segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

O mosaico de Parsifal

O mosaico de Parsifal

Robert Ludlum

Editora Nova Fronteira

Rio de Janeiro

1982?

Tombo: 931 

 

O mosaico de Parsifal, de Robert Ludlum, é um romance de suspense do famoso escritor americano. O editor revela na capa as diretrizes do enredo: “uma traição a ser desvendada. Um homem marcado para morrer, na mira do rifle da mulher que ele ama.” O suspense trata do amor por uma espiã, por fim se revela uma agente dupla, deixando o seu amado em constante perigo. 

domingo, 30 de janeiro de 2022

Paratii: entre dois polos

Paratii: entre dois polos

Amyr Klink

Editora Companhia das Letras

São Paulo

1992

Tombo: 1435 

 

Paratii: entre dois polos, de Amyr Klink, é uma narrativa de viagem da aventura do famoso velejador brasileiro entre os dois polos da Terra. A narrativa é espetacular não só pelo trajeto delineado por sua pequena embarcação, mas também pelo fato de ter navegado estes mais de 50.000 quilómetros solitariamente. Do continente antártico até o polo norte, de terra geladas até outro extremo de gelo, o autor atravessa o mundo de sul a norte revelando as distinções pouco reportadas em uma única viagem.

sábado, 29 de janeiro de 2022

Pelas Veias da selva

Pelas veias da selva

Vito d’Alessio

Editora FTD

São Paulo

1992

Tombo: 1437 

 

Pelas veias da selva, de Vito d’Alessio, é uma narrativa de viagem ao estilo de reportagem, quase um ensaio sobre a selva amazônica. O autor revela pela obra o seu sonho de conhecer a fundo a floresta, passando por terras de Raoni, do Xingú, as matas, os rios (ou seja, as veias da selva e, aliás, revela muito bem a importância destes nesse universo amazônico) e as concentrações urbanas que mais parecem miragens para quem caminha pela floresta, como Porto Estrela. Além de revelar o isolamento dessas áreas.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Portugal e o futuro

Portugal e o futuro

António de Spínola

Editora Nova Fronteira

Rio de Janeiro

1974

Tombo: 53 

 

Portugal e o futuro: análise da conjuntura nacional, de Antônio de Spínola, é um livro histórico, pois sua publicação, que alcançou a venda de 50.000 exemplares em um único dia, provocou a guinada na História de Portugal com a Revolução dos Cravos. Na obra, o general licenciado analisa a conjuntura de Portugal no início dos anos 1970 sob diferentes aspectos e propõe uma reforma que quer o país transformado em uma grande nação além das fronteiras europeias, integrando os países africanos de língua portuguesa com importante papel para o Brasil: a Comunidade Lusíada (Estado da Lusitânia ou República Federativa Portuguesa) com toda população exercendo seus direitos de cidadão português. A Comunidade Lusíada seria um país pluricontinental, pluricultural e plurinacional, uma federação com descontinuidade territorial e heterogeneidade, incluindo autonomia político-administrativa para cada região com leis adequadas a cada território por sua tradição e cultura, mantendo respeito às leis básicas da federação. Trabalha com interesse sobre Direito Internacional, História e conceitos de Teoria de Estado. Ensinava que “o convívio de raças só conduzirá a resultados objetivos se for acompanhado de uma equitativa repartição de oportunidades de acesso aos lugares de mando político-administrativo”.

Na vanguarda, o autor já analisava a globalização, “a complexa teia da repartição mundial de recursos e mercados”, a que chamou de planetarização e que inclusive implicava na “internacionalização dos problemas internos”. Analisa com conhecimento de proximidade a experiência da “belle amitié” em Katanga (região do ex-Congo Belga). Assim, o autor analisa com profundidade: i) a questão africana; ii) as políticas de descolonização da ONU; iii) o Eurocentrismo; iv) a influência da URSS na África; v) a corrente anti-portuguesa; vi) o orientalismo português; e vii) o fim da Índia portuguesa.

Expõem com franqueza opiniões e observações, que merecem registro:

“há uma diferença entre o que as massas aplaudem e o que cada cidadão sente na sua secreta intimidade” p. 105.

“Se por portugueses de hoje entendermos todos os que por lei são cidadãos a sua esmagadora maioria é africana” p. 106.

“Só preservaremos essa portugalidade se por portugueses considerarmos de fato e de direito todos os africanos e europeus” p.107.

