sexta-feira, 31 de julho de 2020

A matriz de todos nós 02

A matriz de todos nós 02

Rosa de Lourdes Vieira Silva

Editora 3 de maio

Blumenau

2018

Tombo: 3199 

 

A matriz de todos nós 02, de Rosa de Lourdes Vieira Silva, é um trabalho para a memória da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí. Sem dúvida uma obra afetiva da autora que apresenta um recorte histórico acerca da igreja matriz e de suas atividades num esmerado uso das letras às quais se dedica com afinco e amor.

A edição apresenta uma capa com textura especial que agrada ao leitor.


quinta-feira, 30 de julho de 2020

Atlas socioambiental de Itajaí

Atlas socioambiental de Itajaí

Marcus Polette e outros [org.]

Editora UNIVALI

Itajaí

2012

Tombo: 3200

 

Atlas socioambiental de Itajaí, organizado por Marcus Polette, Rosemeri Carvalho Marenzi e Caio Floriano dos Santos, da Universidade do Vale do Itajaí, é um ensaio histórico-geográfico do município de Itajaí. Numa edição esmerada de grande porte e fartamente ilustrada, os artigos tratam de cada distrito da cidade, sua história, aspectos geográficos e ambientais, além de trabalhar muito bem a geografia humana local.

Uma edição para se deliciar com as fotos e as informações apresentadas.


quarta-feira, 29 de julho de 2020

Portos e terminais do Brasil

Portos e terminais do Brasil

Flávio Roberto Berger

Editora Fotoimagem

Joinville

2016

Tombo: 3203

 

Portos e terminais do Brasil, de Flávio Roberto Berger, é um repositório de informações acerca de portos e de terminais brasileiros, com sua história, dados de capacidade, especialidade e estrutura. A obra é útil às empresas de navegação, órgãos governamentais e todos aqueles que lidam com a atividade portuária.

Esta é a quarta edição que se apresenta em três línguas: português, inglês e mandarim. A edição é luxuosa e ilustrada.


terça-feira, 28 de julho de 2020

Azimut Yachts

Azimut Yachts

Decio Giulio Riccardo Carugati

Editora Electa

Milão

2007

Tombo: 3202 

 

Azimut Yachts, de Decio Giulio Riccardo Carugati, é um livro de arte sobre os vários modelos de iates da Azimut. Todos luxuosos com linhas arrojadas, em design fino e requintado italiano. Os livros de Decio Carugati sempre se destacam pelo luxo e apresentação fotográfica esmerada, destacando o design italiano por excelência.


segunda-feira, 27 de julho de 2020

Itajaí pesca e gastronomia: um patrimônio cultural

Itajaí pesca e gastronomia: um patrimônio cultural

Agostinho Peruzzo e outra [org.]

Editora Univali

Itajaí

2015

Tombo: 3201

 

Itajaí pesca e gastronomia: um patrimônio cultural, organizado por Agostinho Peruzzo e Sílvia Regina Cabral, é um ensaio sobre a pesca, a gastronomia e, por óbvio, a influência do pescado na gastronomia de Itajaí. A obra apresenta uma série de receitas ditadas, em colaboração, por chefs de cozinha renomados daquela cidade catarinense.

A edição tem uma apresentação luxuosa e fartamente ilustrada.


domingo, 26 de julho de 2020

20 anos de delegação da gestão portuária ao município de Itajaí

20 anos de delegação da gestão portuária ao município de Itajaí: um case de sucesso

João Henrique Baggio

Editora Bittencourt

Itajaí

2017

Tombo: 3194 

20 anos de delegação da gestão portuária ao município de Itajaí: um case de sucesso, de João Henrique Baggio, é uma obra de reportagem preparada para celebrar os 20 anos da delegação que transferiu a gestão do Porto de Itajaí para a municipalidade. A obra tem importância como documento a revelar detalhes da história do porto e do desenvolvimento da cidade de Itajaí.


sábado, 25 de julho de 2020

Utilização de rebocadores nos portos

Utilização de rebocadores nos portos

Henk Hensen e Plínio R Calenzo

Editora Fundação Homem do Mar

Rio de Janeiro

2018

Tombo: 3196 

 

Utilização de rebocadores nos portos, de Henk Hensen, que contou com a versão em português por Plínio R. Calenzo, é um manual de praticagem, referência mundial para a área de rebocadores portuários. Toda a experiência dos dois capitães autores está repassada no conteúdo desta obra. O primeiro, Hensen, cunhou, neste trabalho, 23 anos de experiência no porto de Rotterdam e o segundo, Calenzo, com 18 anos dedicados exclusivamente a rebocadores, com mais de 10.000 manobras de rebocagem portuária.


