quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Mitologia


Mitologia

Eudoro de Souza

Editora UnB

Brasília

1980

Tombo: 848 

 

Mitologia, de Eudoro de Souza, é um ensaio. O autor discute a mitologia em três partes: 1 – O triângulo da complementariedade e do simbólico, onde trata I – Varia de variis e II – Catábases, teogonias e metamorfoses; 2 – O diabólico e o simbólico, em que discute: I – O diabólico; II – Do diabólico ao simbólico; III – Trans-objetividade e mediação; IV – Os acenantes mensageiros da divindade; V – A disponibilidade para o “aceno” e a conclusão: Mitologia como cosmofania. A terceira parte é um Apêndice intitulado: A coisa de Martin Heidegger, cuja análise é dividida em I – Algumas páginas de introdução e II – A coisa de Martin Heidegger.

A edição integra a série Cadernos da UnB.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

D. Quixote: um apólogo da alma ocidental


D. Quixote: um apólogo da alma ocidental

San Tiago Dantas

Editora UnB

Brasília

1979

Tombo: 1106

 

D. Quixote: um apólogo da alma ocidental, de Francisco Clementino de San Tiago Dantas, é um ensaio. Esta obra de San Tiago Dantas foi aclamada postumamente como um comparativo da vida do jurista, diplomata e escritor brasileiro com o do personagem Cervantino de Dom Quixote. San Thiago Dantas interpreta o herói clássico da literatura espanhola e nos apresenta a “lição civilizadora do Quixote” (como assevera Alfredo Marques Vianna).

A edição integra a série Cadernos da UnB como volume número 3.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Alternativas energéticas para o Brasil - textos de apoio


Alternativas energéticas para o Brasil – textos de apoio

Decanato da Extensão UnB

Editora UnB

Brasília

1978

Tombo: 849 

 

Alternativas energéticas para o Brasil, do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, é uma coletânea de ensaios. Este volume é dedicado ao Encontro da UnB sobre Alternativas energéticas para o Brasil, realizado pelo Decanato de Extensão no período de 30 de maio a 2 de junho de 1978, com os artigos: The eternal sources of power: inacessible or insuficiente; Energy as an ultimate raw material or problems of burning the sea and burning the rocks, de Alvin M. Weinberg; Geothermal eletricity production, de Godfrey R. Robson; e Controlled fusion research – an application of the Physics of high temperature plasmas; entre outros.

A edição integra a série Encontros da UNB.

domingo, 12 de outubro de 2025

Alternativas energéticas para o Brasil - textos de apoio


Alternativas energéticas para o Brasil – textos de apoio

Decanato da Extensão UnB

Editora UnB

Brasília

1978

Tombo: 849a 

 

Alternativas energéticas para o Brasil – texto de apoio, do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, é uma coletânea de ensaios. Este volume é dedicado ao Encontros da UnB sobre Alternativas energéticas para o Brasil, realizado pelo Decanato de Extensão no período de 30 de maio a 2 de junho de 1978, com os artigos: A favor de uma nova abordagem sobre política energética no Brasil, de Alcides Casado de Oliveira; Possibilidades das chamadas novas energias, de Luiz Cintra do Prado; Xisto betuminoso, de Hilnor Canguçú de Mesquita; e Importância e disponibilidade do combustível nuclear, de Luiz Cintra do Prado.

A edição integra a série Encontros da UNB.

sábado, 11 de outubro de 2025

Alternativas energéticas para o Brasil


Alternativas energéticas para o Brasil

Decanato da Extensão UnB

Editora UnB

Brasília

1978

Tombo: 850 

 

Alternativas energéticas para o Brasil, do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, é uma coletânea de ensaios. Este volume é dedicado aos estudos estratégicos em especial para políticas públicas brasileiras de energia, com os artigos: Desenvolvimento científico tecnológico e pesquisas de novas fontes de energia, de Alberto Pereira Castro; Energia nuclear, de Oscar Sala; A produção do álcool: situação atual das pesquisas, de Walter Borzani; Xisto: problema de pesquisa, de Cláudio Costa Neto; Álcool, recurso energético renovável e sua contribuição à economia nacional, de Antônio Evaldo Inojosa de Andrade; e Itaipú e o abastecimento da região centro-sul, de José da Costa Cavalcanti.

A edição integra a série Encontros da UNB.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Cadernos do Centro de Memória Regional


Cadernos do Centro de Memória Regional

Universidade São Francisco

Editora USF

Bragança Paulista

1994

Tombo: 1458 

 

Cadernos do Centro de Memória Regional, da Universidade São Francisco, é um periódico. Nesta edição especial, o periódico de comunicação da Universidade São Francisco trata da vida e obra de João Duns Scotus (1266-1308), o filósofo e professor da Ordem dos Franciscanos intitulado como Doutor da Ordem e Teólogo do Amor.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Humanidades: fim do milênio


Humanidades Fim do Milênio

Universidade de Brasília

Editora UnB

Brasília

1992

Tombo: 1488 

 

Humanidades 29, da Universidade de Brasília, é um periódico. A revista acadêmica de comunicação da Universidade de Brasília, neste seu nº29, referente ao volume 8, número 3 de 1992, traz os trabalhos: A serva da teologia e a dama dos salões, de Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento, Um diálogo informal,  de Ernesto Guilherme Walter; Freud na virada do século,  de Richard Bucher; A fantasia ecológica da catástrofe, de Luís Alberto Warat; A última mercadoria: a compra, a venda e o aluguel de partes do corpo humano, de Giovanni Berlinguer e Volnei Garrafa; A propósito da teoria dos autômatos auto-reprodutores, de Elias Oliveira da Silva; Pesquisa para a paz no contexto das relações internacionais, de Nielsen de Paula Pires e Gustavo Castro; Crescimento urbano horizontal do Distrito Federal, de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, entre outros.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Scientic American


Scientific American

Jonathan Piel (editor)

Editora Scientific American

New York

1988

Tombo: 3580 

 

Scientific American, editada por Jonathan Piel, é um periódico. A publicação é uma revista americana que tem por escopo reportar os desenvolvimentos das ciências para seus leitores. Este seu volume 259, nº 4, de outubro de 1988, é uma edição especial dedicada aos estudos sobre AIDS, com a publicação dos trabalhos: AIDS in 1988, de Robert C. Gallo e Luc Montagnier; The molecular biology of the AIDS vírus, de William A. Haseltine e Flossie Wong-Staal; The origins of the AIDS vírus, de Max Essex e Phyllis J. Kanki; The international epidemiology of AIDS, de Jonathan M. Mann, James Chin, Peter Piot e Thomas Quinn; HIV infection: the clinical Picture, de Robert R. Redfield e Donalds S. Burke; AIDS vacines, de Thomas J. Mathews e Dani P. Bolognest, entre outros. O volume traz ainda suas seções comuns: cartas, ciência e cidadania; cientista amador; Livros; e Ensaio.

O exemplar é promoção patrocinada pela Embrabio – uma empresa belgo-brasileira, ante seu interesse para matéria.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Líbero nº19


Líbero nº 19

Faculdade Casper Líbero

Editora Fundação Casper Líbero

São Paulo

2007

Tombo: 2391 

 

Líbero nº 19, da Faculdade Casper Líbero, é um periódico. A revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Casper Líbero, no seu ano X, número 19, de junho de 2007, traz na coluna Textos em contexto, os trabalhos: Reinventar o ensino de jornalismo: desafio inadiável no alvorecer do século XXI, de José Marques de Melo e Jornalismo e signo da relação: a magia do cinema na roda do tempo, de Cremilda Medina. Entre os artigos publicanos no referido volume, vale citar: Indústria cultural, entretenimento e cultura do narcisismo: a questão do controle social terapêutico, de Cláudio Novaes Pinto Coelho; Figurações simbólicas da pobreza: transposição de estigmas sociais em filmes brasileiros, de Rosana de Lima Soares e Cíntia Liesenberg; Comunicação e incomunicação: aproximação complexo-compreensiva à questão, de Dimas A. Künsch; Padrão de qualidade e critérios de noticiabilidade: explicações normativas e efeitos das notícias, de Emerson Urizzi Cervi; Mídia, memória e discursividade das fronteiras brasileiras, de Ada Cristina Machado da Silveira; Comunicação digital, redes virais e espectro aberto, de Sérgio Amadeu da Silveira; Atibaia não vai à praia: a análise de uma imagem, de Carlos Costa; A cultura no jornalismo cultural, de Denise da Costa Oliveira Siqueira e Euler David de Siqueira; Forma, conteúdo e contexto do anúncio veiculado no rádio, de Clóvis Reis; Redação criativa: a arte de conscientizar jovens por meio da escrita, de Mônica Martinez e Alex Criado; e Educação para a cidadania no caminho da TV brasileira, de Silvio Henrique Vieira Barbosa. O volume traz, ainda, resenhas dos trabalhos: Quando a mídia é o escândalo, de Igor Fuser, por Venício A. de Lima; Raízes das comunicações, de José Eugênio de O. Menezes, por Siegfried Zielinski, Apostas inteligentes? De Marcelo Coutinho, por Cass R. Sunstein, Ouvido pensante? De Patrícia Rangel, por Heloísa de Araújo Duarte Valente (org.), e Mídia, consumo e subculturas juvenis, de Genilda Alves de Souza, por Veneza V. Mayora Ronsini.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Famalicão da Serra: terra comum


Famalicão da Serra: terra comum

João Vaz e outros

Editora JFF

Famalicão

2025

Tombo: 3586 

 

Famalicão da Serra: terra comum, de João Vaz e outros, é uma reportagem. A obra, por meio de vários artigos, trata da aldeia de Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, em Portugal, pela época das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos. São apresentados detalhes administrativos, políticos, históricos, literários, opinativos e patrimoniais do lugar. Na literatura, a obra apresenta as poesias: Um sonho na minha aldeia, de João de Almeida Santos; Da minha aldeia vê-se o sol, de Antônio Marques dos Santos; e Até à serra de bois, além de muitos artigos em prosa e, também, ensaios de: Vitor Amaral, Francisco Pereira Barbeira, Tomás Cordeiro, Rosa Maria Trindade Ferreira, entre outros. É de se destacar entrevistas com testemunhos de alguns moradores e depoimentos dos membros de sua diáspora como Marie Charro e Paulo Santos.