“O ultramar tem que ser parte integrante da nação” p. 123.

“Os grandes interesses se defendem por si mesmos” p.123.

“Somos conduzidos a rejeição da tese integracionista simples sob um poder centralizado e concentrado”. p 129.

“Nunca a política de um governo pode ser autêntica se não se orientar pelos anseios dos governados” p. 130.

“O problema reside, assim, em promover a autodeterminação das populações ultramarinas pela sua integração na República portuguesa” p 144.

“É na decisão a uma comunidade lusíada que está o caminho do seu progresso e da sua verdadeira Independência face ao neocolonialismo que avanssala os seus vizinhos africanos” p. 145.

“Não pode encarar se se não como criminosa demissão, toda a orientação que vise a substituição pura e simples das atuais estruturas institucionais pela dos partidos revolucionários, que não representam as populações africanas nem os seus legítimos interesses. Seria criminoso e fundamentalmente anti-português abandonar a sua sorte esses milhares de europeus e milhões de africanos que em nós confiam. Mas também seria criminoso e francamente anti-português caminhar para esse abandono pela via do imobilismo, imputando todos os nossos males à cobiça alheia” pp 146-147.

“Queremos sem dúvida do Minho a Timor uma pátria de pátrias e uma pátria comum” p. 167.

“Por que nação e pátria muito mais do que criação de um estatuto legal são sentimento e vivência no subconsciente de cada homem” p.227.

Uma obra que mesmo meio século depois ainda ensina importantes lições: em exercício de futurologia desde 1974, que, lido quase 50 anos depois, revela acertos e caminhos que a Revolução não quis tomar.


quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

O mundo na corda bamba: como entender o crash global

O mundo na corda bamba: como entender o crash global

William Greider

Editora Geração Editorial

São Paulo

1997

Tombo: 1689 

 

O mundo da corda bamba: como entender o crash global, de William Greider, é um ensaio sobre as questões histórica-econômicas em face da globalização e das crises mundiais. O autor, conceituado jornalista de economia, ainda longe das grandes crises mundiais (como a de 2008 e a da pandemia de 2019), estuda o ambiente econômico que sempre se diz em crise. O fenômeno da globalização e a ideia de um mundo único sem fronteiras são o mote do estudo no intuito de observar se o mundo está preparado e se há solução para a crise sistêmica, na lógica maníaca do capitalismo global.

O título em inglês é mais revelador que o que foi adotado para a língua portuguesa: One world, ready or not: the manic logic of global capitalismo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

A faca de dois gumes

A faca de dois gumes

Fernando Sabino

Editora Record

Rio de Janeiro

1985

Tombo: 934 

 

A faca de dois gumes, de Fernando Sabino, é uma coletânea de novelas. O volume inclui: O bom Ladrão, Martini Seco e o trabalho que deu título à edição: A faca de dois gumes. O enredo de A faca de dois gumes envolve um assassinato por traição amorosa, um crime perfeito, que, entretanto, tem um resultado inesperado, pois acaba incriminando, sem intenção, o filho do criminoso.

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Manaus muita história para contar

Manaus muita história para contar

Márcia Costa Rosa

Editora Prefeitura de Manaus

Manaus

2003

Tombo: 2051

 

Manaus muita história para contar, de Márcia Costa Rosa, é uma coletânea de histórias e retrospectivas sobre a cidade de Manaus, a forma de vida e o comportamento do povo daquela importante cidade no coração da floresta amazônica, desde os tempos da fundação. Na obra a história de Manaus é contada pela personagem Vovó Zita com muita ilustração.

As ilustrações são de Romahs.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Missete

Missette

Marcel Prévost

Editora Modern Bibliotheque

Paris

1930?

Tombo: 753 

 

Missette, de Marcel Prévost, é um romance do acadêmico francês que teve notoriedade por abraçar o universo feminino mesmo sob o ponto de vista masculino. A obra é de 1912, explorando características próprias da mulher frente a educação moderna, da época, em face de aspectos provincianos.

A edição traz outros artigos como num almanaque, complementando o folhetim.

domingo, 23 de janeiro de 2022

Un client serieux

Un client serieux

Georges Courteline

Editora E. Flamarion

Paris

1930?

