sábado, 31 de dezembro de 2022

World War II

World War II

Ivor Matanle

Editora Cooble Books

Londres

1998

Tombo: 3120 

 

World War II, de Ivor Matanle, é uma reportagem fotográfica da II Guerra Mundial. O autor constrói sua obra como um livro de arte fotográfica, tratando da história e detalhes da guerra.

A edição é fartamente ilustrada e está em inglês.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Real Forte Príncipe da Beira

Real Forte Príncipe da Beira

José Maria de Souza Nunes e Isa Adonias

Editora Fundação Emílio Odebrecht e Soala

Rio de Janeiro

1985

Tombo: 1646 

 

Real Forte Príncipe da Beira, de José Maria de Souza Nunes e Isa Adonias, é um tratado sobre esse forte construído pelos portugueses às margens do rio Guaporé na fronteira com a Bolívia. O autor explora a história e os elementos arquitetônicos desse importante monumento histórico. Trata-se de um estudo bastante completo sobre esse forte.

A edição é de arte e fartamente ilustrado.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Maomé: esse desconhecido

Maomé: esse desconhecido

Nizan

Editora Madras

São Paulo

2000?

Tombo: 2238 

 

Maomé: esse desconhecido, de Nizan, é uma biografia. O autor, além da biografia de Maomé, trata de sua missão, dos cinco pilares da religião muçulmana e apresenta os grandes pensadores do Islã.

A edição contém também bibliografia a respeito.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Churchill: o lord da guerra

Churchill: o Lord da guerra

Ronald Lewin

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1979

Tombo: 503 

 

Churchill: o lord da guerra, de Ronald Lewin, é uma biografia. O autor apresenta detalhes da vida e obra do importante primeiro-ministro inglês. Trata, também, da II Grande Guerra e do envolvimento do biografado na solução do conflito.

A edição é ilustrada com fotografias. A tradução é de Álvaro Galvão.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A saga dos Kennedy

A saga dos Kennedy

Rose Fitzgerald Kennedy

Editora Artenova

São Paulo

1974

Tombo: 1182 

 

A saga dos Kennedy, de Rose Fitzgerald Kennedy, é um trabalho biográfico. A autora, integrante da família Kennedy, conta, neste livro, a história de sua família. A tradicional família aristocrática norte americana é revelada no seu cotidiano e intimidade com propriedade.

A edição é ilustrada com fotografias do álbum de família e integra a Coleção Veja como volume 5. A tradução foi preparada por Carlos Neyfeld, Jorge Arnaldo Fortes e Arnaldo Viriato de Medeiros.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa

O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa

Robert Darnton

Editora Graal

Rio de Janeiro

1988

Tombo: 1057 

 

O grande massacre de gatos e outros episódios da história cultural francesa, de Robert Darnton, é um ensaio da história da cultura francesa. O autor, fazendo referência ao massacre de gatos na Rua Saint-Severin, em verdade uma revolta de trabalhadores, revela detalhes da cultura francesa e evidencia que esta é decidida pela burguesia e não exatamente pelo popular. E ainda, ao tratar da história da cultura francesa, faz referência às fábulas da Chapeuzinho Vermelho, Mãe Ganso e outras.

domingo, 25 de dezembro de 2022

Os profetas da ciência

Os profetas da ciência

D. S. Holacy Jr.

Editora Bloch

Rio de Janeiro

1970?

Tombo: 248 

 

Os profetas da ciência, de D. S. Holacy Jr., é um ensaio. O autor trata dos cientistas que deram seu nome à ciência como: Haris Geiger, Gregor Mendel, Christian Doppler, Gustavo Cariolis, Alfred Nobel entre outros. Nomes importantes que são hoje sinônimos do cotidiano utilizado pelo público em geral. O trabalho reporta a vida e obra desses cientistas.

sábado, 24 de dezembro de 2022

Steve Jobs

Steve Jobs

Walter Isaacson

Editora Companhia das Letras

São Paulo

2022

Tombo: 2914 

 

Steve Jobs, de Walter Isaacson, é uma biografia. O autor apresenta a vida e obra do maior magnata da informática mundial, destacando o esmerado empreendedorismo do biografado em face da concorrência mundial.

A edição é ilustrada com fotografias e contou com a tradução de Berilo Vargas, Denise Bottmann e Pedro Maia Soares. O exemplar contem dedicatória.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

The last of the Incas: the rise and fall of an American Empire

The last of the Incas: the rise and fall of an American Empire

Edward Hyams e George Ordish

Editora Barnes & Noble

Nova Iorque

1996

Tombo: 1678 

 

The last of the Incas: the rise and fall of an American Empire, de Edward Hyams e George Ordish, é um tratado de história sobre os índios da América do Sul, destacando os Incas. Os autores tratam do Império Incaico, reportando sua ascensão, guerra civil e queda ante a invasão europeia, com especial destaque para o reinado de Atahualpa.

