terça-feira, 30 de setembro de 2025

Le guide vert: Cotê d'Azur et Principauté de Monaco


Le guide vert: Cotê d’Azur et Principauté de Monaco

Michelin

Editora Michelin

Paris

2003

Tombo: 3581 

 

Le guide vert: Cotê d’Azur et Principauté de Monaco, de Michelin Edições de Viagem, é um guia de turismo. A obra é o volume dedicado ao turismo pela região sul da França, ou seja, por parte de sua costa banhada pelo Mar Mediterrâneo, região conhecida como Côte d’ Azur (afora Marselha até Menton na fronteira com a Itália e inclui o Principado de Mônaco. São ali descritas Toulon, Saint Tropez, Saint Maxime, Fréjus, Saint Raphael, Cannes, Nice, Mônaco, Menton, entre outras. A obra trata dos preparativos de viagem, de sugestões de circuitos pela região, dos transportes, dos restaurantes, dos detalhes geográficos, arquitetônicos, botânicos etc.

A edição é ilustrada com fotografias coloridas, mapas e gravuras, está redigida em francês e integra a coleção Le Guide Vert da tradicional Michelin.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Revista USP 92


Revista USP 92

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

2012

Tombo: 3579d 

 

Revista USP 92, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 92, referente a dezembro de 2011, janeiro e fevereiro de 2012, constitui um dossiê dedicado a Redes Sociais, com trabalhos de Massimo Di Felice, Giselle Beiguelman, Eduardo Marques, Graziela Castello, Renato M. Bichir, Maria Amélia Bulhões, Vinicius Romanini entre outros e, também, constitui homenagem a 100 anos de supercondutividade, com trabalhos de Dirk van Delft, Peter Kes, Paulo Pureur, Antônio Jefferson da Silva Machado, Carlos Alberto Moreira dos Santos, Odylio Denys de Aguiar, Nei Fernandes de Oliveira Jr. , Draulio Barros de Araújo e Oswaldo Baffa.. O volume traz ainda os textos: Versões, reversões, controvérsias: o desafio biográfico, de Rodrigo Paziani; e, Antropolia e pioneirismo: Francisco e Egon Schaden no imaginário de São Bonifácio (SC), de Pedro Martins e Tânia Welter. Traz ainda resenhas dos livros: A carne das palavras, por Thiago Nicodemo; e Os sentidos de Bergson, por Débora Cristina Morato Pinto.

domingo, 28 de setembro de 2025

Revista USP 90


Revista USP 90

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

2011

Tombo: 3579c 

 

Revista USP 90, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 90, referente a junho, julho e agosto de 2011, constitui um dossiê dedicado a Marketing Político, com trabalhos de Cláudio Luís de Camargo Penteado, Alessandra Aldé, Rosemary Segurado, Sérgio Braga, Luís Felipe Miguel, Flávia Biroli, Fernando Antônio Azevedo, Vera Chaia e Antônio Lavareda. O volume traz ainda os textos: Um conto de William Faulkner, de Sueli Cavendish, Intercessões: Cruz e Sousa e Edgar Allan Poe, de Anelito de Oliveira, Marta Abba, a Vamp Virtuosa do último Pirandello, de Martha Ribeiro, Um texto anônimo, em língua geral amazônico, do século XVIII, de Eduardo de Almeida Navarro, Subjetividade negativa sob o signo da escravidão, de Simone Rossinetti Rufinoni, e Uma nova luz sobre o acervo modernista do MAC-USP: estudos em torno das coleções Matarazzo, de Ana Gonçalves Magalhães. Traz ainda resenhas dos livros: Planos ontológicos e processualidade em O Outono da Idade Média, por Eduardo Henrik Aubert; e Rigor e simetria nos ensaios de Hilário Franco Júnior, por Lênia Márcia Mongelli.

sábado, 27 de setembro de 2025

Revista USP 88


Revista USP 88

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

2011

Tombo: 3579b 

 