Tombo: 751 

 

Un cliente serieux, de Georges Courteline (pseudônimo de Georges Victor Marcel Moinaux), é uma comédia teatral do produtivo romancista e dramaturgo francês, que foi performada, pela primeira vez, em 1896. O enredo envolve a audiência em um tribunal de Paris em que as partes e seus advogados discutem as questões legais.

A edição traz outros artigos como num almanaque, complementando o folhetim.

sábado, 22 de janeiro de 2022

Les feux du couchat

Les feux du couchat

Michel Corday

Editora E. Flammarion

Paris

1930 ?

Tombo: 752 

 

Les feux du couchat, de Michel Corday, é um romance, apresentado nessa edição na forma de folhetim. Michel Corday, o pseudônimo de Louis-Édouard Pollet, escritor francês bastante produtivo publicava suas obras em jornais e este romance, sob referência, tem homonomia com obra de Alexandre Collet, que trata de lembranças de infância junto ao mar.

A edição traz outros artigos como num almanaque, complementando o folhetim. 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Poesia infantil: cadernos de poesia brasileira

Poesia infantil: cadernos de poesia brasileira

Zalina Rolim e outros

Editora Instituto Cultural Itaú

São Paulo

1995

Tombo: 3338

 

Poesia infantil: cadernos de poesia brasileira é uma antologia de poesia brasileira dedicada ao público infantil, selecionada pelo Instituto Cultural Itaú. A edição apresenta a obra poética de Zalina Rolim, Olavo Bilac, Henriqueta Lisboa, Sidónio Muralha, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, Sérgio Campparelli, José Paulo Paes, Ulisses Tavares e Arnaldo Antunes, com análises, apresentação e bibliografia comentada.

A edição integra a coleção Cadernos de Poesia Brasileira.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Romantismo: cadernos de poesia brasileira

Romantismo: cadernos de poesia brasileira

Gonçalves Dias e outros

Editora Instituto Cultural Itaú

São Paulo

1995

Tombo: 1591 

 

Romantismo: cadernos de poesia brasileira é uma antologia de poesia brasileira do período romântico, selecionada pelo Instituto Cultural Itaú. A edição apresenta a obra poética de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casemiro de Abreu, Luiz Gama e Castros Alves, com análises, apresentação e bibliografia comentada.

A edição integra a coleção Cadernos de Poesia Brasileira.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Modernismo: cadernos de poesia brasileira

Modernismo: cadernos de poesia brasileira

Mário de Andrade, Manuel Bandeira e outros

Editora Instituto Cultural Itaú

São Paulo

1995

Tombo: 1592 

 

Modernismo: cadernos de poesia brasileira é uma antologia de poesia brasileira do período modernista, selecionada pelo Instituto Cultural Itaú. A edição apresenta a obra poética de Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Mário Quintana e João Cabral de Melo Neto, com análises, apresentação dos autores e bibliografia comentada.

A edição é ilustrada e integra a coleção Cadernos de Poesia Brasileira.

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Pocahontas: the evolution of an American narrative


Pocahontas: the Evolution of an American Narrative

Robert S. Tilton

Editora Cambridge University Press

Cambridge

1994

Tombo: 1576 

 

Pocahontas: the Evolution of an American Narrative, de Robert S. Tilton, é um ensaio que analisa a narrativa acerca da personagem indígena, Pocahontas, que se enamorou pelo militar inglês, John Smith. Na obra, o autor analisa a narrativa em diferentes momentos e aspectos: a) na miscigenação, colonização e federalização da América; b) no período pós-guerra civil; c) na era dos índios românticos; d) no batismo; e e) a figura da indígena na propaganda seccionalista.

O autor evidencia, assim, uma narrativa que poderia ser similar a de João Ramalho e Bartira, em terras paulistanas, mas que, entretanto, tem um contexto político mais arraigado que lhe transfigura.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

As sandálias do pescador


As sandálias do pescador

Morris West

Editora Abril

São Paulo

1981

Tombo: 637 

 

As sandálias do pescador, de Morris West, é um romance. O enredo trata da história de um padre prisioneiro político da Rússia que, ao ser libertado, se torna cardeal e em seguida é nomeado Papa, adotando medidas políticas inéditas para mediar os conflitos então existentes entre a Rússia e a China. A obra serviu de base para o filme homônimo.

A edição integra a coleção Grandes Sucessos. 

domingo, 16 de janeiro de 2022

Elenco de cronistas modernos

Elenco de cronistas modernos

Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e outros

Editora José Olympio

Rio de Janeiro

1976

Tombo: 1146 

 

Elenco de cronistas modernos é uma coletânea de crônicas de Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz e Rubem Braga. A obra traz uma interessante antologia destes autores com dados de suas vidas e obras.

