quinta-feira, 30 de abril de 2020

Receitas das vovós da Creche Bambini


Receitas das vovós da Creche Bambini
Coletivo
Editora Creche Bambini
Rio de Janeiro
200?
Tombo: não há







Receitas das vovós da Creche Bambini é um trabalho informal coletivo pelo qual cada avó da creche forneceu sua receita e assim a instituição editou o livro. Em cada receita há referência ao neto, aluno da creche. A maioria das receitas são de doces, mas há uns três pratos salgados.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

GEO: geografia ilustrada


GEO: geografia ilustrada
Abril Cultural
Editora Abril Cultural
São Paulo
1971
Tombo: 330







GEO: geografia ilustrada, da Abril Cultural, é uma enciclopédia dedicada à geografia mundial, abordando cada um dos continentes e os países que o compõem em diferentes aspectos: físicos, sociais e econômicos. Suas informações são contemporâneas ao ano da edição: 1971. É composta de seis volumes: 1 – Ásia, Oceania e terras polares; 2 – Ásia; 3 – África; 4 – América do Sul; 5 – América do Norte e Central; e 6 – Europa.
A edição é fartamente ilustrada e abrangente ao tema que se propõe.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Os bichos


Os bichos
Abril Cultural
Editora Abril Cultural
São Paulo
1970
Tombo: 310







Os bichos, da Editora Abril, é uma enciclopédia dedicada a apresentar a fauna do planeta, desde os animais pré-históricos até os contemporâneos devidamente identificados. A enciclopédia traz informações e dados sobre as características e os comportamentos de cada espécie.
Observa-se que a edição, fartamente ilustrada com desenhos, é dedicada a um público infanto-juvenil embora seus dados sejam bastante completos e de rigor científico. Sua publicação se deu por lançamento de fascículos semanais vendidos em bancas de jornais.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Mitologia


Mitologia
Abril Cultural
Editora Abril
São Paulo
1973
Tombo: 354







Mitologia, da Editora Abril, é uma enciclopédia bastante completa acerca, em especial, da mitologia greco-romana. Em três volumes, a enciclopédia explora os deuses mitológicos desse panteão, contando suas histórias e seus respectivos entrelaçamentos.
A edição foi organizada para ser formada por meio de fascículos publicados semanalmente em bancas de revistas – uma sistemática bastante popular nos anos 1970.

domingo, 26 de abril de 2020

Livro dos recordes


Livro dos recordes
Noais e Ross McWhister
Editora Abril Cultural
São Paulo
1974
Tombo: 71







Livro dos recordes, de Noais e Ross McWhister, é a versão brasileira do livro anual do Guinness. Estão ali registrados os recordes de inúmeras categorias, como: o mais alto, o mais baixo, o mais forte, o mais fundo, o mais rico etc. Muitas dessas categorias parecem inusitadas e apenas criadas para dar visibilidade a determinados temas ou destacar determinadas pessoas ou países.
Esta edição é a de 1974, portanto registra os recordes por eles selecionados até aquele ano.

sábado, 25 de abril de 2020

Peter Pan: livro sonoro leia e escute


Peter Pan: livro sonoro leia e escute
Cristina Klein
Editora Blu
Blumenau
2012
Tombo: não há





Peter Pan: livro sonoro leia e escute, elaborado por Cristina Klein, é um livro infantil em que a estória clássica de Peter Pan é adaptada para o contexto de seis pranchas de ilustração, tendo, cada uma, gravação sonora do texto respectivo.
A edição tem um formato inusitado, aproximando-se dos e-books ou audiolivros.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Mais esperto que o diabo: o mistério revelado da liberdade e do sucesso


Mais esperto que o diabo: o mistério revelado da liberdade e do sucesso
Napoleon Hill
Editora Citadel
Porto Alegre
2014
Tombo: 3170






Mais esperto que o diabo: o mistério revelado da liberdade e do sucesso, de Napoleon Hill (1883-1970), é um livro de autoconhecimento que visa o sucesso e o intento motivacional que guiou o autor em sua outra obra e ainda mais famosa: Think and grow rich (Quem pensa enriquece). O autor explora a questão do diabo e do medo que freia, aliena e domina a ação empreendedora do homem. Publicado originalmente em 1938 no meio das catástrofes da depressão, a obra serviu de guia para muitos empreendedores.