Revista USP 88, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 88, referente a dezembro de 2010, janeiro e fevereiro de 2011, constitui um dossiê dedicado a Humor na Mídia, com trabalhos de Waldomiro Vergueiro, Manuel Barrero, Mara Burkart, Paulo Ramos, Gêisa Fernandes D’Oliveira, entre outros. O volume traz ainda os textos: Sobre o segredo e o silêncio, de Roberto Romano, A Amazônia colonial, a sua economia e as relações do espaço, de Milton Torres, O jovem Gilberto Freyre, de José de Paula Ramos Jr., Sofrimento e reconhecimento: o papel do trabalho na constituição da identidade, de Evaldo Piolli; e O louvor ao Marquês de Marialva: um estudo sobre o panegírico, de Marcello Moreira. Traz ainda resenhas dos livros: Sobre Manoel de Moraes, por Frans Leonard Schalkwijk; e Disputas de poder no ocaso do Império: uma leitura de “O alienista”, por Tamis Parron.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Revista USP 87


Revista USP 87

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

2010

Tombo: 3579a 

 

Revista USP 87, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 87, referente a setembro, outubro e novembro de 2010, constitui um dossiê dedicado a Música Brasileira, com trabalhos de Ivan Vilela, Tárik de Souza, Romildo Sant’Anna, Marcos Napolitano, Sean Stroud, Carlos Sandroni, entre outros. O volume traz ainda os textos: Um enigma da história, de Boris Schnaiderman, A questão da liberdade e da democracia, de Maria Luiza Marcílio, O saber em “O homem que sabia javanês” de Lima Barreto, de Élide Valarini Oliver, e O futuro do livro ou a crise na cibercultura, de Marcello Rollemberg. Traz ainda resenha do livro: Por uma nova atividade cultural, por Tiago Rufino Fernandes.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Revista USP 77


Revista USP 77

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

2008

Tombo: 2467 

 

Revista USP 77, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 77, referente a março, abril, maio de 2008, constitui um dossiê dedicado a Etnomusicologia, com trabalhos de Tiago de Oliveira Pinto, Kazadi wa Mukuna, Flávia Camargo Toni, Guilherme Werlang, Carlos Sandroni, Marc-Antoine Camp e Gerhard Kubik; e, também, constitui homenagem a Machado de Assis, com trabalhos de Sérgio Paulo Rouanet, João Roberto Faria, Ivan Teixeira, Pedro Dolabela Chagas e Lívia Cristina Gomes. O volume traz ainda os textos: Lógica dos paradoxos: O Cadáver Vivo de Tolstói, de Elena Vássima, ( ), de Gilles A. Tiberghien, Theodor de Bry e a narrativa visual da Brevíssima Ralación de la Destruicción de las Indias, de Deolinda Jesus Freire. Traz ainda resenhas dos livros: As metáforas do futebol, por José Sebastião Witter; O Projeto Mar Sem Fim, por Gilberto de Mello Kujawski; e A novidade do discípulo, por André Malta.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Revista USP 76


Revista USP 76

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

2008

Tombo: 2468 

 

Revista USP 76, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 76, referente a dezembro de 2007, janeiro e fevereiro de 2008, constitui um dossiê dedicado a Pensando o futuro: ciências exatas, com trabalhos de Radu S. Jasinschi, Ana Célia Castro e Fernando J. C. de Carvalho, Antônio Teixeira e Silva, José Roberto Cardoso, João Antônio Zuffo, entre outros. O volume traz ainda os textos: Convergência paradoxal: desafios e oportunidades em nosso futuro?, de Hans Ulrich Gumbrecht e Robert Pogue Harrison, Dois diálogos, de VJ. Guinsburg, Guimarães Rosa e os astros (com reflexões em Machado de Assis), de Élide Valarini Oliver, O lugar dos clássicos na escrita da educação: a metáfora das raízes, de Denice Barbosa Catani; e Gênero teledramatúrgico: entre a imposição a criatividade, de Maria Lourdes Motter e Maria Cristina Palma Mungioli. Traz ainda resenhas dos livros: Uma aproximação permanente, por Celso Lafer; e Temas, formas e objetos da pesquisa e da prática teatral no Brasil: reflexão acerca do Dicionário do Teatro Brasileiro, por Rosangela Patriota.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Revista USP 59


