quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Ao sol e à neve


Ao sol e à neve

João Luso
Editora H. Garnier Livreiro
Rio de Janeiro
1909
Tombo: 3136








Ao sol e à neve, de João Luso é uma narrativa de viagem composta por uma sequência de contos, em que o autor reporta seu retorno à terra, desde a saída do Brasil. Em Portugal, ele percorre Lisboa, Coimbra, Lousã e suas serras, Nazaré, Bom Jesus do Monte e Braga, em seguida partindo para Suíça, tudo em busca de bons ares. A narrativa evidencia um interessante envolvimento do autor com os personagens dos locais visitados. Da Lousã, o texto traz duas lendas: a do Castelo e a da Capela da Piedade.
A edição é esmerada! H. Garnier Livreiro Editor teve todo o cuidado de produzir uma obra agradável. A capa texturizada apresenta o Sol e parte título gravado em dourado “Ao Sol” e, em prateado, a montanha nevada e o restante do título “E A Neve”, tudo num tipo gráfico especialmente elaborado.
João Luso é o pseudônimo de Armando Erse de Figueiredo, português que emigrou para o Brasil e fez sua fortuna e carreira jornalística no eixo Santos – São Paulo – Rio de Janeiro. Tornou-se sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras pela cadeira de número 3. Além de ter conquistado interessante posição na escrita brasileira é tido, ao lado de Miguel de Torga, como um dos expoentes da literatura da Lousã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário