segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Revista USP 19


Revista USP 19

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1993

Tombo: 2080n 

 

Revista USP 19, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 19, referente a setembro, outubro e novembro de 1993, constitui um dossiê dedicado a Cinema Brasileiro, com trabalhos de Teixeira Coelho, Jean Claude Bernardet, Guilherme de Almeida Prado, Eugênio Bucci, José Geraldo Couto, Fernão Pessoa Ramos, José Mario Ortiz Ramos, Ismail Xavier, Arlindo Machado, entre outros e, também, uma homenagem a Maiakovski, com trabalhos de Reni Chaves Cardoso Nelson Archer entre outros.

domingo, 14 de setembro de 2025

Revista USP 17


Revista USP 17

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1993

Tombo: 2080m 

 

Revista USP 14, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 17, referente a março, abril e maio de 1993, constitui um dossiê dedicado a Liberalismo/Neoliberalismo, com trabalhos de Oliveiros S. Ferreira, Raymundo Faoro, Maria Sylvia Carvalho Franco, Luís Carlos Bresser Pereira, Maria Stella M. Bresciani, entre outros. O volume traz ainda os textos: Antônio Cândido: um verbete, de Roberto Schwartz, Quatro variações abstratas, de Luiz Costa Lima, Sobre o teatro de marionetes, de Heinrich von Kleist, e Rio e São Paulo, de Maria Irene Szmrecsanyi. Traz ainda resenhas dos livros: Um vão desconhecido, por Edelcio Mostaço; João do Rio e o mito do progresso, por Antônio Dimas e A tragédia da intolerância, por Cláudia de Arruda Campos.

sábado, 13 de setembro de 2025

Revista USP 15


Revista USP 15

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1992

Tombo: 2080l 

 

Revista USP 15, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 15, referente a setembro, outubro e novembro de 1992, constitui um dossiê dedicado a Walter Benjamin, com trabalhos de Michael de la Fontaine, Klaus Garber, Will Boile, Norberth W Boltz, Leandro Konder, Sérgio Paulo Rouanet, Haroldo de Campos, Bernd Witte, Max Bense entre outros e uma bibliografia de suas obras no Brasil. O volume traz ainda os textos: Antônio José de Gonçalves de Magalhães, de Décio de Almeida Prado, Antonil, a cana e o negro, de Antônio Dimas, A língua passaporte: o ídiche, de J. Guinsburg, e Crença e Convenção, de Luiz Meyer. Traz ainda resenhas dos livros: Rubem Fonseca volta ao conto, por Ariovaldo José Vidal e Sobre os limites do rei-filósofo, por Marcelo Tsuji.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Revista USP 14


Revista USP 14

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1992

Tombo: 2080k 

 

Revista USP 14, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 14, referente a junho, julho e agosto de 1992, constitui um dossiê dedicado a Teatro, com trabalhos de Sabato Magaldi, Alberto Guzik, Mariangela Alves de Lima, Aimar Labaki, Tânia Brandão, Cláudia Braga, Sebastião Milaré, Flora Süssekind, Otávio Frias Filho, Renato Cohen, entre outros. O volume traz ainda os textos: Ciência, Técnica e Realidade, de Milton Vargas, Indo-europeu, linguística e ... racismo, de Izidora Bilkstein, O teatro alemão atual, de Marcelo Kahns, As imagens da emigração rural, de Eduardo Machado. Traz ainda resenhas dos livros: Quebra-cabeças e ficção, por Arthur Nestrovski; e Teatro brasileiro contado em francês, por Cláudia de Arruda Campos.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Revista USP 13


Revista USP 13

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1992

Tombo: 2080j 

 

Revista USP 13, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 13, referente a março, abril e maio de 1992, constitui um dossiê dedicado a Amazônia, com trabalhos de Márcio Souza, Lúcio Flávio Pinto, Cláudio Weber Abramo, Antônio Risério, Lourival H. Barros, Pedro Maligo, Aurélio Michiles, Milton Hatoum e Michel Riaudel e constitui, também, homenagem a Egon Schaden, com trabalho de Bartolomeu Meliá S.J. O volume traz ainda os textos: Ufanismo paulista, de Maria Isaura P. de Queiroz, Um precursor da ecologia no Brasil: Hermann Von Ihering, de Mario G. Losano, Trabalho escravo e trabalho livre, de Dale Tomich, A música e a “poesia pura” em Valéry e Mallarmé, de Rogério Hafez, Os recursos do discurso (Carpentier e Descartes), de Júlio César Lobo; Emaranhados Clarice e Vírgilio, de Teresa Cristófani Barreto; Fundamentalismo e integrismo: os nomes e a coisa, de Antônio F. Pierucci; e José Lins do Rego na memória popular, de Idelette Muzart F. dos Santos. Traz ainda resenhas dos livros: Cartas persas: passado e presente, por Maria Odila Leite da Silva Dias; Antônio Cândido, sempre agora, por Maria Thereza Fraga Rocco; Joias de família: o prazer da encenação, por Cleusa Rios Passos; e O teatro japonês: Nô e Bunraku, por Edélcio Mostaço. Este volume traz ainda Antologia de Poesia Hispano-Americana Atual, com introdução por Horácio Costa.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Revista USP 12


Revista USP 12

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1992

Tombo: 2080i 

 

Revista USP 12, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 12, referente a dezembro 1991, janeiro e fevereiro 1992, constitui um dossiê dedicado a 500 anos de América, com trabalhos de Ulpiano Bezerra de Meneses, Janice T. da Silva, Rudyard Kipling Nelson Ascher, Jorge Schwartz Jerusa Pires Ferreira, Leyla Perrone-Moysés e Floa Süssekind entre outros. O volume traz ainda os textos: Para transcriar a Ilíada, de Haroldo de Campos, Homero e a tradição oral, de Trajano Vieira, O telejornal em tempo de guerra, de Arlindo Machado, Revolução francesa e modernidade em Restif de la Bretonne, de Maria T. de Freitas, e Mitológicas: a invenção do Brasil, de Frank Lestringent. Traz ainda resenhas dos livros: Uma leitura da enigmática simplicidade de Bandeira, por Beth Brasil; e Um gênero seminal, por Moacyr Scliar.

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Revista USP 9


Revista USP 9

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1991

Tombo: 2080h 

 

Revista USP 9, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu nono volume, referente a março, abril e maio de 1991, constitui um dossiê dedicado a Violência, com trabalhos de Norberto Bobbio, Antônio Cândido, Rubens de Campos Filho, Malak E. C. Popovic, Paulo Sérgio Pinheiro, Sérgio Adorno, Emílio Dellasopa, Oscar Vilhena Vieira entre outros e constitui, também, homenagens a Mario Schenberg, Azis Simão, Rubem Braga, J. G Merquior, com trabalhos, respectivamente, de Anésia Pacheco e Chaves, Hilda Hilst e Newton Bernardes; Antônio Cândido; Otto Lara Resende; e A Medina Rodrigues. O volume traz ainda os textos: A religião e a multiplicação do eu, de Reginaldo Prandi, Miguel Reali, de Guilherme Merquior, Tradição, Vanguarda, na música futurista italiana, de Eduardo Seincman, Negro humor, de Isabel Lustosa, Tradução científica, tradução cultural e a tradução poética, de Amálio Pinheiro. Traz ainda resenhas dos livros: Contribuição para a dialética da Volubilidade, por Sérgio Paulo Rouanet; “Agosto” e os caminhos da narrativa, por Boris Schnaiderman; e Wittgenstein por Rudolf Haller, por Roberto Romano.

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Revista USP 7


Revista USP 7

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1990

Tombo: 2080g 

 

Revista USP 7, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu sétimo volume, referente a setembro, outubro e novembro de 1990, constitui um dossiê dedicado a Tecnologias, com trabalhos de Milton Vargas, C.Z. Mammana, Arlindo Machado, Fernando Reinach, Gianni Ratto, Ruy Gama entre outros. O volume traz ainda os textos: Entre o mundo feudal e o mundo das fadas, de Hilário Franco Júnior, João Cabral: 70 anos; 50 de uma poética, de Aguinaldo Gonçalves, A geléia e o engenho, de Flora Süssekind, Música: coração do candomblé, de Angela Lühning, Textos tropicais, de Antônio Risério; e O Cáucaso, distante e próximo, de Boris Schnaiderman, Achik-Kerib (história turca), de I.M. Lémontov, Notas sobre “o trovador Kerib”, de Jerusa Pires Ferreira e O homem da China, de Desidério Kosztolányi. Traz ainda resenhas dos livros: O enigma Ernani Rosas, por Augusto de Campos; Os cordões do imaginário daquém e dalém mar, por Horácio Costa; e Energia e futuro, por David Zjlberstein.

domingo, 7 de setembro de 2025

Revista USP 6


Revista USP 6

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1990

Tombo: 2080f

 

 

 

Revista USP 6, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu sexto volume, referente a junho, julho e agosto de 1990, constitui um dossiê dedicado a Europa Central, com trabalhos de Czeslaw Milosz, Ivan Klima, Luiz Carlos de Brito Rezende, Aleksandar Jovanovic, Júlio Medaglia, Paulo Rónai entre outros e constitui, também, homenagem a Ruy Coelho, com trabalhos de Antônio Cândido, Décio de Almeida Prado e Jerusa Pires Ferreira. O volume traz ainda os textos: Uma rainha africana em São Luís, de Pierre Verger, As primeiras expedições zoológicas no Brasil, de Paulo E. Vanzolini, Ideologia, política, cultura: passo a passo, de Décio Pignatari, Um livro esquecido: Juiz de Fora, de Júlio Castañon Guimarães, Jornalismo: o tecido e o acontecido, de Dulcília H. Schroeder Buitoni; e Teoria das supercordas, de Élcio Abdalla. Traz ainda resenhas dos livros: A Bauhaus arde na fogueira de Tom Wolfe, por Regina M.P. Meyer; A palavra no palco, por Mariangela Alves de Lima; e Dramaturgos e editores, por Alberto Guzik.

sábado, 6 de setembro de 2025

Revista USP 5


Revista USP 5

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1990

Tombo: 2080e 

 

Revista USP 5, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu quinto volume, referente março, abril e maio de 1990, constitui um dossiê dedicado a Cidades, com trabalhos de Lucrécia D’Allessio Ferrara, Regina M. Prosperi Meyer, Sérgio Tepeman, José Francisco Quirino, Marta Dora Grostein, Jorge da Cunha Lima, Paulo Sérgio Pinheiro, Joaquim Guedes, Aracy Amaral e Rebeca Scherer. O volume traz ainda os textos: “Iracema” uma arqueologia de vanguarda, de Haroldo de Campos, “Brás Cubas” sob o signo do sol e do vento, de Luiz Roncari, A fantástica verdade de Clarice, de Leyla Perrone-Moisés; Hemingway e a guerra civil espanhola, de Giselle Beiguelman-Messina; e AUdioFICções&ritMOS, de Heloísa Bauab. E trata de resenhas de Livros como “Os campos e as cidades, por Lilia Katri Moritz Schwarcz; A teoria do romance e a análise estético-cultural de Bakhtin, por Irene Machado e Octavio Paz, biógrafo, por Horácio Costa.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Revista USP 4

Revista USP 4

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1990

Tombo: 2080d 

 

Revista USP 4, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu quarto volume, referente a dezembro/1989, janeiro e fevereiro/1990 constitui um dossiê dedicado a Música Brasileira, com trabalhos de Suetônio Valença, Décio de Almeida Prado, Antônio Medina Rodrigues, Antônio Risério, Luiz Tatit, Celso Favaretto, Charles Perrone, Joaquim Aguiar, Júlio Medaglia, Manuel Bandeira e Pedro Dantas. O volume faz, também, homenagem ao Cinema Brasileiro, com textos de Saulo Pereira de Mello, Ismail Xavier e Eduardo Leone e homenagem a Diderot, com textos de Jacó Guinsburg e Denis Diderot. Traz, ainda, os textos: O poeta itinerante, de Antônio Cândido, Heterônimos e cultura das bordas: Rubens Lucchetti de Jerusa Pires Ferreira, O diálogo epistolar entre Tchekhov e Górki, de Sophia Angelides, Homenagem a Aníbal Silveira nos 10 anos de sua morte, de Rubens de Campos Filho e A harpdiscórdia de Hopkins, de Augusto de Campos.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Revista USP 3


Revista USP 3

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1989

Tombo: 2080c 

 