Revista USP 59

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

2003

Tombo: 2083 

 

Revista USP 59, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 59, referente a setembro, outubro e novembro de 2003, constitui um dossiê dedicado a Brasil República, com trabalhos de Lília K. Moritz Schwarcz, Heloisa Maria M. Starling, José Eisenberg, Carlos Antônio Leite Brandão, Renato Lessa, entre outros e, também, constitui homenagem a Haroldo de Campos, com trabalhos de Boris Schnaiderman, J. Guinsburg, Jerusa Pires Ferreira, Luiz Carlos Lima e Enrique Mandelbaum. O volume traz ainda os textos: Fronteiras e desafios do conhecimento, de Carlos Vogt, Poemas negros, um diálogo poético de Jorge de Lima e Gilberto Freyre, de Vagner Camilo, Do caipira picando fumo a Chitãozinho e Xororó, ou da roça ao rodeio, de Lucia Lippi Oliveira, Ética de papel, de Marcello Rollemberg; e (Sem título) Breve reflexão desencadeada por minha experiência no trabalho de monitoria externa da exposição Arte Cidade Zona Leste, de Mônica Cardim. Traz ainda resenhas dos livros: Formação, unidade e autonomia da literatura brasileira, por Ricardo Martins Valle; e Manoel de Barros: o avesso visível, por Adalberto Muller Jr.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Revista USP 58


Revista USP 58

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

2003

Tombo: 2082 

 

Revista USP 58, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 58, referente a junho, julho e agosto de 2003, constitui um dossiê dedicado a Brasil Império, com trabalhos de Lília K. Moritz Schwarcz, Mary Del Priore, Eduardo Silva, Luiz Carlos Villalta, Isabel Lustosa, Manolo Florentino, Jerusa Pires Ferreira entre outros. O volume traz ainda os textos: Cultura e biotecnologia: as interpretações populares, de Roque de Barros Laraia, Futebol: um fenômeno universal do século XX, de José Sebastião Witter, A pintura paisagística russa do século XIX, de Noé Silva, De volta a Vidas Secas (ao encontro de Fabiano), de Duda Machado, O cinzel de Montaigne: transporte citatório de mão, de Silvia Maria Kutchma; e Linguagens da cidade e patrimônio: diálogo entre passado e presente, de Irlys Alencar F. Barreira. Traz ainda resenhas dos livros: Ao estilo das luzes, por Roberto Romano; O Édipo de Knox, por Filomena Y. Hirata e Um autor em busca da grande tragédia, por Ricardo Lísias. Na coluna Arquivo, o volume traz texto A forma espacial na literatura moderna, de Joseph Frank.

domingo, 21 de setembro de 2025

Revista USP 53


Revista USP 53

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

2002

Tombo: 2081 

 

Revista USP 53, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 53, referente a março, abril e maio de 2002, constitui um dossiê dedicado a Quatro Centenários: Lúcio Costa, Juscelino, Sérgio Buarque e Drummond, com trabalhos de Silvana Rubino, Abílio Guerra, Maria Victoria Benevides, Luiz Costa Lima, Cremilda Medina, Vagner Camilo, Beatriz Resende e Aguinaldo José Gonçalves. O volume traz ainda os textos: Caracterização jurídica da dignidade da pessoa humana, de Antônio Junqueira de Azevedo, O Grande Irmão e outros menores, de Teresa Cristófani Barreto, Fé cega?, de Mariarosaria Fabris, Colonização, imigração e a questão racial no Brasil, de Giralda Seyferth, Quatro poemas de futebol, de Antônio Medina Rodrigues; e Criminologia: avaliação psicológica de grupos de criminosos do sistema penitenciário do estado de São Paulo, de Carlos Roberto Feres et alli. Traz ainda resenhas dos livros: Uma obra pioneira, por Maria Arminda do N. Arruda, Mestre e companheiro Maurício, por Roberto Heloani; A manhã e o amanhã, por Jorge Coli; e O pensamento de Bruno Snell, por Donaldo Schüler. O volume apresenta também, na coluna Arquivo, o texto O ponto de vista em ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico, de Norman Friedman.