A edição é escrita em inglês com mapas e gravuras; contém, ainda, glossário, bibliografia e índice remissivo.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

De geração a geração

De geração a geração

Maria Socorro Capiberibe Maia (org.)

Editora Arte Livro

Recife

2004

Tombo: 2134 

 

De geração a geração, de Maria Socorro Capiberibe Maia, é uma coletânea de poesias. As obras poéticas de várias gerações de uma família nordestina estão ali reunidas. Dentre elas estão obras de Maria Socorro, a organizadora, Severino Cândido Marinho e Maria Ruth Capiberibe. De geração em geração a veia poética é prefaciada por Alberto Nigro.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Senta a pua!

Senta a pua!

Rui Moreira Lima

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1980

Tombo: 549 

 

Senta a Pua !, de Rui Moreira Lima, é um tratado de história sobre a Força Aérea Brasileira e a Segunda Guerra Mundial. No trabalho, o autor trata em detalhes da Aeronáutica e das missões da Força Aérea Brasileira na Itália durante a II Grande Guerra. O lema da Força é o título da obra: Senta a pua!

A edição é ilustrada com mapas e fotografias.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Vale tudo: o som e a fúria de Tim Maia

Vale tudo: o som e a fúria de Tim Maia

Nelson Motta

Editora Objetiva

Rio de Janeiro

2007

Tombo: 2404 

 

Vale tudo: o som e a fúria de Tim Maia, de Nelson Motta, é uma biografia. O autor, importante crítico musical brasileiro, traça a vida e obra de Tim Maia. Esse músico de características incomparáveis teve importante projeção no cenário musical brasileiro. No trabalho de Nelson Motta, as músicas de Tim Maia são apresentadas no contexto da vida do autor e de sua fenomenal atuação. Destaca-se ainda o relacionamento e influências do músico sobre os compositores brasileiros com relatos de momentos memoráveis. O título da obra, Vale Tudo, é uma das mais importantes composições de Tim Maia que se tornou um hino atemporal.

A edição é ilustrada com fotografias.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Vilagran Cabrita e a engenharia do seu tempo

Vilagran Cabrita e a engenharia do seu tempo

Amélio de Lyra Tavares

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1981

Tombo: 661 

 

Vilagran Cabrita e a engenharia do seu tempo, de Amélio de Lyra Tavares, é uma biografia. O autor, um importante general na história do Brasil, trata da vida e obra de Vilagran Cabrita, o grande empreendedor da engenharia militar no exército brasileiro. Na obra, além da detalhada biografia, os estudos e história da engenharia se destacam.

domingo, 18 de dezembro de 2022

Brasil-Canadá: confrontos literários e culturais

Brasil-Canadá: confrontos literários e culturais

Dilma Castelo Branco Diniz (org.)

Editora Faculdade de Letras UFMG

Belo Horizonte

2003

Tombo: 2926 

 

Brasil-Canadá: confrontos literários e culturais, organizado por Dilma Castelo Branco Diniz, é uma coletânea de artigos sobre literatura canadense e estudos comparados com a literatura brasileira. Entre os autores dos artigos, vale citar, além da organizadora: Robert Dion com o trabalho “Estudos das transferências culturais” e Nubia Hanciau com “Nancy Huston: do exílio, com amor”.

sábado, 17 de dezembro de 2022

Inácio de Loyola: a aventura de um cristão

Inácio de Loyola: a aventura de um cristão

José Ignácio Tellechea Idígoras

Editora Loyola

São Paulo

1997

Tombo: 2424 

 

Inácio de Loyola: a aventura de um cristão, de José Ignácio Tellechea Idígoras, é uma biografia. O autor apresenta a vida e obra do fundador da Companhia de Jesus – uma ordem religiosa católica que, sob determinada perspectiva, pode ser tida como uma das primeiras companhias multinacionais. Na obra, o autor faz a biografia em texto sob forma de itens.

A edição é ilustrada e o exemplar tem dedicatória de Angélica Pelegrine para Sheila Alves.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Minha fama de mau

Minha fama de mau

Erasmo Carlos

Editora Objetiva

Rio de Janeiro

2012

Tombo: não há 

 

Minha fama de mau, de Erasmo Carlos, é uma autobiografia. Na obra, o autor apresenta suas lembranças, com destaque para a criação do grupo musical no tradicional bairro carioca da Tijuca, onde se encontravam Erasmo Carlos, Roberto Carlos, Tim Maia e outros expoentes da Jovem Guarda. Em narrativa bastante humorada, conta detalhes de suas composições e parcerias musicais além de curiosidades do convívio desses músicos que marcaram a musicografia brasileira.