A edição é ilustrada com fotografias e outros elementos gráficos. A capa é de João Almeida Santos.

domingo, 5 de outubro de 2025

Berlin: viel entdecken für wenig Geld


Berlin: viel entdecken für wenig Geld

Equipe Marco Polo

Editora Marco Polo

Ostfildern

2024

Tombo: 3585 

 

Berlin: viel entdecken für wenig Geld, da Equipe Marco Polo, é um guia de turismo. A obra apresenta a cidade de Berlim em detalhes para o turista que deseja conhecê-la de forma mais econômica. Indica os melhores pontos turísticos, eventos culturais e onde se hospedar, fazer, compras, comer, além de traçar roteiros turísticos para o fim de semana e muitas dicas da cidade.

A edição é um dos guias da famosa série Marco Polo e está em alemão.

sábado, 4 de outubro de 2025

Mecklenburg and West Pomerania


Mecklenburg and West Pomerania

Wolf Karge e outros

Editora Hinstorff

Rostock

2015

Tombo: 3587 

 

Mecklenburg and West Pomerania, de Wolf Karge e outros, é uma reportagem fotográfica de turismo. A obra escrita por Wolf Karge com fotografias de Thomas Grundner tem o condão de apresentar a região de Mecklenburg e Pomerania Ocidental, na Alemanha em diferentes aspectos, promovendo o turismo e divulgação de sua paisagem e arquitetura. As fotografias que compõem a obra são apresentadas em pranchas de uma página, viabilizando muitos detalhes do motivo retratado.

A edição está em inglês com tradução preparada por Margaret Will.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Castélio contra Calvino


Castélio contra Calvino

Stefan Zweig

Editora Assírio & Alvim

Porto

2023

Tombo: 3584 

 

Castélio contra Calvino ou uma consciência contra a violência, de Stefan Zweig, é um ensaio. A obra faz uma análise da liberdade de consciência e da ditadura intelectual, no âmbito da Reforma, pelo ativismo de Sebastião Castélio e João Calvino, na Basiléia. O ensaio de Zweig tem formação distinta de suas outras obras literárias e, por si só, revela um estudo aprofundado da questão. A análise é desenvolvida em 10 capítulos, que se conclui com o último intitulado “Os extremos tocam-se”. Um leitor, na terceira década do século XXI, há de perceber a maestria de Stefan Zweig ao demonstrar os erros grassos e cíclicos da Humanidade, seja à época de Castélio e Calvino (Século XVI), seja no seu tempo (Século XX), como assim no nosso tempo (Século XXI): "Quando as ditaduras conseguem ultrapassar as inevitáveis crises dos seus começos, em geral podem considerar-se algum tempo como consolidadas; tal como o organismo do ser humano, depois de algum desconforto inicial, acaba por se adaptar a alterações climáticas e circunstâncias de vida alteradas, assim também os povos se habituam incrivelmente depressa a novas formas de domínio. Após um certo prazo, desaparece a geração mais antiga que, com amargura, compara um presente violento a um passado bem mais apreciado. Depois dela, já uma geração jovem na nova tradição, aceitando com uma naturalidade ingênua os novos ideais como os únicos possíveis".

A edição contou com a tradução de Sara Seruya.

O exemplar está autografado por Maria Antónia Espadinha.

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Ruy Blas


Ruy Blas

Victor Hugo

Editora Larousse

Paris

1949

Tombo: 3582 

 

Ruy Blas, de Victor Hugo, é um drama. A obra, uma peça teatral, em cinco atos, escrita por Victor Hugo, em 1838, em enredo passado na corte de Madri, no correr de 1698. O enredo envolve a vingança de Don Salluste que introduz Ruy Blas, apaixonado pela rainha da Espanha, na trama. Ruy Blas chega a ser nomeado ministro da Rainha e por fim desmascarado se suicida e a Rainha declara seu amor pelo ministro. A peça além de ter sido encenada no teatro por Sarah Bernhardt, foi, também, adaptada para o cinema, em 1947, por Jean Cocteau e Pierre Billon.

A edição contém notas (biográficas, históricas, literárias entre outras) preparadas por Pierre Richard para um estudo adequado da obra. Está em língua francesa e integra a coleção Classiques Larousse.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

La neige et la fleur


La neige et la fleur

André Chamson

Editora Gallimard

Paris

1962

Tombo: 3583 

 

La neige et la fleur, de André Chamson, é um romance. O enredo da obra é dedicado a discutir a saga da juventude, protagonizada por jovens garotos e meninas, num contexto de pós-guerra, em que tudo parece evocar a aproveitar a vida, mas há crime, há paixão, há amor pelas ciências e pelas artes. O autor, André Chamson (1900-1983), foi membro da Academia Francesa e durante a guerra atuou na resistência em sua terra natal, trazendo seu ativismo para dentro de seus romances. Este, em especial, trata da juventude que se segue ao pós-guerra.

A edição está em francês e é o texto integral.