segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A dama das camélias

A dama das camélias

Alexandre Dumas (filho)

Editora Abril Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 1994 

 

A dama das camélias, de Alexandre Dumas (filho), é um romance, que também foi adaptado, pelo próprio autor, para o teatro. Trata da história, no século XIX, de uma cortesã – a dama das camélias – e um jovem estudante de Direito. O enredo tem características autobiográficas apontadas por vários estudiosos. A personagem e o enredo, tanto literário como dramatúrgico, encanta o público e se tornou um cânone. É o texto que deu origem a ópera La Traviata de Verdi.

A edição integra a coleção Obras Primas e contou com a tradução preparada por Therezinha Monteiro Deutsch.

domingo, 29 de novembro de 2020

A volta ao mundo em oitenta dias

A volta ao mundo em oitenta dias

Júlio Verne

Editora Abril Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 2009 

 

A volta ao mundo em oitenta dias, de Júlio Verne, é um romance de aventura, um best seller da literatura universal. Seu enredo cuida de reportar uma viagem ao redor do mundo, feita com muitas peripécias em um balão em cumprimento de uma aposta pela qual o percurso da viagem deveria ocorrer em 80 dias.

Esta edição, distinta da anteriormente comentada, faz parte da coleção Obras Primas e teve a tradução feita por Therezinha Monteiro Deutsch.

sábado, 28 de novembro de 2020

A metamorfose

A metamorfose

Franz Kafka

Editora Abril Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1953 

 

A metamorfose, de Franz Kafka, é um romance marcante da obra desse escritor nascido em Praga, na atual República Tcheca A obra foi escrita originalmente em alemão, sua língua materna, e influenciou muitos escritores, além de cativar leitores mundo a fora. O enredo trata de uma ficção em que o protagonista se vê cada dia angustiado e acaba se transformando em um inseto rasteiro, que tem que enfrentar o mundo em sua nova condição.

A edição integra a coleção Obras Primas e teve a tradução elaborada por Calvin Carruther.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Mulheres apaixonadas


Mulheres apaixonadas

D. H. Lawrence

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 2037 

 

Mulheres apaixonadas, de D. H. Lawrence, é um romance do controverso escritor, político e pintor inglês que marcou sua obra com pensamentos utópicos e maldosos de uma sociedade duramente controlada. O enredo de Mulheres apaixonadas – que chegou a ser adaptado pra o cinema – o autor envolve dois casais em sistemática análise de argumentos opostos acerca do amor e do sexo na sociedade inglesa da época (1920).

A edição compõe a coleção Obras Primas e tem a tradução de Cabral Nascimento.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Moll Flanders

Moll Flanders

Daniel Defoe

Editora Abril Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 1975 

 

Moll Flanders, de Daniel Defoe, é um dos romances do escritor inglês que produziu o Robinson Crusoé. Neste romance, o autor, com viés de crítica à sociedade inglesa do século XVII, trata da vida amorosa de uma mulher, suas aventuras e desventuras que lhe viabilizam casamentos, filhos e riqueza, para no fim de sua jornada viver penitentemente.

A edição integra a coleção Obras Primas e contou com o trabalho de tradução de Antônio Alves Cury.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Cidades mortas e outros contos


Cidades mortas e outros contos

Monteiro Lobato

Editora Ciranda Cultural

Jandira

2019

Tombo: 3220 

 

Cidades mortas e outros contos, de Monteiro Lobato, é outra coletânea de contos escritos entre 1900 e 1923. Em Cidades mortas, o autor trata das cidades do norte paulista em que a riqueza do café se implantou mais partiu para o oeste do estado em busca de terra virgens e férteis, deixando para traz os casarões, um pouco de moradores acomodados e uma decadência a olhos vistos. Por seu texto, compreende-se e se vê claramente a região do Vale do Paraíba estagnado e a pujante prosperidade da região de Ribeirão Preto.

A edição traz Cidades Mortas como seu primeiro conto e inclui em seguida: A vida em Oblivion, Os perturbadores do silêncio, Vidinha ociosa, Cavalinhos, Noite de São João, O pito do reverendo, Pedro Pichorra, Cabelos compridos, O “Resto de Onça”, Por que Lopes se casou, Júri na roça, Gens ennuyeux, O fígado indiscreto, O plágio, O romance do chupim, O luzeiro agrícola, A “Cruz de Ouro”, De como quebrei a cabeça à mulher do Melo, O espião alemão, Café! Café!, Toque outra, Um homem de coincidência, Anta que berra e O avô do Crispim.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

O presidente negro

O presidente negro

Monteiro Lobato

Editora Ciranda Cultural

Jandira

2019

Tombo: 3221 

 

O presidente negro, de Monteiro Lobato, é um romance adulto em que o autor trata da intelectualidade, feminismo e segregação social observada nos primeiros anos do século XX. No enredo, num exercício literário de ficção científica, o porviroscópio, máquina que permite ver o futuro, revela eventos que culminam com a eleição de um presidente negro para os Estados Unidos da América, em 2228.

A obra foi tida como uma premonição acerca da eleição do presidente norte-americano, Barak Obama, na segunda década do século XXI.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Urupês e outros contos

Urupês e outros contos

Monteiro Lobato

Editora Ciranda Cultural

Jandira

2019

Tombo: 3219 

 

Urupês e outros contos, de Monteiro Lobato, é uma coletânea de contos em que o último deles foi adotado como título. Em Urupês, um conto escrito em 1914, Monteiro Lobato analisa o homem natural brasileiro, que diferentemente do nativo idealizado por José de Alencar, tem suas características próprias. É um conto que o autor critica e trata de seu personagem icônico: o Jeca, o brasileiro raiz de vida simples.

A edição traz ainda outros contos escritos de 1914 a 1917: Os Faroleiros, O Engraçado Arrependido, A Colcha de Retalhos, A Vingança da Peroba, Um Suplício Moderno, Meu Conto de Maupassant, “Pollice Verso”, Bucólica, O Mata-Pau, Bocatorta, O Comprador de Fazendas, O estigma e Velha Praga.

domingo, 22 de novembro de 2020

Campo

Campo

Ulisses Carrilho

Editora AMEAV

Rio de Janeiro

2019

Tombo: 3222 

 

Campo: Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Ernesto Neto, Laura Lima, Luiz Zerbini, de Ulisses Carrilho, é o catálogo da exposição de mesmo nome, na qual o autor do texto atuou também como curador. A exposição teve lugar nas Cavalariças e Palacete da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, de 25 de agosto a 20 de outubro de 2019. A exposição teve por escopo explorar o espaço de formação da Escola por seus ex-alunos (Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Ernesto Neto, Laura Lima e Luiz Zerbini) que têm hoje reconhecimento internacional. Suas obras ali expostas coroaram a excelência da formação artística da Escola de Artes Visuais que tanto tem trabalhado em viabilizar a arte a um público bastante diverso.

A edição é ilustrada.

sábado, 21 de novembro de 2020

Esaú e Jacó / Memorial de Aires

Esaú e Jacó / Memorial de Aires

Machado de Assis

Editora Nova Cultural

São Paulo

2003

Tombo: 1973 

 

Esaú e Jacó, assim como, Memorial de Aires, de Machado de Assis, são dois romances marcantes da obra do grande escritor brasileiro que foi também o fundador da Academia Brasileira de Letras. Em Esaú e Jacó, Machado desenvolve enredo em que dois irmãos, embora gêmeos, têm comportamentos opostos, explorando bem as circunstâncias da proclamação da república brasileira. Em Memorial de Aires, o escritor trata do Conselheiro Aires, personagem que participa de suas obras, inclusive em Esaú e Jacó e por isso, parece ser continuação daquela obra. No Memorial, não há uma história linear mas a narrativa de episódios como que anotados em um caderninho desse personagem, ou seja no memorial.

Esaú e Jacó é o penúltimo romance escrito por Machado de Assis e Memorial de Aires o último.