A edição é de bolso.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Veja 25 anos: reflexões para o futuro

Veja 25 anos: reflexões para o futuro

John Updick, Umberto Eco e outros

Editora Abril

São Paulo

1993

Tombo: 1425 

 

Veja 25 anos: reflexões para o futuro, de John Updick, Umberto Eco e outros, é uma coletânea de artigos publicados no periódico Veja, nos seus primeiros 25 anos. Trata-se, portanto, de uma homenagem à revista de circulação brasileira. Dentre os autores dos artigos ali publicados estão: Zuenir Ventura, Carlos Diegues, Umberto Eco, Herbert de Souza etc.

A edição teve patrocínio da Odebrecht.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Livro slide: educação moral e cívica: vultos

Livro slide – Educação moral e cívica: vultos

Ciro Pontes (diretor)

Editora Formar

Rio de Janeiro

1971

Tombo: 105 

 

Livro slide – educação moral e cívica: vultos, dirigida por Ciro Pontes, é um material didático para a disciplina educação moral e cívica. O trabalho trata do programa da disciplina e inclui uma coletânea de slides diapositivos desenhados com personalidades históricas brasileiras, presidentes da república e do ministro da Educação da época, Jarbas Passarinho.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Le fédéralisme et la société canadienne-française

Le fédéralisme et la société canadienne-française

Pierre Elliott Trudeau

Editora HMH

Montreal

1967

Tombo: 1477 

 

Le fédéralisme et la société canadienne-française, de Pierre Elliott Trudeau, é um ensaio. A obra é um interessante trabalho do escritor que mais tarde tornou-se primeiro-ministro do Canadá e ergueu uma geração de origem francesa para a política canadense. No trabalho, Pierre Trudeau discute o federalismo canadense, evidenciando as dificuldades e características próprias do Canadá inglês e francês. Sua tese tem a perspectiva de uma abordagem a partir de Quebec.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Brasil: por que Rio de Janeiro?

Brasil: ¿Por qué Rio de Janeiro?

Carlos A. Fasciolo

Editora Faculdade da Cidade

Rio de Janeiro

1996

Tombo: 1601 

 

Brasil: ¿Por qué Rio de Janeiro?, de Carlos A. Fasciolo, é um trabalho de divulgação das relações internacionais argentinas. O autor trata da cidade do Rio de Janeiro em diferentes aspectos e do Consulado argentino nessa cidade, levantando aspectos das relações internacionais da República Argentina.

domingo, 11 de dezembro de 2022

A conduta soviética nas relações internacionais

A conduta soviética nas relações internacionais

George F. Kennan e outros

Editora GRD

Rio de Janeiro

1964

Tombo: 2170 

 

A conduta soviética nas relações internacionais, de George F. Kennan, Barrington Moore Jr., Michael M. Karpovich, Nathan Leites e outros, é uma coletânea de artigos que tratam das relações internacionais da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A seleção dos artigos é de Alexander Dallin com tradução de Donaldson Garschagen. Na coletânea, entre outros assuntos, estão tratados: a Revolução Russa, o Imperialismo Russo, as técnicas soviéticas de negociação, o governo único, o Politburo e o Ocidente.

sábado, 10 de dezembro de 2022

Reminiscências da campanha do Paraguai

Reminiscências da campanha do Paraguai

Dionísio Cerqueira

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1980

Tombo: 581 

 

Reminiscências da campanha do Paraguai, de Dionísio Cerqueira, é um ensaio que apresenta a Guerra do Paraguai numa visão distanciada em cem anos das batalhas. O autor trata da Guerra do Paraguai entre os anos 1865 e 1870, detalhando várias operações da campanha.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Os voluntários da pátria na Guerra do Paraguai



Os voluntários da pátria na Guerra do Paraguai

Paulo de Queiroz Duarte

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1982

Tombo: 662 

 

Os voluntários da pátria na Guerra do Paraguai, de Paulo de Queiroz Duarte, é um extenso e detalhado ensaio sobre o assunto. O autor trata do papel dos voluntários na Guerra do Paraguai no século XIX sob o comando de Osório e com a presença do Imperador D. Pedro II. No primeiro volume, o autor trata da Guerra com o Imperador, os chefes militares, a respectiva mobilização e o quadro militar da época. No segundo volume, a obra trata das operações sob o comando Luís Osório, que se tornaria Duque de Caxias, e a participação de sete corpos de voluntários do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.