sábado, 20 de setembro de 2025

Revista USP 52


Revista USP 52

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

2002

Tombo: 2080s 

 

Revista USP 52, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 52, referente a dezembro de 2001, janeiro e fevereiro de 2002, constitui um dossiê dedicado a 50 anos de bienal internacional de São Paulo, com trabalhos de Victor Knoll, Décio Pignatari, Aracy Amaral, Maria Bonomi, Sheila Leirner, Ivo Mesquita, Maria Alice Milliet, Dalton Sala, entre outros. O volume traz ainda os textos: Imagens do mar: visões do paraíso no cinema brasileiro de ontem e hoje, de Lúcia Nagib, Leitura comparativa, de Ariovaldo José Vidal, Revisitando Anaïs Nin, de Betty Mindlin, e Onomatopeia e mímesis no mangá: a estética do som, de Sônia M. Bibe Luyten. Traz ainda resenhas dos livros: A difícil captura, por Cláudia de Arruda Campos; Transcrição dá cria, por André Malta, Ópera russa, por Eudinyr Fraga; e Para a formação política das novas gerações, por Lada Pedroso.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Revista USP 37


Revista USP 37

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1998

Tombo: 2080r 

 

Revista USP 37, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 37, referente a março, abril e maio de 1998, constitui um dossiê dedicado a Direitos Humanos no limiar do século XXI, com trabalhos de Renato Janine Ribeiro, Helena Singer, Flávia Schlling, Silvia Pimentel, entre outros; especificamente com relação à discussão da palavra Democrático, os trabalhos são de Renato Janine Ribeiro, Jurandir Freire Costa, Teixeira Coelho, Newton Bignotto e Marcelo Leite. Este volume faz, também, homenagem a Ungaretti, com trabalhos de Maria Rosária Fabris, Lúcia Wataghin, Alexandra Zingone, Piero Maria Bardi e Haroldo de Campos. O volume traz ainda os textos: Literatura e sociedade do fim do século, de João Alexandre Barbosa, O ramo que floresce, de Adélia Bezerra de Meneses, Heresia medieval: um combate pela fé, de Ana Paula Tavares Magalhães. Traz ainda resenhas dos livros: Um convite à literatura Idiche, por Enrique Mendelbaum; A renovação carismática: um novo jeito (conservador) de ser igreja, por Crislaine Valéria de Toledo Francisco; e Hegel e o vigor do espírito, por Valter José.

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Revista USP 31


Revista USP 31

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1996

Tombo: 2080q 

 

Revista USP 31, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 31, referente a setembro, outubro e novembro de 1996, constitui um dossiê dedicado a Magia, com trabalhos de José Guilherme Cantor Magnani, Robert Rowland, Winfried Nöth, Jerusa Pires Ferreira, Lísias Nogueira Negrão, Luís Maria A. Sartori, Mamede Mustafa Jarouche, entre outros. O volume traz ainda os textos: “Americanos” brasileiros e a cor da espécie humana: uma resposta a Peter Fry, de Michael Hanchard, Aleksandr Kuprin: o talento do amor à vida e ao próximo, de Noé Silva, Psicanálise e pedagogia ou transmissão e formação, de Philippe Willemart, e O império dos sonhos: Portugal e Sião na Rota das Especiarias, de Mary Lucy Murray Del Priore. Traz ainda resenhas dos livros: A biografia de Mauá, por Carlos Américo Morato de Andrade; Aids numa análise crítica, por Teresinha Cristina Reis Pinto; Artaud: o visionário homem-teatro, por Vera Lúcia G. Felício e Leopardi sempre atual, por Nilson Mousin.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Revista USP 26


