segunda-feira, 31 de maio de 2021

A queda

A queda

Albert Camus

Editora Best Bolso

Rio de Janeiro

2007

Tombo: 2474 

 

A queda, de Albert Camus, é um romance de viés filosófico, como qualificam alguns críticos do famoso prêmio Nobel de Literatura. Neste curto romance, o protagonista dirige-se diretamente ao leitor como uma outra personagem que atende ao monólogo o qual se constitui em uma confissão de sua vida e seus julgamentos.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Crônicas de humor carioca


Crônicas de humor carioca

Stanislaw Ponte Preta

Editora O Dia

Rio de Janeiro

1998

Tombo: 2292 

 

Crônicas de humor carioca, de Stanislaw Ponte Preta, é uma coletânea de crônicas do afamado escritor carioca Sérgio Marcus Rangel Porto, mais conhecido pelo seu pseudônimo. As crônicas, bastante contundentes à época da publicação original, podem não ter o mesmo efeito nos dias de hoje ou da data da publicação desta coletânea. Entretanto, o teor dessas crônicas são exemplares em mostrar o comportamento da sociedade carioca com seu peculiar humor.

A edição integra como volume 5 da coleção O Dia Livros. 

História da política exterior do Brasil


História da política exterior do Brasil

Amado Luiz Cervo e Clodoaldo Bueno

Editora UnB

Brasília

2002

Tombo: 3288 

 

História da política exterior do Brasil, de Amado Luiz Cervo e Clodoaldo Bueno, é um ensaio da história do Brasil sob a perspectiva de sua política exterior. Os autores apresentam a evolução das relações internacionais brasileiras, desde o império com ênfase no período republicano, e sua respectiva história. Sob o perpassar de diferentes correntes das relações internacionais, a política exterior brasileira é construída, evidenciando o protagonismo do Brasil na área.

A edição integra a coleção O Brasil e O Mundo.

O Brasil antes dos brasileiros: a pré-história de nosso país


O Brasil antes dos brasileiros: a pré-história de nosso país

André Prous

Editora Jorge Zahar

Rio de Janeiro

2006

Tombo: 2388 

 

O Brasil antes dos brasileiros: a pré-história de nosso país, de André Prous, é um ensaio de arqueologia. Um dos raros trabalhos de divulgação da arqueologia brasileira de forma mais popular. O autor – arqueólogo – traça a história da arqueologia brasileira e trabalha hipóteses da formação populacional brasileira anterior da colonização, evidenciando uma origem nada homogênea. A obra desenvolve o ensaio arqueológico, antropológico e histórico em capítulos, com conclusão intitulada Reflexões Finais, além de trazer um útil glossário ao final.

A edição é bem elaborada e ilustrada com desenhos e redesenhos de Adriano Carvalho e fotografias. A capa é de Sérgio Campante.

O cortiço


O cortiço

Aluísio de Azevedo

Editora Ediouro

São Paulo

199?

Tombo: 2293 

 

O cortiço, de Aluísio de Azevedo, é um romance naturista do século XIX. O enredo do romance envolve o cenário de um cortiço na cidade do Rio de Janeiro e a vida de pessoas simples daquele centro urbano, mostrando uma visão realista da sociedade carioca da época. O cortiço torna-se um personagem e protagonista do enredo, que envolve um grande número de outros personagens.

A edição integra a coleção Prestígio e conta com notas biográficas, bibliografia e introdução preparada por Dirce Cortes Riedel.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Troilus and Cressida


Troilus and Cressida

William Shakespeare

Editora Wordsworth Classics

Heartfordshire

1993

Tombo: 2288 

 

Troilus and Cressida de William Shakespeare, é um drama em que o autor tece a história de amor e destruição de Tróilo e Créssida. Na escrita desta peça, Shakespeare trabalha um profundo pensar filosófico sobre os temas da obra: a guerra, o amor e o tempo. Críticos indicam que a obra tomou relevância à época da I Grande Guerra, embora seja um texto escrito em torno de 1609, falando da Antiguidade.

