sábado, 29 de fevereiro de 2020

Um milionário em Lisboa


                                                                                   
Um milionário em Lisboa
José Rodrigues dos Santos
Editora Gradiva
Lisboa
2013
Tombo: 2935

Um milionário em Lisboa, de José Rodrigues dos Santos, é um romance que se constitui na segunda parte da biografia romanceada de Calouste Sarkis Gulbenkian. A primeira parte se encontra na obra O homem de Constantinopla, do mesmo autor.
A narrativa é atraente e segue a linha de escrita do autor, embora a crítica alegue que seus livros são escritos por um batalhão de pesquisadores. De qualquer forma seus livros agradam aos leitores com histórias envolventes, como esta baseada na vida do “senhor 5%”, um magnata do petróleo pioneiro no ramo e que se teve de refugiar em Lisboa durante a II Guerra Mundial e aí se fixou. Boa parte de sua herança constitui a Fundação Calouste Gulbenkian, uma das maiores entidades culturais de Portugal e do mundo.
A edição abre um canal direto com o autor, disponibilizando seu e-mail: jrsnovels@gmail.com. A edição é caprichada e apresenta uma sobre capa com ilustração diversa da capa.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Chinese intangible cultural heritages


Chinese intangible cultural heritages
Ministry of Culture of People’s Republic of China
Editora Ministry of Culture
Pequim
2005?
Tombo: 3158







Chinese intangible cultural heritages, publicado pelo ministério da cultura da República Popular da China, é uma coletânea de divulgação dos patrimônios culturais intangíveis chineses, a saber: a ópera tradicional chinesa, conhecida como ópera Kunqu; Guqin – o tradicional instrumento de corda musical chinês; Xinjiang Uygur Muqan – a música e dança tradicional de uma das comunidades chinesas.; e as músicas populares tradicionais mongóis.
A edição é composta de 4 DVDs com as matérias a respeito. Assim, a edição se antecipa às edições de e-book tão comuns a partir da segunda década do século XXI.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020


Antônio Nobre
Editora Caixotim
Porto
2000
Tombo: 2052







Só, de António Nobre, é uma coletânea de poesias do renomado poeta português. António Nobre é um poeta moderno que aderiu as tendências simbolistas. Viveu em Paris onde escreveu e publicou esta sua coletânea: a única publicada em vida.
A edição é uma produção fac-similar. Além dessa originalidade, a edição tem um cuidado todo especial com a forma (alongada) e uma capa gostosa de se manusear, agradando o seu leitor tanto pelo tato como por sua poética.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

História geral


História Geral
Ládmo Valuce
Editora do Brasil
São Paulo
1973
Tombo: 115







História Geral, de Ládmo Valuce, é um livro didático de história universal. Sua redação é bastante simples, com informações diretas e resumidas. A forma de escrita sumária chega a ponto de explicar a história do Egito Antigo em apenas duas páginas. De qualquer forma, é um livro interessante para o público a que se destina sexto e sétimo ano do ensino fundamental, ou seja, à sua época, ensino de primeiro grau.
O livro é ilustrado com ícones encontrados em diferentes museus do mundo.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Como se escreve a história: Foulcaut revoluciona a história


Como se escreve a história: Foulcault revoluciona a história
Paul Marie Veyne
Editora UnB
Brasília
1998
Tombo: 1901







Como se escreve a história: Foulcault revoluciona a história, de Paul Veyne, é um ensaio interessante acerca da historiografia e a pesquisa da história. O autor trabalha com conceitos de Foulcault e questiona por todo o texto a forma como a história é escrita. Faz muitos questionamentos e deixa em aberto questões como se existe a história científica e se esta é possível.
O livro é uma referência para o estudo da história.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

D. Pedro: a história não contada


D. Pedro: a história não contada
Paulo Rezzutti
Editora LeYa
Rio de Janeiro
2015
Tombo: 3151







D. Pedro: a história não contada, de Paulo Rezzutti, é mais uma biografia do controverso D. Pedro I, do Brasil e IV de Portugal. O autor, que participou de uma das exumações dos restos mortais de D. Pedro I, se revela como um íntimo amigo pós-morte dessa importante figura histórica. Através de cartas e publicações, que transcreve ao longo do texto, o autor apresenta um D. Pedro que não é muito bem retratado nos livros de história. Fica patente que D. Pedro foi uma importante figura para o mundo ocidental de sua época. Atuou no Brasil, Portugal, França, Açores, Inglaterra. Outorgou duas constituições exemplares que traziam regras liberais e conseguiram se perpetuar num mundo que ainda tinha muito de absolutista.
A edição revela documentos raramente analisados em conjunto com os de pesquisa ordinária. Eis aí a importância da obra.