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O morro dos ventos uivantes

O morro dos ventos uivantes

Emily Brontë

Editora Nova Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1972 

 

O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë, é um romance denso que pouco transparece a escrita feminina. A propósito, originalmente o livro foi publicado como autoria de um pseudônimo masculino. O morro dos ventos uivantes é conhecido em Portugal como o Monte dos Vendavais e seu nome original é Wuthering Heights. A obra foi adaptada para o cinema e televisão.

A edição faz parte da coleção Obras Primas e contou com o trabalho de tradução de Silvana Laplace.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade

Jane Austen

Editora Nova Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1938

 

Razão e sensibilidade, de Jane Austen, é o primeiro romance da famosa escritora inglesa, que originalmente o publicou sob o pseudônimo de The Lady. A autora sabia muito bem trabalhar com a ironia, eis que a inocência com que caracterizava cada uma de suas obras, conduz, até hoje, o leitor e a crítica literária, a diversas interpretações, encantando a todos. A obra originariamente foi escrita com o título Elinor and Marianne, mas ao publicar recebeu uma de suas frases, neste caso Razão e Sensibilidade. O mesmo ocorreu com outras de suas obras como a interessante Orgulho e Preconceito. O enredo trabalha a forma como a protagonista feminina da história lida com os problemas de educação, moral e o casamento no mundo aristocrático entre os séculos XVIII e XIX.

A edição integra a coleção Obras Primas e contou com a tradução de Therezinha Monteiro Deutsch.

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Montenegro

Montenegro

Fernando Morais

Editora Planeta do Brasil

São Paulo

2006

Tombo: 2490 

 

Montenegro: as aventuras do marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil, de Fernando de Morais, é uma biografia do Marechal-do-ar Casimiro Montenegro. No desenrolar do texto, o autor revela um personagem não muito conhecido do Brasil, descrevendo seus feitos, como a criação do Correio Aéreo Nacional e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), assim como a façanha de combater, com ataques aéreos, a seus compatriotas em nome da revolução de 1930.

A edição tem o timbre de um biógrafo renomado que, em uma série de trabalhos, vem divulgado importantes celebridades brasileiras.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Um conto de duas cidades

Um conto de duas cidades

Charles Dickens

Editora Nova Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1946 

 

Um conto de duas cidades, de Charles Dickens, é mais um romance desse escritor inglês do período vitoriano em que ele endereça a crítica social, como em Oliver Twist e David Copperfield. Este seu romance se desenvolve a partir de cartas, mas não chega a constituir um romance epistolar e tem sido tratado como um romance histórico, eis que diretamente vinculado à Revolução Francesa. O enredo trata da história de um médico que esteve preso na Bastilha e sua vida de liberdade em Londres, com todo o envolvimento da Revolução Francesa e do Reino do Terror.

A edição integra a coleção Obras Primas e seu texto foi traduzido por Sandra Luzia Couto.

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

As relações perigosas

As relações perigosas

Chaderlos de Laclos

Editora Nova Cultural

São Paulo

2002

Tombo: 1955 

 

As relações perigosas, de Chaderlos de Laclos, é o romance considerado obra prima deste escritor francês, que também era general do exército de seu país. A construção do romance é feita de forma epistolar, onde dois personagens principais tramam relações sedutoras e libertárias de seu tempo, o século XVIII. O enredo tem sido adaptado para o teatro, o cinema e, também, televisão.

A edição integra a coleção Obras Primas e contou com a tradução preparada por Sérgio Milliet. 

domingo, 15 de novembro de 2020

Moderna enciclopédia Melhoramentos

Moderna enciclopédia Melhoramentos

 

Editora Melhoramentos

São Paulo

1976

Tombo: 89 

 

Moderna enciclopédia Melhoramentos é um repositório enciclopédico bastante compreensivo e conciso. Os verbetes atendem aos interesses gerais e discorrem sobre o assunto de forma direta, formando um único volume. A obra conta com pequenas ilustrações, privilegiando o texto. 

sábado, 14 de novembro de 2020

Os bichos evoluem


Os bichos evoluem

 

Editora Abril

São Paulo

1970

Tombo: 88 

 

Os bichos evoluem é uma obra dedicada a tratar da evolução dos seres vivos na Terra. Trabalhando com diferentes abordagens da teoria da evolução, a edição ilustra e analisa alguns animais e seus antepassados.