Na edição, o texto é integral e em inglês.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Cobra Norato


Cobra Norato

Raul Bopp

Editora José Olympio

Rio de Janeiro

1994

Tombo: 1890 

 

Cobra Norato, de Raul Bopp, é um poema bem próprio da primeira fase do modernismo brasileiro, de características da antropofagia. No poema, o autor retoma a lenda folclórica bastante popular na Amazônia de uma cobra que se quer tornar gente, casar-se e viver com sua amada. O poema é construído de forma a evidenciar a antropofagia do movimento literário, uma obra prima e síntese do Movimento Antropofágico.

A edição é ilustrada pelo artista plástico Poty.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Contos Novos


Contos Novos

Mário de Andrade

Editora Itatiaia

Rio de Janeiro

1999

Tombo: 1880 

 

Contos novos, de Mário de Andrade, é uma coletânea de contos e narrativas curtas escritas pelo autor em diferentes épocas. Assim, a coletânea permite observar a sua estilística de escrita, que se revela madura. Registre-se que a obra é póstuma. Constam da coletânea: Vestida de Preto; O Ladrão; Primeiro de Maio; Atrás da Catedral de Ruão; O Poço; O Peru de Natal; Frederico Paciência; Nelson; e Tempo da Camisolinha.

A edição integra a coleção Biblioteca de Literatura Brasileira, como seu volume nº. 3.

domingo, 23 de maio de 2021

Goa e Macau: diário de uma viagem aos confins da luso tropicalidade


Goa e Macau: diário de uma viagem aos confins da luso-tropicalidade

Vamireh Chacon

Editora Civilização Brasileira

Rio de Janeiro

1995

Tombo: 1552 

 

Goa e Macau: diário de uma viagem aos confins da luso-tropicalidade, de Vamireh Chacon, é uma narrativa de viagem com abordagem ensaística, apresentado estudos e conclusões sobre aspectos da luso-tropicalidade, na Índia, em especial, Goa e em Macau, na costa da China. Sua viagem é anterior à reunificação de Macau com a China e, portanto, traz uma nítida abordagem lusitana do lugar. Importante consignar que o autor, como profundo conhecedor da obra de Gilberto Freyre, resgata a teoria da luso-tropicalidade de forma interessante em uma narrativa de viagem.

A edição contou com os auspícios da Fundação Joaquim Nabuco.

sábado, 22 de maio de 2021

OSPB: uma nova visão do Brasil contemporâneo


OSPB: uma nova visão do Brasil contemporâneo

Francisco M. P. Teixeira

Editora Ática

São Paulo

1991

Tombo: 2582 

 

Organização social e política brasileira: uma visão do Brasil contemporâneo, de Francisco M. P. Teixeira, é um livro didático de ciências sociais, abordando a geografia e história social brasileira para analisar o Brasil contemporâneo da época. A obra de Francisco Teixeira foi utilizada por mais de dez anos para atender as exigências curriculares do ensino médio, tendo sido inclusive matéria de exames vestibulares.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Homem voa!


Homem voa!

Beatriz C. Ribeiro; Elizabeth C. Ribeiro;e Ruyter C. Ribeiro

Editora Zit

Rio de Janeiro

2005

Tombo: 2340 

 

Homem voa!, de Beatriz, Elizabeth e Ruyter Ribeiro, é uma biografia do Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont escrita de forma romantizada para o público infanto-juvenil. A obra é bastante clara e objetiva e traz uma abordagem lúdica, inclusive com um modelo do 14 Bis para ser montado em cartolina.

A edição é fartamente ilustrada com trabalhos de João Guilherme C. Ribeiro. Sendo assim, parece que a obra é da família C. Ribeiro criada a oito mãos.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

O que eu vi, o que nós veremos


O que eu vi, o que nós veremos

Alberto Santos-Dumont

Editora Hedra

São Paulo

2000

Tombo: 1863 

 

O que eu vi, o que nós veremos, de Alberto Santos-Dumont, é um estudo histórico e de futurologia escrita pelo visionário e inventor de vários instrumentos e equipamentos espetaculares, como o avião. Nesta obra, Santos-Dumont traça um histórico de seu tempo e delineia um futuro viável, graças a vários inventos, inclusive seus, que mudavam o mundo de forma espetacular. Alguns analistas indicam, partir do que Santos-Dumont ali expressou, que um suposto efeito depressivo do autor teria sido causado por saber do uso bélico de sua principal invenção contra seus próprios compatriotas.