Revista USP 3, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu terceiro volume constitui um dossiê dedicado a 100 anos de República, com trabalhos de Newton Rodrigues, Dalmo Dallari, Tércio Sampaio Ferraz Júnior, Nicolau Sevcenko, Marília Martins, Isabel Lustosa, João Roberto Faria, Antônio Medina Rodrigues, Beatriz Resende, Affonso de Sant’Anna e Arthur Azevedo. O volume faz também homenagem a Paulo Leminski, com textos de Leyla Perrone-Moisés, Carlos Ávila e Boris Schnaiderman. O volume traz ainda os textos: Linguagem e pensamento conservador: Aristóteles fonte da sociologia, de Maria Sylvia Carvalho Franco, O ardil dos políticos, de Florestan Fernandes, A questão social,  de Octavio Ianni, Introdução do parnasianismo brasileiro, de Péricles Eugênio da Silva Ramos, As ideias filosóficas em “Canaã”, de José Paulo Paes, “Ut pictura poesis”: uma questão de limites, de Aguinaldo J. Gonçalves; e “Kuarup”, o filme, de Lúcia Nagib e resenha de livros como A fábula futurística de Iuri Oliecha.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Revista USP 2

Revista USP 2

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1989

Tombo: 2080b 

 

Revista USP 2, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu segundo volume, referente a junho, julho e agosto de 1989, constitui um dossiê dedicado a Tempo, com trabalhos de Henrique Fleming, Fernando Reinach, Norberto Rodrigues e Décio de Almeida Prado. Traz ainda homenagem a Aurélio Buarque de Holanda, com trabalhos de Paulo Rónai, Leda Ivo e Otto Lara Resende. O volume traz ainda os textos: Eis-me levado em dorso elefantinho, de Velimir Khlébnikov, Um poema de Khlébnikov, de Viatcheslav V. Ivanov, Ensaio de meta-metalinguagem, de Haroldo de Campos, Sobre “O Capote” de Gogol, de Serguéi Eisenstein, René Char, Entrevista de Guenádi Aigui à BBC, O papel dos EUA no mundo: a América do Sul, de Celso Laffer, A roda do quarto e da vida, de Antônio Cândido, O messianismo ao niilismo religioso, de Gershon Scholem, O conceito de estrutura em Dilthey, de Frihojof Rodi, Arte-educação em um museu de arte, de Ana Mae Barbosa, Masculino e feminino, de Olgaria Matos e resenhas de livros, como O tempo de Hawking, por Henrique Fleming e A escritura como épura, por Horácio Costa.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Revista USP 1


Revista USP 1

Superintendência de Comunicação Social USP

Editora da USP

São Paulo

1989

Tombo: 2080a 

 

Revista USP, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu primeiro volume constitui um dossiê dedicado a Revolução Francesa, com trabalhos de Milton Meira do Nascimento, Renato Janine Ribeiro, Roberto Romano, Ricardo R. Terra e Luiz Costa Lima. O volume traz ainda os textos: Francis Ponge 1899-1988 de Leda Tenório da Motta; Leitura e tradução de Francis Ponge, de Júlio Castañon Guimarães, Textos, de Francis Ponge, O livro dos tempos: um percurso pessoal, de Jacó Guinsburg; O humor dos deuses, de Antônio Medina Rodrigues; Píndaro: 4ª Ode Neméia, de Francisco Achcar; A volúpia lasciva do nada, de João Alexandre Barbosa, O moderno e o contramoderno, de Irlemar Chiampi; e O Dicionário Kazar, de Aleksandar Javanovic.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

História da literatura infantil universal

História da literatura infantil universal

Carmen Bravo-Villasante

Editora Vega

Lisboa

1977

Tombo: não há - BLX 

 

História da literatura infantil universal, de Carmen Bravo-Villasante, é um ensaio. A obra trata da história da literatura infantil em vários países. No primeiro volume, cuida da Alemanha, Dinamarca, França, Inglaterra e Itália. No segundo volume: trata de Espanha. Polônia, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Checoslováquia, Hungria, Iugoslávia, Estados Unidos, Índia, China e Japão. Em todos eles estão presentes as obras da tradição oral, contos populares e fábulas em suas origens, tendo no período mais moderno, sob a escola literária do romantismo, afirmado como uma literatura independente.

A edição é composta de dois volumes e é ilustrada.