segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Segredos de Lisboa: vestígios arqueológicos surpreendentes sob as ruas da capital portuguesa

Segredos de Lisboa: vestígios arqueológicos surpreendentes sob as ruas da capital portuguesa

Inês Ribeiro e Raquel Policarpo

Editora A Esfera dos Livros

Lisboa

2015

Tombo: 3043 

Segredos de Lisboa: vestígios arqueológicos surpreendentes sob as ruas da capital portuguesa, de Inês Ribeiro e Raquel Policarpo, é um guia com indicações arqueológicas de sítios de Lisboa. A obra tem texto diferenciado eis que, tratando de sítios arqueológicos, romanceia cada um dos sítios tratados para revelar sua história e detalhes próprios da ciência. As autoras são formadas em História com especialização em arqueologia e dedicam-se aos estudo romano. Logo, são escritoras competentes para o tema explorado pela obra.

A edição é ilustrada, com um caderno de pranchas coloridas.

domingo, 30 de agosto de 2020

Os endereços curiosos de Lisboa


Os endereços curiosos de Lisboa

Marion Frank

Editora Panda Books

São Paulo

2004

Tombo: 3104

 

Os endereços curiosos de Lisboa, de Marion Frank, é um guia que apresenta uma seleção, em Lisboa, de endereços de alojamentos, discotecas, restaurantes, serviços, passeios etc. A obra é o primeiro livro da jornalista brasileira que tem corrido o mundo em razão de seus trabalhos profissionais. A seleção feita revela o modo de vida da autora e seus interesses. De qualquer forma, a abra torna-se interessante pelas informações que contém. Merece, entretanto, uma atualização.

Embora trate de Lisboa, a edição é brasileira e parece ser feita para o público do Brasil. 

sábado, 29 de agosto de 2020

Curiosidades do Vaticano

Curiosidades do Vaticano

Luís Miguel Rocha

Editora Porto

Porto

2016

Tombo: 3042 

 

Curiosidades do Vaticano, de Luís Miguel Rocha, é uma coletânea de temas diversos acerca do Vaticano que o autor publicava no Facebook. A obra, além de celebrar o conhecimento e a memória do autor, que faleceu jovem, serve como um guia, explorando as curiosidades e informações incomuns que este detinha acerca da sede da Igreja Católica.

A edição é ilustrada e conta com um mapa da cidade do Vaticano.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Mensagem


MENSAGEM

Fernando Pessoa

Editora Quasi

Vila Nova de Farmilicão

2008

Tombo: 2959 

Mensagem, de Fernando Pessoa, é a única obra escrita e publicada em vida por Fernando Pessoa e não por nenhum dos seus heterônimos. Por assim ser, tem-se como a que revela o seu estilo próprio, distinto dos célebres Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.

Esta edição é adaptada por Mafalda Ivo Cruz para o leitor infanto-juvenil e, portanto, totalmente distinta do texto original, mas que tem sua graça no intuito de angariar interesse desse público para as obras do admirável poeta português. A edição é fartamente ilustrada por Sandra Serra.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Carta ao futuro


Carta ao Futuro

Vergílio Ferreira

Editora Bertrand

Amadora

1981

Tombo: 3045 

 

Carta ao futuro, de Vergílio Ferreira, é uma epístola com tom de ensaio feita para alguém ler no futuro ou não. A carta está dividida em seis partes e cada uma delas, à margem, é incluído um subtítulo, tratando de temas diversos como: a arte, a vida, a morte, o humanismo etc. Sua escrita, embora em prosa tem uma poética que soa às vezes a rima de uma poesia concreta.

Vergílio Ferreira era professor e escritor e trabalhou o neorrealismo e existencialismo em sua escrita, tendo sido agraciado, em 1994, com o Prêmio Camões.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Clarissa


Clarissa

Érico Veríssimo

Editora Livros do Brasil

Lisboa

1980?

Tombo: 3044 

 

Clarissa, de Érico Veríssimo, é o primeiro romance desse escritor gaúcho, que tem uma vasta obra em diferentes gêneros. Suas histórias são envolventes e abordam questionamentos sociais, tratando com sensibilidade o universo de sua terra natal. O enredo envolve história e desilusões da jovem Clarissa, que, do interior do Rio Grande do Sul, vai estudar em Porto Alegre – um centro urbano cheio de contradições. As personagens caracterizam bem o universo juvenil e as contradições observadas.