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Via Atlântica 19


Via Atlântica 19

 

Editora FFLCH

São Paulo

2011

Tombo: 2741 

 

Via Atlântica é o periódico da área de estudos comparados de literaturas em língua portuguesa, da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Este seu volume 19 é um dossiê sobre Goa: literatura e cultura, logo os artigos seguem essa especialidade goense. Dentre os artigos há de se destacar: Goa: uma identidade diferente da indiana justificaria a condição colonial ?, de Eduardo Navarro; Goa na literatura indo-portuguesa, de Everton Machado; A recusa do esquecimento em A Casa-Comboio, de Sheila Khan. O volume traz também a obra Malícias Orientais, de José da Silva Coelho, organizado e anotado em pequenos contos.

terça-feira, 18 de maio de 2021

Confucius Institute 01


Confucius Institute 01

Xu Lin (ed)

Editora Ministry of Education PRC

Pequim

2015

Tombo: 3292 

 

Confucius Institute, editado por Xu Lin, é o periódico internacional do Instituto Confúcio. A edição de janeiro de 2015, ou seja, o volume 36 do periódico ou volume 1 daquele ano, traz artigos de divulgação do referido instituto, em sua maioria tratando da 9ª Conferência do Instituto Confúcio, em Xiamen, da nova década de ação do Instituto e divulgando os diretores premiados por todo o mundo. Dois artigos merecem destaque: The state of the world and the Vital Nature of Your Work, de John L. Thornton, e Confucianism and the qualities of Chinese entrepreneurs: an abstract, de Li Dongsheng.

A edição é bilingue: inglês e chinês.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Instituto Confúcio 02


Instituto Confúcio 02

Xu Lin e Luís Antonio Paulino (ed.)

Editora Ministério da Educação da RPC

Pequim

2015

Tombo: 3291 

 

Instituto Confúcio, editado por Xu Lin e Luís Antônio Paulino, é o periódico do Instituto Confúcio na UNESP, no Brasil. A edição de março de 2015, ou seja, o volume 7 do periódico ou volume 2 desse ano, traz artigos de divulgação do referido instituto, todos tratando da cultura chinesa, em especial, das festividades do período inicial do ano. Dois artigos merecem destaque: O brilho da laca Chinesa, de Shi Yue, e Explicando o ideograma fu (   ) de Chen Mengwen.

A edição é bilíngue: português e chinês.

domingo, 16 de maio de 2021

Navio-escola Brasil: XII viagem de instrução 1998


Navio-Escola Brasil: XII viagem de instrução 1998

 

Editora Enrevistas

Rio de Janeiro

1998

Tombo: 3296 

 

Navio-escola Brasil: XII viagem de instrução 1998, da Marinha do Brasil, é a revista da viagem de instrução dos guardas-marinha a bordo do navio-escola Brasil que visitou vários pontos nas Américas e na Europa. O trabalho traz detalhes do navio-escola, mensagem do comandante, informações sobre o patrono da turma: Tamandaré e das atividades do alunado. A edição além de servir a memória da turma faz a divulgação dos trabalhos da Marinha do Brasil nos portos em que visitou.

A edição de capa luxuosa é farta de ilustrações (fotografias, gravuras e mapas). Em razão de ser patrocinada por diferentes empresas, várias propagandas destas estão inseridas na revista.

sábado, 15 de maio de 2021

Comunicações


Comunicações

Fundação Jorge Álvares

Editora FJA

Lisboa

2019

Tombo: 3293 

 

Comunicações é o periódico da Fundação Jorge Álvares no intuito de publicar artigos e trazer notícias de suas atividades consoante seus estatutos. Nesta edição de fevereiro de 2019, além do noticiário e divulgação das atividades editoriais com pequenas resenhas, traz ensaio de António Aresta, Miguel Torga: um poeta português em Macau e o trabalho jornalístico de Catarina Brites Soares, Ler sem limites, que informa sobre o mercado editorial e leitor de Macau, tratando em especial dos novos escritores chineses que têm sua obra sob controvérsia ou censura na China continental.