Revista USP 26

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1995

Tombo: 2080p 

 

Revista USP 26, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 26, referente a junho, julho e agosto de 1995, constitui um dossiê dedicado a 50 Anos de Final de Segunda Guerra, com trabalhos de Boris Schnaiderman, Arnaldo Daraya Contier, Tulio Vigevani, Maria Ligia Coelho Prado, Braz Araújo, entre outros. O volume traz ainda os textos: A cidade iluminista, de Sérgio Paulo Rouanet, A dinâmica do campo literário brasileiro, de Randal Johnson, Machado de Assis e o teatro nacional, de Anco Márcio Tenório Vieira, Revisando Haussman, de Helena Angotti Salgueiro. Traz ainda resenhas dos livros: O sabatai Tzvi de Gershon Scholem, por Nachman Falbel; e Memórias feitas de sangue e lágrimas, por Marcello Rollemberg.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Revista USP 20


Revista USP 20

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1994

Tombo: 2080o 

 

Revista USP 20, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 20, referente a dezembro 1993, janeiro e fevereiro de 1994, constitui um dossiê dedicado a Canudos, com trabalhos de José Calasans, Maria Isaura Pereira de Queiroz, Fernando Cristovão Walnice Nogueira Galvão, Jorge Colli, Paulo Dantas, Renato Ferraz, entre outros e, também, homenagem a Isaac Nicolau Salum com trabalhos de José Sebastião Witter e Izidoro Blikstein. O volume traz ainda os textos: A serpente sou eu, de Adélia Bezerra de Meneses, Peter Burke, entrevistado por Renato Janine Ribeiro, Os sinos da agonia: romance pós-moderno, de Autran Dourado, A terra adivinhada, de Cintio Vitier, Os estudantes americanos e a literatura brasileira, de David George, Reformulação do ensino médico, de Isaías Raw e Jorge Andrade Dramatiza o sentimento nativista, de Sábato Magaldi. Traz ainda resenhas dos livros: O simbolismo no teatro brasileiro: deixando a sombra, por Cláudia de Arruda Campos; e Sakharov num livro espantoso, por Henrique Fleming.

As ilustrações referentes à Canudos são de autoria de Aldemir Martins.

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Revista USP 19


Revista USP 19

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1993

Tombo: 2080n 

 

Revista USP 19, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 19, referente a setembro, outubro e novembro de 1993, constitui um dossiê dedicado a Cinema Brasileiro, com trabalhos de Teixeira Coelho, Jean Claude Bernardet, Guilherme de Almeida Prado, Eugênio Bucci, José Geraldo Couto, Fernão Pessoa Ramos, José Mario Ortiz Ramos, Ismail Xavier, Arlindo Machado, entre outros e, também, uma homenagem a Maiakovski, com trabalhos de Reni Chaves Cardoso Nelson Archer entre outros.

domingo, 14 de setembro de 2025

Revista USP 17


Revista USP 17

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1993

Tombo: 2080m 

 

Revista USP 14, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 17, referente a março, abril e maio de 1993, constitui um dossiê dedicado a Liberalismo/Neoliberalismo, com trabalhos de Oliveiros S. Ferreira, Raymundo Faoro, Maria Sylvia Carvalho Franco, Luís Carlos Bresser Pereira, Maria Stella M. Bresciani, entre outros. O volume traz ainda os textos: Antônio Cândido: um verbete, de Roberto Schwartz, Quatro variações abstratas, de Luiz Costa Lima, Sobre o teatro de marionetes, de Heinrich von Kleist, e Rio e São Paulo, de Maria Irene Szmrecsanyi. Traz ainda resenhas dos livros: Um vão desconhecido, por Edelcio Mostaço; João do Rio e o mito do progresso, por Antônio Dimas e A tragédia da intolerância, por Cláudia de Arruda Campos.