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Literatura armênia: uma introdução


Literatura armênia: uma introdução
Aharon Sapsezian
Editora Paz e Terra
Rio de Janeiro
1994
Tombo: 1459







Literatura armênia: uma introdução, de Aharon Sapsezian, é um manual abrangente sobre a literatura armênia. O autor aborda o tema desde as origens mediante apresentação da literatura oral. Com a criação do alfabeto armênio, essa literatura conquista relevância. O trabalho revela bem o apogeu e o declínio de publicações clássicas e trata dessa interessante literatura até meados do século XX, portanto trabalhando também a literatura moderna.
A edição é o único manual a respeito da literatura armênia publicado em português e, por essa razão, é material didático para cursos da área.

sábado, 22 de fevereiro de 2020

Até ao Longínquo China navegou...


Até ao longínquo China navegou...
Antônio Manuel Couto Viana
Editora Instituto Cultural de Macau
Macau
1991
Tombo: 2997







Até ao longínquo China navegou..., de Antônio Manuel Couto Viana, é uma coletânea de poesias do premiado poeta. As poesias estão apartadas em subdivisões vinculadas ao lugar tema de cada um dos poemas. Em Nome de deus/ deusa no nome, estão alocadas as poesias referidas à Macau: A-li, a tancareira, Na pousada de Mong Há, Na lua do bate-pau, Kong hei fat choi, Natal no exílio. Em Mapa de Pequim desdobrável no coração, estão coletados os poemas referentes à China. Há ainda os apartados: Da Formosa (referente à Taiwan), Do Reino do Sião (Tailândia), Do reino da Malásia e Camões e Dinamene: argumento para um bailado.
A edição integra a coleção Poetas de Macau.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Luís Gonzaga Gomes e uma produtiva cooperação cultural Macau-Portugal-Brasil


Luís Gonzaga Gomes e uma produtiva cooperação cultural Macau-Portugal- Brasil
Carlos Francisco Moura
Editora Instituto Internacional de Macau
Lisboa
2014
Tombo: 3133






Luís Gonzaga Gomes e uma produtiva cooperação cultural Macau-Portugal-Brasil, de Carlos Francisco Moura, é um ensaio sobre Luís Gonzaga Gomes e seus trabalhos, mostrando a importância destes para a compreensão da história das relações entre Macau, Portugal e Brasil. O trabalho traz relatos, na forma de quase depoimentos, relação de obras, além de transcrever documentos e juntar gravuras. A obra tem sua importância por revelar e divulgar documentos históricos.
A edição contou com o apoio do Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

O rosto


O rosto
Alberto Estima de Oliveira
Editora Instituto Cultural de Macau
Macau
1990
Tombo: 3014







O rosto, de Alberto Estima de Oliveira, é uma coletânea de poesias. O autor português, que conheceu e viveu em diferentes países lusófonos, em Macau teve importante atuação na poesia. Esta coletânea de 42 poesias está dividida em partes: Pre fácio; Máscaras, Sinais Particulares e Identidade, que lhe dão significado especial. As poesias são minimalistas, cada verso pode ser constituído por uma única palavra. Quase como haikais, numa poética concreta, o autor transmite seus sentimentos.
A edição integra a Colecção Poetas de Macau e, portanto, classifica o autor, “um português orientalizado” (nas palavras de José dos Santos Ferreira), como um dos escritores da literatura de Macau.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Infraestruturas


Infraestruturas
Alberto Estima de Oliveira
Editora Instituto Cultural de Macau
Macau
1999
Tombo: 3015







Infraestruturas, de Alberto Estima de Oliveira, é uma coletânea de poesias que revelam o jeito próprio de o autor se expressar ante ao que observa. São poemas em estruturas bastante simplificadas em que, muitas vezes, cada verso é composto opor uma única palavra. A junção dessas palavras dá toda a significação. Uma poética concreta que parece trazer todas as suas andanças: os cenários podem ser em África, Angola, Guiné Bissau ou, mesmo, em Macau. É a espuma da onda do mar que roça às costas dessas terras ou mais além. As vezes como haicais ou concretas como justaposição de palavras, mas sempre com significação poética exemplar.
A edição é bilíngue (português – chinês) com a versão chinesa preparada por Yao Jingming. Integra a coleção Poetas de Macau.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Casa de pensão