A edição é bilíngue: chinês e português.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Escola chinesa do Centro Social Chinês de São Paulo 1972-2002


Escola Chinesa do Centro Social Chinês de São Paulo 1972-2002: uma viagem pela cultura

Centro Social Chinês de São Paulo

Editora CSCSP

São Paulo

2002

Tombo: 3290 

 

Escola chinesa do Centro Social Chinês de São Paulo 1972-2002: uma viagem pela cultura é uma publicação comemorativa dos 30 anos da Escola Chinesa do Centro Social Chinês de São Paulo. A obra faz uma retrospectiva histórica e fotográfica da Escola, evidenciando o protagonismo do Professor David Jye Yuan Shyu, além de publicar artigos de interesse à efeméride. Dentre os artigos vale citar: How and why study Chinese, de Robert Nahal e Aprendendo a falar chinês: um novo desafio, de Daniel Takaki. A edição traz textos em chinês, português e inglês.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Revista de Cultura 35


Revista de Cultura 35

 

Editora Instituto Cultural

Macau

2010

Tombo: 3294 

 

Revista de Cultura 35, do Instituto de Cultura do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, é um periódico dedicado a publicações de ensaios acerca de vários temas relacionados à Macau. Nesta edição internacional de número 35, estão publicados artigos que, em parceria com o Centro de Estudos Luso-Asiáticos da Universidade de Macau, foram selecionados para expressar as culturas paralelas e processos transculturais tão próprios dos traços identidários de Macau. Isto é, uma seleção de artigos das comunicações apresentadas no colóquio Culturas Paralelas e Processos Transculturais: cidades portuárias/cidades interculturais, a saber: Vestígios da presença portuguesa nos trópicos, processos de crioulização e comunidades crioulas, de José Carlos Venâncio, A representação da noção de identidade nos textos em maquista do século XIX, de Mário Pinharanda-Nunes; Rio de Janeiro no início do século XIX: uma vila chinesa no ocidente e o seu legado, de Sérgio Pereira Antunes e Sheila Barroso Alves Antunes; Macao’s coolie trade: one city, two cultures, three communities, de Francisco Vizeu Pinheiro, entre outros. Traz ainda na área da historiografia texto de He Sibing e os resumos.

A edição apresenta textos em inglês e em português.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Revista de Cultura 49


Revista de Cultura 49

 

Editora Instituto Cultural

Macau

2015

Tombo: 3295 

 

Revista de Cultura 49, do Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau, é um periódico que visa tratar e divulgar ensaios acerca de Macau. Este volume da edição internacional nº 49 apresenta um conjunto de artigos baseados nas comunicações feitas no I Colóquio Internacional do Laboratório de Interlocuções com a Ásia (LIA), na Universidade de São Paulo em 2013. Dentre os artigos, abordando a literatura: Reflexões sobre três apólogos do escritor macaense José Batista de Miranda e Lima, de Hélder Garmes; Wenceslau de Moraes, suas obras e o serviço exterior português na Ásia, de Sérgio Pereira Antunes; Sobre uma proposta de publicação dos poemas de Camilo Pessanha, de Paulo Franchetti e A poesia do Yi Jing na transcrição de Fernanda Dias, de Mônica Simas. Há ainda artigos tratando da tradução, por Antônio José Bezerra de Menezes Jr. e da linguística, por Rogério Fernandes de Macedo, além de resumos e abstracts.