A edição é portuguesa de uma obra brasileira.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

O mistério da estrada de Sintra

O mistério da estrada de Sintra

Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão

Editora Círculo de Leitores

Lisboa

1980

Tombo: 3038 

 

O mistério da estrada de Sintra, de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, é um romance escrito a quatro mãos, sem preocupação de um planejamento prévio e libertando, os autores, de estilos, métodos e escolas. Um em Leiria outro em Lisboa, cada qual dava continuidade ao texto no ponto em que o outro encerrara. Originariamente foi publicado no jornal, Diário de Notícias, de forma epistolar. Uma obra sui generis com a graça de dois grandes romancistas portugueses e um título instigante a um belo cenário português. Seu enredo envolve um crime e seus personagens são caricatos, cujos nomes são incógnitos, ou sejam, identificados apenas por uma letra. Tem-se como o primeiro romance policial português.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

A filha do regicida

A filha do regicida

Camilo Castelo Branco

Editora Europa América

Lisboa

2000

Tombo: 3040 

 

A filha do regicida, de Camilo Castelo Branco, é um romance histórico que segue a linha romântica da vasta obra do autor. Como Camilo foi um dos escritores profissionais portugueses, cada uma de suas obras atendia ao leitorado, mas também carregava seus traumas pessoais (a orfandade, os amores contrariados, as dificuldades das relações familiares e conjugais etc.), permitindo ter uma característica própria de escrita. No enredo da obra sob comento, não é diferente. Trata da história da personagem feminina e seu condicionamento, sob o olhar camiliano, do cerceamento da liberdade individual.

A edição é o volume 69 da coleção Livros de Bolso Europa América.

domingo, 23 de agosto de 2020

Gil Vicente e o fim do teatro medieval

Gil Vicente e o fim do teatro medieval

António José Saraiva

Editora Bertrand

Amadora

1981

Tombo: 2958 

 

Gil Vicente e o fim do teatro medieval, de António José Saraiva, é um ensaio aprofundado acerca do autor e sua obra teatral, que foi tese de doutoramento em 1942 com abordagem sobre a teoria do progresso em arte. A obra está dividida em três parte, sendo a primeira dedicada à evolução do teatro medieval. A segunda parte da obra cuida extensamente de Gil Vicente averiguando o gênero literário, as marcas litúrgicas de seu texto, personagens etc. Na terceira parte, o autor analisar Gil Vicente no contexto do teatro calderoniano. A propósito, por toda a tese, o teatro de Gil Vicente é comparado analiticamente com o de Shakespeare e o de Calderón.

O exemplar é 3ª edição da obra e constitui um trabalho bastante expressivo acerca da matéria.

sábado, 22 de agosto de 2020

Auto da alma

Auto da alma

Gil Vicente

Editora Domingos Barreira

Porto

1940?

Tombo: 2957 

 

Auto da alma, de Gil Vicente, é uma peça de teatro a moda do século XVI. A primeira edição é de 1562 e teve ajustes em 1586. O argumento trata do caminho da alma para “a eterna morada de Deus” e se passa em uma estalagem assim como as que existem nos caminhos terrenos, que abrigam os viajantes. Nessa estalagem, encontram-se os quatro doutores da Igreja (São Tomás, São Jerônimo, Santo Ambrósio e Santo Agostinho) e a drama se compõe ainda de outras personagens: a alma, o Anjo Custódio, a Igreja e dois diabos.

A edição sob comento é o volume 1 e integra a Colecção Portugal, de Augusto César Pires de Lima que lhe preparou o prefácio, as notas e o glossário (bastante conveniente). Trata-se de um excelente compêndio para o estudo dessa peça de Gil Vicente e que teve grande procura, eis que este exemplar é a nona edição da obra. O exemplar está cheio de notas grafadas à lápis e que lhe dá curiosidade acerca da análise feita por um leitor anterior.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O meu diário

O meu diário

Ilda Ferraz

Editora Ilda

Lisboa

1960

Tombo: 3067 

 

O meu diário, de Ilda Ferraz, é um livro manuscrito um tanto enigmático. Parece faltar algumas páginas iniciais (talvez o primeiro caderno, ou não), eis que o texto ali tido como primeira página pode soar como continuação de resoluções ou conselhos para alguém acerca do ano de 1960. Em seguida, a esse texto, que, em princípio, se tornou introdutório, seguem duas receitas culinárias, sendo a primeira com grafia distinta do manuscrito da autora (Doce de Laranja com abóbora amarela) e outra (Tarte de amêndoa) com a mesma letra cursiva da autora e seu peculiar humor: “depois é comer e lamber”.