A morte é um dia que vale a pena viver


A morte é um dia que vale a pena viver
Ana Cláudia Quintana Arantes
Editora Casa da Palavra
Rio de Janeiro
2016
Tombo: 3169







A morte é um dia que vale a pena viver, de Ana Cláudia Quintana Arantes, é um livro de autoajuda ou autoconhecimento que trata de forma direta sobre a morte – que é a única certeza de quem está vivo – e sobre a forma como se gasta o tempo em vida. Indica que é preciso saber ganhar, mas também saber perder.
Os livros de autoajuda e os de autoconhecimento são comumente execrados pela crítica literária. Contudo, dentre os assuntos tratados, a morte e a vida merecem uma reflexão quase sempre relegada a segundo plano. A presente obra, escrita por uma médica geriatra que se dedica ao cuidado paliativo, é de interesse e tem revelado amparo a seus leitores.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Rita Lee: uma autobiografia


Rita Lee: uma autobiografia
Rita Lee
Editora Globo
São Paulo
2016
Tombo: 3100







Rita Lee: uma autobiografia, de Rita Lee, é, como diz o próprio título, uma autobiografia da cantora e compositora que marcou toda uma geração e sua música continua sendo inspiradora para muitas outras gerações, ou seja: Rita Lee Jones. A autora conta sua vida em detalhes e de uma forma bastante atraente. Sua irreverência na música é também perceptível na sua escrita.
A obra e seu jeito de narrar atraem a atenção e alcançam o prazer da leitura com facilidade.

terça-feira, 21 de abril de 2020

Prestes Maia e as origens do urbanismo moderno em São Paulo


Prestes Maia e as origens do urbanismo moderno em São Paulo
Benedito Lima de Toledo
Editora Empresa das Artes
São Paulo
1996
Tombo: 1624



Prestes Maia e as origens do urbanismo moderno em São Paulo, de Benedito Lima de Toledo, é uma reportagem biográfica de Prestes Maia com destaque aos seus projetos urbanísticos para a cidade de São Paulo, onde a projeção de vias radiais ditou o crescimento da cidade. O trabalho sobre Prestes Maia evidencia sua importância para o urbanismo moderno brasileiro.
Além de um livro biográfico, urbanístico e arquitetônico, a edição é uma obra de arte e vem acondicionado em uma caixa que copia a capa do trabalho.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Atlas histórico escolar


Atlas Histórico Escolar
João Alfredo Libânio Guedes
Editora FENAME
Brasília
1969
Tombo: 3031







Atlas Histórico Escolar, de João Alfredo Libânio Guedes, é um ensaio de História em que esta é contada, em boa parte, por mapas e esquemas. O trabalho aborda a História Universal ao redor do mundo viabilizando a compreensão dos eventos históricos de cada região. É um trabalho bem elaborado e voltado ao ensino fundamental e médio.
A edição é da FENAME e, portanto, contou com subsídios governamentais, em especial para distribuição a preços bastante reduzidos em todo Brasil.

domingo, 19 de abril de 2020

O sapo da princesinha

O sapo da princesinha
Nike Salvador André
Editora Sésamo
São Paulo
2011
Tombo: 3157







O sapo da princesinha, de Nike Salvador André, é um recorte da tradição popular brasileira, na qual a canção infantil “o sapo não lava o pé” – que encanta a todas as crianças – foi transformada em desenho colorido no cenário da Lagoa Rodrigues de Freitas, no Rio de Janeiro. Seu texto é simples, direto e lúdico.

sábado, 18 de abril de 2020

O zoológico da princesa Beatriz Beatrizowski


O zoológico da princesa Beatriz Beatrizowski
Nike Salvador André
Editora Sésamo
São Paulo
2012
Tombo: 3156


O zoológico da princesa Beatriz Beatrizowski, de Nike Salvador André, é um conto infanto-juvenil em que o autor constrói um zoológico imaginário e infantil.
Obra dedicada ao público infantil, com ilustrações e texto adequados. É uma das Aventuras da Princesa Beatriz Beatrizowski, envolvendo amizade entre a Princesa, o elefante Orelhudo, o macaco Peralta, a girafa Bonita, o leão Corajoso, o tigre Risonho e o cavalo Elegante.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Armênia: terra de história e arte milenares