A edição é ilustrada e traz textos em português, inglês e chinês.

terça-feira, 11 de maio de 2021

Margens do destino: Macau e a literatura em língua portuguesa

Margens do destino: Macau e a literatura em língua portuguesa

Mônica Simas

Editora Yendis

São Caetano do Sul

2007

Tombo: 2605 

 

Margens do destino: Macau e a literatura em língua portuguesa, de Mônica Simas, é um ensaio aprofundado acerca da literatura de Macau. Na obra, a autora faz um inventário da literatura no território de Macau e um excelente estudo crítico literário, apresentando autores e obras de destaque. Seu estudo é revelador e percursor na divulgação da literatura em língua portuguesa de Macau, além de identificar um crescente universo literário na região, inclusive multilinguístico.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Compêndio de História do Brasil


Compêndio de História do Brasil

Antônio José Borges Hermida

Editora Nacional

São Paulo

1971

Tombo: 160 

 

Compêndio da História do Brasil, de Antônio José Borges Hermida, é um livro didático que trata da história do Brasil para nível do sexto e sétimo ano escolar. A História do Brasil é abordada com texto simples, claro e objetivo. Em especial, essa obra faz uma interessante, embora resumida, caracterização cultural indianista brasileira nos primeiros anos do descobrimento.

A edição é bem elaborada com farta ilustração: mapas, fotografias, assinaturas de personalidades históricas, desenhos, muitos deles de interessante traça modernista. Os elementos pedagógicos da obra incluem, além do texto base, resumos, questionários, exercícios e leituras complementares. A obra foi utilizada por décadas no ensino da história brasileira (anos 1940 – 1970).

domingo, 9 de maio de 2021

Introdução aos estudos sociais


Introdução aos estudos sociais

Miriam Moreira Leite

Editora Cultrix

São Paulo

1972

Tombo: 125 

 

Introdução aos estudos sociais, de Miriam Moreira Leite, é um livro didático dedicado ao tratamento da sociologia, abordando a geografia, a história e as ciências sociais em geral, para o ensino médio. A obra se tornou uma das mais importantes adotadas para o ensino dos estudos sociais no Brasil durante os anos dos governos militares.

sábado, 8 de maio de 2021

Reflexões sobre a vaidade dos homens; Carta sobre a fortuna


Reflexões sobre a vaidade dos homens; Carta sobre a fortuna

Mathias Aires

Editora Escala

São Paulo

198?

Tombo: 2191 

 

Reflexões sobre a vaidade dos homens; Carta sobre a fortuna, de Mathias Aires, são dois dos ensaios de filosofia mais destacados desse autor paulista do século XVIII. Ambas obras têm escrita clara e fluente, dotada de embasamento no pensamento filosófico de sua época, nos diferentes centros acadêmicos em que atuou na Europa. Mathias Aires, nessas obras, trabalhou bem o assunto que de alguma forma vivenciava em sua família luso-brasileira, na qual a riqueza, advinda das minas do Brasil, criara possibilidades de grande conforto na corte portuguesa, mas que ali a família enfrentava controvérsias acerca da vaidade e da fortuna. Elementos basilares para a escrita dessas obras são universalmente reconhecidas. Vale lembrar que em homenagem à celebridade de Mathias Aires a Academia Brasileira de Letras dotou-o como patrono a cadeira número 4.

A edição integra a coleção Grandes Obras do Pensamento Universal como seu volume 21.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

The Journal of the Madeu Ricci Institute


The Journal of the Macau Ricci Institute

 

Editora Instituto Ricci

Macau

2017

Tombo: 3289 

 

The jornal of the Macau Ricci Institute é a revista científica do Instituto Ricci de Macau. O periódico tem por intuito publicar artigos de seus membros e de convidados sobre assuntos vinculados àqueles do Instituto Ricci. O Instituto criado em homenagem ao padre Mateo Ricci – figura de destaque na história da China – agrega estudos religiosos, sociais, históricos e científicos. Nesta edição, ou seja, em seu primeiro volume, de setembro de 2017, destacam-se os artigos: The Macau Ricci Institute Journal: connecting moral leadership, social innovation and comparative spirituality, de Stephan Rothlin e Moral leadership using the method of Francis de Sales, de Roderick O’Brien, entre outros.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Cadernos PUC - Economia


Cadernos PUC - Economia

 

Editora da PUC e Cortez

São Paulo

1981

Tombo: 629 

 

Cadernos PUC - Economia é a revista científica da Faculdade de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Nesta edição do periódico dedicado a Economia, vários artigos tratam especificamente da questão econômica brasileira em diferentes momentos históricos, a saber: A repartição de renda, de Paul Singer, Lutas operárias e táticas da burguesia, de Eder Sader e Paulo Sandroni, Inflação no Brasil, de Álvaro Zini Júnior e Marcio Alves Pinto, e Mão-de-obra indígena e a estruturação colonial de produção, de Regina Maria Fonseca Gadelha. Sobre o estudo clássico da Economia: A contribuição de A. Smith e Ricardo à teoria clássica, de Helena Fanganiello.