sábado, 13 de setembro de 2025

Revista USP 15


Revista USP 15

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1992

Tombo: 2080l 

 

Revista USP 15, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 15, referente a setembro, outubro e novembro de 1992, constitui um dossiê dedicado a Walter Benjamin, com trabalhos de Michael de la Fontaine, Klaus Garber, Will Boile, Norberth W Boltz, Leandro Konder, Sérgio Paulo Rouanet, Haroldo de Campos, Bernd Witte, Max Bense entre outros e uma bibliografia de suas obras no Brasil. O volume traz ainda os textos: Antônio José de Gonçalves de Magalhães, de Décio de Almeida Prado, Antonil, a cana e o negro, de Antônio Dimas, A língua passaporte: o ídiche, de J. Guinsburg, e Crença e Convenção, de Luiz Meyer. Traz ainda resenhas dos livros: Rubem Fonseca volta ao conto, por Ariovaldo José Vidal e Sobre os limites do rei-filósofo, por Marcelo Tsuji.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Revista USP 14


Revista USP 14

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1992

Tombo: 2080k 

 

Revista USP 14, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 14, referente a junho, julho e agosto de 1992, constitui um dossiê dedicado a Teatro, com trabalhos de Sabato Magaldi, Alberto Guzik, Mariangela Alves de Lima, Aimar Labaki, Tânia Brandão, Cláudia Braga, Sebastião Milaré, Flora Süssekind, Otávio Frias Filho, Renato Cohen, entre outros. O volume traz ainda os textos: Ciência, Técnica e Realidade, de Milton Vargas, Indo-europeu, linguística e ... racismo, de Izidora Bilkstein, O teatro alemão atual, de Marcelo Kahns, As imagens da emigração rural, de Eduardo Machado. Traz ainda resenhas dos livros: Quebra-cabeças e ficção, por Arthur Nestrovski; e Teatro brasileiro contado em francês, por Cláudia de Arruda Campos.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Revista USP 13


Revista USP 13

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1992

Tombo: 2080j 

 

Revista USP 13, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 13, referente a março, abril e maio de 1992, constitui um dossiê dedicado a Amazônia, com trabalhos de Márcio Souza, Lúcio Flávio Pinto, Cláudio Weber Abramo, Antônio Risério, Lourival H. Barros, Pedro Maligo, Aurélio Michiles, Milton Hatoum e Michel Riaudel e constitui, também, homenagem a Egon Schaden, com trabalho de Bartolomeu Meliá S.J. O volume traz ainda os textos: Ufanismo paulista, de Maria Isaura P. de Queiroz, Um precursor da ecologia no Brasil: Hermann Von Ihering, de Mario G. Losano, Trabalho escravo e trabalho livre, de Dale Tomich, A música e a “poesia pura” em Valéry e Mallarmé, de Rogério Hafez, Os recursos do discurso (Carpentier e Descartes), de Júlio César Lobo; Emaranhados Clarice e Vírgilio, de Teresa Cristófani Barreto; Fundamentalismo e integrismo: os nomes e a coisa, de Antônio F. Pierucci; e José Lins do Rego na memória popular, de Idelette Muzart F. dos Santos. Traz ainda resenhas dos livros: Cartas persas: passado e presente, por Maria Odila Leite da Silva Dias; Antônio Cândido, sempre agora, por Maria Thereza Fraga Rocco; Joias de família: o prazer da encenação, por Cleusa Rios Passos; e O teatro japonês: Nô e Bunraku, por Edélcio Mostaço. Este volume traz ainda Antologia de Poesia Hispano-Americana Atual, com introdução por Horácio Costa.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Revista USP 12