É uma edição luxuosa e única.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Pampilhosa da Serra: roteiro turístico

Pampilhosa da Serra: roteiro turístico

Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra

Editora CMPS

Pampilhosa da Serra

2018

Tombo: 3214 

 

Pampilhosa da Serra: roteiro turístico é um guia editado pelo conselho de Pampilhosa da Serra para divulgar o potencial turístico de suas 8 freguesias. A obra traz o inventário turístico, apontando lugares de interesse histórico, religioso, laser (praias fluviais, trilhas, museus), hospedagem (com destaque para o turismo rural), gastronomia e eventos da região.

A edição é bastante completa e cumpre sua finalidade com esmero.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Deus oculto

Deus oculto

F. Van Steenberghen

Editora Livraria Morais

Lisboa

1963

Tombo: 2954 

 

Deus oculto: como sabemos nós que Deus existe?, de F. Van Steenberghen, é um ensaio que cuida de analisar os questionamentos da existência de Deus num momento trágico do pós-guerras, cheia de ceticismo e crescente número de ateus e agnósticos. O trabalho analisa métodos empíricos, racionais e as provas. Observa-se, entretanto, que o trabalho tem um método próprio que acaba por ser uma visão panorâmica da questão, tentando alcançar o público culto que enfrenta esse tipo de problema.

A tradução é de Nuno de Bragança para a coleção Círculo do Humanismo Cristão, feito sobre o texto integral do professor da Universidade de Leuven, Bélgica, Fernand Van Steenberghen.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Poesias

Poesias

Bocage

Editora Sá da Costa

Lisboa

1943

Tombo: 2953 

 

Poesias, de Manuel Maria du Bocage, é uma coletânea de poemas selecionados por Guerreiro Murta, que também escreveu o prefácio e notas desta edição. A obra está dividida em duas partes, sendo a primeira dedicada a coletânea de sonetos e a segunda parte: idílios; odes, elegias, cantatas, cantos, canções, cançonetas, quadras e motes glosados, epístolas, sátiras, epigramas, fábulas, além de um Prefácio maravilhoso.

A rima e a métrica parece ter sido fator de herança para a família Bocage e Manuel Maria soube aproveitá-las muito bem. Aos 21 anos partiu para o Oriente (Índia e Macau, passando pelo Brasil) como se buscasse uma grande aventura à moda camoniana. De volta a pátria, perdeu sua amada e afastou-se da família. E assim se tornou a alma de Lisboa e o destaque da academia das Belas Letras. O “amor foi o eixo dinâmico da roda de seu destino” (p. XXXVIII), atinando nas Letras, mas desatinando na alma, Bocage deixou uma obra genial.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Fernando Pessoa Antologia poética

Fernando Pessoa Antologia poética

Fernando Pessoa

Editora Ulisseia

Lisboa

1992

Tombo: 2952 

 

Antologia poética, de Fernando Pessoa com seleção e apresentação de Isabel Pascoal, apresenta uma coletânea de poesias (Mensagem; Cancioneiro; Poemas de Alberto Caeiro; Odes de Ricardo Reis; Poesias de Álvaro de Campos; Poesias Inéditas; Novas Poesias Inéditas) seguidas de fragmentos do Livro do Desassossego. A apresentação de Isabel Pascoal, tratando da obra e da biografia do autor, é bastante completa e instrutiva.

Esta é a segunda edição da obra que compõe o volume 38 da coleção Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses.

domingo, 16 de agosto de 2020

O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray

Oscar Wilde

Editora Círculo de Leitores

Lisboa

1972

Tombo: 2951 

 

O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde – poeta, escritor e destacado dramaturgo irlandês, é um romance, publicado em 1890, e já comentado aqui em razão de uma edição brasileira. A edição sob comento é portuguesa e contou com a tradução de Januário Leite.

sábado, 15 de agosto de 2020

Teresa Raquim

Teresa Raquim

Émile Zola

Editora Círculo de Leitores

Lisboa

1973

Tombo: 3039 

 

Teresa Raquim, de Émile Zola, é o romance considerado inaugurador do naturalismo na literatura francesa. O enredo foi adaptado para o teatro, cinema, minisséries de televisão e ópera. Trata da história de Teresa, seu casamento seu envolvimento com Laurent, explorando o adultério e as questões naturalistas do humano e do bruto.