A edição é composta de dois volumes.



quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

A guerra que eu vi

A guerra que eu vi

George S. Patton Jr.

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1979

Tombo: 464 

 

A guerra que eu vi, de George S. Patton Jr., é um relato de guerra sob o ponto de vista do General Patton. O autor – marcante general do exército norte-americano, cuja história, inclusive, tornou-se célebre filme cinematográfico – trata de várias operações durante a II Guerra Mundial, tais como: Torch, Husky e Overlord. O relato é feito como um retrospecto do que via acontecer.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Até Berlim

Até Berlim

James M. Gavin

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1982

Tombo: 702 

 

Até Berlim: as batalhas de um comandante paraquedista 1943/1946, de James M. Gavin, é um relato da II Grande Guerra. O autor trata o acontecimento histórico com uma abordagem subjetiva e do ponto de vista norte-americano.

A edição é ilustrada com fotografias e mapas e é composta de dois volumes.

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

A terceira guerra mundial

A terceira guerra mundial

John Hackett

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1980

Tombo: 542 

 

A terceira guerra mundial: agosto de 1985, de John Hackett, é uma ficção. O autor constrói sua obra de ficção com base nos acontecimentos de 1984, num universo em que há sinais de paz no Oriente Médio, ao mesmo tempo em que se observa o crescimento dos países árabes e dos partidos conservadores na Europa.

A edição é composta de dois volumes e contou com a colaboração de expoentes generais da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

África: geohistória, geopolítica e relações internacionais

África: geohistória, geopolítica e relações internacionais

Therezinha de Castro

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1981

Tombo: 653 

 

África: geohistória, geopolítica e relações internacionais, de Therezinha de Castro, é um ensaio que trata da história e das relações internacionais com aquele continente. A autora, entre outros assuntos, discute, com pioneirismo, o colonialismo, o panafricanismo e o nacionalismo. Há uma interessante apresentação das relações entre o Brasil e a África.

domingo, 4 de dezembro de 2022

Anchieta

Anchieta

Joaquim Tomaz

Editora Biblioteca do Exército

Rio de Janeiro

1981

Tombo: 649 

 

Anchieta, de Joaquim Tomaz, é uma biografia. O autor trata do Padre José de Anchieta, um dos fundadores da cidade de São Paulo, estudioso do universo tupi guarani, das letras e educador. A obra trata da sua biografia desde a educação na Espanha e suas atividades no Brasil ainda selvagem. O autor aborda com maestria a participação do biografado na história do Brasil.

sábado, 3 de dezembro de 2022

Vida de Jesus

Vida de Jesus

E. G. White

Editora Casa Publicadora Brasileira

Santo André

1982 ?

Tombo: 1087 

 

Vida de Jesus, de E. G. White, é uma biografia. No trabalho, o autor cria uma abordagem nada usual para tratar de Jesus Cristo. A obra trata do biografado de forma didática, valendo-se, é claro, do Evangelho que indiretamente se divulga e aplica ao reportar passagens da vida de Jesus.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Democracy: the environment and the human rights

Democracy: the environment and the human rights in the developing world: the new internationalism

Bruce Mabley e Marie Berrynan

Editora Concordia University

Montreal

1993

Tombo: 1473 

 

Democracy: the environment and the human rights in the developing world: the new internationalism, de Bruce Mabley e Marie Berrynan, é uma coletânea de ensaios. Estam ali coletados os artigos apresentados no I International Lectures Series da Universidade Concordia. Os artigos destacam a discussão do novo internacionalismo. Dentre os trabalhos, há textos de Bruce Mabley, Asma Jahangir, Prado Vallejo. Os temas discutidos também inovam no período da escrita, eis que na sua publicação eram assuntos pioneiros que, entretanto, se tornaram de discussão exigida no século XXI não só acerca dos países em desenvolvimento, mas também nos desenvolvidos. Eis a questão do novo internacionalismo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Democracy and rights in Canada

Democracy and rights in Canada

Don Carmichael, Tom Pocklington e Greg Pyrcy

Editora Harcourt

Toronto

1991

Tombo: 1474

 

 

Democracy and rights in Canada, de Don Carmichael, Tom Pocklington e Greg Pyrcy, é uma coletânea de ensaios. No trabalho, os autores discutem os direitos civis e políticos no Canadá. Dentre os artigos apresentados, vale destacar Democracy and the freedom of the press, que discute a influência imprópria para a liberdade política. Interessante observar que nos anos 1990 já se discutia no Canada os limites da liberdade que virou manchete nos movimentos populares do século XXI no Canada como o caso dos caminhoneiros.