A edição é a quinta.

sábado, 15 de janeiro de 2022

Provérbios na linguagem de hoje


Provérbios na linguagem de hoje

 

Editora Sociedade Bíblica do Brasil

Brasília

1983

Tombo: 1708 

 

Provérbios na linguagem de hoje é uma coletânea de provérbios difundidos no Ocidente e colhidos da Bíblia. A seleção de provérbios não segue propriamente uma doutrinação religiosa, mas sim a significação desses para a moral da civilização ocidental, assim como os chéng yŭ são para a civilização oriental, em especial, a chinesa.

O exemplar tem dedicatória ao Comendador.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Lygia Fagundes Telles: literatura comentada

Lygia Fagundes Telles: literatura comentada

Leonardo Monteiro e outros

Editora Abril

São Paulo

1980

Tombo: 563 

 

Lygia Fagundes Telles: literatura comentada, de Leonardo Monteiro e outros, é um manual didático para a interpretação da obra literária de Lygia Fagundes Telles, escritora que soube conciliar as letras com o direito, assim como seus colegas de alma mater. Na obra, os autores tratam didaticamente da vida e obra de Lygia Telles, apresentando trechos de seus trabalhos com a respectiva análise.

A edição integra a coleção Literatura Comentada.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Chico Buarque de Hollanda: literatura comentada


Chico Buarque de Hollanda: literatura comentada

Adélia Bezerra de Meneses Bolle

Editora Abril

São Paulo

1980

Tombo: 555 

 

Chico Buarque de Hollanda: literatura comentada, de Adélia Bezerra de Meneses Bolle, é um manual de didático para a interpretação da obra literária do famoso compositor musical brasileiro. Na obra, a autora trata didaticamente da vida e obra de Chico Buarque até os anos 1970, apresentando uma pequena antologia e trechos de suas obras com a respectiva análise.

A edição integra a coleção Literatura Comentada.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Machado de Assis: literatura comentada

Machado de Assis: literatura comentada

Marisa Lajolo

Editora Abril

São Paulo

1980

Tombo: 552 

 

Machado de Assis: literatura comenda, de Marisa Lajolo, é um manual didático para a interpretação da obra literária de Machado de Assis. Na obra, a autora trata didaticamente da vida e obra de Machado de Assis, apresentando trechos de sua obra com a respectiva análise.

A edição integra a coleção Literatura Comentada.

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Millôr Fernandes: literatura comentada

Millôr Fernandes: literatura comentada

Maria Célia Rua de Almeida

Editora Abril

São Paulo

1980

Tombo: 567 

 

Millôr Fernandes: literatura comentada, de Maria Célia Rua de Almeida, é um manual didático para a interpretação da obra literária de Millôr Fernandes. Na obra, a autora trata didaticamente da vida e obra de Millôr Fernandes até a década de 1970, apresentando uma pequena antologia com a respectiva análise.

A edição integra a coleção Literatura Comentada.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Vontade doida de não morrer

Vontade doida de não morrer

Luís Felipe Maldaner

Editora WS

Porto Alegre

2003

Tombo: 2010 

 

Vontade doida de não morrer, de Luís Felipe Maldaner, é uma coletânea de contos. Nesta obra, o autor multifacetado: ex-bancário, professor e escritor, mostra uma literatura mais sutil e forte; com amadurecimento nos enredos, narrativas e na própria escrita. Nos enredos dos contos, o autor trata de situações comuns, mas que sua escrita lhes dá arte e sensibilidade.

A edição integra a coleção Narrativas. O exemplar, por sua vez, tem dedicatória do autor a uma colega de profissão bancária.

domingo, 9 de janeiro de 2022

O alienista

O alienista

Machado de Assis

Editora Ática

São Paulo

1988

Tombo: 1962 

 

O alienista, de Machado de Assis, é um romance. O autor trabalha o enredo em que um médico famoso passa a se dedicar a psicanálise e cria um hospício onde interna “desajustados”; em paralelo, há o drama de seu casamento que não gera filhos. A obra foi demandada em vários exames vestibulares no Brasil.