A edição é formada por fascículos constituídos pelas capas de outros fascículos que formavam a coleção Os Bichos. Com estes criou-se essa obra distinta da coleção, mas com redação e ilustrações semelhantes. Seu escopo era popularizar o assunto.

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Enciclopédia familiar da medicina e saúde


Enciclopédia familiar da medicina e saúde

Morris Fishbein

Editora Britannica do Brasil

São Paulo

1973

Tombo: 304 

 

Enciclopédia familiar de medicina e saúde, de Morris Fishbein, é um repositório de verbetes de medicina e saúde com linguagem simplificada para consulta por pessoas leigas à matéria. A edição é bastante abrangente, versando sobre doenças, sistemas orgânicos, orientações de saúde e alimentação e é fartamente ilustrada, contanto, inclusive, com algumas pranchas a cores.

A obra é formada por dois volumes e teve edição exclusiva para os assinantes da Enciclopaedia Britannica, no Brasil, na década de 1970.

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Visão de ciência: eletricidade


Visão de ciência: eletricidade

Jerôme J. Nockin e Sidney Gulkin

Editora Flamboyant

Campinas

1967

Tombo: 73 

 

Visão de ciência: eletricidade, de Jerôme J. Nockin e Sidney Gulkin, é um trabalho técnico de divulgação acerca da eletricidade, circuitos e aparelhos elétricos. Os autores explicam de forma bastante simplificada e popular a eletricidade e sua aplicação. A edição é fartamente ilustrada com desenhos coloridos.

A edição é parte integrante da coleção Visão de Ciência. Nesta coleção, os autores tratam de vários temas da ciência, a exemplo de: energia atômica, máquinas, corpo humano etc. Estes seus trabalhos foram traduzidos para português e publicados em volumes diversos cada um dedicado a um tema. Por ser uma edição de 1960, os desenhos se tornaram vintage e históricos.


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Tom Jones


Tom Jones

Henry Fielding

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 50 

 

Tom Jones, de Henry Fielding, é um romance picaresco muito próprio das sátiras e comédias que caracterizavam este escritor inglês. Um magistrado e político hábil, ele tinha muitas histórias para contar e escrever. Faleceu em Lisboa, tratando de sua saúde. Em Tom Jones, sua obra mais consagrada, conta a história de um jovem abandonado na infância que se faz na vida com muita fortuna, mas tudo com ar de zombaria.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com texto adaptado por Clarisse Lispector.

terça-feira, 10 de novembro de 2020

O capitão Fracasso


O capitão fracasso

Théophile Gautier

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 49 

 

O capitão fracasso, de Théophile Gautier, é um romance que faz uma homenagem ao teatro. O enredo envolve as aventuras de um divertido personagem, que, embora nobre, vivia sem posses e acabou acompanhando a trupe de teatro ao qual sua amada integrava. A história se ambienta no século XVII, mostrando a beleza da arte naqueles tempos com muita aventura, intrigas e surpresas.

A edição compõe a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a tradução e adaptação de Myriam Campello. 

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A pequena fadette


A pequena fadette

George Sand

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 47 

 

A pequena fadette, de George Sand, é um romance que trata da história de dois irmãos gêmeos muito apegados e o conflito da separação em razão do casamento de um deles. George Sand era o pseudônimo da escritora francesa que alcançou grande fama e que soube se desvencilhar dos preconceitos do século XIX, tendo inclusive escrito para o jornal Le Figaro.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil com texto traduzido e adaptado por Jaqueline Castro.

domingo, 8 de novembro de 2020

O corcunda de Notre-Dame


O corcunda de Notre-Dame

Victor Hugo

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 46 

 