Armênia: terra de história e arte milenares
Sérgio Pereira Antunes e Sheila Barroso Alves Antunes
Editora Sésamo
São Paulo
2019
Tombo: 3154







Armênia: terra com história e arte milenares, de Sérgio Pereira Antunes e Sheila Barroso Alves Antunes, é uma narrativa de viagem à Armênia, visitando Yerevan, Echmiadzin, Vaghashapad, Zvartnots, Garni, Geghard e região. A obra traz muita história e divulgação da cultura armênia nos locais visitados.
É edição é fartamente ilustrada e compõe a série editorial Caminhos e Narrativas, que coleciona outras narrativas dos autores por paragens fora do ponto comum do turismo internacional.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Pequena Armênia, Grande Armênia nas viagens de Marco Polo


Pequena Armênia, Grande Armênia nas viagens de Marco Polo
Marco Polo
Editora Sésamo
São Paulo
2012
Tombo: 3155







Pequena Armênia, Grande Armênia nas viagens de Marco Polo é um trecho do famoso livro de Marco Polo, nos capítulos em que ele trata de sua passagem pelas terras armênias. O intuito da obra é estudar e conhecer a Armênia por meio do que o famoso viajante reporta naquele período.
A tradução foi feita por Sergio Pereira Antunes do texto fixado em Italiano.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Pedro II: o último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos


Pedro II: o último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos
Paulo Rezzutti
Editora LeYa
São Paulo
2019
Tombo: 3168






Pedro II: o último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti, é um ensaio acerca do imperador brasileiro D. Pedro II. O trabalho foi elaborado tendo por base uma série de documentos particulares e, portanto, mais íntimos da família real: como cartas e anotações em diário. Assim, o autor quer construir uma história mais intimista da personagem histórica. Seu trabalho se aproveita do material que foi consultado para produzir outras de suas obras já publicadas a respeito de Leopoldina e, em especial, de D. Pedro I.
A edição faz parte da série A história não contada.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Truques de mágica


Truques de mágica
Marc Dominic
Editora Ciranda Cultural
Jandira
2007
Tombo: 3167







Truques de mágica, de Marc Dominic, é um manual de mágicas, atrações, truques e ilusionismo dirigido para o público infanto-juvenil, ilustrado com o passo a passo para cada truque.
A edição acompanha uma varinha mágica. A tradução é de André Dogon.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Erótica: os sentidos na arte


Erótica: os sentidos na arte
Tadeu Chiarelli
Editora Associação Amigos do CCBB
São Paulo
2005
Tombo: 2233




Erótica: os sentidos na arte, de Tadeu Chiarelli, é o catálogo da exposição de 12 de outubro de 2005 a 8 de janeiro de 2006, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, com a apresentação de vários trabalhos de artistas conceituados que trataram das imagens eróticas, como Ismael Nery, Wesley Duke Lee, Vik Muniz, Auguste Rodin, Pablo Picasso, Almeida Junior, Anita Malfatti. A mesma exposição foi apresentada de 20 de fevereiro a 30 de abril de 2006, no CCBB, do Rio de Janeiro e de 15 de maio a 23 de julho de 2006, no CCBB, de Brasília.
A edição tem a preocupação de representar o elemento erótico, eis que sua capa é cor de pele e macia de forma semelhante, como se o leitor pudesse manusear o livro como acaricia a pele. A edição tem uma sobrecapa vermelha em forma de caixa.

domingo, 12 de abril de 2020

Desequilíbrio sustentável


Desequilíbrio sustentável
Ivo Mesquita
Editora Associação Amigos CCBB
São Paulo
2007
Tombo: 2792







Desequilíbrio sustentável, de Ivo Mesquita, é o catálogo da exposição Polissemiose de Amílcar Parker que ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil de 9 de dezembro de 2006 a 18 de fevereiro de 2007. A obra traz os trabalhos do artista, com fotos de seus vídeos performáticos, além de biografia e bibliografia.
A edição é bilíngue (português e inglês), sendo que o catálogo é lido numa direção em português e invertido para a versão em inglês. As ilustrações não se repetem nas duas redações, tornando o trabalho bem completo em termos de imagens.