A edição integra a coleção Bom Livro e tem estrutura didática com apêndices em que é feita a análise da obra e características do autor.

sábado, 8 de janeiro de 2022

Um falcão para a rainha

Um falcão para a rainha

Catherine Gaskin

Editora Record

Rio de Janeiro

1972

Tombo: 937

 

 

Um falcão para a rainha, de Catherine Gaskin, é um romance histórico da famosa escritora irlandesa de suspenses. O enredo envolve a história de uma retornada da China que tem dificuldades de se adaptar a terra de seus ancestrais, onde a destilaria de whisky é gerenciada por mulheres.

A edição tem tradução preparada por Maria Célia Castro.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Teoria da literatura

Teoria da literatura

René Wellek e Austin Warren

Editora Europa-América

Sintra

1976

Tombo: 1840 

 

Teoria da literatura, de René Wellek e Austin Warren, é um manual clássico sobre a teoria da literatura. O ensaio cuida de definir e analisar a literatura, se desdobrando em detalhes da teoria literária de forma histórica e didática.

Uma edição indispensável para os estudos de literatura.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Se ligue em você

Se ligue em você

Tio Gaspa (Luiz Antônio Gasparetto)

Editora Espaço Vida e Consciência

São Paulo

1998

Tombo: 1750

 

Se ligue em você, de Tio Gaspa, o pseudônimo de Luiz Antônio Gasparetto, é uma história infanto-juvenil. A edição tem uma concepção visual sui generis: é toda manuscrita com letra de criança e ilustrada com motivos infantis, originariamente, pintados a lápis de cor. A obra torna-se, assim, agradável ao público a que se destina. O enredo discute a consciência infantil com o ambiente ao seu redor de forma nada maçante.

O exemplar tem dedicatória ao Comendador.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Atos de amor

Atos de amor

Elia Kasan

Editora

São Paulo

1978

Tombo: 862 

 

Atos de amor, de Elia Kasan, é um dos romances do importante cineasta grego-americano. Sua escrita tem características autobiográficas como bem evidentes em América, América e The Anatolian. A obra, sob comento, carrega alguns traços característicos, mas segue uma linha mais popular à semelhança de folhetins, tratando de enredo não tão romântico, mas sensual, a exemplo de alguns de seus filmes.

A edição brasileira foi publicada no mesmo ano do lançamento americano e integra a coleção Best Books.

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Obras de Shakespeare

Obras de Shakespeare

Willian Shakespeare

Editora Abril Cultural

São Paulo

1978

Tombo: 400 

 

Obras de Shakespeare, de Willian Shakespeare, é uma coletânea de importantes obras deste cânone da literatura inglesa. Estão ali várias de suas tragédias e comédias, além de sonetos. O primeiro volume apresenta as peças teatrais: Romeu e Julieta; Macbeth; Hamlet, o príncipe da Dinamarca; e Otelo, o mouro de Veneza. No segundo volume, As alegres comadres de Windsor; Medida por medida; O sonho de uma noite de verão; o mercador de Veneza; A megera domada, além dos Sonetos.

A edição se apresenta em dois volumes ricamente encadernados e integra a coleção Obras Primas. As traduções foram preparadas por F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros e Oscar Mendes. A edição contém ainda: sinopses, dados históricos e notas por F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros. Os Sonetos, por sua vez, foram traduzidos por Ivo Barroso.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Diário do outro

Diário do outro

Ronald Claver

Editora Atual

São Paulo

1989

Tombo: 1961 

 

Diário do outro, de Ronald Claver, é um romance em forma de diário. O enredo é construído com as lembranças registradas em um diário, como o cotidiano de um adolescente, suas angústias, suas aventuras, seu primeiro amor, sua vida de jovem nos anos 1960. A obra atrai o interesse do público infanto-juvenil pelos temas tratados.

A edição é a segunda da coleção Transas & Tramas.

domingo, 2 de janeiro de 2022

Carnavais e outros poemas


Carnavais e outros poemas

Janduhi Medeiros

Editora Selo Vermelho

Natal

2003

Tombo: 2121 

 

Carnavais e outros poemas, de Janduhi Medeiros, é uma coletânea de poesia. Com traços marcantes da regionalidade nordestina brasileira, o autor expressa em seus versos as características do Seridó no seu Rio Grande do Norte. A obra é mais um paralelismo entre o direito e as letras, disciplinas que tanto seguem unidas na formação de vários escritores brasileiros.

O exemplar contém dedicatória ao Comendador.