A edição é o volume número 7, publicado em maio de 1981.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Organização do ensino no Brasil


Organização do ensino no Brasil

Romualdo Portela de Oliveira e Theresa Adrião

Editora Xamã

São Paulo

2007

Tombo: 2489 

 

Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na constituição federal e LDB é uma obra organizada por Romualdo Portela de Oliveira e Theresa Adrião com vários artigos tratando da educação no Brasil. Os trabalhos apresentados lidam com o ensino em diferentes níveis e modalidades sempre à luz das normas constantes da constituição federal e da lei de diretrizes e base. Dentre os autores dos artigos há de se destacar Afrânio Mendes Catani, Bianca Cristina Correa, Lisete Gomes Arelaro e Sônia Maria Portela Kruppa.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Trabalho urbano e condlito social 1890-1920


Trabalho urbano e conflito social 1890-1920

Boris Fausto

Editora Difel

Rio de Janeiro

1977

Tombo: 659 

 

Trabalho urbano e conflito social, de Boris Fausto, é um ensaio acerca da história brasileira com enfoque particular na formação da organização sindicalista e trabalhista. O autor, historiador afamado, trabalha com sua interpretação particular acerca do período de 1890 a 1920 e com abordagem do conflito capital e trabalho, no cenário urbano sob a vertente social.

Uma importante obra na área trabalhista brasileira que integra a coleção Corpo e Alma do Brasil.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Dicionário de política


Dicionário de política

Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino

Editora da Universidade de Brasília

Brasília

1993

Tombo: 1491 

 

Dicionário de política, de Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino, é uma coletânea de verbetes dedicados à ciência política. Cada um dos verbetes constitui um artigo bastante abrangente da matéria tratada com profunda excelência pelos afamados autores.

A obra se constitui em dois volumes e contou com a tradução de Carmen C. Verrialle, Gaetano Lo Mônaco, João Ferreira, Luís Guerreiro Pinto Cascais e Renzo Dini.

domingo, 2 de maio de 2021

Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil


Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil

Sérgio Silva

Editora Alfa Ômega

1976

Tombo: 574 

 

 

Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil, de Sérgio Silva, é um ensaio acerca da economia brasileira, tratando da cultura do café e o investimento do capital cafeeiro na indústria. O trabalho faz uma profunda análise do ciclo econômico da produção de café no Brasil, evidenciando que o capital acumulado com a exportação desse importante produto foi reaplicado no Brasil, não só na manutenção da cultura e indústria cafeeira, mas também na diversidade das atividades industriais no Brasil.

O trabalho trata igualmente da importância do estado de São Paulo na atividade desenvolvimentista brasileira.

sábado, 1 de maio de 2021

To bin or not to bin ?


To bin or not to bin?

François Chesnais

Editora UNESP

São Paulo

1999

Tombo: 2229 

 

To bin or not to bin?: porque tributar o capital financeiro internacional em apoio aos cidadãos, de François Chesnais, é um ensaio acerca da economia, discutindo a necessidade de se taxar os capitais internacionais no intuito de evitar exploração econômica. O título da obra é uma paródia com a memorável expressão de Hamlet na obra de Shakespeare, trocando o verbo “ser” pelo “tributar”. A questão da tributação de capitais financeiros internacionais é antiga e visa tentar tributar lucros dos capitalistas internacionais. O remédio criado, a tributação, entretanto, penaliza ainda mais o tomador de recursos, eis que ao enviar o pagamento de juros ao exterior, além de recolher o imposto de renda que deveria ser devido pelo credor, se vê obrigado por cláusula contratual imposta pelo credor em majorar os juros remetido no intuito de que, ao recolher o imposto, o credor receba o valor integral.

A edição tem prefácio de Maria Tavares da Conceição.