Esta edição da Círculo de Leitores traz o prefácio de Émile Zola para a sua segunda edição original, no qual o famoso escrito francês traça as características do naturalismo na literatura. A tradução é de João Gaspar Simões.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O fio da navalha

O fio da navalha

Somerset Maugham

Editora Unibolso

Lisboa

1980?

Tombo: 3041 

 

O fio da navalha, de Somerset Maugham, é um romance desse conceituado escritor americano, publicado em 1944, que já se tornou filme e peça de teatro. O enredo e a escrita direta do autor, neste the razor's edge, têm sido utilizados em muitas análises inclusive para aprendizagem e aquisição da língua inglesa. O enredo trata do personagem que sobreviveu a Primeira Grande Guerra e que busca um significado para sua vida.

A edição integra a coleção Biblioteca Universal e tem o texto integral com a tradução feita por Lígia Junqueira Smith.

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Oliver Twist

Oliver Twist

Charles Dickens

Editora Abril Cultural

São Paulo

1973

Tombo: 48 

 

Oliver Twist, de Charles John Huffan Dickens, é um romance do conceituado escritor inglês e é tido como um dos primeiros a ter uma criança como protagonista na literatura inglesa. Trata da história de um órfão num enredo ambientado no século XIX na Inglaterra.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil, com texto adaptado por Myriam Campello. Logo, a edição não reflete as características da escrita de Dickens.

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

As aventuras de Tom Sawyer

As aventuras de Tom Sawyer

Mark Twain

Editora Nova Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1954 

 

As aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain, é o romance que já tratamos aqui sobre uma outra edição (da coleção Clássicos da Literatura Juvenil). A edição, aqui em referência, é a da coleção Obras Primas, em luxuosa capa, que contou com a tradução de Luísa Derouet. Esta tradução tem uma maior aproximação ao texto original do que aquela retrabalhada por Monteiro Lobato – para popularizar a obra para o público infanto-juvenil brasileiro. De qualquer forma, as versões têm o seu valor, mas o texto original é que mostra toda a irreverência e graça das obras de Twain.


terça-feira, 11 de agosto de 2020

O ateneu

O Ateneu

Raul Pompeia

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 2033 

 

O Ateneu, de Raul Pompeia, é um romance impressionista, talvez o único assim classificado na Literatura Brasileira. O romance trata de um jovem e seu relacionamento no colégio onde foi internado, o Ateneu. O enredo traz várias críticas ao meio social da época e trabalha com elementos psicológicos e comportamentais. A obra parece um viés de autobiografia do jovem autor que teve seu crescimento literário nas Arcadas da Faculdade de Direito de São Paulo.

A edição é luxuosa e integra a coleção Obras Primas.


segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O retrato de Dorian Gray

O retrato de Dorian Gray

Oscar Wilde

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 2004 

 

O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, é o renomado romance, publicado em 1890, desse poeta, escritor e destacado dramaturgo irlandês. A obra, desde sua publicação, tem recebido as mais variadas apreciações assim como duras críticas, que, por um lado, viabilizou ao autor apresentar as mais elaboradas e irrefutáveis defesas da estética literária.

A edição compõe a coleção Obras Primas e teve a tradução preparada por Eurico Corvisieri.

domingo, 9 de agosto de 2020

Lady Barberina / A outra volta do parafuso

Lady Barberina / A outra volta do parafuso

Henry James

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 2032

 

 

Lady Barberina e A outra volta do parafuso, de Henry James, são, respectivamente, um conto e um romance de diferentes fases do autor americano, naturalizado inglês, que soube construir obras marcantes do realismo literário. Sua dedicação exclusiva à literatura criou uma obra vasta com muitos contos, romances e peças teatrais. Algumas de suas obras foram adaptadas para cinema e seriados de televisão.

A edição que congrega estes dois trabalhos integra a coleção Obras Primas e contou com a tradução de Leônidas de Carvalho e Brenno Silveira.

sábado, 8 de agosto de 2020

Ivanhoé

Ivanhoé

Walter Scott

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 2039

 

 

Ivanhoé, de Walter Scott, é um romance histórico do século XIX, considerado o primeiro do gênero no romantismo inglês. O enredo é ambientado no final do século XII e início do XIII, explorando os conflitos entre anglo-saxões e os normandos, no contexto medieval dos tempos da cavalaria e das Cruzadas. Ricardo Coração de Leão é um dos personagens do enredo.