Revista USP 12

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1992

Tombo: 2080i 

 

Revista USP 12, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu volume 12, referente a dezembro 1991, janeiro e fevereiro 1992, constitui um dossiê dedicado a 500 anos de América, com trabalhos de Ulpiano Bezerra de Meneses, Janice T. da Silva, Rudyard Kipling Nelson Ascher, Jorge Schwartz Jerusa Pires Ferreira, Leyla Perrone-Moysés e Floa Süssekind entre outros. O volume traz ainda os textos: Para transcriar a Ilíada, de Haroldo de Campos, Homero e a tradição oral, de Trajano Vieira, O telejornal em tempo de guerra, de Arlindo Machado, Revolução francesa e modernidade em Restif de la Bretonne, de Maria T. de Freitas, e Mitológicas: a invenção do Brasil, de Frank Lestringent. Traz ainda resenhas dos livros: Uma leitura da enigmática simplicidade de Bandeira, por Beth Brasil; e Um gênero seminal, por Moacyr Scliar.

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Revista USP 9


Revista USP 9

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1991

Tombo: 2080h 

 

Revista USP 9, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu nono volume, referente a março, abril e maio de 1991, constitui um dossiê dedicado a Violência, com trabalhos de Norberto Bobbio, Antônio Cândido, Rubens de Campos Filho, Malak E. C. Popovic, Paulo Sérgio Pinheiro, Sérgio Adorno, Emílio Dellasopa, Oscar Vilhena Vieira entre outros e constitui, também, homenagens a Mario Schenberg, Azis Simão, Rubem Braga, J. G Merquior, com trabalhos, respectivamente, de Anésia Pacheco e Chaves, Hilda Hilst e Newton Bernardes; Antônio Cândido; Otto Lara Resende; e A Medina Rodrigues. O volume traz ainda os textos: A religião e a multiplicação do eu, de Reginaldo Prandi, Miguel Reali, de Guilherme Merquior, Tradição, Vanguarda, na música futurista italiana, de Eduardo Seincman, Negro humor, de Isabel Lustosa, Tradução científica, tradução cultural e a tradução poética, de Amálio Pinheiro. Traz ainda resenhas dos livros: Contribuição para a dialética da Volubilidade, por Sérgio Paulo Rouanet; “Agosto” e os caminhos da narrativa, por Boris Schnaiderman; e Wittgenstein por Rudolf Haller, por Roberto Romano.

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Revista USP 7


Revista USP 7

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1990

Tombo: 2080g 

 

Revista USP 7, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu sétimo volume, referente a setembro, outubro e novembro de 1990, constitui um dossiê dedicado a Tecnologias, com trabalhos de Milton Vargas, C.Z. Mammana, Arlindo Machado, Fernando Reinach, Gianni Ratto, Ruy Gama entre outros. O volume traz ainda os textos: Entre o mundo feudal e o mundo das fadas, de Hilário Franco Júnior, João Cabral: 70 anos; 50 de uma poética, de Aguinaldo Gonçalves, A geléia e o engenho, de Flora Süssekind, Música: coração do candomblé, de Angela Lühning, Textos tropicais, de Antônio Risério; e O Cáucaso, distante e próximo, de Boris Schnaiderman, Achik-Kerib (história turca), de I.M. Lémontov, Notas sobre “o trovador Kerib”, de Jerusa Pires Ferreira e O homem da China, de Desidério Kosztolányi. Traz ainda resenhas dos livros: O enigma Ernani Rosas, por Augusto de Campos; Os cordões do imaginário daquém e dalém mar, por Horácio Costa; e Energia e futuro, por David Zjlberstein.

domingo, 7 de setembro de 2025

Revista USP 6


Revista USP 6

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1990

Tombo: 2080f

 

 

 