O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, é o romance que eternizou a história do amor do feio pelo belo. O escritor francês cunhou nesta sua obra um enredo interessado em evidenciar a necessidade de preservação da igreja de Notre Dame em Paris, eis que ali convergiam toda a sociedade francesa da época, de pedintes a nobres. Originariamente, a obra foi escrita para o público adulto, discutindo questões sociais importantes como as relações entre os poderosos e os desvalidos. No original, o personagem corcunda não tinha maior relevância, entretanto as adaptações e traduções colocaram-no em evidência, sendo inclusive inserido no título. A obra serviu de base para várias adaptações para o teatro, televisão e cinema, inclusive em desenho animado.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil, com texto adaptado por Sabá Gervásio.

sábado, 7 de novembro de 2020

Os trabalhadores do mar


Os trabalhadores do mar

Victor Hugo

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 45 

 

Os trabalhadores do mar, de Vitor Hugo, é um romance escrito no exílio. Hugo, por esse trabalho, usa como cenário e ambiente a Ilha de Guernsey, no Canal da Mancha, na costa da Normandia, e conta a história de um habitante na sua labuta no mar e na sua paixão amorosa.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e tem a tradução de Maria Jacintha.

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

A ilha misteriosa


A ilha misteriosa

Júlio Verne

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 44 

 

A ilha misteriosa, de Júlio Verne, é um romance de aventura com detalhes do fantástico. Durante a guerra civil americana, alguns confederados que estavam prisioneiros de sulistas conseguem fugir e naufragam em uma ilha desconhecida. Ali adaptam-se, criando engenhocas a exemplo de Robson Crusoé, encontram outro confederado que também misteriosamente aparece na ilha. O tempo todo são ajudados por alguém que desconhecem. Mais tarde, descobre-se a ajuda do Capitão da Nautilus que teria morrido no final das 20.000 léguas submarinas. É uma história cheia de surpresas.

A edição compõe a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a adaptação de Clarisse Lispector.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Carlos Magno e seus cavaleiros


Carlos Magno e seus cavaleiros

 

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 43 

 

Carlos Magno e seus cavaleiros é uma adaptação de contos populares acerca da história de Carlos Magno e de seus cavaleiros. Pepita de Leão adaptou texto trovadoresco para a edição de uma história romantizada ao estilo de literatura infanto-juvenil. A obra parte de aventuras dos cavaleiros envolvidos com Carlos Magno.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a adaptação de Pepita de Leão.

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Os piratas da Malásia


Os piratas da Malásia

Emílio Salgari

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 42 

 

Os piratas da Malásia, de Emílio Salgari, é um romance de aventura, na qual o autor segue seus trabalhos de corsários, neste caso: piratas atuando no Oriente, região que tanto este escritor italiano admirava. O enredo é mais uma aventura do protagonista Sandokan, em águas da Malásia. O autor deixa o final em aberto, a exemplo de outros de seus romances, para lhe dar seguimento em alguma outra aventura.

A edição compõe a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e tem a tradução e adaptação feita por Ana Maria Petrailis. 

terça-feira, 3 de novembro de 2020

O máscara de ferro


O máscara de ferro

Alexandre Dumas

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 41 

 

O máscara de ferro, de Alexandre Dumas, é um excerto do romance histórico da última parte da trilogia das aventuras dos três mosqueteiros, personagens eternizados na literatura universal. Trata da história da troca do rei legítimo por um sósia. Este enredo, como várias partes da obra de Alexandre Dumas, foi adaptado para cinema, teatro e televisão.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e tem a adaptação feita por Francisco Messejana. 

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Heidi


Heidi

Johnna Spyri

Editora Abril

São Paulo

1973

Tombo: 40 

 

Heidi, de Johnna Spyri, é um romance dedicado ao público infantil. A escritora suíça conta a história de uma órfã que passa a ser criada por seu avô paterno, nos Alpes em condições bastante simples. A criança consegue mudar o caráter carrancudo de seu avô, cria amizade com outras crianças e por fim ajuda sua amiga Clara a andar, como num milagre. O texto foi adaptado para outros meios, inclusive desenho animado.

A edição integra a coleção Clássicos da Literatura Juvenil e contou com a tradução e adaptação de Elisabeth Konder.