A edição compõe a coleção Obras Primas e foi traduzido por Roberto Nunes Whitaker.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Odisseia

Odisseia

Homero

Editora Nova Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1941

 

 

Odisseia, de Homero, é a epopeia clássica das aventuras de Ulisses – o herói grego. Este poema épico é um cânone da literatura universal e influenciou várias outras obras.

A edição integra a coleção Obras Primas, com tradução de Antônio Pinto de Carvalho e com introdução e notas de Méderic Dufour.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Crime e castigo

Crime e castigo

Fiódor Dostoievski

Editora Nova Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1936

 

 

Crime e castigo, de Dostoievski, é um romance russo do século XIX que se tornou de apreciação universal. O enredo trata de um jovem, que se envolveu em um assassinato, e das consequências de seu ato, explorando com tenacidade a angústia e os dilemas morais que o perseguiram por toda a vida. A escrita abre vários postos de questionamentos psicossociais, éticos, religiosos e existenciais.

A edição compõe a coleção Obras Primas e teve a tradução preparada por Natália Nunes.


quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Drácula

Drácula

Bram Stoker

Editora Nova Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1947 

 

Drácula, de Bram Stoker, é um romance epistolar, cujo protagonista se tornou um cânone universal: o conde Drácula – o vampiro que aterroriza, por gerações, desde sua criação. A ficção já foi adaptada para as mais diferentes mídias: cinema, teatro, seriado de televisão e diversos jogos eletrônicos (games).

A edição integra a coleção Obras Primas e contou com a tradução de Vera M. Renoldi.


terça-feira, 4 de agosto de 2020

Leopoldina e os mini chefs

Leopoldina e os mini chefs

Justa Nobre e outros

Editora Missão Sorriso e Continente

Senhora da Hora

2013

Tombo: 3213 

 

Leopoldina e os mini chefs é um livro de receitas culinárias com abordagem lúdica e direcionada ao leitor infantil. A obra se apresenta dividida em 5 partes, com cinco histórias infantis, seguidas, cada uma, de receitas de conceituados chefs de cozinha: Justa Nobre, Miguel Gameiro, Henrique Sá Pessoa, Susana Felicidade e Hélio Loureiro, preparadas para execução por crianças (os mini-chefs).

A edição tem cunho filantrópico, eis que editada pela rede de supermercados Continente para apoio à instituição Missão Sorriso que tem atuação junto aos hospitais infantis portugueses e ações sociais acerca do envelhecimento ativo e famílias necessitadas.


segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Eneida

Eneida

Virgílio

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 1986 

 

Eneida, de Virgílio, é uma obra clássica da literatura latina, a Aeneis, É o poema épico latino que canta a saga e glória do Império Romano, tratando da história de Enéias, o troiano ancestral dos romanos, que resgatado de Troia vaga pelo mediterrâneo até chegar à península itálica. A obra é tida como a perfeição poética e marcou e influenciou muitos outros trabalhos literários por séculos, a exemplo de Os Lusíadas.

A edição integra a coleção Obras Primas e contou com a tradução de Tassilo Orpheu Spalding.


domingo, 2 de agosto de 2020

Memória da lousa

Memória da lousa

Marcelo Renovato e outros

Editora Fundação AR

São Paulo

1990

Tombo: 3204 

 

Memórias da lousa é uma obra inusitada de um coletivo sui generis. Trata-se da compilação de vários trabalhos feitos em uma lousa, que ficava à disposição dos frequentadores da Fundação AR desde 1990. Estão ali pensamentos, poesias, manifestações, desenhos, ilustrações de Marcelo Renovato, Marcelo dos Santos Lima, Rogério Ubiratan Dömötör, Elson Luís Pimenta, Everson Paulo Pimenta, Sérgio Pereira Antunes, Tatiana Hernandes Antunes, Mariana Hernandes Antunes, Antônio Ricardo de Paulo, Ronaldo Lima Emiliano, Alexandra Romano, Juliana Hernandes Antunes e Vivian Turra.

Os trabalhos foram copiados da lousa, a mão livre, em dois cadernos pautados, tentando trasladar todos os detalhes da escrita e das ilustrações. Tais cópias tinham o intuito de salvar, à memória, as manifestações expressas na lousa, antes de serem apagadas (afinal eram feitas originariamente a giz na referida lousa). Por esta razão, a edição é única e é composta por dois volumes manuscritos, em sua maioria, por Sérgio Pereira Antunes, o copista.