sexta-feira, 24 de julho de 2020

Um passeio pelo Vale do Rio Itajaí

Um passeio pelo Vale do Rio Itajaí

Didymea Lazzaris de Oliveira

Editora particular

Itajaí

2019

Tombo: 3195

 

Um passeio pelo Vale do Rio Itajaí, de Didymea Lazzaris de Oliveira, é um ensaio com traços de narrativa de viagem, que, na verdade, representa um projeto de vida. O projeto da autora de conhecer o vale do Itajaí pelos caminhos dos rios Itajaí-açu e Itajaí-mirim, de sua foz à sua cabeceira, está muito bem registrado em uma narrativa emocionante da autora que mesmo com seus 83 anos, em 2014, pôs os pés na lama para alcançar as nascentes dessa bacia que é o rio da colonização de importante região catarinense.

A edição é ilustrada com muitas fotos das paragens por onde passou a escritora ao desenvolver este seu grande projeto que virou livro.


quinta-feira, 23 de julho de 2020

Blue Amazon: the last frontier

Blue Amazon: the last frontier

Márcia Stein Telemberg

Editora CCSM

Brasília

2013

Tombo: 3197 

 

Blue Amazon: the last frontier, coordenado por Márcia Stein Telemberg, é um ensaio sobre a Amazônia Azul tão aclamada pela Marinha do Brasil como a última fronteira, ou seja, trata da imensidão do mar territorial brasileiro, em diferentes aspectos, desde o direito  do mar, as zonas econômicas, os aspectos geográficos, humanos e ambientais. Há ainda um capítulo próprio para os grandes brasileiros contemporâneos com trabalhos vinculados ao mar como Amyr Klink, Ednei Borges, entre outros. Com farta ilustração, o ensaio toma forma de obra de arte.


quarta-feira, 22 de julho de 2020

O falecido Mattia Pascal e Seis personagens à procura de um autor

O falecido Mattia Pascal e Seis personagens à procura de um autor

Pirandello

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 1982 

 

O falecido Mattia Pascal e Seis personagens à procura de um autor, de Luigi Pirandello, são duas peças de dramaturgia que trabalha o humor com sabedoria e dá espírito renovador ao teatro. A segunda das peças é a mais famosa do autor e já contou com várias montagens no Brasil, onde o teatro de Pirandello é sempre uma referência.

A edição faz parte da coleção Obras Primas e foi traduzida por Fernando Correa Fonseca.


terça-feira, 21 de julho de 2020

As viagens de Gulliver

As viagens de Gulliver

Jonathan Swift

Editora Abril Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 2011 

 

As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, é um romance na linha das escritas fantásticas com tom irônico e satírico. A obra conta as viagens de um navegador por ilhas fictícias, enfrentando, em cada uma delas, situações inusitadas e contraditórias.

A edição faz parte da coleção Obras Primas e foi traduzida para o português por Therezinha Monteiro Deutsch.


segunda-feira, 20 de julho de 2020

Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac

Edmond Rostand

Editora Abril Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 1934 

 

Cyrano de Bergerac, Edmond Rostand, é uma obra de dramaturgia consagrada internacionalmente. O enredo da obra é baseado na vida do escritor francês do século XVII Cyrano de Bergerec. A peça teatral já teve várias montagens inclusive no Brasil.

A edição integra a coleção Obras Primas e contou com a tradução feita por Fábio M. Alberti


domingo, 19 de julho de 2020

A cidade e as serras

A cidade e as serras

Eça de Queirós

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 1976 

 

A cidade e as serras, de Eça de Queirós, é um romance que explora com beleza a distinção da vida na cidade e a vida no campo. O autor, neste trabalho, valoriza a força da natureza, no campo, ao comparar com a dita civilização urbana. É um dos últimos romances de Eça e foi publicado postumamente.

Esta edição integra a segunda versão da coleção Obras Primas.


sábado, 18 de julho de 2020

Lord Jim

Lord Jim

Joseph Conrad

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 2016 

 

Lord Jim, de Joseph Conrad, é um romance do final do século XIX e lida com a história do marinheiro Jim com profundo teor psicológico. A decadência e o resgate da competência são ali explorados, com texto bastante descritivo como é o estilo desse autor inglês.