Revista USP 6, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu sexto volume, referente a junho, julho e agosto de 1990, constitui um dossiê dedicado a Europa Central, com trabalhos de Czeslaw Milosz, Ivan Klima, Luiz Carlos de Brito Rezende, Aleksandar Jovanovic, Júlio Medaglia, Paulo Rónai entre outros e constitui, também, homenagem a Ruy Coelho, com trabalhos de Antônio Cândido, Décio de Almeida Prado e Jerusa Pires Ferreira. O volume traz ainda os textos: Uma rainha africana em São Luís, de Pierre Verger, As primeiras expedições zoológicas no Brasil, de Paulo E. Vanzolini, Ideologia, política, cultura: passo a passo, de Décio Pignatari, Um livro esquecido: Juiz de Fora, de Júlio Castañon Guimarães, Jornalismo: o tecido e o acontecido, de Dulcília H. Schroeder Buitoni; e Teoria das supercordas, de Élcio Abdalla. Traz ainda resenhas dos livros: A Bauhaus arde na fogueira de Tom Wolfe, por Regina M.P. Meyer; A palavra no palco, por Mariangela Alves de Lima; e Dramaturgos e editores, por Alberto Guzik.

sábado, 6 de setembro de 2025

Revista USP 5


Revista USP 5

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1990

Tombo: 2080e 

 

Revista USP 5, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu quinto volume, referente março, abril e maio de 1990, constitui um dossiê dedicado a Cidades, com trabalhos de Lucrécia D’Allessio Ferrara, Regina M. Prosperi Meyer, Sérgio Tepeman, José Francisco Quirino, Marta Dora Grostein, Jorge da Cunha Lima, Paulo Sérgio Pinheiro, Joaquim Guedes, Aracy Amaral e Rebeca Scherer. O volume traz ainda os textos: “Iracema” uma arqueologia de vanguarda, de Haroldo de Campos, “Brás Cubas” sob o signo do sol e do vento, de Luiz Roncari, A fantástica verdade de Clarice, de Leyla Perrone-Moisés; Hemingway e a guerra civil espanhola, de Giselle Beiguelman-Messina; e AUdioFICções&ritMOS, de Heloísa Bauab. E trata de resenhas de Livros como “Os campos e as cidades, por Lilia Katri Moritz Schwarcz; A teoria do romance e a análise estético-cultural de Bakhtin, por Irene Machado e Octavio Paz, biógrafo, por Horácio Costa.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Revista USP 4

Revista USP 4

Superintendência de Comunicação Social da USP

Editora da USP

São Paulo

1990

Tombo: 2080d 

 

Revista USP 4, da Superintendência de Comunicação da Universidade de São Paulo (USP), é um periódico. A revista é uma publicação periódica de comunicação social da Universidade de São Paulo, criada em 1989, tem caráter ensaístico e multidisciplinar, aberta a todas as tendências, visando um padrão de excelência dentro do universo cultural brasileiro. Este seu quarto volume, referente a dezembro/1989, janeiro e fevereiro/1990 constitui um dossiê dedicado a Música Brasileira, com trabalhos de Suetônio Valença, Décio de Almeida Prado, Antônio Medina Rodrigues, Antônio Risério, Luiz Tatit, Celso Favaretto, Charles Perrone, Joaquim Aguiar, Júlio Medaglia, Manuel Bandeira e Pedro Dantas. O volume faz, também, homenagem ao Cinema Brasileiro, com textos de Saulo Pereira de Mello, Ismail Xavier e Eduardo Leone e homenagem a Diderot, com textos de Jacó Guinsburg e Denis Diderot. Traz, ainda, os textos: O poeta itinerante, de Antônio Cândido, Heterônimos e cultura das bordas: Rubens Lucchetti de Jerusa Pires Ferreira, O diálogo epistolar entre Tchekhov e Górki, de Sophia Angelides, Homenagem a Aníbal Silveira nos 10 anos de sua morte, de Rubens de Campos Filho e A harpdiscórdia de Hopkins, de Augusto de Campos.