (e seu Álvaro de Campos), Francisco Dias Ribeiro (Canção do marinheiro), Pablo Neruda, Camões, Aline Isaia, Castro Alves, Câmara Cascudo, Lucimar Luciano de Oliveira, entre outros.

A edição é fartamente ilustrada com os integrantes da equipe desse navio em sua labuta diária de navegação, atracamento e atividades em terra firme. Consta dedicatória de um de marinheiro à sua família.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Anne de Green Gables

Anne de Green Gables

Lucy Maud Montgomery

Editora Ciranda Cultural

Jandira

2019

Tombo: 3227 

 

Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, é um romance moderno da literatura canadense que se destacou, novamente, no mercado editorial impulsionado pela produção da série televisiva “Anne com e”, que foi transmitida no Brasil pela Netflix e outros trabalhos na televisão canadense e americana. O romance tem uma construção interessante, eis que a autora vai apresentando os personagens e assim desenvolvendo o enredo, em um cenário rural peculiar da Ilha de Príncipe Eduardo, uma das atuais províncias do Canadá. O enredo trata de uma órfã, desajeitada, cheia de sardas e ruiva, que foi adotada por um casal de irmãos solteirões da Fazenda Green Gables. A órfã é recebida com certo desprezo, mas vai amolecendo os corações de Marila e Mathew, e acaba angariando e distribuindo muito carinho e amor de e para toda a comunidade local. A autora, Lucy Maud Montgomery (1874-1942), foi uma escritora de sucesso desde seu primeiro romance, o Anne de Green Gables, publicado em 1908, que alcançou apreciação não só no Canadá, mas internacionalmente em razão de sua sensibilidade literária.

Esta edição, com texto integral, é brasileira e foi traduzida por João Sette Camara.