A edição faz parte da coleção Obras Primas e o texto foi vertido para o português por Carmen Lia Lomônaco.


sexta-feira, 17 de julho de 2020

Histórias extraordinárias

Histórias extraordinárias

Edgar Allan Poe

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 2007

 

Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe, é uma coletânea de contos realmente extraordinários, eis que nada tem de comum, ordinário. Os enredos dos contos envolvem mistério com alto teor assustador e macabro, numa interessante linha policial.

Histórias extraordinárias é o título dado em português a tales of the grotesque and arabesque. A edição integra a segunda versão da coleção Obras Primas e contou com a tradução de Brenno Silveira entre outros.


quinta-feira, 16 de julho de 2020

As três irmãs

As três irmãs

Anton Tchekhov

Editora Nova Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1969 

 

As três irmãs, de Anton Tchekhov, é uma obra de referência da dramaturgia russa. Escrita em 1900, foi adaptada para várias montagens ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Foi também adaptada e composto como ópera para o teatro húngaro.

A edição integra a coleção Obras Primas e contou com Maria Jacintha para a tradução.


quarta-feira, 15 de julho de 2020

Grandes autores: biografias

Grandes autores: biografias

 

Editora Abril Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 2042 

 

Grandes autores: biografias, da coleção Obras Primas, é uma coletânea de biografias dos autores escolhidos a compor a coleção. Trata-se de fascículos que acompanhavam cada um dos volumes da coleção, que foram encadernados em capa dura própria. Os textos biográficos são agradáveis e trazem detalhes da vida do autor, de algumas de suas obras e de seu estilo literário.

A edição é uma obra referencial como repertório biográfico de escritores destacados da literatura universal.


terça-feira, 14 de julho de 2020

Almas mortas

Almas mortas

Nikolai Gogol

Editora Abril Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 1977 

 

Almas mortas, de Nikolai Gogol, é um romance que, à semelhança de uma narrativa de viagem, conta as peripécias de seu protagonista pelo interior da Rússia, revelando um estado ainda semifeudal e uma crítica social ao mundo russo de meados do século XIX. Alega-se que o próprio Gogol afirmava que esta obra era uma poesia épica em prosa. E é, sem dúvida, uma obra prima da literatura russa.

A edição integra a coleção Obras Primas e contou com a tradução de Tatiana Belink – a brasileira de origem russa que adaptou para televisão, pela primeira vez, a obra de Monteiro Lobato: O sítio do pica pau amarelo.


segunda-feira, 13 de julho de 2020

O Tartufo, Escolas de Mulheres e O burguês fidalgo

O Tartufo, Escolas de mulheres e O burguês fidalgo

Molière

Editora Abril Cultural

São Paulo

1980

Tombo: 518 

 

O Tartufo, Escolas de mulheres e O burguês fidalgo, de Molière, são peças teatrais de excelência na literatura francesa – cânones desde o século XVII. O Tartufo é uma comédia em que a hipocrisia do protagonista serve de dura crítica à religião. Escolas de mulheres é outra comédia em que a crítica social trata da infidelidade conjugal. O burguês fidalgo é mais uma comédia do autor que inova, aliando ao texto muita música e dança, num enredo pela busca da ascensão social.

Essa edição integra a primeira versão da coleção Obras Primas, que contou com a tradução feita por Jacy Monteiro, Millor Fernandes e Octavio Mendes Cajado.


domingo, 12 de julho de 2020

A divina comédia

A divina comédia

Dante Alighieri

Editora Abril Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1952 

 

A divina comédia, de Dante Alighieri, obra prima da literatura italiana - um cânone universal desde sua escrita no século XIV. Nessa obra épica, o autor elaborou um longo poema, abordando o inferno, o purgatório e o paraíso, cujos detalhes são referências até hoje aos questionamentos filosóficos do bem e do mal e seu respectivo prêmio e castigo. A obra serviu de referência para o regramento gramatical e ortográfico da língua italiana moderna.

Esta edição integra a coleção Obras Primas e teve sua tradução feita por Fábio M. Alberti.


sábado, 11 de julho de 2020

Madame Bovary

Madame Bovary

Gustave Flaubert

Editora Nova Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1937 

 

Madame Bovary, de Gustave Flaubert, é o romance do realismo por excelência como a crítica costuma apresentá-lo. O enredo envolve dura crítica social pelos temas que a protagonista Emma Bovary vive e Flaubert narra com todo o realismo. A obra foi questionada e, inclusive, levada à corte, onde Flaubert declarou que Bovary era ele.

A edição integra a coleção Obras Primas e a tradução é de Eurico Corvisieri.