Casa de pensão
Aluísio de Azevedo
Editora Ediouro
Rio de Janeiro
1982?
Tombo: não há







Casa de pensão, de Aluísio de Azevedo, é um romance pelo qual o autor desenvolve toda uma narrativa de questionamento social que tem como cenário básico as casas de pensão “familiares”, do Rio de Janeiro, que, no final do século XIX os jovens vindos do interior se hospedavam para estudar na capital.
O comportamento desregrado da sociedade, a lutas e conflitos de classes sociais, de raça etc. são abordados por toda a obra, bem própria do realismo desenvolvido pelo autor. Nesta obra, em específico, o assassinato que ocorre na narrativa tem semelhanças ao assassinato ocorrido em 1876 no Rio de Janeiro.
O exemplar está incompleto, mas pelo valor da obra a biblioteca não teve coragem de descartá-lo.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

As viagens de Marco Polo


As viagens de Marco Polo
Marco Polo
Editora Folha de São Paulo
São Paulo
2016
Tombo: 3030







As viagens de Marco Polo adaptada por Laís B. de Carvalho é uma narrativa de viagem que em sua origem constituiu um best seller mundial pelo qual Marco Polo contava sua aventura pelo oriente desde Veneza até a China, onde viveu por muitos anos a serviço do imperador. A obra foi escrita no final do século XIII por Rustichello de Pisa conforme ditado por Marco Polo.
A narrativa de viagem de Marco Polo que pode ser considerada um documento histórico, nos dias atuais, é tratada como literatura juvenil e esta edição é mais uma versão fartamente ilustrada com pranchas lúdicas e compõe a coleção Folha Minha Primeira Biblioteca.

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Literatura


Literatura
Antônio Medina Rodrigues e Dácio Antônio de Castro
Editora Anglo
São Paulo
2003
Tombo: 3034







Literatura, de Antônio Medina Rodrigues e Dácio Antônio de Castro, é um compêndio sobre a matéria que tem o propósito de ser didático e sintetizar a literatura em língua portuguesa para os estudos secundários.
O trabalho é uma apostila dos cursos de ensino médio do sistema Anglo e PH.

Uma breve história da música


Uma breve história da música
Roy Bennett
Editora Jorge Zahar Editor
Rio de Janeiro
1986
Tombo: 3032







Uma breve história da música, de Roy Bennett, é um manual sobre a história da música e, por consequência, tem uma abordagem didática. É sem dúvida um repositório interessante e prático para os estudos básicos da história musical no mundo. São tratadas as músicas: medieval, renascentista, barroca, clássica, o romantismo do século XIX e a música no século XX.
A edição brasileira contou com a tradução de Maria Tereza Resende Costa e a revisão técnica de Luiz Paulo Sampaio. Integra a série: cadernos de música da Universidade de Cambridge.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Macau da lenda à história


Macau da lenda à história
Alice Vieira
Editora Livros do Oriente
Lisboa
1990
Tombo: 3017







Macau da lenda à história, de Alice Vieira, é um livro paradidático destinado ao público infanto-juvenil para a divulgação da história de Macau (principalmente do século XVI aos anos 1980), além de sua cultura e lendas.
A obra é fartamente ilustrada com pranchas de António Andrade.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Macau e o intercâmbio sino-luso-brasileiro


Macau e o intercâmbio sino-luso-brasileiro
Maria Edileuza Fontenele Reis
Editora Instituto Internacional de Macau
Macau
2011
Tombo: 2744







Macau e o intercâmbio sino-luso-brasileiro, de Maria Edileuza Fontenele Reis, é a conferência proferida pela embaixadora brasileira no II seminário O papel de Macau nas relações sino-luso-brasileiras, na Confederação Nacional do Comércio, no Rio de Janeiro, em 18 de novembro de 2010.
O trabalho é bastante produtivo para divulgação do Forum Macau como um veículo de importância para o estreitamento de relações comerciais entre os países lusófonos e a China.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Um estranho em Goa


Um estranho em Goa
José Eduardo Agualusa
Editora Gryphus
Rio de Janeiro
2010
Tombo: 3153







Um estranho em Goa, de José Eduardo Agualusa, é um romance ambientado em Goa, na Índia, onde a personagem principal visita em missão e se envolve com todo o encanto do local que soube absorver culturas tão distintas quando a ocidental e a oriental. O mistério do coração de São Francisco Xavier vai guiar a narrativa de viagem, mesclando o passado português do lugar e sua vida cotidiana.
Agualusa, expoente da literatura angolana, transforma uma narrativa de viagem em uma ficção fantástica.